Se os amigos do seu ex estão a contactá-lo, a fazer-lhe perguntas e a ser simpáticos consigo, provavelmente estão surpreendidos com o que aconteceu. Eles conhecem-no e têm uma ligação consigo, pelo que se sentem curiosos e tristes e querem apoiá-lo o mais possível.

Podem ser mais amigos do seu ex do que seus, mas a explicação mais razoável para as suas chamadas de atenção é que não compreendem porque é que a separação aconteceu e que querem oferecer-lhe um ombro amigo.

Ao fazê-lo, podem apresentar-se como pessoas atenciosas, mas neutras, que se preocupam consigo e com o seu ex.

É claro que algumas pessoas só entram em contacto consigo porque são intrometidas e não querem ajudar, mas se os amigos do seu ex estão a ser simpáticos consigo (especialmente vezes sem conta), dizendo-lhe para os contactar e confiar neles sempre que quiser, é provável que queiram continuar a ser seus amigos e garantir que tem o apoio de que precisa para lidar com a separação.

Não querem que penses que te abandonaram, que tomaram o partido do teu ex e que concordam com a separação.

Os amigos que apoiam (independentemente de quem foram os primeiros amigos) sentem que não devem escolher lados e que devem ser justos e simpáticos para ambos. Não têm nada a ver com a separação, por isso optam por dar apoio individualizado a si e ao seu ex e evitam qualquer drama pós-separação que poderia surgir se dessem prioridade a um em detrimento do outro.

Por isso, se os amigos do seu ex o contactam e não consegue perceber por que razão estão a ser simpáticos consigo, saiba que ou são imparciais em relação à separação ou não concordam totalmente com a forma como o seu ex se comporta e justifica a separação. De qualquer forma, querem ouvi-lo e ver o que podem fazer.

No fundo, provavelmente já sabe porque é que o contactaram, mas se não souber, pode descobrir as suas intenções analisando o seu comportamento.

Tentar descobrir se são:

  • empatizar consigo (sentir-se mal por si)
  • fazer-lhe perguntas (estar curioso e tentar perceber porque é que a separação aconteceu)
  • oferecer-se para ajudar (ser boa pessoa)
  • discordar do seu ex (mostrando que ele está do seu lado)
  • expressar choque e infelicidade (provando que não esperava nem queria que acabassem a relação)

Provavelmente não estão a dizer ao seu ex que ele ou ela está a cometer um grande erro e que você vai seguir em frente e encontrar alguém melhor em breve. Os amigos do seu ex continuam a ser amigos do seu ex. Podem não concordar com tudo o que o seu ex disse e fez, mas provavelmente não o dizem na cara do seu ex.

Se expressarem a sua desaprovação, estarão a enviar a mensagem de que estão contra o seu ex e que estão do seu lado, o que pode fazer com que o seu ex se sinta traído e infeliz e prejudicar a sua amizade.

Para evitar mágoas e ressentimentos, os amigos podem adotar uma posição neutra, respeitando ambas as partes e mostrando que não influenciaram a separação.

Só os amigos facilmente influenciáveis/negativamente influenciados e aqueles que nunca gostaram de si tomarão o partido do seu ex. Essas pessoas esforçar-se-ão por procurar razões para o fim da relação e encorajarão o seu ex a manter a separação.

Nesta publicação, discutimos por que razão os amigos do seu ex o contactam e são simpáticos consigo e se deve ser amigo deles.

Porque é que os amigos do meu ex me contactam?

O mais provável é que os amigos do seu ex o contactem por vontade própria, pois só ouviram a versão do seu ex e querem saber o que pensa e se podem fazer alguma coisa para o ajudar.

Ao ajudá-lo ou ao oferecer-se para ajudar, eles podem sentir que estão a ser justos para com ambos e que não precisam de se considerar pessoas tendenciosas e inconstantes.

Os amigos do seu ex podem estar a contactá-lo porque souberam que a separação o destruiu emocionalmente e que precisa de um ombro amigo para se apoiar. O apoio deles mostraria que estão a ser empáticos e que, independentemente de quem é o culpado pela separação, querem ajudar-vos a ambos.

Pode precisar de coisas diferentes depois da separação, mas eles continuam a querer ajudar da forma que podem.

Normalmente, são os amigos comuns que ajudam os seus amigos, mas por vezes os amigos da ex também o fazem, tentando mostrar que a separação os afectou gravemente e que não estavam à espera.

Os primeiros contactam normalmente a pessoa que deixou a casa para manifestar o seu apoio, enquanto os segundos não gostam das acções e do comportamento da pessoa que deixou a casa e contactam a pessoa que deixou a casa para saber porque é que ela está a agir de forma diferente ou imatura.

Assim, se deixou o seu ex e está a ser contactada pelos amigos do seu ex, isso pode dever-se ao facto de os amigos do seu ex não gostarem de ver o amigo magoado. A dor do amigo também lhes causa dor, pelo que querem saber se o seu comportamento e as suas acções podem, de alguma forma, ser justificados.

No entanto, se foi deixada pelo seu ex, então os amigos do seu ex provavelmente contactaram-na para saber como está, descobrir porque é que a relação acabou e ver se podem fazer alguma coisa para ajudar.

Em ambos os casos, os amigos podem ser solidários, curiosos ou desagradados. Não parta do princípio de que a forma como agem depende estritamente do facto de o amigo ter levado com os pés ou de ter sido ele próprio a levar com os pés.

Outra razão possível para os amigos do seu ex o terem contactado é o facto de o seu ex lhes ter pedido para o contactarem. Por vezes (embora seja muito raro) os ex envolvem os amigos na esperança de receberem um favor ou de saberem o que o ex anda a fazer.

Os "dumpers" tendem a fazê-lo para dizer ao seu ex algo urgente ou para saber se o seu ex ainda está magoado e/ou zangado com ele. Os "dumpers" não querem contactar o seu ex e arriscar-se a receber reacções indesejadas. De preferência, querem evitar essas reacções por completo, daí que evitem o seu ex como a peste e verifiquem o seu ex à distância (nas redes sociais ou através de amigos).

Os Dumpees, por outro lado, pedem aos amigos que contactem o ex por razões ligeiramente diferentes. Não estão contentes com a separação, por isso pedem aos amigos que obtenham informações sobre o ex. Informações como se/com quem o ex anda a sair, o que o ex está a pensar/sentir, o que mantém o ex ocupado e o que o ex sente por eles.

As pessoas que não gostam de saber o que se passa na vida da sua ex, porque quanto mais sabem, mais controlam a separação.

Por isso, se os amigos do seu ex o contactaram e se está a perguntar porque é que os amigos do seu ex são simpáticos consigo depois da separação, saiba que eles não têm qualquer razão para não serem simpáticos. São pessoas independentes e não foram influenciadas negativamente pelo seu ex ou pela separação em si.

Acham que manter a objetividade é uma obrigação, independentemente de quem são os amigos e de quão feia foi a separação.

Muitas pessoas, se não a maioria, ficam imediatamente do lado da pessoa de quem são mais próximas, sentem que podem beneficiar mais dessa pessoa e que precisam de apoiar o seu amigo, aconteça o que acontecer. Essas pessoas normalmente só vêem as coisas da perspetiva do seu amigo e/ou não têm a coragem de dizer ao seu amigo onde ele errou.

Como resultado, ignoram o ex do amigo ou dizem ou fazem coisas más e ofensivas.

Os amigos do seu ex, felizmente, não são assim. Provavelmente vêem que o seu ex também cometeu erros e que não há necessidade de escolher lados. Se agirem de forma racional e madura, podem ajudar ambas as partes e ajudá-las a aprender com as suas provações.

Podem motivar a pessoa que deixou a casa a refletir e a crescer e tranquilizar a pessoa que deixou a casa de que a separação não foi inteiramente culpa sua.

Dito isto, eis porque é que os amigos do seu ex o contactaram.

Se ainda não conseguiu perceber porque é que os amigos do seu ex o contactaram depois da separação, pode perguntar-lhes diretamente. Se eles só o fizeram uma vez, pode provavelmente enviar-lhes uma mensagem de resposta. Mas se eles continuarem a contactá-lo repetidamente, pode esperar que um deles o contacte e faça a sua pergunta.

A resposta que lhe derem deve satisfazer a sua curiosidade e permitir-lhe concentrar-se em si próprio. Se não for esse o caso, não procure respostas junto do seu ex, porque isso é entre si e as pessoas que o contactam.

Devo continuar a ser amigo dos amigos do meu ex?

Se as conversas que tem com os amigos do seu ex não são sobre o seu ex e/ou se gosta de falar com os amigos do seu ex, fique amigo deles. Não vejo razão para os deixar só porque eram amigos do seu ex.

O seu ex não pode reclamar as pessoas como sendo apenas seus amigos. Se o seu ex agir de forma possessiva, provavelmente fará o contrário do que ele quer que façam. A maioria das pessoas revolta-se porque não gosta de ser controlada e manipulada.

De qualquer forma, tem de saber que manter a amizade com os amigos do seu ex não o ajudará a voltar para ele (se é isso que espera). Mas mantê-lo-á ocupado e ajudá-lo-á a encontrar uma conclusão, se o seu ex ainda não lha tiver dado. Falar com eles estritamente como amigos (e não como pessoas que têm conhecimento da vida do seu ex) ajudá-lo-á a processar a separação mais rapidamente.

Se fizer perguntas relacionadas com o seu ex e procurar esperanças, vai ficar a saber coisas que não está preparado para saber e sentir-se ainda mais ansioso e desesperado.

Os amigos do seu ex também não devem falar sobre ele. Eles precisam de saber que está a tentar seguir em frente e que gostaria que eles não falassem mais sobre o seu ex. Se respeitarem o seu pedido e compreenderem os seus sentimentos, vão mantê-lo no escuro em relação ao seu ex e fazer o que os amigos fazem - apoiá-lo.

Por isso, se está a pensar em manter a amizade com os amigos do seu ex, descubra como é que os amigos do seu ex o fazem sentir. Se eles lhe derem esperança e ansiedade desnecessárias e o tentarem a manter-se em contacto com eles para que possam dizer ao seu ex coisas boas sobre si, provavelmente não os deve ver durante algum tempo.

Deve dizer-lhes que quer distanciar-se deles para evitar recordações do seu ex. Mas se falar com eles não o prejudica, então pode ficar amigo deles em segurança e tirar o máximo partido da vida.

A decisão é vossa.

Devo andar com o mesmo grupo de amigos do meu ex?

Se você e o seu ex partilham o mesmo grupo de amigos, aconselho-o vivamente a evitar sair com eles se souber que o seu ex vai lá estar. Ver o seu ex em pessoa não só será estranho, como também o fará sentir-se e agir de forma estranha.

Isso fará com que queira impressionar o seu ex e ser validado por ele ou ela.

Em vez de sair com um grupo de amigos que provavelmente incluirá o seu ex, deve perguntar aos amigos se o seu ex vai lá estar e depois expressar o desejo de sair apenas quando o seu ex não estiver presente.

Sei que isto parece manipulador e que é pedir muito, mas se explicar que não está emocional e mentalmente preparada para ver o seu ex, ele deve compreender o seu ponto de vista. Ele deve ver que está a passar por muito e que prefere não estar presente se o seu ex estiver presente.

A ideia de estar no mesmo lugar que o seu ex pode sufocá-lo e deixá-lo desconfortável.

Se é isso que sente, tudo o que tem a fazer é dizer aos seus amigos em comum que está a tentar desligar-se do seu ex e que ficaria grato se eles o convidassem para sair quando o seu ex não estiver presente.

Pode dizer que quer sair com eles, mas que, enquanto as coisas estiverem como estão entre si e o seu ex, terá de os ver à vez.

Concorda com as razões pelas quais os amigos do seu ex estão a contactá-lo? Porque acha que eles estão a contactá-lo? Diga-me nos comentários abaixo.

No entanto, se estiver à procura de um coaching de separação individual, clique aqui para subscrever o coaching.