- Porque é que ele não me deixa acabar com ele?
- Acaba com ele e não te preocupes com o que ele diz
- E se ele me implorar, ameaçar ou manipular?
Os Dumpees têm muitas vezes objecções à separação. Têm medo de ser abandonados, por isso dizem e fazem todo o tipo de coisas para evitar a separação. Alguns imploram e suplicam, outros zangam-se e outros tornam-se manipuladores e vingativos.
Muito poucos dumpees aceitam a separação na hora - no momento em que o ex a inicia. Normalmente, os que a aceitam logo viram a separação a chegar e têm uma autoestima elevada. Esses dumpees têm uma dose saudável de orgulho e sabem que opor-se à decisão do dumper não vai dissuadir o parceiro de os deixar.
Isso só os vai magoar e dar mais poder e controlo ao que deixou a casa, o que, por sua vez, afectará fortemente a perceção que têm de si próprios e a forma como o ex os vê também.
Por isso, se quer acabar com o seu namorado mas ele não deixa, tente não se preocupar com o facto de o seu namorado não se importar com a separação. A maioria das separações são unilaterais, o que significa que não precisam da permissão da outra parte.
Só precisam de sair da relação de uma forma que minimize a dor e o sofrimento da pessoa que está a ser abandonada.
Se o seu namorado não concordar com a separação, esta é uma reação completamente normal, uma vez que a separação desencadeia choque, medo e negação, entre outras emoções indesejadas da separação. A separação faz com que o namorado passe por fases de luto pós-separação e obriga-o a passar por um dos momentos mais difíceis da sua vida.
Isto não significa, no entanto, que deva voltar atrás na sua palavra e manter-se comprometido com o seu parceiro.
Significa que deve seguir em frente com o plano e apoiar o seu ex-namorado da forma que ele precisar de ser apoiado. Apoio significa que lhe deve dar uma conclusão (responder a quaisquer perguntas que ele possa ter) e depois deixá-lo em paz para sarar.
A maior parte das pessoas precisa de meses e meses para se desligar do seu ex-companheiro.
O seu namorado também o fará. Mas não saberá como ele está emocionalmente, porque se fizer as coisas bem, não haverá qualquer comunicação entre si e ele. Haverá silêncio, também conhecido como ausência de contacto.
Mas ainda não está sem contacto, uma vez que o seu namorado não a deixa acabar com ele. Provavelmente, ele está a culpabilizá-la e a fazê-la pensar se acabar com ele é mesmo a coisa certa a fazer.
Embora eu não possa responder se é, precisa de saber que a culpa não é uma boa razão para voltar atrás na sua decisão de terminar a relação. A culpa é um sentimento temporário que desaparece ao fim de algum tempo, mas as razões para terminar a relação muito provavelmente não o farão.
Não, a menos que você e o seu namorado resolvam as vossas diferenças ou problemas e encontrem formas de reforçar os laços.
É evidente que muitas relações podem ser salvas, mesmo quando as coisas parecem sombrias, mas o problema é que as pessoas não querem salvá-las. Estão tão cansadas e decididas a partir que não têm vontade de mudar as suas opiniões sobre o seu parceiro e de fazer crescer o seu amor.
A maior parte das pessoas está tão farta da sua relação que nem sequer quer pensar em voltar a namorar, está desinteressada e recusa-se a mudar de ideias quando o seu parceiro (ou ex-parceiro) tenta convencê-la a desistir.
Se o seu namorado está a fazer isso consigo, saiba que ele não a pode obrigar a estar com ele. O amor não pode ser forçado e manipulado com palavras e acções que o culpam. Só pode ser sufocado.
Os que voltam por culpa confundem culpa com amor e quase sempre partem de novo, porque não resolvem as razões que os separaram, concentram-se apenas em não se sentirem mal e, por isso, não conseguem voltar a apaixonar-se.
Por isso, mais uma vez, se quiser acabar com o seu namorado, mas ele não a deixar, tenha em conta que a pessoa que deixa a casa toma a decisão unilateral de a deixar. Ela não precisa que o namorado concorde com a separação. Só precisa de tratar a pessoa que deixa a casa com gentileza, dignidade e respeito e de lhe dar uma conclusão.
Neste post, discutimos o que fazer quando quer acabar com o seu namorado, mas ele não deixa ou fala consigo para não o fazer.
Porque é que ele não me deixa acabar com ele?
Se o seu namorado não a deixa acabar com ele, é porque não quer acabar consigo. Ele tem medo de a perder e de se afastar de si e valoriza a ligação que tem consigo. O rapaz faria tudo para ficar perto de si romanticamente e ter uma relação íntima consigo.
Ele não gosta da ideia de acabar consigo e sofre de ansiedade de separação, pois está apaixonado por si e ligado a si e quer que as coisas continuem como estão. A relação pode não ser perfeita, mas ele prefere a segurança e o conforto e não se importa com os problemas que assolam a relação.
A principal razão pela qual ele não a deixa acabar com ele é porque vê que a sua persuasão a está a afetar, fazendo-a duvidar da sua decisão de acabar com o namoro e dando ao seu namorado uma maior margem de manobra para a enganar e confundir.
A indecisão diz-lhe que é fraca, dócil e facilmente manipulável e que ele pode tirar partido das suas emoções.
O tipo de mensagem que quer transmitir é que a sua decisão é definitiva e que precisa que o seu namorado a respeite, mesmo que não goste dela. Se parecer relutante em continuar com a separação, o seu ex de coração partido provavelmente verá isso como uma oportunidade para a convencer a voltar.
Por isso, se não sabe bem porque é que o seu namorado não a deixa acabar com ele, saiba que ele não quer que você se vá embora e se apaixone por outra pessoa. O coração dele ainda lhe pertence, por isso ele está a tentar que você retribua o seu amor unilateral, alivie a sua ansiedade e se certifique de que ele é a única pessoa que fala consigo e cativa a sua atenção.
Se acabar com ele, ele vai sentir que perdeu uma relação que valeu meses ou anos de investimento emocional e isso vai deixá-lo de rastos.
Dito isto, eis porque é que ele não a deixa acabar com ele e seguir caminhos separados.
Se o seu namorado não a deixa acabar com ele, tem de compreender que não é ele que decide o que você faz ou não faz. Ele pode dizer-lhe que não quer acabar, mas é só isso. Continua a ser você quem decide o que quer e o que não quer - e tem de ser decisiva em relação a isso.
Quanto menos certa estiver da separação, maiores serão as hipóteses de o seu namorado a convencer a tentar novamente a relação.
E se fizer outra tentativa (uma tentativa meia-boca), não estará a fazer um favor a ninguém, pois continuará a sentir-se desconfortável, dará esperanças ao seu parceiro e acabará por terminar a relação de qualquer forma. Por isso, certifique-se de que, quando terminar com alguém, termina com ele para sempre.
Não lhe envie mensagens, não lhe telefone, não lhe diga que o ama ou, pelo contrário, não lhe diga que o odeia. Seja indiferente ao que sente por ele e dê-lhe uma oportunidade de seguir em frente.
Deves-lhe isso por lhe teres partido o coração.
Acaba com ele e não te preocupes com o que ele diz
Se quer acabar com o seu namorado, tem todo o direito de o fazer. É você que decide o que é melhor para o seu bem-estar e para os que a rodeiam. Ou seja, se determinar que o seu namorado não a faz feliz apesar de lhe dar o seu melhor, tem de ser justa com todos os envolvidos, incluindo consigo própria.
Não vai ser fácil esmagar o coração do seu namorado e arriscar-se a perdê-lo completamente (mesmo como amigo), mas tem de o fazer. Não seria justo enganá-lo com falsas promessas e acções confusas.
As pessoas não compreendem que, quando nos apaixonamos, é muito difícil voltarmos a apaixonar-nos. Só aqueles que se apercebem do valor do seu parceiro é que se esforçam por se superarem a si próprios e à sua relação. Mas isso não acontece com muita frequência.
A maior parte das pessoas precisa de iniciar a rutura, passar pelas fases de uma rutura para o abandonador, falhar de alguma forma significativa e, só através da dor e do sofrimento, refletir sobre os seus erros e voltar a correr.
Por outras palavras, algo ou alguém terá de a convencer de que o seu parceiro é a melhor opção para si antes de poder estar com ele e amá-lo. A culpa e a confusão não farão isso por si. Apenas adiarão o inevitável, que é a separação.
Por isso, se já não ama o seu parceiro e não tem vontade de voltar a apaixonar-se e a investir na relação, talvez seja melhor reunir coragem para terminar a relação. Ao fazê-lo, deixará de se sentir desconfortável e permitirá que o seu parceiro comece a afastar-se de si.
Para terminar com alguém que já não ama, seja honesta, mas compassiva. Diga-lhe que pensou muito no assunto e que decidiu seguir o seu próprio caminho. É provável que o seu namorado tente argumentar consigo e impedi-la de o deixar, mas não deve voltar atrás na sua palavra.
Diga-lhe de forma assertiva (mas não agressiva) que gostaria que ele aceitasse a separação e visse as coisas também da sua perspetiva.
Se quiser, pode dizer que ele pode entrar em contacto consigo se precisar de encerrar o assunto, mas que deve evitar enviar-lhe mensagens se se tratar de qualquer outra coisa. Diga que está a tentar ser honesto e justo e que não vai voltar atrás com a sua palavra.
No entanto, faça o que fizer, certifique-se de que não diz nada que lhe dê falsas esperanças.
Podem ser coisas como:
- Continuo a amar-te
- Só preciso de algum tempo para mim
- Não sei o que quero
- Estou confuso
- Talvez possamos voltar a encontrar-nos daqui a uns meses
Essas declarações farão com que o seu ex pense que está a passar por algo temporário e que precisa de ficar por perto até mudar de ideias.
Para evitar isso, diga apenas o que ajuda o seu namorado a desprender-se. Faça isso para ter consideração pelos sentimentos dele e permitir que ele se recupere o mais rapidamente possível.
E se ele me implorar, ameaçar ou manipular?
Se o seu namorado está a tentar evitar a separação à força, fazendo algo extremo como ameaçar fazer mal a si próprio, tem de insistir em acabar com ele. Não o deve deixar levar a sua avante porque, se o fizer, ele vai continuar a manipulá-la durante muito tempo.
Deve manter-se firme na sua decisão e ter em mente que ele está a dizer as coisas que diz porque está a sofrer e precisa de ajuda. Ele precisa de ver que merece amor, carinho e todas as coisas boas da vida.
Para lhe facilitar a vida, pode contactar a família ou os amigos dele ou falar com ele sobre a possibilidade de fazer terapia. Faça tudo o que puder para o ajudar a deixar de se concentrar em si e de desejar a sua validação. Não há muito que possa fazer quanto a isso, honestamente, mas pode contactar os seus entes queridos/profissionais e pedir-lhes que tomem conta dele.
Não lhe diga que outra pessoa o amará melhor do que a si. Muitas pessoas que abandonam o lar dizem isso, pensando que estão a encorajar o seu ex a seguir em frente. Mas a verdade é que estão a magoar o seu ex, pois este não quer ser amado por outra pessoa.
Ele quer ser amado pela sua ex e só pela sua ex.
O seu trabalho é evitar rejeitá-lo várias vezes, mostrar-lhe que está aborrecida com ele e empurrá-lo na direção em que ele não quer ir. O seu ex recuperará mais rapidamente se compreender o que os dumpees passam e o que precisam dos dumpers.
Ainda queres acabar com o teu namorado? Estás preocupada que ele não te deixe? Deixa-nos saber do que tens medo nos comentários abaixo.
E se quiser falar connosco em privado, inscreva-se para receber formação aqui.