- Age como se não te importasses e vê-o vir a correr
- Mostra-lhe que não precisas dele, não que não te importas com ele!
- Faça-o correr de volta para si, fugindo dele
- Trate os outros como gostaria de ser tratado
Se agir como se não se importasse com a expetativa de que o rapaz de quem gosta venha a correr, tem de compreender que ele não virá a correr a não ser que ainda a ame e precise de si. Ele não o fará porque vai gostar da sua liberdade pós-separação e não se importará muito com o seu comportamento indiferente.
Quando muito, ele vai achar o seu comportamento grosseiro, associar essa crença à sua personalidade aleijada pós-separação e ter ainda mais certeza de que você não é a pessoa com quem ele quer estar.
Um tipo voltará a correr depois da separação APENAS se ele acabou contigo para ganhar poder e controlo sobre ti.
Esse tipo de rapaz vai ficar magoado com o seu comportamento malicioso/emocionalmente distante e vai sentir-se inferior, abandonado, negligenciado, esquecido e extremamente assustado com a possibilidade de você encontrar outra pessoa. Devido ao medo extremo e à falta de autoestima, ele vai rapidamente deixar de lado o seu ato de poder, voltar a correr para si e pedir desculpa por ter acabado consigo.
Ele fará tudo o que for preciso para que te preocupes com ele e o trates como ele quer ser tratado.
Se não sabe se o seu ex está à espera que lhe envie uma mensagem primeiro ou se já terminou a relação de vez, o meu conselho é que não aja como se não se importasse com ele. Quando age como se não se importasse, não vai fazer com que o seu ex retirado volte para si. Só lhe vai enviar uma mensagem de que está a tentar magoá-lo e que não se importa com o que as suas acções lhe fazem sentir.
A ideia de que está a ser mal-educada de propósito irá muito provavelmente fazer com que ele retalie com raiva e tornar ainda mais difícil para ele ver o que há de bom em si.
Por isso, em vez de lhe mostrar que não se importa com ele, magoando-o (agindo de forma má, fria ou vingativa), tente uma abordagem diferente. Mostre-lhe que se importa o suficiente para responder, mas que não está tão desesperada ao ponto de falar sobre assuntos insignificantes e não urgentes.
Depois de responder ao contacto dele, diga simplesmente que precisa de tempo para processar a separação e peça-lhe educadamente para não voltar a contactá-lo. Ao fazê-lo, estará a provar que não tem nada contra ele (mesmo que tenha) e que se preocupa muito mais consigo própria do que com ele.
Com este tipo de comportamento, minimizará a possibilidade de ferir o ego do seu ex, provocando uma má reação da parte dele e aumentando as suas frustrações consigo.
Lembre-se sempre de que magoar alguém para que ele se importe não é a abordagem correcta. Não pode ser, porque se a separação for real (e não apenas uma batalha de poder), o seu ex vai reagir mal ao seu comportamento amargo ou, se ele for emocionalmente inteligente, vai vê-lo de uma forma negativa e terá mais uma razão para não voltar para si.
É por isso que, quer queira ou não o seu ex de volta, é muito melhor comportar-se de uma forma que a ajude a crescer como pessoa e que impeça o seu ex de pensar que está fria, magoada ou zangada.
Neste post, vamos falar sobre se deve agir como se não se importasse quando ainda quer o seu ex de volta.
Age como se não te importasses e vê-o vir a correr
Agir como uma pessoa má não funciona com homens (ou mulheres) que estão fartos de si e não querem nada consigo. Tende a funcionar com o tipo de homens subdesenvolvidos (ciumentos, impulsivos e com falta de autoestima), porque esses homens às vezes fazem jogos mentais e não querem acabar com as suas namoradas.
Por vezes, fingem acabar com elas para que as namoradas (ou melhor, as ex-namoradas) reajam e lhes mostrem que precisam delas para serem felizes.
Se o seu ex-namorado ou ex-marido é uma daquelas pessoas que o magoa para se sentir bem consigo próprio e você está a pensar fazer o mesmo com ele, tem de compreender que ambos vão jogar o mesmo jogo malicioso. Ambos se vão ignorar ou agir maldosamente com a intenção de fazer o outro ceder à ansiedade da separação e aos medos pessoais.
Se é isso que tenciona fazer só porque o seu ex o está a fazer, tem de saber que o respeito que têm um pelo outro se baseia mais na intimidação e na dor do que no amor - e que provavelmente não vai mudar, mesmo que voltem a ficar juntos. Se um de vocês estender a mão e voltarem a ficar juntos, a dinâmica da vossa relação vai apenas recomeçar do ponto em que estava quando se separaram.
Para que a dinâmica mude, é necessário que haja uma razão para mudar. Ambos têm de perceber que a forma como a relação funcionava não era saudável e que precisam de fazer algumas mudanças internas. Ambos têm de ultrapassar o vosso antigo eu e esforçar-se por obter respeito e compreensão mútuos.
O problema é que o crescimento simultâneo provavelmente não vai acontecer entre vocês. Neste momento, você é a única que tem o incentivo para resolver a relação e melhorar porque está a sofrer e a sofrer. E para que o seu ex queira melhorar, ele também tem de estar a sofrer e a sofrer. Ele tem de sentir a necessidade de crescer e pôr fim aos seus padrões de comportamento actuais.
Por isso, não espere que a sua relação volte magicamente ao normal e seja ainda melhor do que era no momento em que o seu ex perde o poder e a quer de volta.
Um ex que a magoa deliberadamente para se sentir melhor consigo próprio, muito provavelmente não se aperceberá de repente que a tem maltratado. Não terá uma epifania porque não será capaz de ver os seus defeitos. Terá demasiado poder sobre si e demasiado controlo na relação para se olhar ao espelho e reavaliar o seu comportamento.
Dito isto, mesmo que aja como se não se importasse e o veja vir a correr, é provável que as coisas não mudem muito dentro da relação. O seu ex pode estar ansioso e desejoso de voltar para si no início, mas quando se reconciliarem, o mais provável é que ele volte a ser o mesmo de sempre.
Só não terá o incentivo (dor) que o encorajaria a crescer e a continuar a crescer.
Será que as pessoas só crescem quando estão a sofrer?
Não. Mas os dumpers que têm fome de poder não conseguem crescer sem ele. São incapazes de questionar os seus processos mentais e emocionais porque usam as suas percepções e intuições para julgar os outros.
Dito isto, aqui estão 7 razões pelas quais não deve agir como se não se importasse quando quer que o seu ex volte a correr.
Para resumir tudo o que foi dito até agora, agir como se não se importasse não vai funcionar com um ex que é mau, frio, zangado e pouco recetivo a si.
Só funciona quando a separação é falsa - uma batalha de poder e quando o seu ex confunde a sua indiferença com desapego.
Mas só porque magoar o seu ex de propósito pode funcionar com ele quando ele ainda gosta de si, isso não significa que deva abandonar a sua moral e fazê-lo. Nunca deve descer tão baixo para magoar um ex e fazê-lo voltar atrás só por causa da dor.
Isso não é amor, é manipulação.
Além disso, há uma forma mais inteligente e madura de o fazer.
Mostra-lhe que não precisas dele, não que não te importas com ele!
Há uma grande diferença entre não se importar com a existência do seu ex e não precisar dele para viver a sua vida. A primeira significa que o considera indigno da sua resposta, enquanto a segunda significa que é perfeitamente capaz de sobreviver e desfrutar da sua vida sem ele. A primeira mostra que está chateada com ele e a segunda que está a desfrutar da sua vida sem ele.
Qual é que acha que é mais apelativo para o seu ex?
Esse tipo de comportamento não impressionaria um estranho, muito menos um ex que já sabe como és no teu pior momento.
Se quer que o seu ex a respeite pelas razões certas (não por o magoar, mas por o respeitar a ele e a si própria), mostre-lhe que não precisa dele para ser feliz. Comece a não estabelecer contacto e deixe-o completamente sozinho até que ele se aproxime e manifeste interesse por si.
Sei que não quer esperar semanas ou meses para que o seu ex a contacte, mas também não quer contactá-lo antes de ele ter processado a sua necessidade de espaço e começado a pensar em si de uma forma mais positiva. Se contactar o seu ex nos seus termos, é provável que o sufoque e o afaste ainda mais.
E quando o afasta e recebe uma reação indesejada, é provável que se magoe e reabra as feridas que já estão parcialmente saradas.
Se não o fizer, enviar uma mensagem ao seu ex vai provavelmente prejudicá-lo, uma vez que vai aumentar as suas esperanças de reconciliação. Por isso, não o faça. Tire da cabeça a ideia de que tem de tomar a iniciativa com o seu ex. Não é responsável por voltar para o seu ex e nunca o será.
Deixe o seu ex fazer o trabalho dele enquanto se concentra em curar-se e melhorar. É tudo o que deve fazer.
Faça-o correr de volta para si, fugindo dele
Se quiser recuperar o seu ex da forma correcta, terá de fazer o contrário do que o seu instinto lhe diz para fazer. Se lhe diz para o magoar, fazer jogos de ciúmes ou implorar e suplicar-lhe, terá de resistir às tentações, porque estas são as últimas coisas de que o seu ex precisa para voltar a apaixonar-se por si.
Irritar o seu ex torna as coisas muito piores.
O que o seu ex precisa para a respeitar e sentir algo de positivo por si é o que as suas acções ou inacções lhe estão a dizer secretamente para fazer. Se lhe estão a dizer que ele não a está a contactar ou a contactá-la pelas razões certas, é óbvio que precisa de espaço e de mais tempo para encontrar uma boa razão para voltar a sentir desejo por si.
E ele precisa de encontrar essa razão por si próprio. É a única forma de discernir que cometeu um erro que lhe custou felicidade e saúde.
A verdade é que os rapazes não voltam sem uma razão. Na maior parte das vezes, precisam de uma lição de vida poderosa. Precisam que algo ou alguém os magoe, baixe a sua autoestima, mude a sua visão da vida e os obrigue a pensar no seu comportamento.
Se não forem obrigadas a refletir, tendem a não questionar as suas opções de vida e a pensar nos seus ex. Mais uma vez, não têm motivos para o fazer, pelo que seguem em frente e acabam por conhecer outra pessoa.
Tal como muitos fumadores não deixam de fumar antes de ser absolutamente necessário (quando têm problemas de saúde ou têm medo das consequências), as pessoas que abandonam o lar também não pensam em voltar para os seus ex antes de ser necessário.
Sentem-se aliviados pelo facto de a relação ter terminado, pelo que se concentram em coisas que os ajudem a desfrutar da sua nova vida. Por vezes bebem e festejam, por vezes saem com novos amigos e experimentam coisas novas, e por vezes ficam em casa e não fazem nada em particular.
São felizes desde que tenham o seu próprio espaço e possam fazer o que querem - mesmo que não seja nada.
É por isso que agir como se não se importasse não funciona com um ex que está acabado para sempre. Não funciona porque o seu ex já se sente sufocado e vitimizado. Ele sente que a separação é culpa sua, e é por isso que agir de forma rude e vingativa só vai reforçar a determinação do seu ex em ficar longe de si.
Trate os outros como gostaria de ser tratado
Há um ditado que diz que se quisermos que alguém goste de nós e nos trate bem, temos de tratar essa pessoa com respeito. Não só temos de lhe dar o que ela interpreta como respeito, mas também temos de lhe mostrar que nos vemos a nós próprios como um indivíduo valioso e digno de respeito.
Se faltar uma destas duas coisas, pode esquecer a possibilidade de voltar a atrair o seu ex e de ter uma relação bem sucedida com ele. Isso não vai acontecer porque o seu ex não vai pensar e sentir que você quer o melhor para ele. Pelo contrário, ele vai sentir uma necessidade ainda maior de se afastar para poder ficar sozinho.
É por isso que deve dar ao seu ex o que ele está a pedir (mesmo que não seja o que você quer) e apresentar-se da melhor maneira possível. Não há nada que possa fazer para mudar os erros que cometeu no passado, porque o passado é o melhor.
Mas pode concentrar-se no presente e fazer o seu melhor para evitar cometer o maior número possível de erros de separação.
Gerir bem as suas emoções e acções vai preservar o seu valor enquanto pessoa que está a ser abandonada, ao passo que agir de acordo com os seus desejos vai piorar a situação. Por isso, trate-se com dignidade e respeito, seguindo as regras de não contacto e deixe que o seu ex venha ter consigo.
Não há outra forma de recuperar o respeito de alguém que perdeu os sentimentos por si e desistiu de si. A única forma de mudar a opinião que ele tem de si é da forma mais difícil - recuperando a sua autoestima e seguindo em frente com a sua vida.
Lembre-se sempre que os outros (especialmente os ex) tratam-no da forma como você os deixa ou faz com que o tratem.
Ainda acha que deve agir como se não se importasse e vê-lo vir a correr? Diga-me o que pensa sobre este artigo, comentando abaixo.
E também, se preferir falar sobre este assunto em privado através de e-mails ou aconselhamento por voz, pode fazê-lo clicando aqui.