- A diferença entre timidez e atração
- 1)Ela está sempre a olhar para si
- 2)Ela toca-te muito
- 3)Ela está a tentar impressioná-lo
- 4)Ela presta-lhe muita atenção
- 5)Tenta ficar perto de si o mais possível
- 6)Ela convida-o para sair
- 7)Mensagens e mensagens de texto constantes
- 8)Ela chama-te alcunhas
- 9)Ela pergunta aos colegas sobre si
Em média, as pessoas passam 8 horas por dia, 5 dias por semana, no trabalho - a comunicar, a desempenhar as suas funções e a encontrar soluções comuns.
Por vezes, falamos estritamente sobre as responsabilidades no trabalho e, outras vezes, discutimos assuntos privados fora do trabalho, como passatempos, objectivos, interesses, relações, política e todo o tipo de coisas aleatórias. Ao falarmos, ficamos mais próximos dos nossos colegas de trabalho e sentimo-nos mais à vontade com eles.
É perfeitamente normal que os colegas de trabalho discutam assuntos relacionados com o trabalho e assuntos não relacionados, porque a maioria de nós tem prazer em conhecer-se uns aos outros. Adoramos partilhar pormenores das nossas vidas e gostamos de ouvir os pensamentos, ideias, crenças e experiências dos outros.
É assim que criamos laços com as pessoas com quem nos relacionamos - e através da conversa, partilha e escuta, estabelecemos uma relação saudável com elas.
A comunicação torna muitas vezes o nosso trabalho muito mais agradável, pois envolve-nos e faz-nos perder a perceção do tempo. Como diz o ditado, o tempo voa quando nos estamos a divertir. Passa mais depressa do que quando estamos aborrecidos, cansados, ansiosos ou irritados. As pessoas precisam umas das outras. É assim que sobrevivemos durante tanto tempo.
Mas antes de criarmos uma relação de amizade e de trabalho com alguém de quem gostamos, temos de passar por certas fases de atração com essa pessoa.
Estas fases desenrolam-se normalmente abaixo do limiar da nossa consciência, porque os seres humanos não possuem o poder de detetar um laço emocional quando ainda o estamos a desenvolver.
Podemos sentir atração, curiosidade e o desejo de sermos respeitados e apreciados, mas, para além disso, só sentimos ou criamos uma ligação muito mais tarde, numa nova relação, quando baixamos as nossas defesas e nos sentimos confortáveis.
Só quando falar com um colega de trabalho se torna uma segunda natureza para nós é que percebemos que fizemos um amigo ou um companheiro que reflecte os nossos principais traços de personalidade e interesses.
Se pensarmos um pouco, apercebemo-nos de que esta é também a razão pela qual os casais traem nas relações. Começam por falar com alguém como "apenas um amigo" até que, inadvertidamente, desenvolvem sentimentos por essa pessoa e começam a gravitar em torno dela.
Desde que lhes falte força pessoal, maturidade e valores morais, e possivelmente até se sintam vitimizados ainda por cima - eles percebem a nova pessoa como um indivíduo mais atraente e deixam o seu parceiro de longa data para ficar com alguém que mal conhecem.
A ligação que criaram com a nova pessoa parece poderosa e difícil de resistir, por isso fazem o que parece correto em vez do que parece correto.
Por isso, se conheceu uma colega de trabalho que despertou o seu interesse, pode estar a perguntar-se como saber se ela gosta de si. Pode também estar a perguntar-se se o seu comportamento peculiar é prova de que ela gosta de si ou se é apenas tímida ou não se sente à vontade consigo.
Para diferenciar entre timidez e atração romântica, leia atentamente os 9 sinais de que uma colega de trabalho gosta de si mas está a escondê-lo. Depois de o fazer, analise a atitude da sua colega e compare-a com os pontos deste artigo.
Se a sua colega de trabalho gosta mesmo de si, mas é demasiado tímida para o admitir, é provável que note que a linguagem corporal dela é envergonhada, mas recetiva - e que quer passar o máximo de tempo possível consigo. Ela fica feliz por cancelar planos com os amigos e arranjar tempo para si, porque está apaixonada por si e prefere estar consigo.
Este artigo destina-se a homens (ou mulheres) que se perguntam: "Quais são os sinais de que uma colega de trabalho gosta de si mas está a escondê-lo?"
A diferença entre timidez e atração
Muitos homens desenvolvem sentimentos por uma rapariga no trabalho e acham incrivelmente difícil distinguir entre timidez e atração.
O tempo que passam a idealizar a rapariga e a esperar que ela dê o primeiro passo faz muitas vezes com que os rapazes desenvolvam uma paixoneta pela colega de trabalho e aumenta os seus sentimentos ao ponto de se sentirem mais atraídos pela rapariga do que a rapariga por eles.
Isto é algo que a paciência ou a relutância faz aos homens. Essencialmente, cria uma nuvem de mistério à volta da mulher de quem gostam e, gradualmente, atrai-os cada vez mais. Eventualmente, a espera torna-se insuportável e faz com que pareçam ansiosos e fora de si.
Por isso, se não tem a certeza se a rapariga do trabalho gosta de si, se sente atraída por si ou se está apaixonada por si, preste muita atenção à forma como essa rapariga se comporta à sua volta e à volta dos outros.
Se perceber que está o único homem no trabalho quando ela parece eufórica, tímida ou demasiado cautelosa, o mais provável é que esta rapariga tenha um fraquinho por si.
Ela é incrivelmente consciente do seu comportamento porque valoriza a sua opinião sobre ela e quer fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não o desiludir e arruinar as suas hipóteses consigo.
Dito isto, vamos agora falar sobre os sinais de que uma colega de trabalho gosta de si mas está a escondê-lo.
1)Ela está sempre a olhar para si
O contacto visual (especialmente frequente e prolongado) é muitas vezes um sinal de atração. Revela o ponto de interesse de uma pessoa e mostra como ela se sente em relação a si própria e aos outros.
É possível saber muito sobre os pensamentos e sentimentos de uma pessoa só de olhar para os seus olhos. Para começar, é possível saber se uma pessoa é tímida, se está à vontade para falar consigo e se o respeita e gosta da sua maneira de ser.
Eis como.
Se uma pessoa o conhece e se sente à vontade consigo, é muito provável que sorria e/ou o cumprimente quando a vê. Pode até enviar-lhe vibrações positivas, acenando-lhe e dizendo-lhe algo positivo em que possa pensar.
Uma rapariga que gosta de si tentará essencialmente deixar uma impressão positiva e duradoura em si e tentar que olhe para ela com mais frequência. Fará isso fazendo-lhe perguntas simples, pedindo-lhe ajuda e elogiando-o muito.
Pelo contrário, se uma rapariga não for assim tão aberta e for um pouco tímida e insegura, é provável que não o cumprimente nem mantenha um contacto visual prolongado consigo. É provável que desvie a atenção de si para outra coisa ou outra pessoa no momento em que a apanhar a olhar para si, só para evitar sentir-se desconfortável.
De qualquer forma, o contacto visual frequente/longo de uma colega de trabalho é normalmente um bom sinal. É um sinal de que uma colega de trabalho gosta de si mas está a escondê-lo porque tem medo de dar o primeiro passo.
A razão pela qual os olhos são um sinal de atração tão importante é o facto de fazerem parte das nossas 21 expressões faciais. Tal como a boca, os olhos também retratam atração e os nossos desejos ocultos.
Falam por si, pois tendem a revelar o que queremos e como nos sentimos.
Por isso, para saber o que a sua colega de trabalho sente por si, observe a forma como ela olha para si. Se ela continuar a olhar para si quando estão a trabalhar e se reparar que ela desvia o olhar no momento em que a apanha a olhar para si, provavelmente não é apenas tímida.
O mais provável é que ela goste de olhar para si porque, secretamente, o acha atraente e quer conhecê-lo a um nível mais pessoal.
2)Ela toca-te muito
Um bom sinal de que uma colega de trabalho gosta de si é se ela validar as suas observações tocando-lhe na cabeça, nas mãos, nas pernas ou nas costas.
De um modo geral, o toque físico entre trabalhadores implica que ela aprova os seus comentários e comportamento - e que se sente suficientemente confortável para expressar não verbalmente que o acha interessante, atraente ou engraçado.
Talvez até todas as anteriores se ela continuar a tocar-te frequentemente e a dizer-te que és diferente dos outros homens.
Por isso, preste muita atenção ao toque físico e à distância física da sua colega de trabalho - e lembre-se de que, se ela não estiver interessada em si, provavelmente ficará longe de si.
Ela não ficará longe apenas quando não estiver a trabalhar consigo, mas também quando estiver a falar de assuntos relacionados com o trabalho e precisar da sua ajuda. Ela terá um sentimento de perigo estranho em relação a si e não o deixará aproximar-se dela por auto-proteção e por falta de interesse romântico.
Aqui estão 5 sinais físicos de que uma colega de trabalho gosta de si mas está a escondê-lo.
3)Ela está a tentar impressioná-lo
Um dos sinais mais óbvios de que uma colega de trabalho gosta de si, mas está a escondê-lo, é o facto de se esforçar ao máximo para o impressionar.
Ela pode fazer isso:
- falar de forma entusiástica
- falar-lhe sobre os seus passatempos, interesses, ambições, responsabilidades ou esforços
- elogiar-te e tentar fazer-te rir
- gabar-se ou provar que é boa no seu trabalho, a cozinhar ou a dançar
- e dizer qualquer coisa que exija uma resposta de aprovação da sua parte (validação)
Se uma rapariga no trabalho olha para os seus olhos e espera por feedback sempre que está a tentar impressioná-lo, tem um sinal de que a sua colega gosta de si.
Quanto mais ela se preocupa consigo, mais otimista parecerá e mais tentará fazer com que repare nas suas boas qualidades e características.
4)Ela presta-lhe muita atenção
Já alguma vez esteve numa conversa de grupo e reparou que duas pessoas falam muito uma com a outra e parecem não prestar atenção ao resto das pessoas no grupo?
Se o fez, é porque essas duas pessoas tinham uma grande ligação e davam mais importância uma à outra do que ao resto das pessoas do grupo.
Percebiam-se uns aos outros como pessoas com interesses comuns, posicionavam os pés na direção dos outros, entravam na sua própria bolha de conversação e falavam sobre os temas que mais lhes interessavam.
Isto aconteceu porque os seres humanos olham, falam e encaram as pessoas de quem mais gostam e com quem mais gostam de falar.
Podem nem sequer se aperceber que prestam mais atenção a uma pessoa específica (ou a várias pessoas) do que a outras, porque isso acontece sem se aperceberem. Desviam-se naturalmente para as pessoas que respeitam secretamente, de quem gostam ou por quem têm uma paixoneta.
Falar com pessoas de quem gostam fá-los sentir-se bem consigo próprios, uma vez que os tranquiliza o facto de as pessoas com quem conversam repararem neles, os compreenderem e/ou simpatizarem com eles.
Uma forma simples de testar se a rapariga do trabalho gosta de si é prestar atenção ao comportamento dela quando está num grupo de pessoas. Espere que alguém conte uma piada e observe para quem ela olha quando todos se riem.
Se é a primeira ou a segunda pessoa para quem ela olha instintivamente, esta rapariga quer impressioná-lo, mostrando-lhe que é divertida, despreocupada e fácil de conviver.
Se tiver isto em consideração e reparar que a sua colega de trabalho presta atenção principalmente a si quando há outras pessoas por perto, tem um dos melhores sinais de que uma colega de trabalho gosta de si mas está a escondê-lo.
É um ótimo sinal porque uma mulher pode não se sentir à vontade para verbalizar o que sente por si. Ela pode sentir-se mais à vontade para o demonstrar. Muitas pessoas acham mais fácil demonstrar que gostam de alguém porque, dessa forma, não são rejeitadas nem magoadas.
5)Tenta ficar perto de si o mais possível
Se está a trabalhar com uma colega de trabalho e tem dúvidas se ela gosta de si, uma boa forma de confirmar as suas suspeitas é ver se ela gosta de passar tempo consigo.
Fale com ela sobre temas divertidos e interessantes para a mente e descubra se ela parece interessada neles.
Se ela parece entusiasmada consigo e continua a prolongar as conversas, esta mulher gosta claramente de passar tempo consigo. Ela gosta de si e não se farta de si. É por isso que está constantemente a iniciar novos tópicos e a tentar mantê-lo envolvido.
Outra forma de saber se ela gosta de si é se reparar que está sempre à procura de motivos para passar pela sua secretária, o que indica que tem um objetivo oculto.
Uma agenda que vai para além do trabalho e dos sentimentos impessoais.
Não se esqueça de que uma rapariga que gosta de si pode tentar chamar a sua atenção pedindo-lhe ajuda ou oferecendo-se para o ajudar de livre vontade. Ela pode fazer isto para passar mais tempo consigo e para o fazer conhecê-la melhor.
6)Ela convida-o para sair
Um dos melhores sinais de que uma colega de trabalho gosta de si mas está a escondê-lo é o facto de a sua colega o convidar para sair. Este tipo de comportamento mostra que ela confia em si e que quer ver como se porta fora do trabalho quando estão só os dois.
Um bom sítio para ela o levar é a um museu, ao cinema, a um jantar ou a qualquer sítio com menos colegas de trabalho e mais pessoas ao acaso.
É claro que ela também pode sair consigo em grupo, mas se/quando ultrapassar a fase inicial de atração e começar a gostar genuinamente de si, vai querer passar mais tempo de qualidade consigo.
Ela vai tornar-se menos paciente e mais honesta sobre os seus desejos, necessidades e expectativas românticas.
Se reparar que a sua colega de trabalho está a tomar a iniciativa e a convidá-lo para sair, tem um dos melhores sinais de que a sua colega gosta de si. É um ótimo sinal porque prova que a sua colega está a tentar levar a vossa relação de trabalho para o próximo nível.
O nível seguinte seria sair para encontros, dar as mãos, beijar ou ser íntimo.
7)Mensagens e mensagens de texto constantes
A comunicação constante no trabalho (assim como em casa) é um sinal muito bom de amizade e compreensão mútua. Não só isso, mas também pode ser um sinal de que a sua colega de trabalho gosta de si, mas está a escondê-lo.
E isso porque a sua colega de trabalho pode ainda não saber que gosta de si. Como já dissemos, uma ligação emocional é difícil de descobrir quando ainda está em processo de desenvolvimento.
Isso significa que a sua colega de trabalho pode estar a sentir-se atraída por si sem discernir racionalmente que gosta de si.
Ela pode pensar que você é uma pessoa fantástica, divertida e encantadora, mas que tem outras pessoas que acha mais atraentes e com quem tem uma ligação mais forte.
Se for esse o caso, continue a comunicar com ela. Eventualmente, acabarão por se conhecer e poderão até começar a namoriscar e a sair juntos.
8)Ela chama-te alcunhas
Se uma rapariga no trabalho lhe chamar alcunhas (giras), tem mais um sinal de que a sua colega gosta de si.
Quando uma mulher o chama pela sua alcunha (ou inventa ela própria uma alcunha), isso significa normalmente duas coisas:
- Que ela te respeita e te acha digno de uma alcunha.
- Que ela se sente à vontade consigo e quer aproximar-se de si.
Normalmente, são os rapazes que elogiam as raparigas e as enchem de alcunhas e presentes, mas, por vezes, as raparigas também o fazem. A única diferença entre homens e mulheres é que as mulheres são mais emotivas, expressivas e honestas em relação aos seus sentimentos.
O meu conselho é que preste atenção ao tom de voz dela quando o trata por alcunhas. O tom de voz deve indicar o seu nível de interesse.
9)Ela pergunta aos colegas sobre si
O último sinal de que uma colega de trabalho gosta de si, mas está a escondê-lo, é quando a colega faz um esforço extra para falar de si aos colegas.
Ao fazê-lo, tenta obter todo o tipo de informações sobre si, incluindo o seu passado, a sua personalidade, o seu estado de relacionamento, os seus gostos e desgostos e até as coisas em que não se destaca.
Se vir uma mulher a investigar os seus antecedentes, pode ter a certeza de que está a fazê-lo por uma boa razão: ela quer saber mais sobre si para não ficar magoada e desiludida semanas ou meses depois.
Considere o facto de ela falar de si aos seus amigos e colegas como um sinal de curiosidade e/ou auto-proteção.
Já reparou em algum sinal de que uma colega de trabalho gosta de si, mas está a escondê-lo? Se reparou e gostaria de partilhar a sua história, comente abaixo. Responderemos em breve.
E se quiser falar connosco individualmente, consulte as nossas opções de formação aqui.