Embora os homens sejam fortes por fora, são muito frágeis por dentro. Magoam-se da mesma forma que as mulheres. A única diferença é que os homens não o demonstram porque não querem ser vistos como emocionalmente fracos.

Querem ser vistos como indivíduos fortes que têm a sua vida (especialmente as emoções) sob controlo. Basicamente, querem mostrar que são capazes de tomar conta de si próprios, emocional e fisicamente, e que também podem tomar conta das necessidades dos outros.

Mas o facto de parecerem fortes e autoconfiantes não significa que a traição não as afecte.

De facto, a traição afecta um homem de inúmeras formas. Por vezes, as consequências são tão graves que continuam a afetar um homem durante meses ou anos.

Depende realmente de duas coisas:

  1. Sobre o grau de dano deliberado ou indeliberado que o traidor pretende causar a um homem.
  2. A confiança que um homem tem em si próprio e o otimismo que tem em relação ao seu futuro.

Basicamente, se um homem se respeitar e se amar a si próprio e, tanto racional como emocionalmente, compreender que ficará bem apesar de ser traído, os danos causados pela traição serão relativamente baixos.

Ele vai processar a traição e ultrapassar isso.

Mas se um homem tem uma fraca autoestima e pensa que é mau a namorar ou a falar com mulheres, então vai encontrar-se numa das piores situações da sua vida.

Vai sentir dores de estômago como nunca sentiu antes e pode inicialmente sentir os seguintes sintomas físicos:

  • Náuseas extremas
  • Tonturas
  • Diarreia
  • Vómitos
  • Dores de cabeça
  • E todo o tipo de dores e cansaço

Mas quando o choque inicial da traição passar, a dor física transformar-se-á em dor emocional a longo prazo.

Ser traído faz com que um homem tenha:

  • Ansiedade elevada
  • Depressão grave
  • Falta de energia, de vontade e de ambição

Se quiser saber mais sobre os efeitos psicológicos por detrás da traição e como esta afecta um homem e a sua vida, continue a ler este artigo.

Que tipo de homens é que a traição afecta mais?

A traição afecta a maioria dos homens, mas há alguns homens a quem a traição afecta especialmente.

Estamos a falar do tipo de pessoas que têm um estilo de vinculação ansioso e que são ligeiramente (ou muito) inseguras em relação a si próprias.

Estas pessoas tendem a investir emocionalmente no seu parceiro com o coração e a alma, amando com tanta paixão e entusiasmo que tudo o que lhes interessa é o amor do seu parceiro.

Como resultado, tornam-se codependentes da pessoa com quem estão e começam a viver para o reconhecimento do seu parceiro.

Perguntas como: "Como posso amá-la mais?" ou "O que posso fazer para a tornar mais feliz?" não lhes saem da cabeça com frequência. Normalmente, pensam no que podem fazer para demonstrar o seu enorme amor pela companheira.

E isso deve-se ao facto de terem personalidades que agradam às pessoas.

Por alguma razão que lhes vem da infância, tornaram-se no tipo de servidores que vivem para a apreciação e o reconhecimento dos outros.

Tornaram-se pessoas que gostam de fazer os outros felizes porque isso os faz felizes em troca.

É realmente uma pena que as pessoas vulneráveis, que mais amam, sejam as mais afectadas pela traição, uma vez que esta lhes arranca o coração e as faz perder a fé no namoro.

O que a traição faz à autoestima de um homem

Se tiveres em consideração o capítulo anterior, concordarás que quanto mais da tua felicidade sacrificares por uma rapariga, mais sofrerás quando ela te trair.

Se a isso juntarmos inseguranças, depressão e outras doenças mentais, sentiremos como se o mundo nos tivesse caído em cima.

A sua ansiedade será tal que não conseguirá dormir durante dias, o seu cérebro transformar-se-á em papa e tornar-se-á um zombie para obter informações. Só conseguirá pensar na diversão que a rapariga teve quando o traiu emocional e fisicamente.

Mas se está a pensar em aceitar a rapariga de volta apesar de ela o ter traído, saiba que está prestes a enfrentar o desafio da sua vida.

Em breve, passará dias e noites a ruminar sobre a lealdade da sua namorada, perguntando a si próprio o que é que o tipo tem que você não tem.

Pode até tornar-se tão inseguro que persegue obsessivamente as redes sociais da sua namorada, verifica o telemóvel dela quando ela dorme e impede-a de falar com outros homens.

Basicamente, pode desenvolver problemas de confiança e nunca mais confiar nela para sair sozinha.

E isso é muito mau para uma relação com esta (ou qualquer outra) pessoa, porque a confiança é fundamental numa relação, significa tudo porque une o casal e permite que o amor e o respeito se formem e cresçam.

Sem amor e confiança, tudo o que temos é uma pessoa que está connosco só para estar com alguém - qualquer pessoa.

É por isso que colocar algemas numa rapariga não a vai ajudar a deixar de o trair. A decisão tem de ser dela.

Tudo o que isso vai fazer é ajudá-la a percebê-lo de uma forma insegura e fazê-la perder o respeito que ainda tem por si.

Por isso, se a tua namorada te traiu e tu a aceitas de volta, não tentes controlá-la de uma forma insegura e controladora.

Diga-lhe que gostaria que ela fizesse ajustamentos saudáveis e mostre-lhe que esta é a sua última oportunidade.

Se ela quer mesmo estar consigo, vai trabalhar em si própria à velocidade da luz, vai identificar e reconhecer os seus erros e procurar ajuda profissional se precisar.

Ela fará tudo para que confies nela e a ames de novo.

Mas se ela não parece muito ansiosa por se melhorar a si própria, então é provável que não consiga melhorar o seu comportamento e que se torne num macaco quando conhecer um tipo que a atraia mais do que a si.

Como é que ser traído o muda enquanto homem?

Os homens são fixadores por natureza, pelo que a primeira coisa com que se preocupam quando são enganados é com o facto de não serem suficientemente bons.

Acreditam sinceramente que a razão pela qual a namorada os traiu tem algo a ver com o seu comportamento ou aparência - e que precisam de melhorar para que a (ex)namorada goste deles.

A maioria das pessoas inseguras, mas leais, pensa assim, mas a verdade é que não são responsáveis pelas más acções do seu traidor.

A pessoa que trai é a única responsável pela traição e sê-lo-á sempre.

Infelizmente, os traidores (homens e mulheres) não pensam assim e, muitas vezes, culpam-se tanto que acabam por entrar em depressão.

Encontram-se num lugar escuro e sem saída, onde só vêem a escuridão que lhes rouba a energia e torna a sua vida miserável.

Se também se encontra num lugar sem esperança, saiba que não é o fim do mundo. A sua namorada ou ex-namorada traiu-o devido aos seus baixos valores morais e problemas de autoestima.

Fique contente por ela finalmente lhe ter mostrado as suas verdadeiras cores, porque a traição diz muito sobre uma pessoa.

Representa os maus padrões de pensamento de uma pessoa e torna-a indigna do seu amor e empenho.

Por isso, mais uma vez, não sofras por alguém que te traiu. Ela não vale a tua preciosa vida.

Sei que é provavelmente mais fácil dizer do que fazer, mas se não gravar isto no seu cérebro e continuar a culpar-se a si próprio, irá desenvolver problemas de autoestima e de confiança que necessitarão de ajuda profissional para serem resolvidos.

Pode acabar por levar as suas inseguranças para a sua próxima relação e fazer com que a rapariga seguinte o abandone quando os seus pequenos demónios vierem à tona.

Aqui está uma imagem que explica como a traição afecta um homem.

Os homens que são enganados crescem interiormente

Se está a pensar "Como é que a traição afecta um homem?", posso dizer-lhe que a traição tem um lado positivo.

O desespero por melhorar causado pela depressão faz com que os homens se esforcem por atingir a perfeição, ajudando-os a aperceberem-se das suas falhas e a tornarem-se a melhor versão de si próprios.

Isto é especialmente evidente no mundo das separações, onde os homens pensam que não têm outra opção senão trabalhar em si próprios antes de poderem atrair a sua parceira de volta.

Mas uma coisa que muitas vezes negligenciam é o facto de a sua ex-namorada não estar recetiva a melhorias internas e externas.

Ela já formou uma má opinião sobre a pessoa que está a ser abandonada e está demasiado exausta emocionalmente para mudar de opinião.

Nem por vontade própria, nem à força.

Ela só mudará de ideias se algo externo afetar o seu estado emocional, algum acontecimento negativo que a faça mudar de ideias, enquanto um homem continua pacientemente a não ter contacto por tempo indeterminado.

Por isso, embora crescer como pessoa seja incrivelmente importante para todos os seres humanos, não se esqueça de que isso não vai trazer o seu ex traidor de volta.

No entanto, ajudá-lo-á a tornar-se a pessoa que precisa de ser e a atrair o tipo certo de pessoa para a sua vida.

Ser traído pelo meu ex afectou-me gravemente

Quando a minha ex me traiu, não me disse logo que o tinha feito, começou por me evitar, na esperança de que eu não descobrisse.

Mas quando a confrontei com a sua falta de presença, uma semana depois, não teve outra hipótese senão dizer a verdade.

Ela disse-me hesitantemente que me tinha traído com alguém que tinha acabado de conhecer e que tinha sido um grande erro.

O seu álibi era que não tinha intenção de a trair; que estava bêbeda e que o homem com quem dormiu não tinha onde ficar.

Ao fazê-lo, tentou desculpar o seu comportamento e afirmou que não era uma traidora em quem não se podia confiar.

Ela parecia tão perplexa com a sua traição como eu.

Mas, para mim, o seu raciocínio pareceu-me estranho, porque as acções representavam claramente os seus pensamentos e emoções.

Esta era a pessoa que me dizia sempre que os traidores não prestavam por não terem culpa nem vergonha.

" Não percebo como é que as pessoas podem trair o seu parceiro e fingir que está tudo bem " foram as suas palavras exactas.

No entanto, aqui estava ela, a fazer as coisas que mais despreza: enganar uma pessoa, mentir-lhe e esconder a verdade.

Durante a minha confrontação, a minha ex também me disse que não se lembrava de nada do que tinha acontecido nessa noite.

Chegou mesmo ao ponto de afirmar que alguém lhe tinha adulterado a bebida.

Ela acabou por pôr as culpas no homem com quem a traiu, só porque ele estava sempre a pressioná-la para a trair. Aparentemente, ele também lhe disse muitas coisas más sobre mim e fez chantagem com ela.

De acordo com a sua história, ela foi uma vítima que se aproveitou do facto de ter encontrado pelo menos 10 desculpas para justificar o seu comportamento e nenhuma que dissesse: "É porque eu sou assim".

Estava em tal negação que culpava os seus actos por tudo o que lhe ocorresse - por coisas sobre as quais não tinha qualquer controlo.

A certa altura, até me culpou a mim. Disse que fui eu que a "obriguei a fazê-lo".

Isto foi um grande choque". Como é que eu trouxe o tipo para casa e te forcei a trair-me, "Pensei para mim próprio.

Estava ocupado, nessa altura, a trabalhar num projeto em casa e não apoiei a sua traição, nem me afastei da relação de forma alguma.

Mas, apesar de eu não ser responsável pelas suas más acções, a traição afectou-me muito, provocando-me uma ansiedade tão grande que me deixava doente.

Não é para vos enojar, mas o stress do choque causou-me tantas dores que me deu um pontapé nos intestinos e mandou-me logo para a casa de banho.

Agora pode imaginar como a traição afecta um homem e como pode ser destrutiva para a sua saúde.

Não há nada pior do que a traição.

Consequências a longo prazo da batota

Como eu era jovem e tolo e acreditava no conceito de único e exclusivo, aceitei a traidora de volta. Disse-lhe que gostaria de tentar mais uma vez, mas com uma condição.

Eu queria que ela fizesse um exame de consciência e provasse a sua lealdade para comigo, para que eu soubesse que ela estava a falar a sério sobre namorar comigo. Ela concordou imediatamente com o meu pedido e disse que faria o que fosse preciso para reconquistar a minha confiança.

O único problema é que o meu desconforto, inseguranças, cautela e sentimentos de traição não desapareceram.

Continuavam a assombrar-me, pois receava que ela voltasse a trair-me.

Talvez não de imediato, mas eventualmente quando ela deixar de me valorizar.

Esta premonição não desaparecia por mais que eu tentasse, voltava sempre à noite, antes de dormir, e durou cerca de meio ano no total.

É por isso que não desejo os efeitos da traição psicológica a ninguém, nem mesmo ao meu pior inimigo, porque eles privam a pessoa da sua autoestima.

Ferem a pessoa de tal forma que a fazem sentir as piores dores físicas e emocionais.

Mas se uma pessoa tem uma autoestima fraca ou medíocre, como eu tinha na altura, então vai ter uma surpresa desagradável.

Ele vai sofrer muito como eu (ou mais) e provavelmente aceitará a namorada de volta, mesmo que ela o traia, insulte a sua família e incendeie a sua casa.

Concorda com a forma como a traição afecta um homem? Já foi traído e isso também o afectou de uma forma negativa? Comente e diga-nos.