Se o teu ex te deixou ou tu deixaste o teu ex e ainda sentes algo pelo teu ex, a ideia de o teu ex dormir com outra pessoa provavelmente mata-te. Faz-te sentir mal do estômago porque ainda não estás pronto para deixar o teu ex.

A ideia de que ele ou ela anda a dormir com outra pessoa não é algo que possa aceitar porque destruiria a possibilidade de o seu ex ainda ter sentimentos românticos por si. Também a deixaria extremamente ansiosa e forçá-la-ia a ver que o seu ex não a valoriza.

O facto de o seu ex ser íntimo de outra pessoa dir-lhe-ia basicamente que o seu ex já não quer saber de si nem dos seus sentimentos e que está concentrado em seguir em frente com outras pessoas.

A razão pela qual tem medo que o seu ex durma com outra pessoa é, portanto, muito simples: ainda gosta do seu ex e sente-se ligado a ele. Tem uma ligação forte e não quer que essa ligação seja substituída por alguém novo, porque quer ser a única pessoa que se liga ao seu ex e planeia um futuro com ele.

A ideia de outra pessoa ocupar o seu lugar é, no mínimo, desoladora, pois faz com que sinta que está a perder o aspeto mais importante da sua vida e que outra pessoa irá beneficiar do dinheiro, dos sentimentos e do esforço que investiu no seu ex-parceiro.

Se se sente assim, tem de saber que está a analisar tanto a separação porque se apaixonou profundamente pelo seu ex. Investiu tanto da sua felicidade pessoal no seu ex. que agora tem dificuldade em distanciar-se física e emocionalmente dele.

Demasiada da sua felicidade ainda depende do seu ex, pelo que provavelmente precisa de muito mais tempo para encontrar uma forma de mudar a sua mentalidade de "O meu ex foi o melhor que alguma vez tive" para "O meu ex era bom, mas a separação aconteceu por uma razão e preciso de descobrir porquê".

A maioria dos idiotas tem medo que o seu ex encontre outra pessoa e seja feliz para sempre com essa pessoa. Esquecem-se completamente que as relações raramente são fáceis e que, na maioria das vezes, exigem muita maturidade, auto-consciência e trabalho árduo.

A verdade é que a maioria dos novos casais tem muito trabalho a fazer, pois têm de encontrar formas de trabalhar em conjunto e construir uma base saudável.

Pode parecer que são perfeitos nas redes sociais, porque só publicam o melhor do melhor das suas vidas, mas assim que ultrapassam a fase de paixão (cerca de 3-4 meses de uma nova relação), deixam de se sentir eufóricos e começam a encontrar desentendimentos e vários problemas.

Começam a ver como reagem quando estão zangados e ansiosos e fazem-no ou desfazem-no. Por vezes, também adiam a separação o mais possível, mas esses casais tendem a não ser muito felizes. Passam por muitos altos e baixos e tendem a ter uma separação explosiva.

Estou a dizer-lhe isto para que não se preocupe demasiado com o facto de o seu ex se envolver sexualmente com outra pessoa. O sexo é uma atividade muito íntima, mas também o é uma ligação emocional. Um ex que opte por estar com alguém de forma romântica ou física torna evidente que deve afastar-se e tentar não se importar com o que ele ou ela está a fazer.

Deve afastar-se porque, quer o seu ex esteja envolvido em sexo, romance ou ambos, tem todas as provas de que o seu ex deixou de gostar de si há algum tempo e que não merece a sua atenção e afeto.

Tudo o que o seu ex merece é um período indefinido de ausência de contacto.

Em vez de tornar as coisas extremamente difíceis para si própria, deixe de seguir/elimine o seu ex nas redes sociais e diga aos seus amigos para a manterem no escuro em relação ao seu ex.

É assim que poderá proteger-se de ver os seus piores medos tornarem-se realidade e certificar-se de que recupera o mais rapidamente e em segurança possível.

Este artigo é para as pessoas que ficam doentes só de pensar que o seu ex anda a dormir com outra pessoa.

A ideia de o meu ex dormir com outra pessoa mata-me

Antes de mais, é preciso saber que é completamente normal ter medo que o seu ex durma com outra pessoa. A maioria das pessoas tem medo de ver o seu ex com outra pessoa porque querem ter outra oportunidade com o seu ex e ser felizes. Querem dar amor, mas acima de tudo, recebê-lo, porque o seu ex arruinou a sua autoestima e fê-los ter fome da ligação que perderam.

Os idiotas sentem-se rejeitados e infelizes sem o seu ex, pelo que lhes parece natural perseguir um ex que já não os quer e que lhes dá o tipo de amor a que estão habituados. O seu ego destroçado e a sua dor dizem-lhes para obterem validação o mais rapidamente possível.

Por isso, não pense que há algo de errado consigo por desejar o seu ex e, possivelmente, por querer que o seu ex falhe romanticamente com outra pessoa (se ele ou ela estiver com outra pessoa). Não é uma pessoa má por querer que o seu ex a escolha a si. É apenas uma pessoa que ainda depende emocionalmente do seu ex para ser feliz e estar bem.

A maioria das pessoas começa a sentir-se melhor e a tornar-se mais independente por volta do 3º ou 4º mês após a separação, mas normalmente leva 8 meses ou até mais para ultrapassar o seu ex.

O tempo que demoram a separar-se totalmente depende do grau de apego que tinham ao ex, da duração da relação, do nível de autoestima e da experiência que têm com separações e relações. Quanto mais separações tiverem passado, mais habituados e resistentes estão à ansiedade da separação e às rejeições - e mais facilmente se convencem de que o ex não era opessoa certa para eles.

Eu sei que a ideia de o seu ex dormir com outra pessoa lhe dá a volta ao estômago, mas tente não pensar demasiado no seu ex a ter relações sexuais com outras pessoas. Pense nas razões pelas quais a vossa relação falhou e evite culpar-se.

Isso fará com que veja o que o seu ex viu quando acabou consigo e dar-lhe-á o empurrão decisivo de que precisa para ultrapassar o seu ex e apaixonar-se pela única pessoa que realmente importa - você.

É isso mesmo: agora que a relação acabou, você é a única pessoa que importa. O duo está reduzido a um, por isso, faça o que fizer, não fique deliberadamente obcecada com o seu ex e com o novo parceiro dele. Se tem respeito por si própria, concentre-se em si e nas pessoas que realmente gostam de si, porque são elas que a vão ajudar agora que o seu ex se foi embora.

Eles dar-lhe-ão apoio, ao passo que perseguir o fantasma do seu ex o manterá no passado e o impedirá de melhorar e de reencontrar a alegria de viver.

Por isso, mais uma vez, não há problema em querer o seu ex de volta se a separação acabou de acontecer. Mas se já passaram dois ou três meses e está a lutar para lidar com a ansiedade, precisa de parar de fantasiar sobre voltar para o seu ex. Precisa de trabalhar para deixar a esperança de lado, aumentar o seu respeito próprio e criar uma vida auto-realizável para si.

Se não melhorar estas coisas simples, mas importantes, não espere que o seu ex ou alguém novo a ache atraente. Espere que ele ou ela levante uma bandeira vermelha e não a trate melhor do que se trata a si própria. Por isso, independentemente das circunstâncias, faça sempre o que é melhor para si e não o que acha que é melhor.

A ansiedade e o desespero não são boas razões para continuar agarrado ao seu ex. São razões para se desligar, para se recuperar e voltar a ser feliz.

Dito isto, aqui estão algumas razões pelas quais a ideia de o seu ex dormir com outra pessoa o mata.

O que devo fazer se não conseguir lidar com o facto de o meu ex dormir com outra pessoa?

Se a ideia de o seu ex ser íntimo de outra pessoa o mata por dentro, a primeira coisa que deve fazer é certificar-se de que não pode receber actualizações sobre o seu ex. Evitar informações sobre o seu ex resolverá a maior parte dos seus problemas, porque retirará ao seu ex a capacidade de o magoar e promoverá a recuperação.

Existem algumas soluções rápidas e fáceis que impedirão o seu ex de o magoar. Tudo o que tem de fazer é

  • Deixar de seguir ou eliminar o seu ex nas redes sociais
  • Eliminar aplicações de encontros ou aplicações em que possa ver o seu ex
  • Pedir aos amigos e familiares para não falarem do seu ex
  • Evitar locais que o seu ex frequenta
  • Dormir em quartos diferentes/mudar de casa se viverem juntos

O problema de alguns idiotas é que sabem o que têm de fazer. Sabem que têm de cortar relações com o ex, mas estão tão magoados e desesperados por estar com o ex que não o querem fazer. Preferem manter o ex perto deles e procurar sinais de que o ex os quer de volta.

Estes idiotas descobrem quase sempre coisas que não estão preparados para descobrir sobre o seu ex e, como resultado, ficam obcecados com essas coisas.

Ficam presas num ciclo de procura de informações sobre o seu ex e magoam-se, pelo que se mantêm esperançosas e altamente dependentes emocionalmente do seu ex. Normalmente, afastam o seu ex da vista e da mente muito mais tarde, quando já passou tempo suficiente, porque é nessa altura que recuperam naturalmente alguma da sua força e decidem cortar a ligação.

Mas antes de o fazerem, têm de esperar tanto tempo que se habituam à dor que o seu ex lhes causa e percebem que está na altura de continuarem com as suas vidas.

O que estou a tentar dizer é que não deve desperdiçar o seu tempo pós-separação a ficar obcecado com coisas sobre as quais não tem qualquer controlo. Não só um dia se aperceberá da perda de tempo que foi, como também se aperceberá de que poderia ter curado e ultrapassado o seu ex muito mais depressa.

Podia ter-se sentido melhor mais cedo, ter melhorado os seus defeitos, ter-se apaixonado por si próprio e ter encontrado alguém mais adequado para si.

Por isso, se a ideia de o seu ex dormir com outra pessoa a mata, saiba que está a preocupar-se com coisas que já não importam há muito tempo. Um dia vai aprender que está a arruinar a sua saúde e felicidade por alguém que não merece as suas preocupações, medos e amor incondicional e que precisa de se concentrar em si própria.

Por isso, tente reerguer-se o mais rapidamente possível, entoando as seguintes frases no momento em que começar a preocupar-se com o facto de o seu ex estar com outra pessoa:

  • O meu ex não vale a pena.
  • Não importa o que o meu ex está a fazer.
  • A minha vida é tudo o que importa.
  • Tenho coisas melhores em que pensar.
  • Gosto demasiado de mim para desperdiçar a minha vida a preocupar-me com o meu ex.
  • O meu ex pode dormir com quem quiser, não me interessa.
  • Eu estava bem antes de conhecer o meu ex e vou estar bem agora que o meu ex se foi embora.

Quanto mais argumentar consigo própria, mais depressa sentirá o peso das suas palavras e deixará de se preocupar com quem está com o seu ex e com o que ele ou ela está a fazer. Certifique-se apenas de que acrescenta emoções fortes às coisas que diz a si própria, para que possa ultrapassar as emoções de medo e ansiedade.

Concentre-se em si e não no seu ex

Demorará algum tempo a deixar de se preocupar com o facto de a sua ex dormir com outra pessoa, por isso não espere resultados imediatos. Os medos criados pela ansiedade pós-separação não desaparecem facilmente. Requerem uma mentalidade saudável e um forte desejo de os ultrapassar.

Isto significa que se estiver a ver vídeos de "ex-back" e a procurar histórias de sucesso por toda a Internet, isso não o vai ajudar, pelo contrário, vai mantê-lo agarrado ao seu ex e impedi-lo de libertar-se de pensamentos e emoções indesejáveis.

Para se curar e terminar com o seu ex, terá de levar a sua separação a sério. Terá de seguir todas as regras de não contacto (não apenas aquelas de que gosta) e evitar cometer erros pós-separação. Erros que permitirão ao seu ex brincar com a sua mente ansiosa e dar-lhe esperança de que ele ou ela um dia verá o seu valor e voltará para si.

Embora haja sempre a possibilidade de o seu ex falhar miseravelmente (possivelmente com outra pessoa) e voltar a correr, tem de manter esses pensamentos afastados. São os pensamentos mais destrutivos para a sua saúde que pode ter. Por isso, leve este conselho a sério e deixe de dar ao seu ex mais importância do que ele ou ela merece.

Passe tempo com pessoas que o façam sentir-se amado e respeitado. Confie nelas sobre o seu ex quando precisar, mas não se esqueça de falar sobre outras coisas, como o trabalho, ambições e coisas aleatórias, porque isso irá distraí-lo e permitir-lhe-á desligar-se tão depressa quanto o seu corpo o permitir.

É por isso que os passatempos e as ambições são tão importantes depois de uma separação, pois vão mantê-lo obcecado com algo que não seja o seu ex e dar-lhe o empurrão que precisa para perder os sentimentos pelo seu ex e ultrapassar a dor que ele ou ela lhe causou.

Se seguir estas dicas simples, a ideia de que o seu ex anda a dormir com outra pessoa vai-se desvanecer lentamente, aparecendo na sua mente com menos frequência todos os dias, até desaparecer completamente e ser substituída por algo mais agradável que dê sentido à sua existência.

Espero que tenha aprendido a lidar com a ideia de o seu ex dormir com outra pessoa. Diga-nos como se sente e o que descobriu neste post, comentando abaixo.

No entanto, se quiser discutir a sua situação de rutura diretamente connosco, visite a nossa página de coaching para mais informações.