Se o seu ex publicou uma fotografia no Instagram e está a pensar se deve gostar dela, saiba que é porque quer mostrar que não tem nada contra o seu ex e que gosta e apoia o que ele ou ela publicou.

Quer mostrar que se preocupa desinteressadamente com o seu ex, apesar de estar a tentar aproximar-se dele e ser validado por ele. As suas acções têm, portanto, um objetivo secreto: obter algum tipo de resposta que faça com que o seu ex se aproxime e comunique consigo como antes.

Antes de gostar da fotografia do seu ex, tem de compreender que gostar, comentar e seguir no Instagram e noutras plataformas de redes sociais são considerados uma violação da proibição de contacto. Podem ser violações menores das regras de proibição de contacto, mas, mesmo assim, interagem com o seu ex e obrigam-no a pensar e a sentir o que ele quiser.

Se o seu ex ainda não melhorou a perceção que tem de si, é provável que ele se sinta estranho e não queira que lhe envie mensagens de texto e telefonemas. Isto porque cada interação consigo (direta ou indireta) fará com que o seu ex se lembre de que ainda está por perto e que não vai desistir sem dar luta. É provável que também tenha de lhe mostrar a porta e ser empurrado através dela, o que reduzirá o interesse do seu exem si e torna menos provável que o seu ex converse consigo.

É provável que o seu ex não lhe diga para deixar de gostar das fotografias dele, mas isso não significa que não se importe com isso. É provável que o seu ex prefira não comunicar a dizer-lhe para deixar de fazer algo.

É claro que nem todas as pessoas que abandonam o lar não gostam que o seu ex veja as suas fotografias, mas a maior parte das pessoas que abandonam o lar não gostam mesmo nada. Isto é especialmente verdade se estiverem a namorar com outra pessoa porque, nesse caso, têm de explicar ao novo parceiro porque é que o ex continua a interagir com elas.

Eu sei que gostar de fotografias e comentários parece um gesto inofensivo, mas pode ser bastante arriscado, tendo em conta que a pessoa que está a deixar a casa não está a falar consigo e pode já estar a sair com outra pessoa. Imagine como se sentiria encurralado se o seu (incómodo) ex lhe enviasse uma mensagem quando acabou de acabar com ele/ela e se sentisse aliviado, possivelmente apaixonado por outra pessoa.

Também não quereria que o seu ex o pressionasse.

Então, o que fazer se o seu ex publicar uma fotografia no Instagram?

Não faz nada que mostre que reconhece e gosta da fotografia do seu ex. Ignora-a e certifica-se de que silencia ou deixa de seguir o seu ex. para não analisar as futuras publicações do seu ex. O seu ex. deve ter todo o espaço do mundo para respirar. E pode dar-lhe esse espaço, começando por não estabelecer contacto e mantendo-o até estar curado ou até o seu ex. ter contactado.

A ausência de contacto é indefinida, o que significa que qualquer interação com o seu ex antes de este ter processado a separação irá sufocá-lo e aborrecê-lo. É muito mais seguro concentrar-se na cura e deixar que o seu ex venha até si.

O seu ex fará isso quando estiver preparado e quiser fazê-lo. Não precisa de continuar a gostar das fotografias do seu ex para que ele saiba que ainda é uma opção de recurso viável. O seu ex não precisa de saber isso. Ele precisa de ver que você desapareceu para que o seu ex possa perguntar-se o que está a fazer, o que sente por ele e recuperar o respeito por si o mais rapidamente possível.

Por isso, se está a tentar perceber se deve gostar da fotografia do seu ex no Instagram, Facebook, Twitter ou em qualquer outro sítio online, sugiro vivamente que não o faça. Em vez de gostar, lembre-se de que isso não vai melhorar as coisas e que, provavelmente, só vai fazer com que o seu ex se sinta pior, se este ainda estiver nas duas primeiras fases de uma separação para o "dumper".

O artigo de hoje vai falar sobre se deve ou não gostar da fotografia do seu ex no Instagram.

Devo gostar da fotografia do meu ex no Instagram?

A resposta rápida é não.

Não deves gostar da fotografia do teu ex no Instagram se o teu ex:

  • gosta das suas fotografias (pão ralado para si)
  • publica uma fotografia com a sua presença
  • envia-lhe mensagens de texto de vez em quando
  • acabou contigo há meses
  • parece que ele ou ela está a convidá-lo(a) a gostar e a comentar a fotografia

O tempo após a separação não é para gostar das fotografias e publicações do seu ex. Se o fizer, ficará colado ao seu ex e dependente de respostas positivas. Em vez disso, deve respeitar a necessidade de espaço do seu ex e manter-se afastado dele, tanto fisicamente como online.

O espaço é algo de que o seu ex precisa, caso contrário, poderá ver um ex muito infeliz. Poderá ver o seu ex reagir de forma extremamente impulsiva que o magoará e esmagará a sua esperança de reconciliação mais depressa do que é emocionalmente capaz de a perder.

Mesmo que o seu ex não precise de espaço, não deve estender a mão ao seu ex porque ele pediu isso e não merece amizade logo após a separação. O seu ex não merece nada mais do que educação e respeito. Especialmente quando se cruzar com o seu ex.

Por isso, não goste de nada que o seu ex publique no Instagram. Não goste de fotografias, vídeos, citações, memes, actualizações ou qualquer outra coisa que o seu ex publique para os seus seguidores. O seu ex vai achá-la mais atraente se se concentrar inteiramente em si própria e se se mantiver misteriosa durante o máximo de tempo possível.

Claro que o seu ex não vai ficar muito curioso se for imaturo e ressentido, mas o seu ex pode começar a pensar mais em si mais tarde, quando tiver lidado com questões pessoais e emoções negativas da separação.

Se ainda sente algo pelo seu ex e não quer destruir as suas hipóteses de reatar com ele no futuro, deve concentrar-se mais em si e nos seus entes queridos do que no seu ex. Dessa forma, não o assustará e atrasará o tempo necessário para que ele o contacte e converse consigo.

Dito isto, eis porque não deves gostar da fotografia do teu ex no Instagram.

Não há qualquer vantagem em gostar das fotografias e dos estados do Instagram do seu ex. Nem uma única. Apenas torna mais fácil para o seu ex seguir o seu rasto e confundi-lo, o que é o oposto do que pretende. Presumo que queira curar-se e também aumentar as probabilidades de o seu ex voltar.

Lembre-se sempre de que o seu ex precisa de deixar de pensar ou temer que você tente reatar a relação. Enquanto o seu ex pensar que há uma pequena hipótese de você o encostar a um canto, ele não voltará a desenvolver sentimentos por si nem o quererá de volta como amigo.

O teu ex vai evitar-te como a peste.

Isto significa que deve ter em atenção a decisão do seu ex de não comunicar e de gostar das fotografias de outras pessoas. É assim que pode mostrar que está a seguir em frente e a deixar para trás alguém que não gosta de si.

A sua função como dumpee não é aproximar-se do seu ex, antes pelo contrário. Deve manter-se afastada do seu ex para que ele possa perceber as coisas que é suposto perceber. As lições aprendem-se com a experiência e com o fracasso. Se o seu ex não tiver espaço suficiente para explorar o mundo, não sentirá a sua falta nem pensará em si quando se sentir triste, aborrecido, ansioso ou sozinho.

Devo alguma vez gostar das fotografias do meu ex no Instagram?

Pode gostar das fotografias do seu ex em 3 condições diferentes.

  1. Já ultrapassaste o teu ex e não te importas com o que ele pensa de ti.
  2. Tem a certeza de que o seu ex ainda a respeita e aprecia os seus gostos
  3. E tens a certeza de que o teu ex e o seu novo parceiro não se importam que gostes das suas fotografias (já não se trata apenas do teu ex).

Se deve ou não interagir com o seu ex nas redes sociais depende do seu estado emocional e do estado emocional do seu ex, do consentimento do novo parceiro do seu ex e do que pretende do seu ex. Se pretende amizade e o seu ex quer o mesmo, faça gosto nas publicações do seu ex e comente-as também. É isso que os amigos fazem, certo?

Mas se alguém (qualquer pessoa) não estiver preparado ou não aceitar que se pendure em si, deixe o seu ex imediatamente. Não veja nem goste das fotografias do seu ex ou poderá tornar as coisas difíceis para todas as partes envolvidas.

Deve lembrar-se que o seu ex já não é uma pessoa com quem possa interagir livremente. O seu ex deixou de ser essa pessoa quando acabou consigo, por isso deve agora trabalhar para reduzir o seu apego ao seu ex e encontrar pessoas melhores com quem passar o tempo. Elas serão o seu escape mental e ajudá-lo-ão a processar os seus sentimentos persistentes pelo seu ex.

Pode demorar algum tempo, mas se mantiver o controlo das suas emoções e continuar determinada a deixar o seu ex em paz, não há razão para não se separar dele e se ligar a pessoas mais disponíveis.

E se o meu ex gostar da minha fotografia? É correto gostar da fotografia do meu ex de volta?

Tecnicamente, gostar da fotografia do seu ex não o vai irritar, mas vai dar-lhe luz verde para o inundar com mensagens sem sentido, o que lhe vai dar falsas esperanças. As falsas esperanças vão mantê-lo à espera que o seu ex faça um movimento e atrasar o seu processo de cura.

Por isso, apesar de gostar da fotografia ou fotografias do seu ex não causar qualquer dano ao seu ex, não vale a pena fazer algo que o torne obcecado pelo seu ex. O seu objetivo deve ser desligar-se, e não continuar a observar todos os movimentos do seu ex.

Vai aperceber-se de que quando se afasta e deixa de observar o que o seu ex faz, sente-se muito melhor, pois tem menos esperança e depara-se com menos contratempos emocionais.

Inicialmente, os dumpees procuram a esperança, porque a esperança impede-os de se desmoronarem. Mas, à medida que se distanciam e recuperam a força e a autoestima, apercebem-se de que já não precisam de esperança e que podem perdoar e esquecer o seu ex. Simplesmente não precisam do seu ex de volta, porque voltam a desfrutar da sua vida.

Obrigado por lerem o post, espero que tenham gostado. Deixem-nos saber nos comentários abaixo o que acham de gostar da foto do dumper no Instagram e noutras plataformas sociais.

E, finalmente, gostaria de anunciar os dois vencedores do curso desta semana. Foram seleccionados aleatoriamente em direto no Discord, hoje cedo. Parabéns à Nour e à Martine. Enviei-vos uma mensagem no site Ko-fi. Podem responder aí ou enviar-me um e-mail. Podem encontrar o meu e-mail na página do curso MOS.