Quando um rapaz termina uma relação contigo mas continua a contactar-te, ou não sabe quais são as tuas necessidades pós-rutura ou não quer saber quais são as tuas necessidades. De qualquer forma, ele está a enviar-te mensagens porque quer ser teu amigo e espera que tu também o queiras.

Mal sabe ele que a comunicação o confunde, dá-lhe esperança, torna-o obcecado, prolonga a sua cura e causa-lhe muita ansiedade que poderia ter sido facilmente evitada. Para evitar tornar as coisas mais difíceis para si, o seu ex só precisava de o deixar em paz e deixá-lo lidar com a ansiedade de separação e outros problemas que exigem mais do que o suficiente do seu tempo e energia.

Mas como o seu ex não sabia que você já tinha muito com que se preocupar e que precisava de tempo para si, tomou a liberdade de o contactar. Ele pensou que você estava bem, caso contrário teria entrado em contacto com ele e mostrado que precisava dele.

Mas não é isso que as pessoas fortes fazem. As pessoas com um bom autocontrolo normalmente deixam de comunicar com as pessoas que as abandonaram para se curarem e também para darem ao seu ex tempo suficiente para pensar nas coisas. Seguem as regras de não contacto e deixam o seu ex experimentar a vida sem elas.

Infelizmente, os "dumpers" nem sempre sabem o que os "dumpees" querem ou não querem. Não compreendem que os "dumpees" não querem falar, a não ser que seja para voltarem a estar juntos.

É por isso que, muitas vezes, fazem com que os seus ex pensem que podem voltar a estar juntos se mantiverem o contacto e se comportarem bem.

Agora que a separação já aconteceu e que o seu ex a contacta de vez em quando, tem de compreender que ele não está a pensar em reatar a relação. Isso poderia ter acontecido se o seu ex mostrasse interesse em si e dissesse que queria vê-la.

Mas se o seu ex não fez isso, o seu ex tem planos diferentes para si. Ele quer obter o único benefício que ainda pode obter de si. E isso, caro leitor, é amizade. A amizade pode permitir que o seu ex o mantenha por perto como amigo telefónico e ajudá-lo a seguir em frente sem qualquer vergonha ou culpa.

A comunicação pode dar ao seu ex acesso suficiente à sua vida para que ele veja que você está bem e que continua disposta a falar como se nada tivesse acontecido. A comunicação pode dizer ao seu ex que ele não a magoou e que é seguro e moralmente aceitável que ele siga em frente e comece a sair com outra pessoa.

Não estou a dizer que o deva fazer sentir culpado e arrependido pelo que fez, mas provavelmente não o deve ajudar. Seria injusto ajudar uma pessoa que o deixou a seguir em frente com a consciência tranquila enquanto você está a lidar com problemas maiores sozinho.

Não há necessidade de pôr a sua saúde em perigo só para que o seu ex possa ter uma pessoa conhecida com quem falar. Você inscreveu-se para uma relação, não para uma amizade. Por isso, tecnicamente, não lhe deve nada.

Tudo o que deve fazer é ser suficientemente corajosa para dizer ao rapaz que não está interessada em falar, porque falar vai abrir-lhe os olhos e encorajá-lo a deixá-la finalmente em paz

Por isso, se o rapaz com quem namorou terminou a relação, mas continua a contactá-la como se estivesse tudo bem, saiba que não tem de se contentar com a amizade se não estiver preparada para ela. Pode simplesmente dizer-lhe que precisa de algum tempo para si e que agradecia que ele não voltasse a contactá-la.

Isso deve resolver instantaneamente metade dos seus problemas. A outra metade levará algum tempo, uma vez que se trata de cura e desapego.

Este post é para os dumpees que se perguntam o que fazer se o seu ex os contactar depois de terminarem uma relação romântica com eles. Também discutiremos porque é que os dumpers contactam os dumpees com tanta frequência e quando é que normalmente deixam de os contactar.

Porque é que ele me contacta se acabou com tudo?

A razão pela qual o seu ex o contacta depois de ter terminado a relação consigo é que ele não considera que o fim da relação romântica seja o fim de todos os tipos de relações (incluindo a amizade). Ele acredita que apenas passou da relação para a amizade e que você está feliz por manter o contacto.

Como não sabe nem quer saber como se sente, acha que é perfeitamente normal continuar amigo de ex depois da separação e que pode contactá-lo para falar de assuntos sem importância.

Um tipo como este não sabe como funcionam as separações e o que precisas para recuperar da dor que a separação e o comportamento dele te causaram. É por isso que ele está apenas a ser ignorante e a dificultar-te a separação.

Tem de se proteger do comportamento dele o mais rapidamente possível para não continuar a ser amiga dele só porque parece ser a coisa mais virtuosa a fazer. Pode ser uma boa pessoa, mas se o seu ex não faz o que é melhor para si, não pode deixá-lo continuar a magoá-la.

Deve respeitar-se a si própria e fazer o que for preciso para se afastar do seu ex e bloquear todas as recordações do passado. Isto maximizará a sua cura e dir-lhe-á que o seu ex não tem qualquer utilidade para si depois de ter acabado consigo. Ele é, na verdade, um obstáculo, pelo que precisa de se afastar de si para seu próprio bem.

Muitos "dumpers" contactam os seus ex após a separação. A maioria quer algum tipo de conhecimento que lhes permita contactar uma vez por outra. Nem sequer querem amizade ou comunicação constante, mas sim luz verde para comunicar sempre que lhes for conveniente. Normalmente, contactam quando estão curiosos, aborrecidos ou têm algo para partilhar.

Mas, outras vezes, também tentam apaziguar a culpa, obter o perdão ou livrar-se de alguma emoção desconfortável. As pessoas que abandonam o lar também podem sentir emoções desagradáveis. Essas emoções não são tão intensas como as emoções das pessoas que abandonam o lar, mas podem ser suficientemente intensas para que queiram confidenciar com o seu ex.

A razão pela qual confiam no ex é porque este costumava ser muito próximo deles. O ex compreendia-os a nível emocional e pode, por isso, ajudá-los a lidar com qualquer problema com que estejam a lidar. Assim que recebem a ajuda de que necessitam, normalmente desaparecem durante algum tempo.

Pode ser durante dias ou mesmo semanas ou meses.

Mas mesmo que os dumpers queiram um pouco de comunicação, não se esqueça que eles continuam a valorizar a privacidade, a liberdade e a independência. Se receberem demasiada atenção, não consideram que o seu ex seja um amigo pegajoso, mas sim um ex-parceiro pegajoso que os sufoca e não compreende que a relação terminou.

Isso acaba com o respeito que ainda têm pelo ex e seguem em frente.

Por isso, se o seu ex terminou a relação consigo e continua a contactá-lo, tenha em conta que o seu ex quer um tipo especial de amizade consigo. Esta amizade tem de ter canais de comunicação abertos, mas uma comunicação muito limitada ou específica. Se o seu ex sentir que se estão a aproximar demasiado, é provável que se distancie de si por respeito próprio e auto-proteção.

Isso vai fazer com que se sinta pressionado e forçado a pensar no comportamento do seu ex durante dias.

O rapaz deve saber que, depois de ter terminado uma relação consigo, não deve voltar a contactá-la. Deve compreender o que está a passar e dar-lhe espaço suficiente para sarar do choque.

A única altura em que ele deve entrar em contacto é se mudar de ideias sobre a separação ou se houver alguma emergência ou assunto importante que vos diga respeito a ambos.

Mas, de qualquer forma, aqui estão 5 razões pelas quais ele a contacta quando terminou a relação consigo.

Quando é que as pessoas que abandonam a casa deixam de o fazer?

Normalmente, as pessoas que abandonam o emprego deixam de o contactar quando obtêm o que precisam de si. Se se sentirem culpadas, deixam de o fazer quando aliviam a culpa. E se se sentirem tristes, ansiosas ou deprimidas, deixam de o fazer quando se sentem melhor ou quando encontram outra pessoa em quem confiar.

A maioria das pessoas que deixam de comunicar (frequentemente) quando encontram outra pessoa para namorar, porque essa pessoa torna-se a sua nova pessoa favorita e distrai-as do passado. Essa pessoa fá-las sentir bem e, por isso, torna-se a sua nova pessoa de referência.

Apenas as pessoas que não conseguem estabelecer contacto com novas pessoas, as que querem os seus ex como amigos e as que têm muitas emoções por processar, como a culpa, continuam a contactar os seus ex depois de encontrarem outra pessoa para namorar.

A distância que os separa gradualmente faz com que se concentrem em pessoas com quem interagem mais e com quem se sentem mais ligados. Essas pessoas fazem com que se sintam entusiasmados para comunicar, ao passo que os seus ex se tornam menos importantes. Isto é normal porque os amigos e os ex que não têm relações próximas tendem a afastar-se. Passam de uma comunicação semanal para uma comunicação quinzenal, para uma comunicação mensal e, por vezes, caem completamentefora de contacto.

A forma como comunicam depende deles e das coisas que acontecem nas suas vidas.

Por exemplo, se algo os faz lembrar um do outro ou se precisam de conselhos ou de apoio emocional, aprofundam a sua ligação e mantêm-se em contacto durante mais tempo. Mas se os ex-casais encontram outra pessoa para namorar e têm uma relação decente com essa pessoa, não pensam muito um no outro.

Não precisam de o fazer porque estão preocupados e têm bons sistemas de apoio.

De um modo geral, pode esperar que o seu ex deixe de o contactar (ou o faça com menos frequência) quando:

  • diz ao seu ex para deixar de o contactar
  • o seu ex vê que não está interessado em comunicar
  • o teu ex começa a namorar com outra pessoa
  • o seu ex alivia a culpa e deixa de ter curiosidade sobre si
  • o seu ex encontra um novo parceiro ou pessoas em quem confiar

Alguns dumpers continuam a tentar contactá-los durante meses após a separação, mas fazem-no porque os seus dumpees não se defendem, deixam-nos fazer o que querem, por isso, seguem-nos durante o tempo que quiserem.

Isso não é bom, porque cada vez que recebem uma mensagem ou uma chamada do ex, ficam mais apegados ao ex. E quando ficam apegados, tornam-se mais difíceis de largar o ex e conhecer outra pessoa.

O que devo fazer se o meu ex terminou a relação mas continua a contactar-me?

Se o seu ex terminou a relação mas continua a contactá-lo, tem de ser corajoso e dizer-lhe para lhe dar espaço e deixar de o contactar. Não há melhor forma de impedir que o seu ex o contacte do que dizer-lhe isso diretamente.

Diga que precisa de algum espaço e que não quer comunicar nesta altura.

O seu ex deve compreender por que razão precisa de espaço e que tem de lho dar imediatamente. Se ele não souber de onde vem e resistir aos seus desejos, diga que é o melhor para o seu bem-estar e deseje felicidades ao seu ex.

E se o seu ex continuar a contactá-lo depois disso, peça espaço mais uma vez e termine as conversas imediatamente. Simplesmente não há necessidade de falar com o seu ex, porque a cura é a sua principal prioridade. A maioria das pessoas que abandonam a sua vida deixam de o contactar quando lhes diz uma ou duas vezes e avisa que não terá outra opção senão bloqueá-las se continuarem a comunicar consigo.

Mas se eles não o levarem a sério (e não tiverem algum tipo de problema de saúde mental) depois de lhes ter explicado as coisas, então pode simplesmente bloqueá-los. Tem de se colocar em primeiro lugar.

Alguém com quem namorou terminou a relação mas continuou a contactá-lo depois? Disse-lhe para deixar de o fazer? Publique as suas experiências e dicas abaixo.

E se quiser a nossa ajuda, inscreva-se para receber formação connosco aqui.