O seu ex está com outra pessoa, mas continua a contactá-lo? O comportamento do seu ex confunde-o e/ou magoa-o? Se for esse o caso, é provável que o seu ex queira o melhor dos dois mundos. Ele ou ela quer desfrutar da nova relação, mantendo-o(a) por perto como um(a) amigo(a) com quem falar e em quem confiar de vez em quando.

O seu ex está habituado a falar consigo, pelo que não pode simplesmente eliminá-lo da sua vida e esquecê-lo. O seu ex pensa que isso seria desnecessário, razão pela qual o seu ex o contacta ocasionalmente e tenta manter a ligação.

Seja o que for que faça, não parta do princípio de que algo não está a correr como devia na nova relação do seu ex. Se pensar dessa forma, pode começar a acreditar que o seu ex está a deixar a porta aberta e à espera que você fale em reatar a relação.

Na realidade, porém, o seu ex está apenas aborrecido, curioso ou precisa de algum tipo de conselho ou apoio da sua parte. Deve pensar nas tentativas de contacto do seu ex como migalhas de pão, para que não fique com esperanças e não se deixe enganar.

Lembre-se sempre de que as pessoas que abandonam a escola procuram a si próprias. Acham que falar com o seu ex pode diminuir a sua culpa e dar-lhes o que procuram. Normalmente, o que procuram é uma pessoa conhecida com quem conversar (amizade).

Por isso, se o seu ex está com outra pessoa, mas continua a contactá-lo, tente não tirar conclusões precipitadas. Lembre-se de que o seu ex não sabe o que o facto de o contactar lhe está a fazer e que é provável que o seu ex continue a contactá-lo enquanto você continuar a responder e a permitir que ele o contacte.

Este artigo é para as pessoas que estão com outra pessoa mas continuam a contactá-la.

O meu ex está com outra pessoa mas continua a contactar-me

Se o seu ex estiver com outra pessoa, ele está comprometido com essa pessoa e não deve enviar-lhe mensagens. O seu ex deve ser completamente transparente com a nova pessoa e dizer sempre ao parceiro sempre que estiver prestes a falar consigo. Se o fizer, irá criar confiança na sua relação e ajudá-los a darem-se melhor.

É difícil para si julgar a relação deles à distância e determinar se o seu ex está a respeitar a nova pessoa, mas, felizmente, isso não o incomoda. A relação deles é da responsabilidade deles e não o deve preocupar demasiado. O que o deve preocupar, no entanto, é a forma como as saídas do seu ex o fazem sentir.

Se o magoam, o confundem ou lhe dão esperança, não deve tolerá-los e esperar que o seu ex faça alguma coisa em relação a eles. Deve lidar com eles você mesmo, certificando-se de que o seu ex não o contacta, enquanto estiver emocionalmente dependente do seu ex e não o tiver esquecido.

Há muitas explicações possíveis para o facto de o seu ex se estar a esconder. A culpa é uma das razões mais comuns, mas também é possível que o seu ex sinta falta de certas partes da relação e queira comunicar sobre assuntos não relacionados com a relação.

As conversas sem sentido tranquilizam o seu ex de que não vai a lado nenhum e, por sua vez, ajudam-no a perdoar-se a si próprio por o ter deixado e magoado. Também mostram ao seu ex que não guarda rancor e que o quer por perto como amigo ou melhor amigo.

Por isso, se o seu ex está com outra pessoa mas continua a contactá-lo, saiba que ele não vê nada de errado nisso. O seu ex nem sequer compreende que o facto de lhe enviar mensagens de texto ou de lhe telefonar o faz sentir desconfortável e o leva a analisar o seu comportamento.

O seu ex provavelmente pensa que você está feliz por conversar tanto quanto ele ou ela. Mas isso é porque o seu ex está feliz com a forma como as coisas estão neste momento. O seu ex já está a namorar com outra pessoa, o que significa que você e o seu ex estão em estados emocionais completamente diferentes.

O seu ex está desligado de si e entusiasmado por estar com a nova pessoa, enquanto você ainda está apaixonado pelo seu ex e depende dele para ser reconhecido. Enquanto estiverem em estados emocionais diferentes e quiserem coisas diferentes um do outro, a comunicação (especialmente a frequente) é extremamente prejudicial para vocês.

Isso faz com que se atrase emocionalmente e que se agarre ao seu ex para ter esperança e reconhecimento.

Se quer o melhor para si, tem de retirar ao seu ex a capacidade de o seguir. Tem de o fazer o mais rapidamente possível, para que se possa concentrar em si próprio e voltar a encontrar alegria e objetivo na vida.

Dito isto, aqui estão 5 razões pelas quais o seu ex o contacta quando ele já está com outra pessoa.

O que significa o facto de o meu ex estar com outra pessoa mas continuar a contactar-me?

Quando o seu ex o contacta do nada, pode significar muitas coisas - ou pode não significar nada mesmo. Os "Dumpers" muitas vezes contactam-no sem qualquer motivo - apenas para ver se os seus "dumpees" o odeiam. Não têm qualquer intenção de ter conversas importantes, pois o seu objetivo é apenas verificar como está o seu ex e aliviar a sua consciência pesada.

Normalmente, atingem os seus objectivos de forma indireta, sem se desculparem e sem se arrependerem, conseguindo o que querem simplesmente falando com os seus ex e lendo as atitudes dos seus ex.

Se as atitudes dos seus exs forem positivas, retribuem as vibrações positivas dos seus exs e ficam por cá durante algum tempo. Mas se as atitudes forem más ou não forem como eles querem, ripostam ou vão-se embora. Normalmente, não perdem o seu tempo se sentirem que os seus exs não se estão a comportar como eles querem que se comportem.

Isto significa que não estão a tentar ajudar os seus ex, mas sim a obter algo deles, algo que só os seus ex lhes podem dar.

Se o seu ex está com outra pessoa mas continua a contactá-lo, tem de manter o seu desejo pelo seu ex sob controlo, compreendendo que ele não quer voltar para si. O seu ex não o está a contactar para ver se pode voltar para si, caso a nova relação falhe.

Isto porque os dumpers não fazem planos de reserva. Estão apaixonados/apegados ao seu parceiro, o que significa que se concentram apenas na nova pessoa. Fazem-no tão intensamente que nada nem ninguém mais lhes interessa.

A única altura em que começam a pensar nos seus ex é quando estão quase a terminar a relação ou quando a terminam de facto. É nessa altura que normalmente voltam muito rapidamente, numa questão de dias. Não precisam de mais tempo porque estão a sofrer e precisam de apoio imediato.

O seu ex não sente a necessidade de escolher um ou outro

Se o seu ex já está com outra pessoa, mas continua a contactá-lo como se isso fosse uma coisa completamente normal, o seu ex não é uma pessoa muito atenta. É alguém a quem falta a capacidade de se colocar no lugar do "dumpee" (bem como no do novo parceiro) e de perceber que o seu "breadcrumbing" está a confundir as pessoas.

Provavelmente, o seu ex pensa que tem direito a uma amizade e que a amizade com um falhado é o que você precisa. O seu ex não percebe que você ainda não está preparada para ser amiga e que prefere concentrar-se em si e nas pessoas que a apoiam.

As pessoas que o apoiam não desencadeiam a sua ansiedade de separação e os seus medos de rutura. Dão-lhe o tipo de apoio que o distrai da rutura e o encoraja a esquecer o seu ex.

O seu ex, por outro lado, está apenas a fazer o que é melhor para ele ou para ela. Se o seu ex tivesse os seus melhores interesses no coração, o seu ex tê-lo-ia deixado em paz para sarar. Provavelmente, isso faria com que se perguntasse se o seu ex o amava e porque é que foi tão fácil para o seu ex não lhe enviar mensagens, mas pelo menos seria capaz de processar a separação pacificamente sem interrupções.

Não teria de estar sempre a responder ao seu ex e a pensar que ele ainda pode sentir algo por si.

Se a separação aconteceu recentemente, o seu ex pode estar a tentar apaziguar a culpa e saber que não há problema em voltar a namorar. Mas se a separação aconteceu há algum tempo, então o seu ex provavelmente quer ser amigo e mantê-lo na sua vida por conveniência.

Muitos "dumpers" incomodam os seus ex com mensagens de texto sem sentido, apenas porque têm medo de os perder completamente. Querem o seu ex por perto o mínimo possível, apenas para não sentirem que se estão a livrar completamente do seu ex.

Tem de perceber como se sente com as migalhas de pão do seu ex para poder decidir se há alguma vantagem em manter o contacto com ele.

O que devo fazer se o meu ex estiver com outra pessoa mas continuar a contactar-me?

Se ficar magoada quando o seu ex a contacta, é óbvio que não deve continuar a fingir que está feliz por falar com ele e que não se importa que ele ande com outra pessoa. Se o fizer, não só continuará a magoá-la e a impedi-la de esquecer o seu ex, como também afectará a sua autoestima e continuará a dar-lhe esperança.

A melhor coisa a fazer neste caso particular é dizer ao seu ex que gostaria de ter algum espaço e que o avisará quando ou se estiver pronto para conversar novamente. Não precisa de explicar que o que o seu ex está a fazer é errado e que o está a magoar.

Não diga que o seu ex pode telefonar-lhe se mudar de ideias e o quiser de volta. O seu ex não precisa de saber que vai ficar à espera que a sua nova relação falhe, pois isso iria extinguir o desejo do seu ex de comunicar e de voltar para si.

Basta dizer que tem dificuldade em concentrar-se em si próprio quando ele ou ela se aproxima e que ficaria feliz se ele ou ela lhe desse algum espaço e tempo para processar as coisas. Depois de ter dito isto, o seu ex deverá compreender e dar-lhe o espaço que está a pedir.

No entanto, se já esqueceu o seu ex, pode decidir o que quer. Se quiser ser amiga do seu ex e se o seu novo parceiro e o do seu ex não se importarem, pode tentar a amizade durante algum tempo. Sugiro que, no início, comuniquem apenas ocasionalmente, para que não desenvolvam sentimentos e comecem a pensar que o seu ex é a pessoa com quem devem estar.

A amizade não significa que devam sair juntos como se nada tivesse acontecido entre vocês os dois. A amizade com um ex significa que tem de estabelecer limites saudáveis e mantê-los por respeito por todas as partes envolvidas. Se está com outra pessoa, há 4 pessoas que tem de ter em conta, incluindo você próprio.

Não penses que as tuas opiniões e as do teu ex são tudo o que importa.

O seu ex está com outra pessoa, mas continua a contactá-lo regularmente/às vezes? Como se sente com isso? Deixe um comentário abaixo e nós responderemos em breve.

E se estiver à procura de orientação individual para uma separação e quiser a nossa ajuda, veja as nossas opções de formação.