Quando a sua ex-namorada diz que não quer ter uma relação com ninguém, está a falar dos seus sentimentos no momento. Ela sente-se sobrecarregada e não consegue sequer imaginar-se com outra pessoa.
A separação causou-lhe muito stress e pressão, e é por isso que tudo o que ela quer é ficar solteira e não se preocupar em investir em alguém novo. Ela só quer concentrar-se em si própria e ser independente.
Mas, quando ela processar a sua opressão e conhecer alguém de quem goste, isso irá mudar. Rapidamente começará a sentir-se desejada e a querer explorar uma relação romântica com essa pessoa. Ela esquecerá o que lhe disse (que não está pronta para uma nova relação ou que nunca quer estar numa relação de compromisso).
As suas crenças e emoções negativas da separação desaparecerão e serão substituídas por uma paixão pela nova pessoa.
Por isso, não leve a sério a sua ex-namorada quando ela diz que não quer uma relação com ninguém e que só quer ser solteira. A razão pela qual ela lhe disse isso foi porque não queria uma relação consigo. Ela só queria fugir da situação de pressão em que se encontrava e concentrar-se nela própria.
Não conseguia pensar noutras pessoas e imaginar-se a passar pela mesma coisa com elas.
Conheço muitas ex-namoradas e ex-namorados que, durante ou depois da separação, disseram à ex que não iam sair com ninguém, dando a entender que já não saíam com ninguém e que não estavam emocional e mentalmente preparados para qualquer relação, não apenas para uma relação com a ex.
Mas, no momento em que surgiu uma oportunidade (conheceram outra pessoa), fizeram um monkey-branched para a nova pessoa e publicaram fotografias amorosas nas redes sociais. Fizeram um 180 completo e esqueceram as coisas que prometeram ao seu ex.
As pessoas que abandonam a sua casa dizem-lhe muitas vezes o que quer ouvir: não querem magoá-lo (nem que você as magoe), por isso evitam dizer-lhe que já conheceram outra pessoa ou que não vão dizer não se gostarem de alguém.
A maioria deles prefere mantê-lo no escuro e fazê-lo acreditar que "não é você, são eles". O que esta desculpa realmente significa é que eles não gostam de si, mas que o problema não é seu. O problema é deles por quererem coisas diferentes nas suas relações românticas.
Por isso, quando uma ex-namorada lhe diz que só quer ficar solteira durante algum tempo (ou para sempre), na verdade quer ter espaço para si e concentrar-se nela própria. No entanto, quando acabar de desfrutar do seu espaço (e uma pessoa que se despede tende a acabar num par de semanas), é provável que vá tentar outras pessoas.
Não estou a dizer isto para o magoar, mas prefiro que esteja preparado para o pior. Os que se deixam ficar solteiros não ficam muito tempo. Os que ficam, tendem a não ter muitas opções de encontros ou têm dificuldade em comprometer-se e trabalhar em relações.
No post de hoje, vamos discutir porque é que a sua ex-namorada diz que não quer ter uma relação com ninguém. Vamos decifrar a desculpa dela e falar sobre o que pode fazer em relação a isso.
A ex-namorada diz que não quer ter uma relação com ninguém
Se a sua ex-namorada lhe disse que não quer ter uma relação com ninguém, saiba que a sua ex-namorada vai querer ter uma relação em algum momento. Pode não ser neste exato momento - e consigo, mas ela não quer ficar solteira para sempre.
Provavelmente, ela já teve uma relação antes de si, por isso não quer deixar de namorar de repente e viver uma vida de solteira.
Mesmo que, por alguma razão, ela pense que sim (o que não é o caso), essa crença não vai durar muito tempo. Eventualmente (dentro de algumas semanas), ela terá processado a culpa e o sufoco de ter acabado consigo e abrir-se-á à ideia de começar uma relação séria com outra pessoa.
É assim que são os "dumpers". Não estou a tentar generalizar e dizer que todos os "dumpers" que usam a desculpa da separação são enganadores, mas posso dizer com confiança que a grande maioria não tem intenção de ficar solteira. Têm é demasiado medo de admitir que estão prontos para começar uma nova relação, se quiserem.
As pessoas que abandonam a sua vida querem que acredite que vão ser infelizes sem si e que não precisa de se preocupar com o facto de elas andarem com outras pessoas.
O que as pessoas que abandonam a sua vida não lhe dizem é que já seguiram em frente, que já se desligaram e que não estão dispostas a libertar-se dos seus padrões de pensamento negativo e a deixar-se vulneráveis consigo novamente. Se se permitissem ser vulneráveis enquanto ainda pensam mal de si, sentir-se-iam sufocadas e sacrificariam a sua felicidade pela sua.
É por isso que a maior parte das pessoas que abandonam o emprego se limitam a dizer o que é melhor para elas (e não para si). Utilizam desculpas típicas de uma separação que lhe dão esperança suficiente para o manter afastado. Infelizmente, a esperança fá-lo pensar que o seu ex ainda sente algo por si e que pode ser possível reconciliar-se com ele se se esforçar o suficiente.
É preciso compreender que uma pessoa que se deixa levar pela insinuação de que está infeliz sem si não está realmente infeliz. Ela só tem medo de ser honesta porque a honestidade pode magoá-lo e deixá-lo mais desesperado por respostas e amor.
A sua ex prefere não correr o risco de lhe contar a verdade porque tem medo que você continue a tentar pressioná-la.
Alguns dumpers estão conscientes disto e fazem exatamente o contrário: dizem coisas como "A relação acabou e nunca mais vamos voltar a estar juntos". Estes dumpers ou sabem como a falsa esperança afecta o seu ex e querem matar a esperança do seu ex ou estão tão frustrados com o seu ex que o fecham e o afastam à força.
A sua ex provavelmente não é uma dessas pessoas. A sua ex está a ser controlada pela culpa e/ou pela cobardia. Ela pensa que é mais seguro para ela desaparecer silenciosamente e esperar que você se desligue e a esqueça. Ela esquece-se de que colocar a culpa inteiramente nela própria faz com que você pense que ela tem alguns problemas para resolver e que vocês podem voltar a estar juntos no futuro quando ela os tiver resolvido.
Por isso, se se pergunta porque é que a sua ex diz que não quer ter uma relação com ninguém, tenha em conta que ela tem medo de lhe dizer a verdade e de o fazer pensar que é apenas uma questão de tempo até se envolver com alguém novo. Ela escolheu a abordagem cobarde, que envolve mentir-lhe e fazê-lo acreditar que vai morrer solteira.
Foi uma tática de distração para que deixasses de lhe dar prioridade e a fizesses sentir-se desconfortável. Ela queria que te concentrasses em ti e naqueles cuja atenção não precisas de pedir.
Dito isto, aqui está um infográfico que mostra porque é que a sua ex-namorada diz que não quer ter uma relação com ninguém.
É cómico que as pessoas culpadas arranjem desculpas para a separação. Não se sentem culpadas por mentir e esconder coisas, mas sentem-se culpadas por deixar e magoar o parceiro. É como se escolhessem seletivamente o mal menor quando a opção de ser honesto e solidário está mesmo à sua frente.
Suponho que mentem de bom grado para evitar um problema e criar outro.
Eu não acreditaria numa ex-namorada se ela me dissesse que ia ficar solteira para sempre. Sabendo o que sei hoje, ter-lhe-ia perguntado se tencionava tornar-se freira. Não esperaria certamente que uma pessoa que se deixou de casar e se sente aliviada dissesse não a novas oportunidades românticas.
Pelo contrário, eu esperaria que ela dissesse sim à primeira pessoa que a convidasse para sair. Normalmente, os "dumpers" não esperam muito tempo. A maior parte deles encontra alguém novo com quem se distrair e namora no espaço de poucos meses. Isto inclui os "dumpers" que expressam o desejo de ficar solteiros durante algum tempo.
Por isso, não leve as palavras da sua ex-namorada à letra. A sua ex pode sentir-se cansada de estar numa relação consigo, mas de certeza que não vai lutar contra a tentação de estar com outras pessoas. Se ela for como as outras pessoas que abandonaram a relação, vai ceder à curiosidade e à paixão quando alguém novo lhe der atenção, a elogiar e quiser estar com ela.
Posso dizer isto com toda a certeza, porque já vi isto acontecer centenas de vezes. A pessoa que deixou a casa afirmou verbalmente que a pessoa que deixou a casa significava o mundo para ela e que a pessoa que deixou a casa não tem de se preocupar com o facto de ela andar com outra pessoa.
Mas, no momento em que outra pessoa entrava na sua vida, a pessoa que se deixou cair esquecia-se da sua promessa e seguia a corrente. Em autodefesa, a pessoa que se deixou cair dizia algo como: "Aconteceu. Não se pode controlar por quem nos apaixonamos".
Isso fez com que a pessoa que deixou a casa se sentisse traída e sem valor e esmagou a sua esperança de reconciliação.
O meu conselho é que se lembrem de que as pessoas que abandonam a sua casa nunca ficarão solteiras à sua espera. Assim que a separação acontece, já não é a pessoa com quem elas sonham e com quem querem estar romanticamente.
Alguns querem apenas mantê-lo por perto como amigo, uma pessoa que os pode ajudar financeira/emocionalmente, ou alguém a quem podem recorrer caso a nova relação não resulte e se arrependam de a ter deixado.
É preciso ter consciência disso para não pensar ingenuamente que a sua ex está tão traumatizada por o ter deixado que não consegue ter outra relação.
Se ela decidir não sair com ninguém durante algum tempo, isso não tem nada a ver consigo. Tem tudo a ver com as emoções dela, porque a separação a queimou emocionalmente e dificultou-lhe a criação de novas ligações.
É discutível o tempo de recuperação de um homem que se deixou esgotar, pois varia de pessoa para pessoa, mas algumas semanas devem ser suficientes, a não ser que tenha sido abusivo e lhe tenha feito coisas horríveis.
Ignorar o que ela diz e deixá-la em paz
Quer ela diga que sente a sua falta ou que acha os outros pouco atraentes, a sua ex já não é a sua namorada. A lealdade dela está noutro lado, e é por isso que tem de deixar de interagir com ela imediatamente. Não lhe peça para pensar bem nas coisas, trabalhar na relação e tentar amá-lo como fazia quando estavam juntos.
A sua ex está desprendida, por isso já não quer fazer isso. Ela só quer concentrar-se nela própria e fazer as coisas que a fazem sentir-se bem. Deve lembrar-se que a sua ex se sente sobrecarregada neste momento e que nenhuma argumentação ou pedido lhe vai fazer mudar de ideias.
E mesmo que isso a leve a sentir-se culpada e, de alguma forma, a faça querer voltar a si, a sua determinação não vai durar muito tempo. Uma mulher precisa de o respeitar e de ver o valor que você traz para a mesa para querer ficar consigo. Ela também tem de se sentir bem ao seu lado.
E para que ela se sinta bem, tem de ser ela a decidir dar outra oportunidade à relação.
Se a ideia for sua, ela vai sentir-se sufocada e afastá-lo. O comportamento negativo vai torná-lo ainda mais desesperado pelo amor dela e obrigá-lo a cometer ainda mais erros.
Por isso, lembre-se de que pode evitar afastá-la e magoar-se no processo, seguindo as regras de não contacto. Estas regras destinam-se a si (a pessoa que deixa a casa) e vão ajudá-lo a desligar-se dela emocionalmente e permitir-lhe dar prioridade a si próprio.
Não conseguirá ultrapassar a separação de um dia para o outro, mas conseguirá reerguer-se se parar de analisar excessivamente tudo o que a sua ex-namorada diz e faz. As palavras e acções dela podem fazer com que fique obcecado com a separação mais do que deveria.
É por isso que deve fazer o seu melhor para se afastar dela e minimizar as hipóteses de ela mexer com a sua cabeça e de o afetar emocionalmente.
A sua ex-namorada disse que não quer ter uma relação com ninguém? Como interpretou isso? Diga-nos nos comentários abaixo.
E se quiser falar connosco sobre este assunto ou qualquer outro relacionado com separações e relações, inscreva-se para receber formação aqui.