Quando um homem diz que não vê um futuro consigo, provavelmente está a pensar que os objectivos a longo prazo dele não estão alinhados com os seus e que ele acredita que vocês os dois vão entrar em conflito mais tarde. A verdade, porém, é que a decisão dele de se separar não tem nada a ver com as suas previsões e planos para o futuro. Tem tudo a ver com a forma como ele se sente agora porque não consegue ultrapassar os pensamentos e sentimentos negativos que invadem a sua mente.

Ele nem sequer quer melhorá-las, só quer fugir de si porque é a forma mais rápida de deixar de se sentir preso e insatisfeito.

É por isso que o "não ser capaz de ver um futuro contigo" é apenas um eufemismo para "perdi sentimentos por ti e não posso ou não quero voltar a desenvolvê-los. Prefiro deixar as coisas como estão e concentrar-me apenas em mim".

Se ele gostasse de estar numa relação consigo agora, não se preocuparia com o futuro, viveria o momento e asseguraria que vai lidar com os desafios futuros quando eles surgirem.

Por isso, não leve a frase "Não vejo futuro contigo" num sentido literal. Esta frase é algo que os homens e as mulheres usam para tornar a separação mais simpática. Em vez de dizerem "Não gosto de ti por causa disto e daquilo", dizem "Não somos compatíveis, por isso não vale a pena arrastar isto para o futuro. O melhor que temos a fazer é acabar".

Os idiotas tendem a analisar excessivamente esta linha, bem como outras linhas semelhantes. Estão a sofrer imenso, por isso esperam encontrar algo a que se agarrar que desvalorize as razões do seu ex para acabar com a relação e os ajude a reconciliar-se. No seu caso, esse algo é a palavra "futuro". Espera que o seu ex tenha apenas ficado sobrecarregado ou assustado com o futuro e que a relação teria funcionado se eledecidiu dar um passo de cada vez.

Para continuar apaixonado por si (ou para continuar a gostar de passar tempo consigo, se apenas se encontravam de vez em quando), ele precisava de mudar a sua mentalidade e a forma como a via.

Ele tinha muitas mudanças internas para fazer e muito trabalho para fazer. E ele simplesmente não estava disposto a fazer isso, por isso desistiu e disse que não via um futuro consigo. Terminar as coisas consigo parecia ser a melhor coisa a fazer.

Neste post, vamos explicar o que significa quando alguém diz que não vê um futuro consigo. Também o vamos ajudar a preparar uma resposta para este cliché e aconselhá-lo sobre o que fazer.

Ele disse que não vê um futuro comigo. Ele está a falar a sério?

Se um rapaz com quem saíste ou de quem gostaste disse que não vê futuro contigo, tens de o levar a sério. Tens de saber que ele perdeu o interesse em ti/ a vontade de lutar e que qualquer argumentação com ele só vai piorar as coisas. Vai dar-lhe mais poder de que não precisa e obrigá-lo a dizer-te que não significa não.

Pode ter-se dado bem com ele durante semanas, meses ou mesmo anos, mas ele estava a falar a sério. Ele acreditava genuinamente (e ainda acredita) que a separação era o melhor e que ambos merecem encontrar pessoas que combinem melhor com as vossas personalidades únicas.

É por isso que não tem outra escolha senão acreditar no rapaz. Vai ser difícil ouvir isto, mas tem de compreender que ele está à procura de algo diferente, algo que o faça sentir vontade de investir na relação e sentir-se bem quando recebe amor e validação.

Com você, ele não se sentiu bem. Sentiu que vocês estavam em páginas emocionalmente diferentes, por isso desligou-se de você e deixou-a para se concentrar em si mesma e nas outras pessoas.

É claro que ele não queria magoá-la e castigá-la por não ser a mulher certa para ele, mas para si pode parecer que o fez porque você estava ligada a ele e tinha planos para o futuro. Esperava ficar com ele e aproximar-se ainda mais dele.

Ele sentiu-se pressionado a ficar contigo, por isso pensou numa desculpa para te dar e optou por uma que soasse semelhante a: "Não és tu, sou eu".

A desculpa que ele usou foi muito passiva, pois não falava dos problemas que o levaram a terminar a relação, ignorando-os e obrigando-a a procurar esses problemas por si própria.

Isto não significa que ele seja uma má pessoa, mas sim que tem medo de lhe dizer a verdade porque acha que pode magoar-se e magoá-lo também. Por outras palavras, ele tem medo ou não quer fazer o que está certo - que é dizer-lhe como se sente e, mais importante, porque é que se sente assim.

Ele quer que tu descubras tudo sozinho.

Porque é que ele não vê um futuro comigo?

Há muitas razões possíveis para que o rapaz não veja um futuro consigo. Não posso identificar essas razões só por saber que o rapaz não gosta de si.

Mas se simplificarmos as coisas, podemos dizer que tudo se resume aos sentimentos dele ou à falta deles. Por alguma razão, ele discerniu que seria mais feliz sozinho e mais tarde com outra pessoa, por isso desistiu da relação apesar de ter concordado em estar nela.

Não estou a dizer que era suposto ele continuar empenhado em si apesar de estar infeliz, mas muitas vezes as relações podem ser melhoradas significativamente num período de tempo relativamente curto. Os casais só têm de querer melhorá-las e começar a trabalhar para isso.

O seu ex ou o homem com quem andava/queria andar não queria trabalhar, achava que era demasiado tarde para resolver as coisas porque sentia que investir tempo e energia em alguém que o fazia sentir-se sufocado ou desconfortável era uma perda de tempo.

E, provavelmente, ele tinha razão: era uma perda de tempo porque a sua mentalidade de relação não lhe permitia crescer e melhorar, era demasiado subdesenvolvida e/ou não tinha o estímulo que criaria a força de vontade e a determinação necessárias para criar laços consigo.

Provavelmente está farto de ouvir este cliché, mas a separação aconteceu por uma razão. Só não conseguiu ultrapassar todas as dúvidas e sentimentos prejudiciais à relação que o rapaz preferiu esconder de si e ignorar.

Por isso, se o seu namorado lhe disse que não vê futuro consigo, saiba que lhe faltam as competências para manter a relação. E, em vez de desenvolver essas competências, agiu de acordo com as suas emoções sufocantes e foi-se embora quando mais precisava de se esforçar.

No entanto, se a vossa relação durou pouco tempo, então é provável que ele tenha acabado de a conhecer e tenha percebido que não gostava de si, o que significa que não conseguiu encontrar formas de se relacionar consigo e de suportar as coisas que o incomodavam em si.

Se a vossa relação foi de curta duração (apenas algumas semanas), provavelmente deve esquecê-lo. O facto de ele ter desistido tão cedo indica que não conseguiu criar laços consigo e que deve deixá-lo em paz. Deve distanciar-se dele, quer tenha gostado dele, quer o tenha amado, quer tenha dependido dele para sobreviver. Se ele desistiu de si, não merece a sua admiração. Não merece nada mais do queespaço e tempo.

Dito isto, aqui estão algumas razões pelas quais ele não vê um futuro consigo.

Ele ama-me mas não vê um futuro comigo

Já falámos sobre este assunto noutros posts do blogue, mas vamos voltar a fazê-lo porque muitos idiotas ficam com esperanças no momento em que ouvem o ex dizer "amo-te". Se o ex lhes diz que os odeia e que não os suporta, não lhes interessa.

Faz com que sintam que o ex sente algo por elas, mas tem demasiado medo ou é teimoso para o admitir.

É por isso que temos de discutir que sempre que um ex diz que a ama mas que não vê um futuro consigo, ele quer dizer que se preocupa consigo. Preocupa-se como ex ou amigo, mas não como parceiro romântico com sentimentos românticos reais.

O amor desaparece quase sempre depois da separação, entra num hiato e pode não voltar. O seu regresso depende do facto de o homem que se separou estar feliz com a sua decisão e conseguir lidar com as consequências e circunstâncias que enfrenta na sua vida pós-separação.

Por isso, mantenha as declarações de amor que precedem um "mas" longe do seu coração. O amor ou existe ou não existe. Não deve haver "mas", "se", "poderia" e "deveria". Se o seu ex não está consigo, ele não está interessado em si e precisa de ser tratado em conformidade.

Como reagir quando um rapaz diz que não vê futuro consigo?

O homem deve ter pensado em acabar consigo durante semanas, mas não conseguiu encontrar o momento e o local certos para o fazer, porque pensou que isso a iria magoar e levá-la a fazer algo que ele não quer que faça.

Algo como implorar e suplicar, pedir explicações, zangar-se ou sentir-se culpado.

Ele não queria que se recusasse a aceitar a separação porque já tinha decidido terminar a relação consigo. Só precisava que o aceitasse para ver que ia ficar bem e que ele podia seguir em frente.

Se não lhe mostrar que consegue lidar com a ansiedade de separação e com o medo de ficar sozinha depois da separação, ele vai perder o respeito por si e vai querer falar consigo ainda menos.

Por isso, responda com confiança e autoestima elevada, mostrando-lhe que não depende emocionalmente dele e que está bem com ou sem ele.

É isso que o homem secretamente quer ver: quer provas de que é autossuficiente e forte o suficiente para enfrentar tudo o que a vida lhe atira.

Talvez seja tarde demais para isso, mas quando ele acabar contigo dizendo que não vê futuro contigo, podes simplesmente dizer: "Compreendo, obrigada por me dizeres. Reparei que as últimas semanas não foram as mesmas de antes. O que achas que correu mal?"

Se não exigir explicações, mas antes perguntar ao rapaz se ele faz alguma ideia da razão da separação, talvez ele lhe diga a verdade.

Seja o que for que ele decida contar-lhe, agradeça-lhe a honestidade e deseje-lhe felicidades.

O que fazer quando ele não vê um futuro consigo?

Quando um homem diz que não vê futuro consigo, nada o vai convencer a querer vê-la agora ou no futuro. É por isso que a única coisa que resta fazer é afastar-se dele e deixá-lo desfrutar da vida sem si.

Quanto mais cedo der espaço ao seu ex, menos o sufocará e irritará, e mais forte se sentirá e mais atraente parecerá.

Não perca o seu tempo a fazer uma regra de 30 dias sem contacto ou qualquer outra regra ou técnica que encontre na Internet. Em vez disso, faça a regra de ausência de contacto por tempo indeterminado, porque essa é a única regra que encorajará o seu ex a contactá-lo quando ele estiver pronto para o fazer.

Enquanto se afasta do seu ex, deve tentar perceber o que correu mal. Perceber porque é que a separação ocorreu dar-lhe-á uma conclusão, o que é bom para a sua saúde. Em segundo lugar, deve começar a trabalhar para melhorar os seus defeitos. Ninguém é perfeito, por isso deve haver coisas que pode melhorar.

Se não encontrar nada em que possa trabalhar, é porque ainda não reflectiu o suficiente sobre o assunto.

E, em terceiro lugar, tente esquecer o seu ex. Pode fazê-lo falando sobre a separação com um terapeuta, um familiar ou um amigo. Não importa com quem fala, desde que ele ou ela o ouça e lhe dê respostas empáticas.

O seu ex irá contactá-lo quando se sentir preparado para o fazer e tiver uma razão para o fazer. Por isso, continue a curar-se e a crescer como pessoa. Tem de saber quem é e qual é o seu valor quando o seu ex a contactar, caso contrário, ele não a respeitará nem terá um sentimento positivo em relação a si.

Em vez de desenvolver sentimentos, ele verá que vocês não são iguais em termos de poder e respeito por si próprio e que tomou a decisão certa ao deixá-lo.

Se quer que o seu ex volte, não deve dar-lhe a impressão de que está a lutar para seguir em frente. Tal como não impressionaria uma pessoa qualquer dizendo que está desesperado por uma relação, também não impressionará o seu ex.

Só vais fazer com que ele tenha pena de ti e perca o interesse.

Por isso, se o seu ex-namorado ou alguém com quem acabou de sair casualmente disse que não vê futuro consigo, aceite a separação imediatamente e comece a não estabelecer contacto. A sua dignidade, saúde e bem-estar dependem disso.

Como é que se sentiu quando um homem lhe disse que não vê futuro consigo?

No entanto, se quiser falar sobre o seu ex. connosco em privado, contacte-nos através da nossa página de coaching.