Se está à procura de como ultrapassar uma separação, veio ao sítio certo. Encontrei as dicas mais úteis e compilei-as. Utilize estes métodos comprovados para ultrapassar um desgosto de amor.

Isto pode funcionar tanto se não quiser ter nada a ver com o seu ex como se ainda o quiser de volta.

As separações podem ser brutalmente difíceis, tanto para quem deixa a relação como para quem a deixa. Quanto mais tempo durou a relação, mais apegados ficaram um ao outro.

As pessoas que saem de uma relação duradoura precisam de algum tempo para sarar devidamente. Um mês é um período de tempo razoável para começar a pensar com clareza e pôr a sua vida em ordem.

Passados mais dois meses, deverá estar novamente a funcionar em pleno e começar a fazer as coisas de que gosta.

Aqui estão as dicas que deve começar a implementar imediatamente para ultrapassar uma separação.

Socialização

Comece a ver os amigos e a família com mais frequência, pois são eles que o vão ajudar a manter os pés no chão. É provável que os tenha negligenciado ao passar a maior parte do tempo com o seu ex.

A sua empatia para com a sua situação específica pode ajudá-lo a tremendamente O simples facto de falar com eles sobre a separação pode ajudá-lo a sentir-se muito melhor, mesmo que seja apenas por um curto período de tempo.

Não se limite a falar-lhes de todas as coisas que o seu ex disse e fez, mas ouça-os também. Lembre-se que uma conversa é sobre todas as pessoas envolvidas, não apenas sobre si.

Saia com os seus amigos e tente relaxar. Façam actividades divertidas em conjunto, como jogar bilhar, jogos de tabuleiro, dançar, jogos de vídeo, etc.

Não há problema se não estiver no seu melhor, mas mostre-lhes que está a tentar lidar com a tristeza pós-separação.

Conheça pessoas novas, fale com estranhos, faça turismo, ajude a alimentar os sem-abrigo, junte-se a uma instituição de caridade e faça voluntariado. As possibilidades são infinitas.

Prosseguir a sua carreira

Se trabalhar a partir de casa é algo que deseja fazer, aprenda uma competência desejada e comece a ganhar dinheiro a partir do conforto da sua casa.

Seja qual for o caso, deve dedicar-se ao seu trabalho, pois é uma das melhores formas de esquecer o seu ex.

Preocupe-se e sobrecarregue-se com tarefas que antes estava "demasiado ocupado" para fazer. Pergunte ao seu chefe se há mais alguma coisa em que possa ajudar. Nunca se sabe, pode até conseguir uma promoção. É uma situação em que todos ganham.

Ir ao ginásio

Se tem descurado o seu corpo ao longo dos anos, chegou a altura de deixar de beber coca-cola e comer batatas fritas. Inscreva-se em aulas gratuitas no seu ginásio local e perca alguns quilos.

Ficará surpreendido com a forma como ótimo As endorfinas, libertadas por todo o corpo após um treino decente de pelo menos 30 minutos, dão-lhe energia.

A atividade física mantém a depressão afastada e dá-lhe uma enorme força para fazer as suas tarefas diárias.

Não se limite a ficar deitado a comer gelado. Pratique desporto, corra, dance, qualquer coisa que faça o seu coração disparar. Junte-se a fóruns de exercício, como o de musculação, e seja encorajado por outros.

Eles têm histórias de sucesso para partilhar e você também pode ter uma sua.

Entregar-se a passatempos abandonados e novos

Quer se trate de andar de bicicleta, jogar bowling, patinar ou colecionar selos, está na altura de recuperar as suas antigas e esquecidas identidade voltar.

Torne-se interessante e procure novas actividades para fazer na sua área. Inscreva-se no Meetup ou no Groupon e conheça novas pessoas divertidas através de interesses comuns ou novos.

Não importa se é uma pessoa introvertida ou tímida, ninguém o vai julgar.

Espiritualidade

A meditação e o ioga são métodos de relaxamento cientificamente comprovados que fazem maravilhas quando utilizados com diligência.

Dizem que se deve meditar pelo menos 20 minutos por dia, concentrando-se na respiração. Pode ajudar-se a aprender ouvindo vídeos de meditação guiada online.

Algumas das coisas em que a meditação pode ajudar são o sono, a ansiedade, o stress e o bem-estar emocional. Uma das melhores formas de utilizar a meditação é..:

  • sentar-se numa cadeira, no chão ou em qualquer sítio confortável (posição de lótus ou livremente)
  • inspirar lentamente pelo nariz durante oito segundos
  • suster a respiração durante 5 segundos
  • expirar durante 7 segundos
  • A chave é concentrar-se na respiração, sentindo o ar a entrar e a sair dos pulmões
  • acalmar a sua mente mantendo-se concentrado apenas na meditação

A parte mais difícil da meditação é manter-se concentrado apenas na respiração. Com o tempo, torna-se mais fácil praticar, por isso não desista antes de começar a ver resultados duradouros.

Não penses na separação

Pare com a obsessão de pensar constantemente no seu ex-parceiro. Remova as lembranças, como fotografias, presentes, notas e tudo o que lhe traga recordações.

É perfeitamente normal ver a cara do seu ex em todo o lado durante algum tempo depois de uma separação, o que significa que a sua ligação era de natureza ansiosa e que precisa de mais tempo para recuperar a confiança e começar a avançar novamente na vida.

Acabar com a perseguição nas redes sociais

Uma das melhores maneiras de esquecer o seu ex é desligar-se dele ou dela online. Perseguir a publicação do seu ex no Facebook ou no Twitter não lhe vai servir de nada.

De facto, vê-lo com outra pessoa só o vai fazer recuar vários passos. Deixe de o seguir ou apague-o, dependendo da sua capacidade de resistir à tentação de ver o seu estado e de se magoar com isso. Como diz o ditado, longe da vista, longe do coração.

Não se aproxime

Afaste-se o mais possível do seu ex fisicamente, pois vê-lo pode fazer o seu coração disparar a 160 quilómetros por hora.

Se sabe que o seu ex vai à mesma festa que você, cancele os planos e vá a um bar local.

Se se relacionarem fisicamente, isso pode trazer de volta as memórias e a nostalgia da relação. No caso de acabar por ver o seu ex, deve evitar a dor, simplesmente afastando-se.

Não ouvir canções tristes/românticas

Nada o deprimirá mais do que as canções que costumavam apreciar juntos. Sempre que uma canção em comum passa na rádio, lembrar-se-á do seu ex. Evite sofrimento adicional saltando e evitando essas canções sempre que possível.

Quando estiver em casa, evite ouvir músicas tristes em geral. As músicas tristes e deprimentes fazem-lhe mais mal do que bem. Em vez de ouvir Ed Sheeran, aumente o volume de algo com uma batida. Pessoalmente, gosto de ouvir música rock de treino porque me levanta o ânimo.

Começar a namorar

É isso mesmo, comece a namorar o mais depressa possível, pois é uma das melhores formas de esquecer a sua relação passada.

Antes de mais, um pequeno aviso: certifique-se de que o seu coração está curado, para evitar que se revolte. Não vai querer começar a sair com outra pessoa, só para se apoiar nela para obter apoio emocional.

Se ainda estiver na fase de luto da separação, diga a essa pessoa que deseja levar as coisas muito devagar para ter tempo de curar as feridas.

Melhorar a si próprio

Trabalhe em si próprio para se tornar a melhor versão de si mesmo. Esforce-se por expandir a sua zona de conforto para começar a viver a sua vida novamente. Quebre os velhos hábitos, substituindo-os por novos.

Mude completamente as suas rotinas, desde o momento em que acorda até à hora de ir para a cama. Mais cedo ou mais tarde, começará a gostar da sua nova vida sem o seu ex. Pode até preferi-la à antiga.

Começar a escrever no diário

Escrever pode ser uma forma muito terapêutica de pôr os seus pensamentos para fora, sem incomodar os seus amigos. Sempre que tiver algo em mente, escreva as respostas às seguintes perguntas:

  • Qual é exatamente o problema e porquê? (pormenorizar)
  • O que pode fazer e porque não se deve preocupar
  • Como é que se pode resolver o problema? escrever resultados após )

Da próxima vez que o mesmo problema ocorrer, releia as suas notas e lembre-se de como ultrapassou esse problema. 90% de todas as preocupações são inúteis.

Quando voltar a entrar em pânico ou a ficar stressado, lembre-se de uma das minhas citações favoritas de Anthony Robbins: "Nada na vida tem significado, exceto o significado que lhe damos."

Por palavras minhas: quanto mais importância damos a um problema, mais acabamos por nos preocupar.

Arranjar um animal de estimação

Está cientificamente provado que quem tem um animal de estimação vive uma vida com menos stress. Os animais, como os gatos e os cães, por exemplo, reduzem extremamente os níveis de stress. O seu amor incondicional anima-nos sempre. Acariciá-los liberta endorfinas no nosso corpo, fazendo-nos sentir bem. Por isso, da próxima vez que se sentir em baixo, abrace um gato fofo e mostre-lhe todo o amor do mundo.

Afirmações positivas

Quando der por si a debater-se depois de uma separação, diga a si próprio em voz alta e com confiança "Eu consigo fazer isto, vai correr tudo bem, sou inteligente, fantástico, bonito, bem-parecido, gentil..." Seja o que for que o esteja a incomodar neste momento. Ao fazer isto, está a reconectar o seu cérebro, o que afecta a forma como se sente.

O segredo é falar a sério e fazê-lo várias vezes por dia durante, pelo menos, 21 dias. As afirmações positivas vão mudar o seu estado de espírito e dar-lhe a energia de que precisa para funcionar. Eis como fazer afirmações corretamente:

  • falar sempre no presente do indicativo (estou confiante, estou a ficar cada vez mais confiante todos os dias). não dizer "vou ultrapassar isto". não indica o momento e não tem qualquer poder.
  • faça-o várias vezes por dia, de preferência ao acordar e antes de dormir. O cérebro está mais recetivo nessas alturas.
  • acreditam genuinamente que funciona e sentem-no a funcionar.
  • manter o hábito para que as afirmações se tornem um hábito (mín. 21 dias).
  • Pode também escrevê-las, ouvi-las, vê-las no ecrã, dizê-las em voz alta ou pensar nelas. Faça o que for melhor para si.

Estar super ocupado

Leia livros, escreva livros, veja o YouTube, filmes, ofereça ajuda a quem precisa, cozinhe, limpe, organize... já percebeu.

A mente humana não consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, desde que esteja absorvida por uma tarefa em mãos.

Aproveite para fazer actividades que desafiem a mente, como conversar, Sudoku, passatempos que exijam concentração, exercício físico. Ficará surpreendido com o tempo que conseguirá passar sem pensar no seu ex.

Não perder tempo em casa

Isto é predominantemente uma coisa de homens, uma vez que enclausuramos os nossos sentimentos e ficamos deitados a sentir pena de nós próprios. Em vez disso, seja produtivo e saia de casa, mesmo que seja apenas para uma caminhada de 15 minutos. Quando voltar, ter-se-á sentido muito melhor, apenas por ter aumentado os seus níveis de atividade.

O seu ex espera que se afunde na pena, por isso torne-se imprevisível e faça o contrário. Procure na sua área lugares onde ainda não esteve e viva novas aventuras divertidas.

Ficar em casa deixá-lo-á com demasiado tempo livre e fará com que a nostalgia venha ao de cima. Evite sentir-se triste e esforce-se. Vá às compras, faça caminhadas, passeie o cão, pratique ténis ou qualquer outra coisa que lhe interesse.

Dê uma volta à sua vida

Utilize a separação como motivação para sair da sua zona de conforto e dar uma reviravolta na sua vida. Uma vez que o mundo se abateu sobre si e parece ser o fim, esta é, na verdade, uma grande oportunidade para voltar a pôr as coisas em ordem.

Agora que tudo está separado na sua vida, pode juntar estrategicamente a vida antiga e a nova. O que quero dizer com isto é que a separação pode servir como um recomeço da sua vida pessoal. Pode decidir quando, onde e o que quer fazer na vida.

Por exemplo: não está satisfeito com os alimentos pouco saudáveis que consome. Esta é uma óptima oportunidade para finalmente fazer algo a esse respeito.

Que tal mudar de passatempos, de pessoas, de lugares que visita? Consegue pensar num motivador melhor do que a separação para ter o desejo de mudar essas coisas?

Uma rutura é uma onda de emoções poderosas que podem dar-lhe a motivação e a determinação para fazer uma mudança na sua vida.

Pegue na experiência negativa e transforme-a numa vantagem para si. Mostre ao mundo que a separação não o destruiu, mas que o transformou.

Como ultrapassar uma separação? O que acha que funciona melhor? Deixei alguma coisa de fora? Partilhe as suas ideias nos comentários abaixo.