Se a sua ex o deixou pela ex dela e está a pensar no que fazer, a primeira coisa que tem de fazer é parar de lutar pelo amor perdido. A sua ex pensou muito antes de o deixar pela ex dela e, muito provavelmente, terá de pensar muito antes de mudar de ideias e voltar.

É claro que ela também pode voltar por impulso, mas, nesse caso, o mais provável é que a sua ex se vá embora outra vez, porque voltaria por ela própria e não seria capaz de desenvolver amor e respeito.

O amor e o respeito durante e depois da relação são essenciais. São os dois sentimentos mais importantes que a sua ex precisa de sentir depois de deixar o novo namorado. Quanto ao que ela precisa de sentir antes de deixar o namorado, é desilusão, arrependimento, ansiedade e muita dor.

Em termos simples, antes que a sua ex possa voltar, ela precisa de sentir emoções negativas pelo namorado e emoções positivas, como o amor, por si.

Mas há apenas um problema.

Não pode obrigar a sua ex a amá-lo à força, pois o amor é tanto uma escolha como um sentimento, mas pode, no entanto, preparar o terreno para que o amor se desenvolva, pedindo muito espaço (respeito) e mostrando à sua ex que é uma pessoa segura que não vai implorar e suplicar por outra oportunidade de romance.

Ninguém sabe se a sua ex vai voltar depois de o ter deixado pelo ex dela, mas antes de a sua ex poder voltar, precisa de saber que a sua ex terá primeiro de passar pelas 6 fases de recuperação.

Ela terá de deixar de se apaixonar pelo novo parceiro e perceber que és muito melhor do que a pessoa por quem ela te deixou.

Neste post, vamos falar sobre o que fazer quando a sua namorada o deixa pelo ex.

Porque é que ela me deixou pelo ex?

Se a sua ex o trocou pelo ex dela, é evidente que ela andou a falar com o ex nas suas costas. Falou com ele, encontrou-se com ele, criou laços com ele e possivelmente até o traiu fisicamente com ele.

Não posso dizer exatamente o que a sua ex fez na sua ausência, porque isso é algo que só a sua ex sabe, mas posso dizer-lhe que a sua ex o tomou por garantido, abandonou a sua moral e ficou muito próxima do seu ex sem que você se apercebesse.

Ela fez isso porque admirava a atenção do ex e tomou uma decisão impulsiva de perseguir o reconhecimento dele em vez do seu.

Apesar de você ser o namorado dela, a sua ex queria mais a atenção do ex dela porque ele era a pessoa com quem ela tinha uma ligação emocional mais forte no passado.

Por vezes, um laço mais forte pode ser um laço pouco saudável, criado com codependência, abuso, desequilíbrios de poder e muitos altos e baixos.

Talvez já tenha ouvido dizer que algumas mulheres (ou homens) deixam os seus bons parceiros para voltarem para os seus ex abusivos, controladores e maus. Essas pessoas não deixam os seus parceiros porque os seus parceiros são piores do que os seus ex.

Isso não seria de todo lógico.

Deixam-nos porque a ligação doentia com os seus ex leva-os a sentir de novo os altos e baixos do passado. Estou a falar das emoções que mudam de um lado para o outro (do positivo para o negativo) com frequência.

É preciso compreender que as pessoas que voltam para os seus ex nem sempre apreciam a estabilidade de uma relação. Por vezes, preferem o "drama" porque o drama fá-los sentir vivos e diz-lhes que a sua relação está a progredir e que vale a pena lutar por ela.

Eu sei que isto não faz muito sentido, mas infelizmente é verdade. As pessoas muitas vezes anseiam por relações pouco saudáveis (especialmente se foram codependentes) muito mais do que por relações que foram estáveis e positivas na sua maioria.

Sentem falta da sensação boa que tiveram depois de terem remendado as coisas com os seus parceiros e desejam poder voltar a sentir esse aumento de emoções.

Pessoalmente, conheço algumas mulheres que preferem estar com um homem jogador do que com um homem que tem a sua vida planeada. Suponho que dão mais valor aos homens jogadores porque esses homens tratam mal as mulheres (mostram-lhes que não precisam delas) e, ao fazê-lo, fazem com que as mulheres se esforcem mais pelo amor e pelo reconhecimento.

Muitas mulheres acabam por aprender que é muito mais fácil trabalhar com uma pessoa emocionalmente equilibrada (madura) do que com uma pessoa imatura e egocêntrica. Mas, infelizmente, primeiro têm de se magoar ao ponto de tomarem uma decisão consciente de deixarem de sair com homens imaturos e começarem a procurar alguém com quem possam assentar.

Quando uma pessoa não tem racionalidade, conhecimento, gratidão e força de vontade, uma relação altamente emocional pode parecer melhor do que uma relação estável.

Pode parecer mais gratificante, apesar de ser altamente desequilibrado.

Aqui estão 5 razões pelas quais a sua ex o deixou pela ex dela.

Ela voltou para o seu ex! Será que vai durar?

A não ser que consiga ver os pontos negativos da nova relação do seu ex, é quase impossível prever se a relação do seu ex vai durar. Na maior parte das vezes, só os parceiros íntimos sabem se vai durar, pois são os únicos que têm conhecimento da sua relação.

Qualquer outra pessoa para além deles é apenas um observador distante que só pode especular com base nas coisas que ouve e vê.

Isto significa que as especulações nem sempre são exactas e que, por vezes, consistem numa mistura de desejos pessoais, expectativas elevadas e muitas falsas esperanças. Por isso, se estiver a pensar: "Será que ela vai voltar se me deixar pelo ex?", tenha em mente que isso depende da qualidade da relação entre eles.

Se a relação deles for boa ou quase tão boa como a sua, é provável que dure, pelo menos durante algum tempo, porque estão apaixonados.

Mas se não tiverem aprendido muito com a separação e apresentarem os mesmos padrões de comportamento de antes, a relação acabará por ter o mesmo destino: acabará porque nada de significativo melhorou desde a última vez que namoraram.

Independentemente do que o seu ex faça depois da separação, é extremamente importante que não analise o seu ex e o novo parceiro do seu ex. Não deve saber o que se passa na vida deles, porque estudar todos os movimentos do seu ex vai acabar com a sua esperança de reconciliação da pior maneira possível.

Isso desencadeará a sua ansiedade de separação e fará com que se arrependa de ter ido ver o seu ex num momento de fraqueza.

Por isso, deixe de seguir ou apague o seu ex nas redes sociais ou desactive a sua conta. Faça o que for preciso para evitar a dor e lembre-se de que saber como está o seu ex durante a ausência de contacto não aumenta nem diminui as hipóteses de o seu ex voltar.

Isso só o deixará ansioso e tornará a mudança muito mais difícil do que é necessário.

A tua ex deixou-te pela ex dela porque queria fazer as pazes com a ex dela

Quer a sua ex tenha deixado o ex dela ou o rapaz a tenha deixado, a sua ex sentiu-se responsável por dar outra oportunidade à sua relação altamente emocional. Ela pensou que eles ou algo externo tinham mudado e que a relação seria muito melhor da segunda vez.

Não posso dizer se as coisas mudaram realmente porque não faço ideia do que se passa com a sua ex e o novo namorado dela.

Mas uma coisa que sei é que a sua ex não mudou em termos de honestidade e lealdade. Em vez de lhe contar sobre o ex, a sua ex escondeu-o de si e escolheu a forma cobarde de sair da relação, traindo-o (emocionalmente) e voltando para ele.

Ela queria estar com a pessoa com quem era "suposto estar", por isso deixou-o por ele assim que concordaram em dar outra oportunidade à sua relação.

Ela pode ter-se sentido culpada (e possivelmente ainda se sente), mas a culpa não significa que ela o ame, sinta a sua falta ou se arrependa de o ter deixado. Tudo o que significa é que ela está desiludida com o seu comportamento e que gostaria de não o ter traído e magoado.

Se a sua ex o deixou pelo ex dela, tem de compreender que a sua ex ou não ultrapassou o ex ou não teve força para resistir às tentações de se envolver emocionalmente com ele outra vez.

De qualquer forma, ela não estava preparada para estar consigo ou com alguém que não fosse o seu ex, porque ele era o único que a fazia sentir nostalgia.

Em momentos como este, é importante não se culpar e não se comparar com o novo namorado da sua ex. Ela não o deixou por ele porque o novo namorado era a sua noite de glória.

Ela deixou-o porque não fez o trabalho necessário para processar o passado, melhorar a si própria e encerrar o capítulo com o seu ex.

Se a sua ex-namorada o deixou pelo ex-namorado e você a quer de volta, tenha em mente que não há nada que possa (ou deva) fazer para voltar para a sua ex. Ela não quer que você lute por ela ou compita com o namorado, porque ela fez a escolha de estar com ele.

Eu sei que é difícil, mas a decisão dela é reforçada pelas hormonas do amor, como a oxitocina e a vasopressina, o que significa que ela sente emoções fortes por ele devido à novidade e também à familiaridade íntima.

O que é que eu faço se ela me deixar pelo ex?

Se a sua ex-namorada escolheu o ex em vez de si, deve fazer o seu melhor para não diminuir o respeito que ela tem por si. Deve evitar o maior número possível de erros pós-separação e mostrar-lhe que o seu mundo não gira à volta dela.

Implorar e suplicar por outra oportunidade ou tentar ser amigo dela não vai conseguir o que quer, apenas vai dizer à sua ex que o seu amor por ela é mais forte do que o dela por si e que estará sempre por perto, quer ela o mereça ou não.

O melhor que pode fazer nesta situação é mostrar-lhe que se respeita mais a si próprio do que a ela e que ela não é tudo o que tem. O namorado ou namorada de ninguém deve ser o principal objeto de atração, e o seu também não.

Especialmente agora que ela é a tua ex-namorada.

Por isso, tente ultrapassar a dor que ela lhe causou e viva com um objetivo. Viva primeiro para si e depois para uma pessoa que o ame (não o seu ex).

Ao voltar a centrar-se em si, estará a transmitir ao seu ex que aceita a separação e que não vai desperdiçar o seu tempo e energia com uma pessoa que não pensa o mesmo de si.

Depois de se afastar, sentirá quase imediatamente um afastamento e uma forte vontade de o contactar. Vai sofrer como nunca e ponderar obsessivamente se tomou a decisão certa ao deixar a sua ex-namorada sozinha com o namorado.

Quando isto acontece, é da maior importância que tente manter-se ocupado e aderir às regras de não contacto. Lembre-se de que a sua ex ainda está numa relação e que não há nada que possa fazer para a "roubar" ao namorado.

Nas relações românticas, as pessoas têm determinados sentimentos e formas de pensar, pelo que não existe tal coisa como roubar uma pessoa a outra. A única forma de recuperar a sua ex de outro homem é da forma simpática - esperando que a sua ex se aperceba de que a sua relação não é diferente da anterior e que você é MUITO melhor em comparação com o namorado.

Se você for melhor e/ou se o novo rapaz for muito cruel com o seu ex, é muito provável que se separem quando a relação passar por demasiadas dificuldades.

Se não estiver MUITO Se o tipo for melhor ou se for semelhante a si em muitos aspectos, é provável que a sua ex se mantenha fiel ao namorado. Não verá motivos para voltar, porque se contentará com a pessoa com quem está.

Isto não significa que vão ficar juntos para sempre, mas sim que podem demorar meses ou anos a encontrar problemas sérios.

Então, o que fazer se ela o deixou pelo ex?

Não faça nada, pelo menos no que diz respeito a reconquistá-la do novo namorado. Tem algo muito mais importante em que trabalhar. Tem de reparar a perceção de si próprio que o seu ex destruiu cruelmente.

Por isso, comece a recuperar dos maus tratos do seu ex e faça o que puder para o esquecer. Chegará o momento em que deixará finalmente de pensar no seu ex e começará a pensar nas coisas que interessam.

O facto de estar fixado no seu ex neste momento significa que o colocou num pedestal e negligenciou a sua autoestima. Perdeu de vista a pessoa que deveria estar sempre em primeiro lugar - você.

Não vai ser fácil e vai levar tempo, mas aumentar a sua autoestima é a coisa mais importante em que se pode concentrar, quer a sua ex o tenha deixado pela ex dela, pelo seu amigo ou por um completo estranho que conheceu num bar.

Supere o seu ex e recupere-se

Se a sua ex o deixou pela ex dela e você quer a rapariga de volta apesar da traição final, saiba que a quer de volta pelas razões erradas. Não a quer de volta porque ela é a pessoa mais perfeita do planeta.

Afinal, ela traiu-o, por isso está longe de ser a sua parceira ideal.

Deseja-a de volta devido à ligação que desenvolveu com ela antes da separação e às hormonas de felicidade que ela lhe negou ao traí-lo e ao substituí-lo.

Se pensar racionalmente sobre isto por um minuto, vai perceber que a sua ex não é a pessoa que você fez com que ela fosse. Cada fibra do seu corpo está a dizer-lhe que ela é, mas a única razão pela qual se sente assim é porque ela o tratou muito, muito mal e se apresentou como uma pessoa que merece alguém melhor.

Ela pode ter sido boa para si ao longo da relação e, por vezes, pode tê-la tomado por garantida, mas isso não importa agora. O que importa é que ela o traiu com o ex e mostrou-lhe do que é capaz no seu pior.

Sim, todos nós temos demónios dentro de nós. Todos nós somos capazes de negligenciar os outros e de lhes causar danos. Mas trair alguém de quem gostamos (ou de quem devíamos gostar) não é nada comparado com os nossos pequenos demónios.

Ao contrário de ofender alguém verbalmente de forma não intencional, a traição é um ato deliberado que afecta um homem de uma forma muito negativa. Atinge a sua confiança e diz-lhe que outra pessoa está com a pessoa que ele pretendia.

Não estou a falar no sentido literal, claro, mas os homens podem ser bastante territoriais e possessivos. Nem sempre verbalizam que gostam de uma pessoa, mas isso não significa que não se apeguem e se magoem.

É claro que não são só os homens que sofrem com a traição. As mulheres também são afectadas pela traição. Tendem a sofrer de depressão mais frequentemente do que os homens, mas também recuperam mais rapidamente graças ao seu excecional sistema de apoio.

A verdade é que a traição não torna a sua ex melhor do que você, mas sim uma pessoa impulsiva, com falta de moral e um autocontrolo inadequado.

Quando se distanciar e perceber que o seu ex tem problemas sérios para resolver, acredite que terá um "momento aha" e rapidamente perderá o respeito pelo seu ex. Aprenderá que o seu ex não apreciou o que tinha porque se permitiu desenvolver sentimentos pelo seu ex.

Melhore os seus defeitos e deixe o seu ex para trás

Uma ou duas semanas após a separação, a pior ansiedade de separação será superada e a compostura será recuperada. Estará longe de estar curado, mas será capaz de realizar as tarefas diárias com muito mais facilidade.

É muito importante que se recomponha o mais rapidamente possível e que utilize o seu precioso tempo pós-separação para melhorar os seus defeitos.

Mesmo que o seu ex a tenha deixado por outro homem, deve dedicar pelo menos alguns meses do seu tempo a descobrir e a melhorar as suas falhas. Não se culpe pelos erros que cometeu, claro, mas admita onde errou e como deveria ter-se comportado.

Quanto mais tempo e esforço investir em si mesmo após a separação, mais irá melhorar e maior será a diferença de maturidade entre si e o seu ex.

Poderá não se aperceber imediatamente da diferença, porque continuará a ver o seu ex como a pessoa mais importante, mas com o passar do tempo, a perceção irrealista do seu ex começará a ceder.

Eventualmente, irá desfazer-se - e é nessa altura que descobrirá a verdadeira personalidade do seu ex e perceberá que ultrapassou o seu ex em muito.

Não quero que fales mal da tua ex ou que odeies a tua ex pelo que ela fez. Não é nessa direção que deves ir. Deixa que o karma te apanhe a ex.

Queremos chegar a um ponto em que dizemos: " A minha ex traiu-me com o ex dela. Ela não se preocupou minimamente com o meu bem-estar, mas eu perdoei-a na mesma. Na verdade, tenho pena dela porque não aprendeu nada com a traição. Espero sinceramente que não volte a trair."

Se atingir o estado de neutralidade total e não sentir qualquer desprezo pelo seu ex, terá conseguido transformar-se numa pessoa que o seu ex só poderia sonhar em ser.

Por isso, esforce-se por aprender e melhorar com a sua experiência. Provavelmente, não voltará a ter outra oportunidade como esta.

Ela deixou-me pelo seu ex e agora quer-me de volta

Se uma rapariga o deixou pelo seu ex e voltou, o seu ex acabou com o ex dela devido a demasiados problemas antigos e novos.

É preciso ter muito cuidado ao voltar para esta rapariga, porque pode ser a opção de reserva da sua ex. Pode ser um ponto de paragem antes do próximo tipo ou talvez até da ex dela, uma vez que algumas ex voltam sempre para os seus ex.

Para ver se a sua ex é uma dessas pessoas, teste-lhe a paciência, a força de vontade, o arrependimento e o empenho. Diga-lhe que ainda não tem a certeza de a aceitar de volta (seja firme) e que gostaria de lhe dar 2 a 3 semanas para provar que voltou pelas razões certas.

Durante essas semanas, ela terá de trabalhar arduamente para melhorar as suas capacidades de comunicação e tudo aquilo em que era má antes. Terá de ter medo de o perder.

Certifique-se de que mantém sempre o controlo do processo de reconciliação. Não mostre sinais de fraqueza e pareça extremamente feliz por tê-la de volta, caso contrário ela pode voltar a tomá-lo por garantido.

O objetivo da ausência de contacto era aumentar a sua autoestima e o seu valor aos olhos dela, lembra-se? Não se esqueça desta parte se estiver a tentar reatar a relação com a sua ex e mantê-la interessada.

A confiança que transmite antes e durante a fase de reconciliação é extremamente importante. Por isso, certifique-se de que mantém o controlo das suas emoções e da forma como o seu ex a vê, equilibrando a dinâmica de dar e receber na relação.

Ao cuidar de si própria, não estará a fazer jogos com o seu ex. Apenas se certificará de que ele vê o seu valor.

O seu ex deixou-o pelo ex dela e magoou-o muito? Diga-me como reagiu à traição comentando abaixo.

Além disso, se estiver à procura de orientação personalizada 1 a 1, clique aqui para saber mais sobre os nossos planos de formação.