Aparecer em casa do seu ex sem aviso prévio é provavelmente uma das piores coisas que pode fazer enquanto dumpee. Não só choca o seu ex, como também o obriga a comunicar consigo e a sentir-se mal por o ter magoado.
Fazemos cinco coisas ao mesmo tempo: culpamos o nosso ex, sufocamos o nosso ex, envergonhamos o nosso ex, irritamos o nosso ex e fazemos com que o nosso ex perca todo o respeito por nós.
Aparecer sem avisar em casa do seu ex é uma das formas mais rápidas de fazer com que ele perca o interesse e a curiosidade e deixe de querer ter algo a ver consigo.
A única forma mais rápida de ficar do lado mau do seu ex é ameaçando-o e/ou vingando-se.
Se ainda não apareceu em casa do seu ex sem convite, o melhor conselho é o mais simples: não apareça à porta do seu ex. Em vez de se envergonhar e de deixar o seu ex desconfortável, preserve o seu valor como ex e como ser humano, mostrando-lhe que tem a força e o conhecimento para se manter afastado do seu ex e meter-se na sua vida.
Não será fácil não implorar e suplicar ao seu ex por outra oportunidade enquanto todas as fibras do seu corpo lhe dizem para obter validação da sua pessoa mais importante, mas tem de compreender que implorar não fará com que o seu ex perceba o quão estúpido foi por o ter deixado.
Se o seu ex tiver pena de si (se ele for compassivo), o efeito será o oposto do desejado, ou seja, será negativo, pois fará com que o seu ex veja que está desesperada e que é incapaz de aceitar a separação.
A negação, o desespero, a obsessão e os impulsos irresistíveis simplesmente não são atractivos. As pessoas que abandonam a relação acham-nos repulsivos, pois sentem-se forçados a comunicar e a ajudar o seu ex. As pessoas que abandonam a relação sentem-se pressionadas a fazer algo que não querem, quando tudo o que querem é desfrutar da sua paz e tranquilidade.
Isso explica o facto de se sentirem pouco ouvidos e desrespeitados e de se irritarem tão rapidamente.
Se estava extremamente ansioso e apareceu em casa do seu ex sem aviso prévio na esperança de o voltar a atrair, provavelmente as coisas não correram muito bem. Esperava que o seu ex reparasse no seu empenho na relação e na vontade de corrigir os seus erros.
Esta perceção pouco saudável, infelizmente, diminuiu a vontade de conversar do seu ex, deu-lhe mais poder e fê-lo ficar contente por as coisas terem acabado de vez.
Não quero que te culpes por apareceres em casa do teu ex sem avisar e te sentires pior do que já te sentes. Mas quero que percebas que convidares-te para ir a casa do teu ex é um erro de separação que não vai impressionar o teu ex.
É provavelmente um eufemismo, uma vez que tornará uma situação já complicada ainda mais complicada.
Tem de se lembrar que sempre que toma a iniciativa e diz, mostra ou até insinua uma reconciliação, faz com que o seu ex levante imediatamente a guarda, torna mais difícil para o seu ex sentir-se confortável consigo e elimina quaisquer dúvidas que o seu ex possa ter sobre a separação.
Cada rejeição direta ou indireta também aumenta a sua dependência do seu ex e diminui a sua confiança e autoestima (que é o que atraiu o seu ex para si em primeiro lugar).
Se não estava desesperada por atenção e amor quando ainda estava a conhecer o seu ex, também não deve estar desesperada agora. Também não deve agir como se estivesse mais feliz do que nunca e fazer jogos de ciúmes, pois isso pode fazer com que pareça manipuladora e imoral.
Em vez disso, o que deve fazer é manter-se firme e dar ao seu ex o espaço que ele ou ela pediu.
Espaço significa que deve deixar o seu ex em paz e deixá-lo contactá-lo se ou quando ele quiser. O seu ex pode não o fazer tão cedo, porque se a separação for recente, o seu ex está a passar pela fase inicial da separação.
Mas, apesar disso, deve ser forte e estar disposto a esperar o tempo que for preciso. Esperar não significa que não faça literalmente nada da sua vida e fique à espera que o seu ex lhe envie uma mensagem ou lhe ligue. Implica que se desligue do seu ex e desista de tentar manter o controlo da separação.
Só assim é que o seu ex voltará a respeitá-la e deixará de ter medo de falar consigo.
Por isso, se está magoada e quer fazer a reconciliação com as suas próprias mãos, não apareça à porta do seu ex e não se degrade. Não persiga alguém que não quer nem merece ser perseguido. Tem de perceber que o seu ex desistiu de si e que os desistentes não podem nem devem ser convencidos.
Devem ser deixados em paz para fazerem o que querem.
Não importa se foi abandonado porque traiu o seu ex e finalmente se apercebeu de como ele era importante para si. As suas realizações e o seu zelo pela reconciliação não interessam ao seu ex porque a separação já não tem a ver consigo e não está sob o seu controlo.
Tem a ver com o seu ex e está sob o controlo do seu ex, porque o seu ex perdeu o interesse e decide o que quer e o que não quer.
Isso significa que o seu ex tem poder sobre si e continuará a tê-lo até:
- Melhora a sua autoestima.
- O teu ex acalma-se.
- O seu ex muda de ideias quanto a deixá-lo(a) e deseja-o(a) de volta.
Uma vez que não pode controlar o que o seu ex pensa, sente e faz, a sua única opção é deixar que ele controle a separação enquanto se concentra em recuperar o controlo da sua vida. Pode fazê-lo fazendo o seu melhor para se afastar do seu ex, aceitando a separação e deixando-o ir.
Sei que não queres fazer isso porque sentes tantas saudades do teu ex que até te dói e queres voltar a estar com ele o mais depressa possível.
Mas tem de compreender que não vai voltar para o seu ex nos seus termos. Não vai reconciliar-se falando com o seu ex e provando coisas ao seu ex porque o seu ex já o conhece (ou pensa que o conhece).
Qualquer tentativa de mudar a opinião e os sentimentos do seu ex em relação a si irá muito provavelmente sair pela culatra e magoá-lo novamente.
Por isso, por muito difícil que seja, tente esquecer a reconciliação e pense na sua relação consigo próprio.
Os "dumpers" não só são teimosos e convencidos de que têm razão, como também são dominados por fortes emoções de rutura. Sentem fortemente que tomaram a decisão certa ao deixar o seu ex e que merecem respeito por terem permanecido numa relação insatisfatória durante tanto tempo.
Como se sentem determinados e aliviados, tendem a não voltar atrás na sua decisão só porque podem. É preciso muito mais do que pena e culpa para que desenvolvam novamente os sentimentos e façam o trabalho necessário. O que normalmente precisam é de algo doloroso que esmague a sua autoestima e baixe o seu ego.
Quando isso acontece, acabam por refletir e pensar se deixar um ex que lhes deu amor e segurança foi a coisa certa a fazer.
Neste artigo, vamos explorar as consequências de aparecer em casa da sua ex sem avisar e a importância de lidar com a separação de forma correcta e madura.
Aparecer em casa do(a) ex sem avisar
Os idiotas que aparecem na casa da ex sem avisar arrependem-se 99% das vezes, pois vêem que a ex já não tem amor nem respeito por eles e que deviam ter ficado em casa, poupado a cara e encontrado melhores formas de lidar com a ansiedade da separação.
Basicamente, apercebem-se de que falar com o ex o irritou em vez de provar o seu ponto de vista, matou a esperança de reconciliação mais depressa do que era seguro perdê-la e tornou a separação muito mais difícil e dolorosa do que tinha de ser.
Estas constatações tornam muitas vezes as pessoas ainda mais tristes e deprimidas e obrigam-nas a pensar se terão feito asneira demais para se reconciliarem com o seu ex.
Se fores um desses idiotas, tens de compreender que cada erro pós-rutura faz com que o "dumper" fique mais convencido de que acabar com o "dumpee" foi uma coisa sensata.
Pequenos erros, como gostar das publicações nas redes sociais, mostram-lhe que continua a ser um amigo que o apoia e anulam o seu sentido de urgência, ao passo que grandes erros, como implorar e ameaçar fazer mal a si próprio, destroem o respeito que o seu parceiro tem por si, que é a base sobre a qual o amor pode ser reconstruído.
Cada ex tem uma tolerância diferente para o desespero, por isso é difícil dizer que erro e quantos erros levam o ex ao ponto de não retorno. Mas, como regra geral, deve saber que aparecer em casa da sua ex sem aviso prévio é uma grande chatice.
Provavelmente, isso enfureceu o seu ex e fê-lo pensar que é louco por ter ido lá a casa, especialmente se o seu ex vive longe e não mostrou qualquer amor ou interesse em falar.
Dito isto, eis porque é que aparecer em casa do seu ex sem avisar causa mais danos do que benefícios.
Nunca é correto aparecer em casa do seu ex sem avisar. Mesmo que o seu ex o tenha encorajado a visitá-lo sempre que quisesse enquanto ainda estavam juntos, uma separação não é uma relação. As coisas que o seu ex lhe permitiu e prometeu como parceiro já não são válidas agora que ele ou ela é o seu ex-parceiro.
Não pode simplesmente aparecer em frente à casa do seu ex (ou entrar) sem o seu consentimento. O seu ex pode não lhe ter dito isto, mas é óbvio.
As coisas mudaram depois da separação, por isso já não é bem-vindo a visitar, quanto mais a ficar. Agora tem de se afastar do seu ex e respeitar os seus limites.
Se não respeitar os limites da sua ex e aparecer sem aviso prévio porque o seu instinto lhe diz para o fazer, as suas acções serão provavelmente vistas como perseguição, assédio e falta de autocontrolo, fazendo com que a sua ex sinta o tipo de emoções que tem tentado evitar.
E não é assim que quer que o seu ex se sinta, pois não quer ser visto como alguém que tenta controlar as pessoas pela força, mas sim como alguém capaz de aceitar más notícias e lidar com elas com confiança.
Eu sei que pode ser tentador aparecer em casa do seu ex, mas as tentações são apenas tentações. Não desculpam o seu comportamento, pois o seu ex não compreenderá que está a sofrer e que quer validação e encerramento.
A maioria das pessoas que abandonam o lar têm dificuldade em compreender como é que o seu ex pode invadir o seu espaço privado. A sua casa é o seu porto seguro - o único lugar que as acalma e as faz sentir seguras. É o último lugar na Terra onde esperam ver o seu ex e falar sobre coisas que as fazem sentir desconfortáveis.
Nem sequer sabem o que fariam se se cruzassem com o seu ex na rua, quanto mais se o vissem na sua própria propriedade.
Ponha-se no lugar deles e imagine como se sentiria se um ex de há anos atrás lhe batesse à porta e lhe pedisse para voltarem a estar juntos.
E é assim que se sente a maioria das pessoas que abandonam a escola, tão stressadas e repugnadas que reagem de uma forma que magoa as pessoas.
Muitas vezes, recusam-se a atender a porta ou ficam tão zangadas com o ex que o culpam por tudo, dizem-lhe que já andam com outra pessoa e ameaçam-no com uma ordem de restrição.
As pessoas que abandonam o lar simplesmente não gostam da ideia de serem forçadas a encurralar-se e a falar sobre voltar a namorar. Não querem mudar as suas crenças e percepções sobre o seu ex, porque falar sobre ele iria recordar-lhes os sentimentos negativos dos quais se estão a tentar distanciar.
Preferem ficar em casa sem fazer nada o dia todo do que falar com o ex e sentirem-se pressionados e culpados.
Percebo que precisa de fechar o negócio, mas aparecer sem avisar por qualquer razão que possa imaginar (especialmente para fechar o negócio) é uma péssima ideia. As pessoas que abandonam o negócio detestam surpresas e preferem concentrar-se nelas próprias e naqueles que apreciam.
Além disso, imagine como se sentiria se apanhasse o seu ex a fazer algo para o qual não está preparado (digamos, namorar com outra pessoa). Uma coisa dessas pode esmagá-lo e deixá-lo tão zangado que faz algo de que se arrepende. Algo como bater à porta do seu ex, vandalizar a sua propriedade ou enviar mensagens de texto rancorosas.
Talvez não se desça tão baixo quando alguém de quem se gosta se afasta tão rapidamente, mas ver o seu ex com outra pessoa e ele ou ela não lhe prestar atenção pode ser uma experiência muito chocante e difícil de processar. Pode atacar o seu ego e orgulho e fazê-lo perder o controlo sobre as suas acções.
Tem de estar consciente das consequências de se sentir indigno e de ser substituído pelo seu ex, para não agir com base na sua raiva/ansiedade e destruir o que resta da relação.
Embora alguns dumpers cumprimentem pacientemente o seu ex de coração partido por respeito por si próprios e pelo seu ex, a maioria fá-lo por pena ou por medo de retaliação. Preocupam-se em sofrer a ira do seu ex ou serem atingidos pelo karma se não lidarem com o seu ex com cuidado e paciência.
A separação faz com que os dumpers anseiem demasiado por espaço para ficarem entusiasmados a falar sobre os arrependimentos, as realizações e as promessas de crescimento do dumpee.
As conversas sobre a relação e a rutura fazem com que os dumpers se sintam encurralados e desejosos de escapar à situação sufocante. Não os faz querer estar com a ex. É isso que os dumpees querem, pois esperam conseguir falar para voltar a ter uma relação com a ex.
Os dumpees pensam que, ao forçarem-se a entrar na vida do seu ex, este ficará subitamente nostálgico e desesperado por criar laços e pôr a conversa em dia. Mas isso raramente acontece, uma vez que os dumpees se apaixonaram e deixaram de depender do dumpee para obter validação.
Sentem-se emocionalmente exaustos e querem ser deixados em paz, entregues a si próprios.
Se sentirem que não se podem concentrar em si próprias porque o seu ex está sempre a pedir a sua atenção, normalmente ficam irritadas e fazem algo que as magoa e dificulta o seu amor próprio.
Por isso, se apareceu em casa do seu ex ou se está a pensar aparecer, aconselho-o vivamente a deixá-lo em paz. Forçar-se a entrar na vida do seu ex não é a melhor forma de causar uma boa impressão ao seu ex. Na verdade, é uma das piores formas de perder o respeito do seu ex e o seu respeito por si próprio.
Se ignorar este aviso, é provável que volte a ser rejeitado e seja obrigado a passar por uma segunda separação.
O que é que eu faço se aparecer em casa do meu ex sem avisar?
Se tomou a liberdade de aparecer em casa do seu ex, precisa de fazer algum controlo de danos. Pode apetecer-lhe pedir desculpa e enviar-lhe presentes, mas isso só mostraria que está magoado e que tem expectativas em relação ao seu ex (que precisa que ele ou ela aceite as suas desculpas e comece a falar novamente).
O melhor que tem a fazer nesta situação é simplesmente não fazer nada. Se o seu ex o tratou mal, ele nem sequer quer que lhe peça desculpa. Quer afastar-se de si e não se preocupar com os seus problemas.
O tempo para o seu ex se preocupar consigo acabou. É altura de o seu ex se auto-priorizar e passar lentamente pelas fases que os dumpers passam.
A única altura em que pode aparecer em casa do seu ex sem aviso prévio é quando está farto de esperar que ele vá buscar os seus pertences, prolongando assim o seu sofrimento. Mas, mesmo nesse caso, seria melhor pedir a outra pessoa que contactasse o seu ex em seu lugar e lhe deixasse as coisas.
Se tem pessoas em quem pode confiar, não precisa de se envergonhar e de se arriscar a entrar em contacto direto com o seu ex. Há melhores formas de resolver os seus assuntos pendentes.
Pode falar sobre os filhos e a casa que compraram juntos através de mensagens de texto (não pessoalmente), resolver o assunto inscrevendo-se em terapia, trocar os seus pertences pedindo aos seus amigos e familiares que se envolvam e crescer como pessoa reflectindo, escrevendo num diário e lendo.
Tudo o que precisa para ultrapassar a rutura já está à sua disposição. Só precisa de sair da negação e aceitar primeiro o fim da relação.
Por isso, antes de aparecer em casa do seu ex (ou de voltar a fazer isso ou algo igualmente desesperado), identifique as razões que o levam a sentir uma compulsão tão forte para falar com ele.
Após alguma reflexão, deve descobrir que quer ver o seu ex porque ele está feliz e você está infeliz - e que quer que ele reconheça o seu valor.
Isso deve ser suficiente para travar, deixar de procurar a validação do seu ex e deixá-lo desfrutar da sua paz.
Se isso não for suficiente, então tem de se lembrar que será muito mais difícil voltar a estar com o seu ex e sentir-se novamente como você própria se exigir atenção de um ex que não lha quer dar.
Em conclusão, deve ter em conta o seu estado emocional e o do seu ex antes de aparecer em casa dele sem avisar. Se não tiver a certeza de como proceder, talvez seja melhor falar com um terapeuta autorizado ou com alguém com experiência em separações.
A família e os amigos podem querer o melhor para si, mas nem sempre dão os melhores conselhos. Não hesite em contactar-nos se achou este artigo informativo e quer a nossa ajuda.
E se quiser partilhar a sua opinião e fazer uma ou duas perguntas, sinta-se à vontade para o fazer na secção de comentários abaixo do post.