A maioria dos dumpees precisa de cerca de 8 meses para ultrapassar a separação, ou seja, o tempo que demoram a aceitar a separação, a reconstruir a sua autoestima e a deixar o seu ex. Mas se a separação for complicada (digamos que o dumpee era co-dependente ou tinha problemas mentais), então o tempo de recuperação pode duplicar ou mesmo triplicar.

Depende de como é o mecanismo de defesa da pessoa que está a deixar a casa, do que ela faz para se curar e da forma como a pessoa que deixou a casa a trata. Se a pessoa que deixou a casa a pressionar, lhe der muitas falsas esperanças ou deliberadamente fizer com que a pessoa se sinta insignificante, isso pode afetar seriamente a autoestima da pessoa que deixou a casa e levá-la a ficar obcecada com a pessoa que deixou a casa.

Pode levar a pessoa a analisar tudo o que ela diz e faz e obrigá-la a ficar emocionalmente dependente dela durante muitos anos.

Há muitas coisas que podem dificultar o processo de desapego da pessoa que está a viver uma separação, mas a mais importante de todas é a sua saúde mental. A forma como a pessoa se sente e se percepciona a si própria determina se ela se concentra no interior ou no exterior.

Se a pessoa que deixou a casa se concentra no seu interior (em si própria), presta mais atenção às coisas que a distraem e a fazem feliz, mas se se concentra no exterior (na felicidade exterior), depende da ex para obter validação e bem-estar e fica agarrada à pessoa que deixou a casa durante muito tempo.

E quando se mantém agarrado, muitas vezes também comete erros de separação, como implorar e suplicar, enviar mensagens à pessoa que se foi embora e tentar mostrar as coisas que percebeu e melhorou depois da separação.

Estas coisas impedem a cura e o crescimento e fazem com que a pessoa que deixou a casa fique mais ligada à pessoa que a deixou.

Por isso, se não consegue esquecer o seu ex após 5 anos, a primeira coisa que deve fazer é descobrir se está a ter comportamentos que o magoam e o tornam obcecado pelo seu ex. Está a falar com o seu ex, a perseguir o seu ex e o seu novo parceiro online, ou a encontrar-se e a dormir com o seu ex?

Se for esse o caso, tem de parar. O facto de se envolver com o seu ex quando ainda não o ultrapassou está a forçá-lo a pensar nele e a impedi-lo de o deixar ir. Está constantemente a provocar-lhe ansiedade e a dificultar-lhe a concentração em si próprio.

Se não está a fazer nada que não deva, então precisa de descobrir o que o está a impedir de seguir em frente. Vamos ajudá-lo a descobrir isso no artigo de hoje.

Não consigo esquecer o meu ex ao fim de 5 anos

Antes de continuarmos, devemos esclarecer o que significa ultrapassar um ex-parceiro. As pessoas que ultrapassaram o seu ex podem lidar com o facto de verem o seu ex com outra pessoa e de se casarem. Não se importam de não voltar para o seu ex e de estar com outra pessoa.

Mas não estão necessariamente bem com o facto de falarem com o seu ex. Muitas vezes, as pessoas que não gostam do seu ex ficam tão magoadas com ele que passam a ter medo dele. Têm medo de interagir com o seu ex porque, consciente ou inconscientemente, têm medo de sentir o tipo de dor que sentiram por causa do seu ex.

É por isso que o simples facto de ouvir falar do ex ou de se cruzar com ele (mesmo quando já o ultrapassaram) pode deixá-los ansiosos e levá-los a analisar o comportamento do ex. No entanto, isso não significa que não tenham ultrapassado o ex. Significa apenas que se lembram da dor que o ex lhes causou e que preferem não se envolver com o ex novamente e arriscarem-se a magoar-se.

Se este é o tipo de situação com que está a lidar anos mais tarde (especialmente quando o seu ex interage consigo), saiba que tem um tipo de problema diferente. Desenvolveu um medo do ex e agora precisa de se convencer de que o seu ex não pode e não o vai magoar mais e que agora é mais forte.

Mas se tem sentimentos românticos pelo seu ex, então deve primeiro descobrir o que o está a tornar tão apegado ao seu ex.

  • Ainda vê o seu ex como a pessoa mais importante?
  • O seu ex interage consigo e o pressiona?
  • E as fotografias, os presentes e as recordações do seu ex? Guarda-as?
  • Já tentaste sair com outras pessoas? Correu mal?
  • Como é a sua vida social e as suas relações com as pessoas? Sente-se realizado e valorizado?
  • E quanto à sua saúde mental? Está deprimido e infeliz com a forma como a vida lhe está a correr?

Normalmente, os idiotas que não conseguem esquecer o seu ex ao fim de alguns anos ou estão a fazer algo de errado em relação ao seu ex ou têm problemas mentais ou problemas na sua vida que precisam de ser resolvidos. A sua falta de felicidade pessoal é a culpada que os torna nostálgicos e os leva a procurar a felicidade do seu ex.

Se ainda ama o seu ex ao fim de 5 anos, provavelmente convenceu-se de que ele é a única coisa que falta na sua vida e que precisa dele ou nunca será feliz. Mas não é isso. Falta outra coisa ou não devia estar lá, por isso deve tentar descobrir o que é.

Quando o fizer, verá que o seu amor pelo seu ex não é mais do que um desejo de amor-próprio. Está à procura do seu ex para o ajudar a lidar com o que quer que seja que lhe falta ou que lhe falta, em vez de fazer o seu melhor para encontrar a felicidade dentro de si.

Eu sei que esta é uma afirmação direta, mas não pode ser feliz com o seu ex e fazê-lo feliz se não for feliz. Não pode fazer ninguém feliz, nem mesmo a si próprio, porque no momento em que a sua nova relação envelhecer, os seus problemas vão ressurgir.

Se está deprimido, infeliz, stressado ou qualquer coisa que não deveria estar, concentre-se em lidar com esses problemas em vez de os esconder envolvendo-se com o seu ex ou com outras pessoas. Os outros podem ajudá-lo a sentir-se melhor durante algum tempo, mas não são você, o que significa que não podem resolver os seus problemas por si.

Eis porque é que pode estar a ter dificuldades em esquecer o seu ex ao fim de 5 anos.

Como esquecer o seu ex ao fim de 5 anos?

Se já passaram 5 anos desde a separação e não consegue esquecer o seu ex, o que quer que esteja a fazer não está claramente a funcionar. Tem de sair da sua zona de conforto e mudar um pouco as coisas. Provavelmente está sempre a dizer a si próprio coisas como: "O meu ex foi o melhor que alguma vez tive, não consigo viver sem o meu ex, não consigo esquecer o meu ex, tenho saudades do meu ex."

Estes pensamentos reforçam as suas crenças e tornam mais difícil perdoar-se a si própria e abrir-se à ideia de que outras pessoas são mais adequadas para si do que o seu ex. Fazem-na pensar que não existe uma pessoa melhor para si e que nunca mais encontrará a felicidade.

Mas não deixe que os seus pensamentos intrusivos o afectem. Estes pensamentos existem porque lhes dá combustível para existirem. Algo não está a correr como quer, por isso está a tornar-se nostálgico e a fazer com que o passado pareça e se sinta melhor do que era.

Se quiser esquecer o seu ex, terá de resistir ao sentimentalismo e tirá-lo do pedestal. Terá de conhecer outras pessoas e ver que pode ter relações bem sucedidas com muitas pessoas. Assim que compreender que o seu ex não é a única pessoa com quem pode ser feliz e construir algo, será capaz de esquecer o seu ex muito rapidamente e formar laços emocionais profundoscom outras pessoas que pensam da mesma maneira.

Mas, até lá, é provável que continue a pensar no seu ex como alguém que pode acabar com todos os seus problemas e dar-lhe o tipo de amor que só o seu ex poderia dar.

Portanto, se não consegue esquecer o seu ex após 5 anos e quer o meu conselho, expanda o seu círculo social e conheça novas pessoas. Não namore ainda, mas veja como são as outras pessoas e reconheça que podem ser tão boas, se não melhores, do que o seu ex.

A razão pela qual está a pensar tanto no seu ex é porque lhe deu mais importância do que ele ou ela merece. Nos últimos 5 anos, disse continuamente a si próprio que o seu ex é a única pessoa para si e que nunca encontrará um par melhor.

Esta mentalidade está profundamente enraizada no seu cérebro e é preciso um pouco de auto-consciência e força de vontade para a mudar.

E a melhor maneira de praticar a auto-consciência é começar a escrever um diário. Sempre que sentir saudades do seu ex e pensar que ele é a melhor pessoa do mundo para si, escreva porque é que se sente assim. O que é que o seu ex fez nos últimos 5 anos para merecer a sua lealdade, emoções e tempo?

Quando descobrir que o seu ex já não merece o seu empenho, escreva as características negativas do seu ex. Pense no tempo em que estava com ele e escreva tudo o que não gostava nele. Isto dar-lhe-á uma prova escrita de que o seu ex é apenas um ser humano com defeitos e que tem coisas e pessoas melhores em que pensar.

Por isso, se está a tentar esquecer o seu ex há 5 anos e ainda não teve muita sorte, concentre-se nas características más do seu ex em vez das boas. Tire os óculos cor-de-rosa para poder ver as coisas de forma mais realista - como elas são - e deixe de desejar o amor e a validação do seu ex.

Se já tentou sair com outras pessoas e as coisas não correram como queria, não assuma imediatamente que o seu ex era o seu parceiro ideal porque as coisas correram melhor com ele ou ela. Em vez disso, identifique as suas razões para desejar o seu ex e comece a trabalhar nelas imediatamente.

A vida é demasiado curta para a desperdiçar com pessoas que não vêem o seu valor romântico.

E se eu não conseguir esquecer o meu ex, por mais que tente?

Se tentou escrever um diário, socializar e melhorar a sua saúde mental durante alguns meses e não notou quaisquer melhorias, então só lhe restam duas opções: medicação e terapia.

A terapia não só o ajudará a desabafar, como também o encorajará a compreender por que razão pensa e sente da forma como o faz e o que pode fazer para quebrar os seus padrões; os padrões que dificultam a sua separação do seu ex e a sua reintegraçãoapaixonado por si próprio.

Mas, para ultrapassar o "dumper", as pessoas têm de levar a separação a sério e fazer o contrário do que o seu instinto lhes diz para fazer.

Se está ansioso e o seu instinto lhe diz para ir atrás do seu ex, é óbvio que isso não é a coisa certa a fazer porque piora a sua obsessão. Precisa de estar consciente das consequências de ouvir o seu instinto e reunir força suficiente para resistir às suas tentações.

Só então poderão quebrar os seus padrões de pensamento e comportamento pouco saudáveis e seguir em frente com o seu ex.

Mas se não conseguir esquecer o seu ex após muitos anos de tentativas, consulte um especialista em saúde mental, que a poderá ajudar a obter a ajuda de que necessita.

Já passaram anos e não consegue esquecer o seu ex? Tentou tudo o que foi mencionado neste post? Diga-nos o que tentou e se tem algumas dicas para os leitores que estão a passar por uma separação difícil.

E, por último, se quiser falar connosco sobre o seu ex, inscreva-se nos nossos serviços de coaching.