- Porque é que o meu ex me enviou flores durante a ausência de contacto?
- Devo agradecer ao meu ex as flores que recebi durante o período de ausência de contacto?
- E se o meu ex me quiser de volta?
Quando o seu ex lhe envia flores durante a ausência de contacto, isso raramente significa o que pensa que significa. Não indica que o seu ex a quer de volta (especialmente se não houver desejo de se encontrarem depois), mas que o seu ex se sente mal ou que quer celebrar algo consigo e/ou fazer com que se lembre dele.
Se ele lhe enviar flores no seu aniversário, no Dia dos Namorados, no aniversário de morte ou em qualquer outro evento importante, ele fá-lo por princípio e não para a impressionar e fazer com que se volte a apaixonar. Eu sei que enviar flores é um gesto bonito, mas quando as flores vêm de um ex (o que deixou a casa), isso só significa que o tipo está a pensar em si.
Ele não sabe que não quer presentes e lembranças dele, pois essas coisas confundem-na e fazem-na pensar demais nas intenções dele.
Basicamente, devido ao esquecimento, ele encarregou-se de lhe enviar flores e fê-la acreditar que pode haver um significado mais profundo por detrás das suas acções. Na realidade, foi apenas a sua forma de dizer que se lembra de si e que quer o melhor para si.
Por isso, se o seu ex lhe enviou flores durante a ausência de contacto, saiba que as flores não são, normalmente, um precedente para uma conversa de abertura que o tentaria atrair de volta.
Indicam que o seu ex quer fazer o que é moralmente correto (se é o seu aniversário ou algo do género) ou que quer aliviar a sua culpa (se não está feliz por a ter magoado, por lhe ter complicado a vida e/ou pela forma como se comportou).
Quando as flores são enviadas num dia aleatório, tendem a indicar que o seu ex se sente mal por a ter magoado e por lhe ter causado problemas. E se forem enviadas numa ocasião especial, como uma promoção de emprego, mostram que o seu ex quer que saiba que está feliz por si e que se lembra de coisas que são importantes para si.
Os amigos ou as pessoas que estão a tentar ser seus amigos tendem a fazê-lo. Querem que saiba que está na mente deles e que gostam de si como pessoa (não como amante).
Por isso, faças o que fizeres, não penses demasiado nas coisas e lembra-te sempre que presentes aleatórios de um ex que te deixou não significam amor.
Significam que a pessoa que está a deixar a casa está a ter dificuldade em aceitar o seu comportamento e que quer ser simpática para que você e ele próprio se sintam melhor. Não é um gesto egoísta nem altruísta, é apenas algo que as pessoas fazem quando estão a lutar com a sua consciência.
Devido à falta de conhecimento sobre a separação e de compreensão dos sentimentos do ex-parceiro, comunicam com ele de forma não verbal e, ao fazê-lo, criam-lhe mais problemas do que os que resolvem, tornando as coisas piores do que se não tivessem enviado flores.
Já ando nisto há tempo suficiente para saber que a maior parte das pessoas que o querem de volta (homens ou mulheres) vão contactá-lo e marcar verbalmente um encontro. Não o vão confundir com flores e chocolates e esperar que lhes agradeça e dê o primeiro passo.
Aqueles que querem outra oportunidade pedirão outra oportunidade, simples assim. Não terão paciência para esperar que os serviços de entrega entreguem os presentes. A ansiedade fará com que eles o queiram de volta imediatamente.
Sei que alguns sítios oferecem entregas no mesmo dia, mas não se esqueça de que o seu ex não precisa de a impressionar antes de falar consigo. Ele é o homem que partiu o seu coração (que a deixou louca por ele), por isso, tecnicamente, tudo o que ele tem de fazer é pedir desculpa e pedir outra oportunidade.
Se o quiser de volta, dirá que sim e, se já não o quiser, rejeitá-lo-á. É a sua rejeição que o pode levar a fazer coisas desesperadas, como enviar flores, cartas e todo o tipo de presentes.
O primeiro contacto depois de uma epifania provavelmente não será não-verbal (flores), mas sim uma abordagem direta em que ele pede a sua atenção e perdão.
Neste guia, explicamos porque é que o seu ex lhe enviou flores durante a ausência de contacto e mostramos-lhe como responder.
Porque é que o meu ex me enviou flores durante a ausência de contacto?
Se o seu ex lhe enviou flores durante o período de ausência de contacto e se sente tentada a contactá-lo, tente evitar tirar conclusões precipitadas. Pense primeiro nas razões que o levaram a enviar-lhe flores. Poderá aperceber-se de que o seu ex a tratou mal durante ou após a separação e que finalmente deixou de se sentir aliviado e começou a sentir-se culpado.
Muitas pessoas que abandonam a relação sentem-se mal passado algum tempo (durante a ausência de contacto) porque se apercebem de que o seu ex não merecia ser magoado/tratado mal. O seu ex merecia respeito por ter ficado até ao fim, mas em vez de mostrar respeito, mandaram-no embora e fizeram-no sofrer.
Mostraram pouca ou nenhuma empatia e obrigaram a ex a lidar sozinha com a rejeição.
Isto pode ser difícil para eles perdoarem-se a si próprios, pois não estão habituados a lidar com tanta culpa. Normalmente, não têm de o fazer, pois só lidam com tais quantidades de culpa quando partem o coração das pessoas e destroem os seus planos e expectativas.
Para lidar com a culpa, muitas pessoas que abandonam a relação tentam encontrar o seu ex. Falam com ele, pedem-lhe desculpa e oferecem-lhe amizade. Não sabem que uma oferta de amizade depois de uma separação é um insulto e que diminui a esperança do seu ex. de voltarem a estar juntos.
E porque diminui a esperança do seu ex, também o magoa e torna-o mais desesperado por amor e validação.
É possível que o seu ex não tenha falado verbalmente, mas isso não muda muita coisa. É possível que ele lhe tenha enviado flores para pedir desculpa pelos problemas que causou e para se perdoar.
Ele pode não precisar da sua resposta para se perdoar pelos seus erros.
Um gesto "altruísta" pode ser suficiente para que ele o faça. Cada pessoa é diferente, mas tenha em conta que a maioria das pessoas que abandonam o lar não precisa de pedir desculpa e ouvir "eu perdoo-te" para se perdoar.
A maioria das pessoas que abandonam o lar só precisa de fazer algo de bom para o seu ex e/ou ver que este está bem, o que lhes dá uma sensação de alívio e lhes permite concentrarem-se em si próprias.
Por isso, se o seu ex lhe enviou flores durante a ausência de contacto, tenha em conta que as flores sem um desejo de reconciliação são apenas um gesto de consideração. Normalmente, demonstram culpa ou consideração, em vez de sinais de sentimentos desenvolvidos e arrependimento.
O que a sua ex quer ao enviar flores pode ser difícil de decifrar, mas não se esqueça de que as pessoas que abandonam o lar sabem que são responsáveis por resolver a confusão que criaram.
Se a pessoa se limita a pedir desculpa ou a enviar presentes aleatórios, não mostra vontade de recuperar a sua confiança e de reconstruir o seu amor, limitando-se a fazer o que é necessário para seguir em frente de consciência tranquila.
É por isso que não quero que penses que o teu ex te quer de volta quando ele te manda flores e migalhas de pão. Quero que saibas que as pessoas que abandonam a casa fazem muitas coisas confusas e que as migalhas de pão e os presentes têm a ver com elas.
Mandam-nos perdoar-se a si próprios e/ou consideram-se pessoas morais que se preocupam com os aniversários e as conquistas dos seus ex.
Dito isto, eis algumas razões possíveis para que o seu ex lhe tenha enviado flores durante a ausência de contacto.
Agora que já sabe porque é que o seu ex lhe enviou flores durante a ausência de contacto, tenha em conta que não são só os homens que enviam presentes e flores. Eles podem fazê-lo 95% das vezes, mas as mulheres também enviam coisas de vez em quando.
Não vi isto acontecer muitas vezes, mas uma mulher em particular enviou flores ao seu ex porque ainda queria o seu ex de volta. Ela deixou o homem por outra pessoa e arrependeu-se alguns meses mais tarde quando a sua nova relação falhou.
A rapariga tinha 30 e poucos anos e sentia-se tão ansiosa que enviou flores, cartas e todo o tipo de presentes ao seu ex. Queria provar o quanto o amava e ignorava o facto de o seu ex já estar com outra pessoa e não querer reconciliar-se.
A questão é que um ex que o ame (homem ou mulher) fará muito mais do que enviar flores, certificando-se de que as suas intenções são transparentes e que a reconciliação acontece o mais rapidamente possível.
A pessoa que deixou a casa não vai esperar e deixá-lo seguir em frente, porque vai querer que volte para o proteger e tranquilizar.
Os idiotas são aqueles que normalmente enviam flores ao seu ex numa tentativa de baixar as defesas do seu ex e reconciliá-lo. Tentam procurar a validação e o amor do seu ex através de medidas desesperadas (depois de a argumentação ter falhado).
Por outro lado, as pessoas que abandonam o seu parceiro não vêem, ou melhor, não sentem necessidade de recorrer a medidas desesperadas, uma vez que já se sentem validadas e não precisam de se sentir ainda mais fortalecidas pelo seu ex.
Só querem estar de bem com a vida e seguir em frente pacificamente.
Devo agradecer ao meu ex as flores que recebi durante o período de ausência de contacto?
Uma vez que está sem contacto e a tentar recuperar da separação, não deve reiniciar o contacto só para agradecer ao seu ex. Com flores ou sem elas, o seu ex deixou-a e não deve enviar-lhe presentes nem falar consigo.
O seu ex devia deixá-lo em paz e deixá-lo esquecer o passado. Mas como o seu ex não está a fazer isso, você tem de tomar as rédeas e fazer o que é melhor para si. E o que é melhor para si é manter-se sem contacto durante o tempo que o seu ex quiser manter-se separado.
Isso significa que não deve iniciar conversas e fazer com que o seu ex saiba que recebeu as flores. Não vale a pena fazer isso porque não vai fazer com que o seu ex volte, só o vai deixar ansioso e anular o progresso que fez durante o período sem contacto.
Por isso, se não se quer magoar ao falar com o seu ex, não lhe agradeça as flores. Em vez de agradecer ao seu ex, descubra o que fazer em relação às flores.
Há algumas coisas que se podem fazer:
- manter as flores
- deitar as flores fora
- ou dá-los a alguém
Se ainda está a ultrapassar o seu ex e a analisar as acções do seu ex, sugiro que as deite fora ou que as dê a outra pessoa. Só não as ponha numa jarra porque vai continuar a olhar para elas, a pensar nelas e a perguntar-se se o seu ex finalmente percebeu o seu valor e a quer de volta.
Guarde-as apenas se não se importar romanticamente com o seu ex, se gostar das flores e se não vir mal nenhum em guardá-las.
E se o meu ex me quiser de volta?
No caso improvável de o gesto doce do seu ex ser uma tentativa de reconciliação, tem de esperar. Espere que o seu ex contacte e verifique se recebeu as flores. Quando o seu ex contactar, começará a mostrar interesse romântico.
O que é um interesse romântico, perguntam vocês?
É o afeto e o desejo de afeto.
É possível perceber que o seu ex está interessado em si romanticamente quando o seu ex:
- faz-lhe elogios
- fala sobre a relação
- mostra curiosidade e pergunta sobre a sua felicidade e planos para o futuro
- exprime arrependimento e infelicidade
- manifesta nervosismo e ansiedade
- parece desesperado por te ver e estar contigo
- participa em conversas profundas
- sorri autenticamente com os olhos
- fala com entusiasmo
- reflecte o seu comportamento e atitude
- faz-lhe muitas perguntas (especialmente sobre as suas emoções e sentimentos)
Se o seu ex apenas elogia a sua boa aparência e namorisca consigo, isso não é um sinal de arrependimento, mas sim um sinal de culpa por excitação sexual ou desejo de amizade/amizade com benefícios.
É preciso ter a certeza de que o seu ex se preocupa verdadeiramente consigo e não apenas com as coisas que pode fazer por ele.
Por isso, antes de assumir que o seu ex a quer de volta depois de lhe ter enviado flores, observe o comportamento do seu ex durante algum tempo. Se ele tiver sentimentos e quiser que você os retribua, pode ter a certeza de que ele vai seguir e professar os seus sentimentos.
Ele vai querer que saibas como se sente e vai tentar voltar para ti imediatamente.
Como pessoa que está a ser abandonada, não precisa de entreter o seu ex e esperar que ele volte a desenvolver sentimentos. Só precisa de se meter na sua vida e esperar o tempo suficiente para que o seu ex volte para si. Quando ele voltar, pode então trabalhar em questões da relação, como a confiança, a comunicação e o compromisso.
O que acha que significa este gesto? Partilhe a sua opinião nos comentários abaixo.
E se preferir ter uma conversa privada connosco, entre em contacto connosco adquirindo o coaching 1-on-1.