Se o seu ex-namorado a quiser de volta depois de a ter deixado, não salte imediatamente para os braços dele, aceite-o de volta e diga que tem andado à procura de informações sobre como voltar para ele. Acções como essa podem fazer pender a balança do poder para o seu ex e alterar a dinâmica da nova relação.

Podem mudá-los de tal forma que o seu ex se sinta novamente no controlo e deixe de ver e sentir a necessidade de investir em si próprio e de aumentar o seu amor e empenho na relação. Deve fazer o seu melhor para não facilitar o regresso do seu ex-namorado. A facilidade com que o faz determina o respeito que ele desenvolve por si e a facilidade com que ele consegue acabar com a relaçãocom vocês e a magoar-vos.

A separação é a prova de que o seu ex se apaixonou por si, se separou e quis estar com outra pessoa. Talvez o seu ex não o tenha traído e fantasiado, mas o seu ex pensou que seria mais feliz sozinho e com outra pessoa. Isto não foi apenas um "erro" - algo que deve ser encarado com ligeireza.

O mais importante é certificar-se de que o seu ex aprendeu as lições e que está empenhado em controlar as suas tentações, emoções negativas e impulsos antes que estes voltem a ficar fora de controlo. Deve também certificar-se de que o seu ex aprendeu a expressar as coisas que o incomodam e desenvolveu (ou está a desenvolver) um mecanismo para as ultrapassar.

Por isso, o seu ex tem de evoluir muito. Não é apenas a mentalidade da relação que tem de se transformar, mas também a forma como ele a percepciona, como lida com as emoções e como investe na relação. Sem estas mudanças, a relação irá sem dúvida falhar. Não conseguirá sobreviver a velhos e novos problemas, pois o seu ex irá pensar e agir da mesma forma que antes.

Uma mentalidade inalterada e velhos padrões de comportamento são a razão pela qual os casais normalmente se separam depois de voltarem a juntar-se. Não trabalham suficientemente em si próprios para dar um novo começo à sua relação, por isso tomam-se um ao outro como garantido e, mais cedo ou mais tarde, deparam-se com os mesmos problemas e separam-se. É nessa altura que se apercebem de que se limitaram a continuar a sua relação em vez de começarem uma nova eque eles não foram feitos um para o outro.

Por isso, se está a pensar em aceitar o seu ex-namorado de volta depois de ele a ter deixado, o auto-aperfeiçoamento é a primeira coisa a que você e o seu ex devem estar abertos. Você, como pessoa que deixou a casa, já deve ter feito mudanças na altura em que o seu ex a quis de volta, enquanto o seu ex terá de fazer mudanças agora. O mais importante é que ele tenha percebido o seu valor e tenha levado a sério o seu crescimento como pessoa e a fazer as coisascerto.

Se ele não tem a certeza se a quer de volta e quer sentir as coisas primeiro, não tem utilidade para si. O seu compromisso com a relação vai continuar a enfraquecer até se cansar, aborrecer ou ficar irritado e partir novamente. Pode evitar outro desgosto fazendo-lhe muitas perguntas e medindo o seu amor e interesse antes de o aceitar de volta.

Este post é para as burras cujo ex-namorado as quer de volta. Vamos falar de alguns sinais de alerta a que deve estar atenta e dar-lhe algumas dicas sobre o que dizer e fazer quando o seu ex diz que quer estar consigo.

O meu ex-namorado quer-me de volta depois de me ter deixado

Se o seu ex-namorado a quer de volta, o mais provável é que lhe tenha dado espaço e mantido o seu valor. Mostrou ao seu ex que consegue lidar com a tristeza pós-separação e que, aconteça o que acontecer, vai continuar a seguir em frente e a desfrutar da sua vida.

Esta foi a mensagem que inspirou o seu ex a melhorar a perceção que tinha de si e que lhe permitiu desejar a sua força e independência. Mas esta mensagem só inspirou o seu ex depois de ele ter enfrentado algum tipo de problema. Algo ou alguém deve ter magoado o seu ex, fê-lo refletir e ficar nostálgico, e convenceu-o de que você lhe pode dar o que lhe falta atualmente - felicidade e segurança.

Tenha sempre em mente que os ex voltam porque precisam de algo de si. Quer precisem de tranquilidade, de apoio emocional/financeiro ou de segurança, precisam de algo que só você pode dar. Você é a rede de segurança deles e a pessoa que os pode ajudar a lidar com os seus demónios internos e a sentirem-se novamente completos.

Por isso, antes de deixar o seu ex voltar, tente perceber o que o fez mudar de ideias em relação a si. O seu ex pode estar relutante no início e dizer-lhe coisas como: "Percebi que o amo", mas isso é apenas uma desculpa. A verdade é que os ex não voltam sem uma razão (só porque ainda o amam). O amor desaparece depois da separação. É substituído por culpa, vergonha, depressão e outros sentimentos negativosemoções que as pessoas que abandonam o lar muitas vezes confundem com amor.

É por isso que deve começar por fazer algumas perguntas importantes ao seu ex. Pergunte-lhe o que o fez voltar de repente. Se ele disser que é amor, seja mais firme e diga que sabe que não é só isso e que precisa de saber a verdade. Depois de alguma hesitação, ele deve dizer que não tem sido feliz e que sente falta do tempo que passou consigo.

Tudo o que precisa de fazer depois disso é perguntar-lhe o que o fez infeliz. Se foi uma relação falhada com alguém com quem ele namorou, ele deve admiti-lo para que possa começar a confiar nele.

Depois de saber as razões do seu ex para voltar, é altura de descobrir a mentalidade do seu ex - se o seu ex o respeita, o ama e quer estar consigo mesmo depois de as razões para voltar terem desaparecido. Como já referi, os ex voltam porque estão magoados e precisam de algo de si.

Se ele não o aprecia como pessoa, irá embora de novo assim que tiver recuperado, seja qual for a forma como o faça. Por isso, certifique-se de que as intenções do seu ex são boas antes de o deixar entrar novamente no seu coração.

Para isso, deve pôr as suas emoções de lado e observar a atitude e o comportamento do seu ex. Tem de ver que ele gosta de si, investe as suas emoções em si, planeia o futuro, responde a todas as perguntas, trata-a com respeito, ouve as suas sugestões, preocupa-se com os seus sentimentos, garante que aprendeu as lições, lida com os problemas com paciência e trabalha todos os dias para corrigir os seus defeitos.

Um ex-namorado com a mentalidade certa fará tudo o que for preciso para reconquistar a sua confiança e o seu amor. Fá-lo-á porque o seu afeto significa muito para ele e não quer correr o risco de a perder novamente. A dor de a ter perdido uma vez será mais do que suficiente para que ele desenvolva a autoconsciência para evitar cometer os mesmos erros no futuro.

Se o seu ex-namorado a quer de volta depois de a ter deixado, deve também descobrir se o ama realmente e se o quer de volta. O seu coração pode dizer-lhe que ele é o homem certo para si, mas os sentimentos podem ser enganadores. É provável que queira o seu ex de volta principalmente porque ele lhe partiu o coração e a fez sofrer de ansiedade e medos de separação.

Se ele a traiu, a tratou mal durante ou depois da separação ou a evitou como uma praga sempre que a encontrou, voltar para o seu ex provavelmente não é uma boa ideia.

O seu ex sabe que não merece outra oportunidade depois do que lhe fez. Nem sequer merece ser seu amigo, quanto mais seu companheiro. Mas, apesar disso, ele não se importa. A cura dele é mais importante do que os seus sentimentos e as coisas por que passou por causa dele. Por isso, tenha muito cuidado com um tipo assim. É improvável que ele tenha mudado num par de semanas, meses ou mesmo anos.

Quando alguém que amamos não mostra empatia e não tem autocontrolo, precisa de muita e muita reflexão para mudar os seus hábitos. Com toda a honestidade, por vezes, mesmo meses de autorreflexão não são suficientes, pois não mudam a moral e a empatia das pessoas.

Dito isto, eis algumas coisas a que deve estar atenta se o seu ex-namorado a quiser de volta depois de a ter deixado.

Não se esqueça de que algo pode correr mal

Reatar com um ex-namorado é sempre um pouco arriscado, pois é difícil dizer se ele voltou por si, por ele próprio ou por ambos. Não se sabe se o que ele diz é verdade ou se só quer dar-lhe graxa para obter o que precisa de si.

Mas, apesar de ser difícil pensar racionalmente, pode minimizar os riscos analisando o comportamento do seu ex e indo com calma. Em vez de continuar de onde parou, discuta os objectivos da relação e estabeleça novos padrões de relacionamento saudável.

Se o fizer, fará com que o seu ex saiba que não está disposto a perdoá-lo de imediato e a magoar-se novamente. Respeita-se e valoriza-se demasiado a si próprio para voltar a ter uma relação com alguém que acabou consigo sem pensar. A primeira ou segunda semana depois de voltarem a estar juntos é a mais importante, porque o seu comportamento mostra como está a sua autoestima, o que está disposto a suportar eo que espera do seu ex e da relação.

Se não disser ou mostrar ao seu ex que ele só tem uma oportunidade para corrigir as coisas, ele pode voltar a tomá-la por garantida e deixá-la quando as coisas ficarem difíceis. Ele pode ir embora mesmo que você faça tudo certo.

Mas, normalmente, as pessoas respeitam aqueles que se respeitam a si próprios. Por isso, certifique-se de que se porta com confiança e que tem muita coisa a acontecer na sua vida.

O seu ex não deve pensar que é a única coisa com que se preocupa. Ele deve ter a certeza de que você se sente confiante na sua pele e que vai seguir em frente e ser feliz sozinha ou com outra pessoa se ele acabar consigo. Não faça jogos de ciúmes, mas saia mais com os amigos e participe em actividades fora da relação.

Isso fará com que o seu ex saiba que as suas prioridades mudaram e que será você a ir embora se ele não corresponder às suas expectativas.

Uma coisa que deve ter em mente é que só porque o seu ex a quer de volta, isso não significa que o seu ex vai ficar consigo para sempre. Sempre que uma pessoa se vai embora, perde alguma determinação em melhorar e resolver as coisas. Começa a pensar que não há problema em ir embora se não estiver feliz, porque já desistiu uma vez.

E essa é uma tentação difícil de ultrapassar.

O seu ex tornou-se seu ex por uma razão e, a menos que ele tenha crescido (ou esteja disposto a crescer) significativamente, voltar para ele seria um grande erro. Nada mudaria a menos que ele estivesse preparado para trabalhar e fazer as pazes, dando à relação tudo o que tem.

Como fazer com que a relação volte a funcionar?

Só pode fazer com que a relação funcione se o seu ex (o que abandonou a relação) estiver disposto a fazê-lo. Se ele está a mostrar um comportamento indeciso, estranho, quente e frio, já está a duvidar da sua lealdade e em breve irá abandoná-la novamente. Provavelmente, fá-lo-á quando você manifestar descontentamento e o obrigar a fazer algo para o qual não tem energia.

Por isso, só trabalhe na relação se a sua ex for capaz de dedicar emoções e tempo à relação e estiver disposta a cooperar consigo. Quando tiver a atenção e o empenho totais da sua ex, tem de comunicar melhor do que nunca.

A comunicação e a compreensão determinarão se a vossa nova relação é diferente e mais forte do que a anterior.

Os aspectos que devem ser comunicados incluem

  • Gratidão
  • As coisas que o incomodam
  • O que vão informar uns aos outros
  • O que pretende da relação
  • O que sentem um pelo outro
  • Como deseja comunicar
  • O que pode fazer para aumentar o amor e evitar uma nova separação

As relações requerem muito trabalho. As relações que parecem fáceis, muitas vezes só parecem ser fáceis. Na realidade, são propensas a acabar porque os casais não discutem assuntos importantes da relação e não aumentam a sua determinação.

Por isso, se quer que a sua relação com o seu ex-namorado funcione a longo prazo, comece a comunicar melhor. Peça desculpa quando magoou o seu namorado, mostre preocupação, faça perguntas, envolva-se, peça feedback, expresse os seus sentimentos, perdoe o seu parceiro, reduza as suas expectativas em relação a ele e seja a melhor versão de si mesma.

Talvez consiga fazer com que a relação funcione durante algum tempo, mesmo que não se torne mais consciente de si próprio e um melhor parceiro, mas é provável que a relação só funcione temporariamente. Quando se habituarem um ao outro, voltarão a sucumbir aos mesmos factores que destruíram a relação anteriormente.

E isso vai causar-lhe ansiedade e dor desnecessárias.

O que é que o teu ex-namorado usou como desculpa para te deixar? Publica a tua história de separação abaixo do post.

E se quiser saber mais sobre o que fazer agora que ele a quer de volta, fale connosco em privado, inscrevendo-se no coaching de separação.