- Como é que um homem se sente quando uma mulher o deixa?
- Quando um homem parece feliz depois de uma mulher o ter deixado
O que um homem sente quando uma mulher o deixa depende de vários factores.
As mais importantes são o grau de envolvimento emocional (apego) do homem à sua parceira no momento da separação, a sua autoestima, se tem problemas de saúde mental, quais eram os seus planos para a relação, como é que a parceira terminou a relação com ele, se considera a separação uma rejeição pessoal e se tem problemas e receios de abandono.
Se amou a sua parceira até ao fim, o homem sente-se normalmente rejeitado e ansioso. Está em negação porque não tinha intenção de se separar e foi atingido por uma separação inesperada.
O rapaz tinha a impressão de que a relação sobreviveria a qualquer problema que encontrasse como casal e que ele estaria ciente do distanciamento e/ou do desejo de sair da relação antes de a sua companheira iniciar a separação.
Mas como não conseguiu detetar o departamento do seu parceiro, é agora forçado a passar pelas fases de uma rutura para o dumpee, começando pelas fases de negação e depressão. Estas duas fases duram normalmente cerca de um mês a um mês e meio (varia para cada pessoa) e são as mais difíceis para ele, pois sente-se vulnerável, incompleto e à completa mercê da sua ex.
O rapaz está agora extremamente obcecado pela ex e depende dela para se curar, porque ela o colocou num mundo de dor e o levou a duvidar da sua autoestima e a arrepender-se dos seus erros.
Se está a perguntar-se "Como é que um homem se sente quando uma mulher o deixa?", precisa de saber que ele não se sente muito diferente do que uma mulher se sente quando é abandonada. Um homem pode parecer mais sensível e muito menos emotivo do que uma mulher, mas isso não significa que lide melhor com as separações do que ela.
Normalmente, ele esconde-o melhor porque não é tão expressivo como uma mulher normal.
O erro que as mulheres cometem é julgar um homem pelo que ele expressa. Acham que um homem vai demonstrar dor, ansiedade e preocupações da mesma forma que elas tendem a demonstrar - falando sobre isso, desabafando, chorando e publicando coisas deprimentes nas redes sociais.
Mas nem todos os homens fazem isso. A maioria não o faz, pelo menos não abertamente.
Sim, muitos homens choram depois de uma separação, mas preferem fazê-lo quando não está ninguém por perto. Consideram que chorar e queixar-se de emoções indesejadas ao pé dos outros é uma fraqueza, pelo que normalmente se abstêm de o fazer.
Esta é, provavelmente, a razão pela qual as mulheres que abandonam o lar pensam que o seu ex já ultrapassou a separação e que podem contactá-lo e seguir-lhe o rasto.
As mulheres gostam de pensar que os homens não as compreendem, mas eu acho que as mulheres também não compreendem os homens. Enquanto assumirem que um homem vai agir da mesma forma que elas agiriam, são propensas a interpretar mal um homem e a esperar que ele mostre verbalmente que está magoado e que ainda se importa.
Mas, como sabe, um homem pode exprimir o seu amor e carinho de forma diferente. Numa relação, ele pode mostrar que ama a sua parceira com acções e não com palavras. Isto não é o ideal, uma vez que as mulheres precisam de ouvir que o seu parceiro as ama, mas é algo de que se deve lembrar.
Depois da separação, um homem pode tentar provar o seu amor de várias formas.
Ele podia:
- enviar mensagens e telefonar obsessivamente à sua ex
- visitá-la no trabalho
- e tentar provar que é um homem mudado
Os homens demonstram o seu compromisso com as suas acções, que provam que estão a sofrer e que querem reconciliar-se o mais rapidamente possível.
Mas o que acontece com os homens que não tomam a iniciativa com a sua ex depois da separação?
Estes homens sabem que não vão conseguir nada mantendo o contacto com a ex. Sabem que o desespero não é atrativo e que vai repelir a ex. É por isso que não entram em contacto com a ex. e deixam-na pensar o que quiser.
Isso tende a deixar a ex curiosa e a criar questões como: "Como é que um homem se sente quando uma mulher o deixa?" É em torno dessa questão que este artigo gira.
Como é que um homem se sente quando uma mulher o deixa?
O que um homem sente quando uma mulher se afasta não é uma pergunta muito difícil de responder. Se um homem tem sentimentos pela sua parceira, a separação afecta-o emocionalmente de inúmeras formas.
Destrói-lhe a felicidade e a autoestima, torna-o inseguro quanto ao seu futuro, obceca-o com a ex, confunde-o, fá-lo culpar-se e dá-lhe esperança de que a ex volte.
A rejeição faz coisas loucas a um homem, pois magoa-o tanto que o obriga a visualizar a separação centenas de vezes e fá-lo querer ser uma pessoa melhor para a sua ex. Pelo que tenho visto, os homens tendem a sentir-se mais motivados para aprender com os seus erros do que as mulheres.
Os homens querem esforçar-se e mostrar que são capazes de evoluir e ser a pessoa que a sua ex quer que eles sejam. É difícil de explicar, mas eles sentem este imenso desejo de mudança.
É uma pena que muitos deles não tenham uma segunda oportunidade para mostrar todas as suas mudanças e melhorias. Muitos homens não têm outra escolha senão levar as suas lições para a relação seguinte e fazer melhor nessa relação.
Por isso, tenha em conta que um homem não se sente bem quando uma mulher o deixa. Muito francamente, a separação aterroriza-o, pois tem medo que a ex encontre outra pessoa e o esqueça. Tem também medo de ficar sozinho e infeliz e de não voltar a encontrar alguém tão bom como a ex.
Esse tipo de pensamento afecta a perceção que um homem tem de si próprio e dificulta o seu processo de mudança.
O que um homem sente quando uma mulher o abandona também depende do que ela faz depois da separação.
Se ela se juntar a outra pessoa, ignorar as suas mensagens, lhe disser que a culpa é toda dele e se recusar a dar-lhe uma conclusão, pode fazer com que ele leve a separação muito a peito e forçá-lo a dizer ou fazer algo que o faça ser rejeitado e reduza as suas hipóteses de reconciliação.
Um homem pode zangar-se com a sua ex, telefonar-lhe sem parar, culpá-la, perguntar-lhe coisas a que ela não quer responder e fazê-la sentir-se desconfortável com as suas palavras, acções e presença. Pode sufocá-la e receber em troca uma resposta indesejada da parte dela.
Essa reação tende a magoá-lo novamente e a torná-lo ainda mais dependente emocionalmente da ex.
Um homem que tenha sido abandonado deve ter em mente que não vai impressionar a sua ex incomodando-a depois de ela ter tomado a sua decisão, apenas vai mostrar-lhe que não a compreende e que não se preocupa com o que ela quer e precisa dele.
Por isso, se está a tentar perceber como é que um homem se sente quando uma mulher o deixa, saiba que ele não se sente muito bem com isso. As separações são, sem dúvida, das piores experiências pelas quais uma pessoa pode passar. São tão dolorosas que homens e mulheres têm frequentemente dificuldade em comer e dormir, em concentrar-se no trabalho e em realizar as suas tarefas diárias.
As separações chocam tanto os dumpees que despoletam a sua ansiedade e depressão e impedem-nos de se perdoarem a si próprios, de namorarem com outra pessoa e de seguirem em frente com as suas vidas.
Muito poucas pessoas conseguem funcionar corretamente após a separação. As pessoas que ficam bem numa questão de dias ou têm uma autoestima extremamente boa ou estão desligadas do seu ex e têm outra pessoa em vista.
Alguém que os distraia e os faça sentir entusiasmados para amar e ser amados.
Mas a maioria das pessoas que abandonam o lar, infelizmente, precisam de muitos meses para processar a separação, precisam de passar pelo processo de desapego ao seu ritmo confortável e, lentamente, tirar o seu ex do seu sistema.
Quando o fazem, sentem uma sensação de alívio e começam a desfrutar novamente da sua vida.
Eis o que sente um homem apaixonado quando a sua namorada ou mulher o deixa.
Quando um homem parece feliz depois de uma mulher o ter deixado
Muitas vezes, os homens fingem que estão felizes depois da separação. Não querem que a ex saiba que estão infelizes, por isso publicam fotografias felizes e, por vezes, até arranjam outra pessoa para namorar. O seu plano é parecerem confiantes e deixarem a ex com ciúmes.
Embora não haja nada de errado em parecer forte, o problema é que os dumpers maduros não ficam com ciúmes. Não se importam se o seu ex está com outra pessoa, porque estão muito felizes com o fim da relação e não querem o seu ex de volta.
Querem ser deixados em paz e concentrar-se em pessoas que não os sufoquem e não os façam sentir desconfortáveis.
Os homens são bons a esconder as suas emoções, pois querem parecer que estão bem, apesar de, no fundo, estarem uma confusão e estarem à procura de formas de lidar com a rejeição e o fim da vida romântica tal como a conhecem.
Só porque um homem não fala com a ex, não significa que esteja bem emocionalmente. Só parece assim porque ele está a afastar-se da ex e a meter-se na vida dele. Está a tentar separar-se e curar-se porque não tem outras opções.
A comunicação com a ex faria com que ele quisesse estar ainda mais com ela, por isso preferiu dar prioridade a si próprio e dar a impressão de que não se importava com a ex e com a relação.
Por isso, não se esqueça de que um homem que é abandonado parece muitas vezes confortável com a separação porque não quer mostrar que está a lutar. Ele sabe que a ex não é recetiva às suas palavras e acções e que a única coisa que pode fazer é deixá-la em paz e concentrar-se em si próprio.
Ao concentrar-se em si próprio, pode deixar a ex curiosa/nostálgica em relação a ele ou simplesmente seguir em frente e acabar por encontrar outra pessoa. Para ele, a ausência de contacto por tempo indeterminado é a única solução para a dor da separação, porque o ajuda a lidar com a rejeição e a livrar-se de falsas esperanças.
Por vezes, os homens sofrem em silêncio, apesar de parecerem estar a divertir-se com os amigos e com outras pessoas. Muitas vezes, saem com outra pessoa, mas continuam a ter saudades da ex.
Estes tipos normalmente têm dificuldade em ligar-se ou manter-se ligados à nova namorada e acabam por romper com ela quando se apercebem que a nova parceira não é nada parecida com a ex-namorada.
Por isso, não julgue as pessoas pelo que dizem ou pelo que aparentam. É provável que precise de passar algum tempo com elas para perceber como pensam e se sentem depois da separação.
O que achas que lhe passa pela cabeça? Publica os teus pensamentos e ideias abaixo do post.
E, por último, se quiser falar connosco sobre o processo de desprendimento de um homem, inscreva-se no coaching e entre em contacto connosco.