O seu namorado fica zangado quando não faz o que ele quer? Faz com que se sinta ignorante e não suficientemente boa?

Se um rapaz a faz sentir-se indigna porque está sempre a zangar-se consigo cada vez que faz algo de errado ou algo que ele pensa que está errado, tem de saber que o seu namorado tem dificuldade em controlar as suas emoções.

Este tipo de pensamento, aliado a um fraco controlo dos impulsos, faz com que o seu namorado demonstre a sua irritação de uma forma muito desaprovadora e ofensiva.

Em vez de lhe perguntar quais são as suas razões para se recusar a fazer o que ele quer, sente-se tão rejeitado que o deita abaixo e se eleva.

Ele faz isto porque é incapaz de lidar com a rejeição com confiança. Ainda não desenvolveu a sua inteligência emocional e não aprendeu as lições mais valiosas sobre relacionamentos que lhe permitiriam manter o controlo das suas emoções e lidar melhor com situações difíceis.

Por outras palavras, o seu namorado ainda não amadureceu, porque se limitou a reagir a situações de stress e ao que considerou ser uma injustiça. Ele ainda precisa de refletir sobre os seus comportamentos e acções e perceber que o seu bem-estar é mais importante do que as coisas que ele espera de si.

O seu namorado pode demorar muito tempo a mudar uma coisa dessas, porque a mudança leva tempo. Mas se ele estiver disposto a crescer e a ficar consigo a longo prazo, isso é algo que ele terá de fazer. Ele terá de mudar, caso contrário você pode cansar-se de ser o saco de pancada dele e ir-se embora quando tiver absorvido demasiados golpes.

Mesmo as pessoas mais pacientes cansam-se de tolerar comportamentos pouco saudáveis e acabam por abandonar a relação para se concentrarem em si próprias.

Por isso, se o seu namorado se enfurece quando não faz o que ele quer ou quando faz diferente do que ele quer, tenha em conta que o seu namorado está a brincar com o fogo. As relações (sobretudo as novas) são extremamente frágeis e, muitas vezes, quebram sob pressão quando os casais não têm capacidade para as manter. Alguém tende a desistir porque percebe que não vale a pena continuar numarelação estagnada.

Isto significa que há uma boa hipótese de um dia ficar sem paciência ou de o seu namorado perder o amor e o respeito e deixá-la.

Não entenda isto como uma ameaça, mas como um aviso de que, se nada for feito, a vossa relação irá provavelmente esgotar-se. Ou, se de alguma forma conseguirem manter-se juntos durante este período, serão provavelmente muito infelizes, pois as pessoas tendem a não mudar sem motivo.

Na maior parte das vezes, um forte incentivo permite-lhes refletir e melhorar.

A questão do artigo de hoje é o que fazer se o seu namorado se zangar quando não faz o que ele quer que faça.

Porque é que o meu namorado se zanga comigo?

A razão exacta pela qual o seu namorado se irrita quando diz ou faz algo "errado" pode ter origem na infância dele, mas isso não é algo com que se deva preocupar demasiado.

Partindo do princípio que o seu namorado é um adolescente ou um adulto, ele deve compreender que herdou ou desenvolveu problemas de raiva e que precisa de os resolver para o seu bem e para o bem da relação.

Infelizmente, a auto-consciência é algo que o seu namorado não tem. É a sua maior carência, pois sem ela não haverá reflexão e auto-aperfeiçoamento. Haverá apenas um comportamento sem sentido, em piloto automático, que o encorajará a seguir os seus instintos primários e o impedirá de olhar para dentro de si próprio.

Existem várias razões para o seu namorado se zangar quando não faz o que ele quer que faça, mas as mais importantes são as seguintes:

  • Expectativas elevadas
  • Falta de compreensão
  • Fraco conhecimento das relações
  • Maturidade emocional inadequada
  • Educação

A raiva faz parte de todos nós, mas isso não significa que a devamos manifestar forte e livremente sempre que alguém nos magoa ou nos desilude. Sim, é verdade que a raiva pode ser boa, pois pode ajudar-nos a defendermo-nos se alguém tentar aproveitar-se de nós, mas, normalmente, a pessoa que se aproveita de nós não é o nosso parceiro.

O nosso parceiro ama-nos e protege-nos, o que significa que temos de ser gentis e respeitosos para com ele também. Temos de provar continuamente que somos capazes de lidar com situações difíceis de forma satisfatória e que estamos a tentar dar o nosso melhor para ouvir o feedback e melhorar as nossas falhas.

Se nos considerarmos um dado adquirido e usarmos a raiva contra o nosso parceiro, não provamos que somos capazes ou que estamos dispostos a mudar, apenas provamos que estamos descontentes com a mentalidade ou os comportamentos do nosso parceiro e que, em vez de falarmos sobre isso e encorajarmos o nosso parceiro a crescer, queremos forçá-lo a respeitar-nos e a fazer o que queremos que ele faça.

Este tipo de comportamento forçado mostra que as nossas escolhas de vida dependem do que sentimos em vez de pensarmos e que procuramos o controlo através da manipulação em vez do encorajamento, do respeito e da compreensão.

Por isso, se o seu namorado se irrita muito e faz coisas extremamente impulsivas, tenha em mente que o seu namorado tem muito espaço para melhorar. Não estou a dizer que o deva deixar, mas deve pelo menos tentar perceber se ele se preocupa com a forma como a faz sentir e se quer fazer alguma coisa para o mudar.

Como rapariga ou mulher insatisfeita com a atitude do namorado, já deve ter percebido que, quando as pessoas ficam furiosas, fazem com que os seus parceiros ajam com medo, assustando-os e fazendo-os andar à sua volta. É claro que isto não é verdade para as pessoas que têm um carácter forte e retaliam com raiva, porque essas pessoas tendem a resistir a comportamentos violentos.

Mas continuam a ter relações turbulentas e, na maior parte das vezes, acabam por se separar quando se acumulam demasiados ressentimentos, porque não conseguem melhorar as suas opiniões sobre o parceiro e o parceiro sobre elas e consertar a relação.

O facto de o seu namorado se zangar consigo cada vez que não consegue atingir as expectativas dele é uma grande preocupação, pois ele está a deter todo o poder na relação. Ele sente-se vítima e, como resultado, projecta a sua infelicidade em si com a expetativa de a magoar e mudar.

Se ele não se importa muito consigo quando está magoado, não importa se ele se importa consigo quando está feliz e bem.

A qualidade de uma relação não é determinada pela forma como os casais funcionam quando a sua relação é só sol 🌞 e arco-íris 🌈 É determinada pela forma como cooperam quando têm mal-entendidos, problemas, stress e preocupações. 🌧️☔

Tenha isso em mente para não se agarrar aos bons momentos.

Como resolver os problemas com o meu namorado quando ele fica zangado por eu não fazer o que ele quer?

Posso dizer-lhe, por experiência própria, que resolver os problemas no calor do momento nunca é uma boa ideia. Não importa o que diga ou faça, não conseguirá convencer o seu namorado de que o que ele está a fazer é errado, pois ele vai ficar ofendido e na defensiva.

Por isso, em vez de resolver o problema quando ele surge, faça o que Dale Carnegie sugere no seu livro "How to Win Friends & Influence People".

Tenho usado a sua citação mundialmente famosa e tem funcionado para mim. Talvez funcione para si também.

Cheguei à conclusão de que só há uma maneira, abaixo de todos os céus, de tirar o melhor partido de uma discussão - e essa é evitá-la. Evitá-la como se evita cascavéis e terramotos.

Dale Carnegie

Evitar uma discussão não significa que tenha de se calar para sempre e deixar que o seu parceiro se aproveite de si. Tudo o que significa é que deve encontrar uma forma de desarmar temporariamente a situação quando as emoções estão ao rubro. Se conseguir fazer isso, conseguirá ultrapassar qualquer situação difícil e abrir-se com segurança ao seu namorado quando ele se acalmar e ficar aberto a sugestões que já não considere incisivascríticas.

Quando o seu namorado se tornar mais sensato, poderá abordar este assunto de uma forma não ameaçadora e dizer ao seu namorado como ele a está a fazer sentir e o que está a fazer de errado.

Por isso, antes mesmo de falarmos sobre o que fazer quando o seu namorado se zanga consigo por não corresponder às expectativas dele, vamos primeiro falar sobre o que precisa de fazer para o apaziguar.

Lembre-se de que quando o seu namorado está zangado, ele está a sofrer e procura compreensão e carinho. Se lhe puder dar isso enquanto também está a sofrer, verá como o seu namorado se acalmará rapidamente e, com sorte, pedirá desculpa pelos seus erros.

É provável que não queira pedir desculpa e colocar-se sob o controlo do seu namorado, mas não deve ser demasiado orgulhosa. O seu namorado sente-se vítima, por isso alguém com autocontrolo e uma compreensão clara da situação tem de ser a pessoa mais importante e assumir a liderança.

Isto até ter oportunidade de falar com o seu namorado e explicar-lhe que ele também deve ser um participante ativo nas conversas de resolução de conflitos e que gostaria que ele mudasse algumas das suas atitudes e tivesse uma relação mais amorosa consigo.

Falar com ele sobre a sua raiva depois de ter evitado a discussão

Como já referimos, não conseguirá convencer o seu namorado a ver as coisas do seu ponto de vista quando ele está zangado e certo de que a sua maneira de ser é a única.

Poderá fazer valer a sua opinião e persuadir o seu namorado quando ele se acalmar e se tornar mais recetivo a tudo o que tem para dizer. Por isso, não apresse as coisas e tente mudá-lo quando ele estiver menos aberto à mudança.

O meu conselho é que fale com o seu namorado quando ele estiver de bom humor. Se o fizer, ele estará muito mais aberto a um compromisso do que durante as suas explosões.

Quando ele for racional, inicie a conversa da seguinte forma.

"Olá (nome). Vejo que está de bom humor e isso é ótimo. Gostaria de falar sobre algo muito importante. Tem algum tempo livre? São só alguns minutos."

Quando o seu namorado concordar em ouvir, agradeça-lhe e diga-lhe: "O assunto sobre o qual gostaria de falar consigo é a forma como lidamos com as discussões e as emoções difíceis. Isto pode parecer-lhe uma crítica, mas por favor não o interprete dessa forma. Estou orgulhoso de (algo que ele tem feito bem recentemente), no entanto, quando levanta a voz para mim, isso faz-me sentir pequena. Parece que me quer magoar só para provar a suaponto".

Compreendo que, por vezes, estejas zangado e que te sintas incompreendido, mas tens de compreender que eu também estou. Só não te mostro a minha desilusão porque não acredito na raiva e na violência. Gosto de resolver os mal-entendidos e os desacordos falando sobre eles com a maior calma possível.

A razão pela qual te estou a dizer isto é porque esperava que te apercebesses de algumas das tuas falhas por ti próprio e que quisesses melhorar neste aspeto. Mas, infelizmente, não notei grandes melhorias até agora, por isso gostaria de te lembrar como é importante controlar as emoções para o teu bem-estar, para o meu bem-estar e para o bem da relação.

Tenho andado a guardar isto dentro de mim há algum tempo e tem-me magoado muito, por isso, por favor, diz-me se compreendes o que estou a dizer, para que possamos arranjar algum tipo de plano sobre como podemos comunicar e funcionar melhor como casal quando as coisas aquecem".

Se ele se preocupa consigo e quer fazer alguma coisa para corrigir as suas falhas, terá todo o gosto em criar um plano de auto-aperfeiçoamento que melhore a sua atitude e a qualidade da relação.

Ele podia:

  • Obter terapia
  • Dar-lhe mais atenção
  • Mostrar um maior interesse pelas suas opiniões e sentimentos
  • Fazer-lhe mais perguntas
  • E ser mais compreensivo e indulgente consigo quando comete um erro

Mas se o seu namorado não entender o que está a dizer ou não se importar com isso, pode voltar a ficar zangado e culpá-lo pelas suas emoções auto-destrutivas. Nesse caso, tem de saber que o seu namorado não está preparado para as mudanças pessoais que precisa de fazer e que, muito provavelmente, vai continuar como está até encontrar uma razão melhor para melhorar.

Ele pode descobrir essa razão anos mais tarde, quando você acabar com ele ou quando outra mulher lhe ensinar uma ou duas coisas sobre respeito. Mas o mais provável é que ele não melhore por iniciativa própria, enquanto tiver o controlo total da relação e culpar os outros pela sua maneira de ser.

Por isso, se o seu namorado fica furioso quando não faz o que ele quer, lembre-se de que está a lidar com um namorado controlador. O rapaz não investiu o suficiente em si próprio e precisa de levar uma lição antes de descobrir o que são as relações.

Talvez seja melhor não ficar com um homem que não mostra vontade e capacidade para melhorar, porque um homem assim vai torná-la infeliz e impedi-la de atingir todo o seu potencial.

O seu namorado fica zangado quando você não faz o que ele quer que você faça? Ele apresenta traços desagradáveis que a fazem questionar a sua capacidade de a fazer feliz agora e a longo prazo? Se quiser partilhar a sua história, sinta-se à vontade para o fazer na secção de comentários abaixo.