Muitas pessoas não sabem o que dizer a alguém que acabou de se separar, não sabem como escutar ativamente e manter a paciência com essa pessoa até que ela esteja curada, porque não sabem ou não se lembram de como é sentir-se abandonado.

Tudo o que sabem é que é emocionalmente desgastante estar perto de alguém que está obcecado com um ex. Por isso, apenas apoiam o seu amigo ou familiar enquanto tiverem paciência para o fazer.

No entanto, quando ficam sem paciência e se cansam de falar sobre o mesmo assunto, tendem a esquecer o seu papel de apoio e mudam abruptamente o assunto da separação ou dão respostas clichés como "Estás melhor sem o teu ex. A separação aconteceu por uma razão. Segue em frente."

Respostas como estas não ajudam uma pessoa que está a passar por uma separação. Não são empáticas e, por isso, normalmente só fazem com que a pessoa que está a deixar a casa se sinta desvalorizada e sem atenção. Na verdade, fazem com que a pessoa que está a deixar a casa fique ainda mais ansiosa, porque se apercebe de que nem sequer consegue exprimir-se a uma pessoa que supostamente a deveria apoiar.

Por isso, se tem um amigo, um familiar ou alguém de quem gosta e essa pessoa está a passar por uma fase difícil, lembre-se de que essa pessoa precisa de si agora mais do que nunca. Ela quer a sua paciência, o seu apoio e a sua vontade de ajudar, para que possa curar-se da separação e tornar-se novamente independente.

Há muitas coisas que se podem dizer a alguém que acabou de romper com um ex. Mas antes de falarmos disso, é preciso saber que também há muitas coisas que se podem fazer para que essa pessoa se sinta melhor. Pode tomar a iniciativa, encorajar essa pessoa a manter-se ativa e estar com essa pessoa mesmo que ela não seja muito divertida.

Não é fácil estar ao lado de alguém que só pensa e fala na ex, mas a vida não é só sol e arco-íris. Por vezes, as pessoas passam por momentos difíceis e precisam que simpatize com os seus problemas. Podem não pedir a sua simpatia diretamente, mas se as suas acções mostrarem que estão a sofrer, tem de ficar ao seu lado até que esqueçam a ex, recuperem a força eautoestima, e tornam-se o seu "eu" normal sem ansiedade.

Pode demorar muito tempo a fazê-lo, mas se gostar verdadeiramente da pessoa que está a passar por uma separação, nem sequer deve ter de se forçar a ajudá-la. Deve querer ajudá-la de bom grado, porque ajudá-la deve ser muito gratificante.

Muitos dumpees disseram-me que não se sentem apoiados pelos seus amigos e familiares, apesar de estarem a passar pelo momento mais difícil das suas vidas. Dizem que se sentem abandonados pelo seu ex, bem como pela sua família e amigos. É por isso que escrevi este artigo para encorajar as pessoas a estarem atentas à dor e ao sofrimento dos outros.

Em primeiro lugar, vou falar sobre o que dizer a alguém que acabou de romper com o namorado/namorada, marido ou mulher e, mais tarde, vou dar-lhe algumas dicas sobre como se juntar a essa pessoa na sua jornada de recuperação.

O que dizer a alguém que acabou de se separar?

Se quiser apoiar alguém que está a passar por uma separação, deve saber que não precisa de ter muita experiência de separação nem de dizer algo que um especialista em saúde mental diria. Só precisa de ouvir e responder com compaixão de vez em quando.

Pode fazê-lo dizendo coisas tranquilizadoras como:

  • Sei que estás a sofrer muito e parte-me o coração ver-te sofrer. Quero que saibas que gosto de ti mais do que possas imaginar.
  • As separações são uma treta. As pessoas às vezes podem ser muito más. Quero que saibas que te protejo. Por favor, contacta-me sempre que estiveres ansiosa e começares a pensar no teu ex. Manda-me uma mensagem ou liga-me. Pode ser a qualquer hora, mesmo à noite. Sou tua amiga e não te vou desiludir.
  • Não faz mal estar triste e dizer que está magoado. Leve o seu tempo para sofrer e desabafar. Pode dizer-me tudo o que quiser. Não sou o seu ex, mas estou aqui para o ouvir.
  • Já passei por uma separação antes, por isso sei como as separações podem ser difíceis. Rasgam-nos as entranhas e obrigam-nos a colocar o nosso ex num pedestal. Mas, se alguém como eu conseguiu ultrapassar isso, tu também vais conseguir. Tens o meu apoio até ao fim.
  • O que o seu ex disse/faz foi cruel e imperdoável. Pode não ser tão cedo, mas um dia, quando o seu ex se cruzar com a pessoa errada, vai ser atingido pelo karma. Provavelmente não se vai importar com isso quando acontecer - e isso é bom. Vai voltar a ser a pessoa alegre a que estou habituada e a ter coisas melhores com que se preocupar.
  • Não vai querer ouvir isto agora, mas em breve vai perceber porque é que a separação aconteceu e como é que isso o pode ajudar a crescer e a encontrar a felicidade novamente. Por isso, por agora, concentre-se na recuperação e mantenha-se positivo. As coisas vão melhorar, mesmo que pareça que é o fim do mundo neste momento.

A pessoa em questão tem muita ansiedade e, possivelmente, até pensamentos suicidas, e é por isso que pode ajudá-la apenas ouvindo-a e dizendo-lhe algumas frases tranquilizadoras. Ficaria surpreendido com o quanto ouvir e responder com compaixão pode ajudar.

E nunca se sabe, pode ser que um dia se encontre numa situação semelhante. E é nessa altura que o seu amigo se vai lembrar que você costumava estar lá para ele e retribuir o favor.

Lembre-se de que as pessoas carinhosas não abandonam os seus amigos quando estes precisam de ajuda. Ficam ao seu lado e apoiam-nos desinteressadamente, mesmo que nem sempre queiram falar com eles sobre o seu ex. No fundo, sabem que o bem-estar do seu amigo é mais importante do que os seus próprios interesses.

É por isso que tudo o que tem de dizer a alguém que acabou de terminar uma relação é: "Estou aqui para si. Venha a minha casa e falaremos sobre isso." É assim tão simples, mas muitas pessoas abandonam os seus amigos quando mais precisam da sua ajuda.

Por isso, se está a pensar no que dizer a alguém que acabou de se separar, consulte as dicas abaixo.

Coisas a não dizer a alguém que acabou de terminar uma relação

Obviamente, há algumas coisas que não se devem dizer a uma pessoa que está a passar por uma separação.

Para começar, não deve dizer que ele está a exagerar e que a situação não é tão má como parece, pois isso seria ignorar os pensamentos e sentimentos do seu amigo e fazê-lo sentir-se estúpido por pensar e sentir o que sente. Lembre-se que ele é extremamente vulnerável e que palavras ou acções insensíveis podem deixá-lo extremamente ansioso.

Algumas das coisas que não se deve dizer a alguém que está a passar por uma separação são:

  • É só uma separação. Porque é que estás tão obcecado com esta pessoa?
  • Não estejas tão desesperado. Segue em frente, acabou.
  • Esquece isso. O teu ex não quer saber de ti.
  • Mereceste-o. Foste má para o teu ex.
  • Anima-te, há muito peixe no mar.
  • O teu ex vai arrepender-se rapidamente da sua decisão e vai voltar. Vais ver.
  • Vá lá, pára de falar do teu ex.

Deve evitar dizer qualquer coisa que seja indiferente, julgadora, antipática, que impeça a esperança, que a destrua ou que seja desdenhosa.

Como ajudar alguém que está a passar por uma separação?

Se quer o melhor para uma pessoa que está a passar por uma separação, não deve matar a sua esperança de reconciliação ou, pelo contrário, dar-lhe falsas esperanças. Deve ser realista, mas ao mesmo tempo compreender o seu apego obsessivo após a separação.

Ao ter em conta que ele está viciado na ex, não por vontade própria, mas por força, pode mostrar-lhe que compreende a sua posição e que o apoia, mesmo que, racionalmente, a obsessão dele não faça sentido para si.

É isso que é apoiar. É apoiar alguém de quem gostamos, mesmo que não gostemos do facto de ele continuar agarrado à ex e ignorar as nossas sugestões.

Algumas pessoas ficam magoadas quando uma pessoa que está a passar por uma separação não ouve os seus conselhos, mas essas pessoas não compreendem que o seu amigo não está necessariamente à procura de conselhos, mas sim de uma pessoa a quem confiar e de um ombro amigo.

Se é uma dessas pessoas, não perca a calma quando a pessoa em questão faz o contrário do que lhe aconselha. Se ela estivesse num estado de espírito racional como o seu, ouvi-lo-ia. Mas, neste momento, não o pode fazer porque está a sofrer de ansiedade de separação, medos e falsas esperanças.

Ele está a sofrer demasiado para fazer a coisa racional.

Basicamente, é para isso que serve: para apoiar o seu amigo ou familiar até que ele se desligue da ex, se liberte de falsas esperanças, recupere a força emocional, a autoestima e a confiança e desenvolva uma forma de pensar mais saudável.

Vai levar algum tempo, mas é preciso ser paciente e compreender as suas dificuldades emocionais.

Por isso, se quiser ajudar alguém que está a passar por uma separação, mostre-lhe que está preparado para o ouvir, mesmo que ele esteja a falar sempre da mesma coisa. Mostre-lhe que é paciente e que o apoia, por mais aborrecidas que as conversas possam parecer.

Isto fará com que seja seguro para o homem ou a mulher abrir-se consigo e partilhar as coisas que não conseguiu partilhar com os outros. De certa forma, desenvolverá uma relação mais forte com essa pessoa.

Se já passou por uma separação antes, também pode explicar como se sentiu e o que fez quando levou com os pés. As pessoas gostam de ouvir as histórias de separação dos outros porque querem identificar-se com elas. Querem saber que outros passaram por situações semelhantes e que há luz ao fundo do túnel.

É claro que a maioria dos idiotas quer inicialmente o seu ex de volta e não quer ouvir como é que você nunca voltou para o seu ex. Mas isso não significa que não possa ajudar essa pessoa. Pode e vai fazê-lo. Só tem de lhe dizer como é que se recompôs e dar-lhe alguns conselhos positivos.

Pode dizer coisas como:

  • Não contacte o seu ex. O seu ex não a respeitará se o fizer. Tem de ser ele a contactá-la e a pedir para voltar para si.
  • Não saia com ninguém imediatamente. Leve o seu tempo para recuperar e processar tudo. Não queira entrar numa relação de ricochete ou pode magoar-se gravemente.
  • Concentre-se em curar-se e amar-se a si próprio. Faça as coisas de que gosta.
  • Falem comigo e com os vossos amigos sempre que precisarem e saibam que não estão sozinhos.
  • A culpa nunca é só de uma pessoa, o seu ex também tem defeitos, mas provavelmente só vê os seus porque está a sofrer muito.
  • Não analise o comportamento do seu ex nas redes sociais, procure encerrar o assunto escrevendo no diário os seus pensamentos e sentimentos.
  • Reflicta sobre os seus erros e sobre as coisas que pode melhorar. Neste momento, está a sofrer, mas pode usar essa dor para crescer como pessoa, o que lhe permitirá ter uma melhor relação com o seu ex ou com outra pessoa.

No entanto, faça o que fizer, certifique-se de que não fala do ex dele do nada e que não lhe diz o que o ex anda a fazer ou com quem anda a sair. Essa é uma informação desnecessária que lhe vai causar um revés emocional e muita ansiedade.

Lembre-se de que, se ele não fala da ex, você também não deve falar. Deve agir como se a ex nunca tivesse existido.

Como os meus amigos me apoiaram

Uma coisa que aprendi da maneira mais difícil é que a forma mais rápida de descobrir quem são os nossos verdadeiros amigos é ver quem nos ajuda quando estamos feridos.

Os que se preocupam consigo aparecerão muito rapidamente à sua porta, não o deixarão carregar o fardo sozinho. E os que não se preocupam ou os que não lhe são tão próximos não aparecerão em lado nenhum. Evitá-lo-ão ou ignorá-lo-ão porque não ganharão nada em ajudá-lo.

Foi assim que descobri quem me ama, quem gosta de mim e quem são os meus amigos apenas quando podem beneficiar de mim.

Os meus amigos mais fiáveis, que se preocupavam com a minha saúde, ofereceram-se para ajudar e encorajaram-me a exprimir-me. Estavam sempre a perguntar como eu estava e o que podiam fazer para ajudar.

Os amigos que via ocasionalmente ou as pessoas que não me eram próximas expressavam muito pouco interesse ou preocupação. Diziam coisas como: "Não precisas dela, é melhor assim." Estas pessoas deixaram claro que não sabem como são as separações e/ou que não fazem ideia de como ajudar alguém que está a passar por uma separação.

Para ser franco, não foram de grande ajuda para mim.

Mas depois havia conhecidos ou pessoas que mal me conheciam. Essas pessoas mostravam-me muito pouca simpatia e, essencialmente, faziam-me sentir pior. Faziam perguntas como: "Onde está a rapariga com quem andaste? Acabaram? Porquê?"

Felizmente para mim, a minha separação fez-me perceber que tipo de relações tenho com as pessoas e em quem posso confiar se alguma vez precisar de ajuda física, emocional ou financeira. Ensinou-me que alguns amigos se preocupam e outros não. Os que se preocupam apoiar-me-iam se algo de mau me acontecesse (o que aconteceu) e os que não se preocupam comigo ignorar-me-iam ou arranjariam uma centena de desculpas para o fazernão me podem ajudar (o que também fizeram).

Sou introvertido, por isso não tenho muitos amigos, mas os que tenho, escolhi-os com muito cuidado, porque prefiro ter alguns bons amigos com quem possa contar em alturas de necessidade do que ter de andar a pensar em quem contactar quando tenho uma crise.

Talvez seja apenas eu, mas gosto de estar rodeado de pessoas que têm um elevado nível de simpatia e empatia. É muito fácil confiar e conviver com essas pessoas.

Ainda me lembro da forma como as pessoas (não só os amigos) reagiam à minha ansiedade pós-separação. Diziam: "Ultrapassa isso. A separação é para o melhor." Mas, na minha cabeça, não era para o melhor. Era para o pior porque eu estava em negação e longe de estar preparada para ver a verdade.

Ainda precisava de fazer o luto.

A questão é que eles pioraram as coisas porque não sabiam nem se importavam com o que eu sentia, limitaram-se a dar as suas opiniões e, ao fazê-lo, mataram demasiada esperança de uma só vez e despoletaram a minha ansiedade.

Por isso, se conhece alguém que está a passar por uma separação, ofereça-lhe o seu apoio. É provável que ele precise da sua ajuda durante algumas semanas, mas assim que estiver recuperado, o mais provável é que lhe fique eternamente grato.

Ainda tem dúvidas sobre o que dizer a alguém que acabou de se separar? O que acha que é a coisa certa a dizer e fazer? Partilhe os seus pensamentos na secção de comentários abaixo do post.