Infelizmente, muitos dumpers enviam sinais contraditórios após a separação. Não sabem o que dizer e como agir após a separação, por isso fazem coisas que pensam ser as melhores.

Por vezes, gostam das fotografias do ex nas redes sociais e enviam mensagens de texto confusas e, outras vezes, mantêm-se em contacto com o ex, pedem desculpa e dizem que têm saudades dele.

Quase sempre, no entanto, confundem a pessoa que está a ser abandonada, provocam a ansiedade do ex, retiram-lhe a capacidade de se concentrar em si próprio e tornam a vida do ex mais complicada e dolorosa do que deveria ser.

Se o seu ex está a enviar-lhe sinais contraditórios, tem de saber que o seu ex não compreende muito bem a dinâmica de uma separação. O seu ex não está a sofrer dores horríveis, e é por isso que o seu ex não faz ideia de que lhe está a dar esperança e a enganá-lo.

Tudo o que o seu ex sabe é que tem de fazer alguma coisa para mostrar que é uma pessoa atenciosa e que a sua resposta o faria sentir-se melhor com o que lhe fez.

O seu ex está apenas a fazer o que lhe parece certo, não está a considerar nem a compreender como se sente e o que realmente precisa dele para se reerguer e voltar a desfrutar da sua vida.

É lamentável, mas o seu ex pensa que está a ajudar - que você quer saber que ele ainda está por perto, caso precise dele e queira falar com ele.

Seja o que for que faça, não morda o isco. O seu ex pode parecer um pouco mais recetivo a si do que no dia da separação, mas isso deve-se apenas ao facto de o seu ex ter feito alguns progressos emocionais. O seu ex conseguiu o espaço que tanto desejava e pode agora respirar melhor.

Isto não significa, no entanto, que ele esteja pronto e disposto a voltar para si.

O seu ex ainda tem muito trabalho a fazer antes de processar as emoções negativas causadas pela rutura e as associações negativas que o seu ex lhe associou ao longo da relação.

Por isso, tenha cuidado e não crie expectativas antecipadas quando o seu ex ainda está a atravessar as 5 fases de uma rutura para quem se separa e precisa de mais tempo para se libertar de ressentimentos e bloqueios emocionais que o impedem de o amar e de sentir o desejo de ser amado por si.

Há uma altura em que deve sentir-se esperançado em relação à relação terminada, mas essa altura não é quando a pessoa que o deixou está a enviar-lhe sinais contraditórios e parece hesitante.

O momento de se sentir entusiasmado é quando o seu ex percebe o seu valor e volta a admitir a culpa e a trabalhar na relação. É nessa altura que pode baixar um pouco a guarda e ver se o seu ex tem a determinação de dar outra oportunidade à relação.

Por isso, se o seu ex está a enviar-lhe sinais contraditórios e se está a perguntar porque é que o seu ex está a fazer isso, tenha em mente que o seu ex sente uma variedade de sentimentos contraditórios. Ele ou ela ainda está a pensar no que fazer consigo e pensa que interagir consigo entretanto fará com que a sua culpa e outras emoções negativas desapareçam mais rapidamente.

Neste post, vamos falar sobre o que fazer quando o seu ex-namorado ou ex-namorada lhe envia sinais contraditórios.

O contentor envia sinais contraditórios

Dependendo da fase em que o seu ex se encontra, ele ou ela está a processar certas emoções negativas e está preso entre querer ser um ser humano decente e ouvir os seus instintos.

Por um lado, o seu ex quer fazer o que está certo porque é quem ele é e quer ser, mas, por outro lado, o seu ex sente a necessidade de se auto-priorizar e de se concentrar apenas em si próprio.

Isto cria um grande fosso entre a racionalidade, os instintos e a moralidade e faz com que o seu ex pareça quente ou frio - interessado ou desinteressado.

Uma parte racional do seu ex quer essencialmente ser simpático (o que lhe dá falsas esperanças), mas a parte emocional diz-lhe que ele precisa de mais espaço e tempo para se concentrar nos seus desejos e necessidades. Como resultado, o seu ex acaba por lhe enviar sinais contraditórios e confunde-a muito.

Ele dá-lhe esperança e tira-lha, e faz isto até que a sua necessidade de espaço desapareça ou domine o seu ex. Na maior parte das vezes, domina o que está a largar, porque o que está a largar não consegue lidar com emoções fortes e repulsivas após a separação.

Não consegue lidar com elas, sobretudo se a pessoa que deixou a casa pedir atenção ao que a deixou e estiver sempre a tentar obter uma conclusão.

Só porque o seu ex está a enviar-lhe certos sinais não significa que ele vá mudar de ideias em breve. Tudo o que significa é que o seu ex não o quer deixar porque perderia os benefícios da relação ou da amizade.

Lembre-se de que as pessoas que abandonam o lar não enviam sinais contraditórios de propósito, mas sim porque querem ter uma relação pacífica e não romântica com a ex, que lhes permita perdoar-se a si próprias e viver em paz.

Por que é que o meu "dumper" está a enviar sinais contraditórios?

A maneira mais fácil de explicar porque é que o seu ex envia sinais contraditórios é que ele também está afetado pela separação e que quer fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo. O seu ex quer fazer com que se sinta calmo e seguro, mas também quer sentir-se em paz.

Isto é algo que o seu ex está a ter dificuldade em conseguir.

Se o seu ex tentar ajudar de forma demasiado rápida, direta e forte, envolvendo-se demasiado no seu processo de cura, pode torná-la demasiado dependente dele para se curar, para ter amor-próprio e atenção.

E quando o seu ex vê que está demasiado dependente dele, também pode começar a sentir-se sufocado e não conseguir o que precisa para recuperar da separação.

É por isso que o seu ex se queima e parece solidário e respeitoso num dia e frio e possivelmente mau ou indiferente no dia seguinte.

O seu ex está a lidar com demasiadas crenças e emoções contraditórias que o impedem de compartimentar rapidamente os seus sentimentos doentios e de pensar e sentir em relação a si da forma que precisa.

A verdade é que não são nem maus nem bons, são apenas um sinal de que o seu ex assumiu uma tarefa difícil e que o seu ex pode afastá-lo se se mostrar demasiado autoritário.

Mesmo que o seu ex não faça ideia do que está a passar, deve compreender as emoções e as necessidades de espaço do seu ex e começar a deixá-lo ir.

Deixar ir significa que você deixa o controlo, deixa de depender emocionalmente do seu ex e deixa-o ser livre e completamente independente. Se conseguir fazer isso, o seu ex sentir-se-á menos pressionado e mais interessado em falar consigo. É uma situação vantajosa para ambos.

A imagem abaixo mostra 5 razões pelas quais a sua ex está a enviar-lhe sinais contraditórios.

O que fazer quando uma pessoa que está a deixar o seu emprego lhe envia sinais contraditórios?

Quando o seu "dumper" lhe envia sinais contraditórios, deve fazer o que já devia ter feito há muito tempo. Deve pôr fim ao "breadcrumbing" do seu ex, dizendo-lhe que é melhor passarem algum tempo longe um do outro e lidarem com a separação individualmente.

Esta é a melhor forma de lidar com os sinais contraditórios da pessoa que se separou de si, uma vez que acabar com a amizade vai forçar o seu ex a parar de lhe enviar sinais contraditórios e encorajá-lo a separar-se dele de uma vez por todas.

Lembre-se de que não pode acabar com uma relação duas vezes, mas pode sofrer mais tempo e mais vezes se não fizer nada e deixar que o seu ex continue a enviar-lhe sinais contraditórios.

Por isso, em primeiro lugar, deixe de seguir o seu ex nas redes sociais e apague o seu número de telefone. Não vale a pena manter o número de telefone do seu ex, a não ser que tenham filhos ou uma boa razão para manter o contacto. Sentir-se-á muito menos confuso e melhor em geral se mantiver o seu ex fora de vista e evitar que ele ou ela lhe envie sinais contraditórios.

E pode evitar que o seu ex lhe envie sinais contraditórios se tiver a coragem de lhe dizer educadamente para não lhe telefonar/mensagear/marcar mais e para a deixar em paz até estar pronta para voltar a falar com ele. Diga-lhe que lhe enviará uma mensagem quando estiver pronta para o fazer.

Em segundo lugar, não estabeleça contacto por tempo indeterminado e siga as regras de não contacto à risca. Vai curar-se muito lentamente se observar obsessivamente as redes sociais do seu ex e falar com os amigos do seu ex sobre o seu ex.

As informações sobre a vida do seu ex só o vão confundir e/ou magoar. Provavelmente as duas coisas, porque vai interpretar as coisas que vê e ouve da pior maneira possível.

A sua autoestima está a ser afetada, por isso siga o meu conselho e não tente vigiar o seu ex. Tudo o que diz respeito à nova vida do seu ex é um veneno para si, pois está a deixá-la obcecada com o seu ex, quando devia estar obcecada consigo própria.

Nunca é tarde demais para excluir o seu ex da sua vida e desfrutar da tranquilidade e estabilidade que a sua ausência proporciona.

Eu sei que é difícil distanciar-se de alguém a quem se está emocionalmente ligado (especialmente quando a separação é recente), mas tem de compreender que os sinais contraditórios do seu ex estão a enganá-lo e a matá-lo. De cada vez que o seu ex lhe envia um sinal contraditório, magoa-o e obriga-o a manter-se ligado a ele durante mais tempo.

O seu ex pode não saber ou não querer saber que ele ou ela é o seu pior pesadelo, mas você sabe. É por isso que tem de tomar conta da sua vida e fazer o que é melhor para si (não para o seu ex).

Por último, tenha em conta que o seu ex não está a voltar lentamente para si. Os sinais contraditórios do ex não indicam que ele está a deixar a porta aberta, mas sim que está a tentar ter o melhor dos dois mundos - ser um amigo sem compromisso romântico.

Se compreender que o seu ex está a enviar sinais contraditórios devido às suas emoções difíceis após a separação, também compreenderá que precisa de o deixar em paz para que ele possa processar a separação e, com sorte, refletir sobre as coisas que o incomodam e que precisam de ser reflectidas.

O seu ex não conseguirá fazer isso se você estiver sempre por perto, mas apenas se você se distanciar dele. A razão para isso é que a distância emocional permite que os dumpers reflictam, ao passo que a falta dela encurrala os dumpers e retira-lhes a capacidade de refletir.

Por conseguinte, o melhor que tem a fazer é respeitar o desejo de separação do seu ex e afastar-se de cabeça erguida, pois só assim poderá dar ao seu ex o que ele precisa desesperadamente para deixar de lhe enviar sinais contraditórios e deixá-lo curar-se.

Entenda os sinais contraditórios como um não e actue de imediato

Se o seu ex está a enviar-lhe sinais contraditórios, não espere que ele deixe de os enviar por si próprio. Tem de fazer alguma coisa em relação a esses sinais porque, se não o fizer, o seu ex pode nunca compreender que lhe está a dar falsas esperanças e a dificultar a sua separação e a sua continuação.

Por isso, não fique à espera que um dia os sinais negativos do seu ex desapareçam e que os positivos se mantenham. Para que isso aconteça, o seu comportamento, ou melhor, a perceção que o seu ex tem de si, terá de mudar completamente. E só mudará se o seu ex quiser que mude.

Ninguém pode dizer se isso vai acontecer porque depende muito da capacidade do seu ex para processar emoções negativas e das coisas que estão a acontecer na vida do seu ex.

Mas enquanto espera que o seu ex desenvolva sentimentos por si, tem de aprender a perder o controlo, porque nunca conseguirá controlar os sentimentos do seu ex. Só o seu ex o pode fazer quando se distancia de si, se concentra nele próprio e se esquece de si durante algum tempo.

Por conseguinte, a sua tarefa enquanto pessoa que está a ser abandonada é muito simples: afaste-se do seu ex no momento em que receber sinais contraditórios. Fuja rapidamente, pois não tem nada a ganhar ao tentar ser amigo do seu ex. Apenas a cura e a felicidade a perder.

O seu namorado está a enviar sinais contraditórios e a magoá-la mais do que está disposta a tolerar Concorda que evitar sinais contraditórios é o melhor analgésico? Diga-nos o que pensa sobre o namorado enviar sinais contraditórios na secção de comentários abaixo.

E se quiser falar sobre os sinais contraditórios do seu ex em privado, descubra como pode entrar em contacto connosco na nossa página de coaching.