Esta é uma pergunta que recebo a toda a hora. Muitos idiotas querem saber porque é que o seu ex deixou de ser amigo deles mas não os bloqueou. Pensam e esperam que deixar de ser amigo sem bloquear significa que o seu ex ainda sente algo por eles e que o seu ex pode estar a usá-los como plano de reserva.
O que significa que a pessoa que deixou de ser amiga, mas não bloqueou, é que não quer excluir completamente a pessoa que deixou de ser sua amiga. Na altura em que deixa de ser amiga, não se importa de o ser, uma vez que isso lhe dá espaço e controlo suficientes sobre a separação.
O foco em si próprio é a principal prioridade do dumper após a separação. Desde que o dumper possa fazer o que quer e não se preocupe em como lidar com o dumpee, não precisa de bloquear o dumpee.
A pessoa que está a deixar a relação pode simplesmente continuar a seguir em frente e a passar pelas fases de separação da relação.
O bloqueio é considerado impulsivo e extremo e transmite a mensagem de que o dumper se ressente do dumpee e não quer comunicar nunca mais. É claro que muitos dumpers se acalmam passado algum tempo e desbloqueiam o dumpee. Mas isso não significa que queiram começar a falar novamente e voltar a estar juntos.
A maior parte delas apenas se apercebe que foi longe demais e que o seu ex não merecia ser bloqueado depois de tudo o que passaram como casal. Elas sabem que o seu ex merecia uma conclusão, amizade ou, no mínimo, uma oportunidade para se aproximar e se expressar.
Quando se apercebem de que foram demasiado duros com a pessoa que abandonou, as pessoas que abandonaram tentam aliviar a sua culpa e perdoar-se a si próprias, pois o auto-perdão permite-lhes limpar a consciência pesada e deixar de se preocupar com a pessoa que abandonou.
Por isso, se está a pensar porque é que o seu ex deixou de ser seu amigo, mas não o bloqueou, tenha em conta que o seu ex não viu razão para o bloquear. O seu ex pensou que ao deixar de ser seu amigo lhe dava espaço suficiente para se sentir respeitado e no controlo das suas emoções e acções após a separação.
Se tivesse implorado e suplicado, ameaçado o seu ex e se tivesse vingado, o seu ex provavelmente tê-lo-ia bloqueado. E se o seu ex se sentisse extremamente irritado e desconfortável, o seu ex também teria considerado apresentar uma ordem de restrição contra si e pedir aos seus amigos e familiares que lhe dessem um empurrãozinho.
Uma vez que o seu ex não fez isso, é seguro dizer que deu ao seu ex espaço e respeito suficientes para que ele vivesse da forma que queria e esperava viver. Não o enfureceu nem o oprimiu nem nada do género. Pelo menos, não ao ponto de o seu ex não ter outra alternativa senão bloqueá-lo e obrigá-lo a afastar-se.
É preciso compreender que, se deixar o seu ex em paz, o que ele faz ou deixa de fazer está fora do seu controlo. Não pode controlar a forma como ele pensa de si e não pode certamente controlar a forma como ele reage.
Mas pode minimizar os pensamentos, sentimentos e reacções negativos da sua ex, certificando-se de que não a sufoca, não a culpa e não a incomoda.
O seu ex vai apreciá-lo e respeitá-lo mais se não agir com base na ansiedade, no medo e na incerteza e deixar que ele desfrute do seu novo espaço e independência.
Por isso, tenha em mente que o seu ex irá provavelmente bloqueá-lo ou reagir mal a si se disser ou fizer algo de que ele não gosta. Qualquer tipo de comportamento avassalador fará com que seja muito tentador para o seu ex bloqueá-lo e magoá-lo no processo.
É por isso que deve continuar a dar espaço ao seu ex e a meter-se na sua vida até que ele lhe peça para voltar para si. Não pode correr o risco de fazer com que o seu ex se sinta desconfortável e de provocar uma reação negativa por parte dele que o faça recuar emocionalmente.
Neste artigo, discutimos a razão pela qual o seu ex deixou de ser seu amigo, mas não o bloqueou. Também falamos sobre o que deve e não deve fazer enquanto dumpee.
Porque é que o meu ex me deixou de ser amigo mas não me bloqueou?
O seu ex deixou de ser seu amigo, mas não o bloqueou, porque o seu ex queria mantê-lo à distância certa. O seu ex queria controlar a separação e pensou que a amizade logo após a separação seria difícil.
Se continuassem amigos, o seu ex estaria sempre a lembrar-se de si e a ser obrigado a sentir-se desconfortável.
Ao deixar de ser seu amigo, resolveu este problema para o seu ex, pois afastou-o da vista, deu-lhe espaço para respirar e permitiu-lhe sentir o tipo de emoções que o seu ex queria sentir.
Não havia necessidade de ir mais longe e bloqueá-lo também, o que teria sido excessivo e completamente desnecessário.
As pessoas que deixam de ser amigas e bloqueiam depois fazem-no porque se sentem ameaçadas, zangadas ou manipuladas.
Sentem que o seu ex as está a pressionar e que não têm outra opção senão bloquear o seu ex e evitar sentir emoções indesejadas. Na sua mente, pensam que têm o direito de dar prioridade a si próprias e deixar que o seu ex lide com a tristeza pós-rutura sozinho.
Por isso, se o seu ex deixou de ser seu amigo, mas ainda não o bloqueou, não veja isso como uma oportunidade para voltar a entrar em contacto com ele. O seu ex não está à espera que o contacte para poderem voltar a falar. O seu ex está a deixá-lo desbloqueado por razões morais e para o caso de haver algum tipo de emergência de ambos os lados.
Em caso de emergência ou de assuntos pendentes, você e o seu ex podem voltar a entrar em contacto e falar estritamente sobre esses assuntos. Este tipo de comunicação é, normalmente, a única comunicação a que as pessoas que abandonaram o lar estão abertas depois da separação.
Querem ter a certeza de que o seu ex pode contactá-los se precisar.
A maioria dos dumpers não bloqueia o seu ex após a separação só porque pode. A maior parte deles mantém a amizade nas redes sociais, deixa de ser amigo do ex imediatamente ou espera algumas semanas ou meses antes de deixar de ser amigo.
Muitas vezes, esperam antes de desfazer a amizade porque não querem tomar decisões precipitadas. Desfazer a amizade com o ex logo no início pode deixá-lo ansioso e fazer com que ele reaja com raiva e descrença.
E isso pode pressioná-los ainda mais e impedir a sua felicidade, liberdade e objectivos após a separação.
As pessoas que abandonam as relações porque querem fazer o que querem e manter o controlo dos seus pensamentos e emoções. Não querem que o seu ex lhes diga o que devem ou não devem fazer, o que as faz sentir sufocadas.
Um motivo para o bloquear pode ser qualquer coisa que interrompa a paz e as expectativas pós-separação do seu ex e o faça pensar que tem de cuidar de si e preocupar-se com os seus sentimentos.
Se o seu ex sentir que tem grandes expectativas em relação a ele ou a ela e que essas expectativas não correspondem às do seu ex, há uma boa hipótese de o seu ex fazer algo a esse respeito.
É provável que o seu ex o ignore, o bloqueie ou responda de uma forma que não está preparado para ver. Não posso prever a resposta do seu ex, mas provavelmente não será simpática, pois vai fazê-lo sentir-se desesperado e rejeitado novamente.
Enquanto dumpee, tem de compreender que cada dumper tem as suas razões para abandonar uma relação. Cada dumper agradece o facto de a relação não valer a pena continuar a investir nela e a prolongá-la.
Se compreende isto, também deve compreender que os dumpers se sentem sufocados e que, a menos que os incomode, provavelmente não se zangarão e bloquearão.
É certo que alguns dumpers imaturos e que procuram chamar a atenção se sentem ignorados quando a pessoa que os abandonou não os contacta, mas esses dumpers têm uma perceção errada das separações, levam-nas a peito e tentam castigar o seu ex bloqueando-o.
É assim que eles detêm todo o poder e se fazem passar por fortes e controladores.
Independentemente da idade, maturidade e recetividade do seu ex, tem de o tratar com respeito e pode fazê-lo continuando a dar-lhe o espaço que ele ou ela pediu.
É provável que o seu ex lhe dirija a palavra quando chegar a altura certa, mas não se aperceberá disso porque estará concentrado em coisas mais importantes.
Eis porque é que o teu ex te deixou de ser amigo mas não te bloqueou.
Há alguma coisa que possas fazer?
Pode fazer muitas coisas para melhorar a sua vida, ultrapassar a separação e deixar a melhor impressão possível no seu ex. Mas nenhuma destas coisas exige que contacte o seu ex. e mude a perceção que ele tem de si.
O seu ex pode não o ter bloqueado, mas isso não significa que ele vá tolerar desespero e tácticas de manipulação. O seu ex vai provavelmente ver que você está a tentar mal voltar a entrar em contacto/retomar o namoro, o que fará com que ele se sinta pressionado e desrespeitado.
É por isso que deve evitar racionalizar com o seu ex e tentar fazê-lo ver um lado diferente de si. Tem de se lembrar que perdeu a capacidade de influenciar o seu ex quando este acabou consigo e que não vale a pena tentar.
A pessoa que deixou a casa não deve andar atrás de alguém que a deixou e não mostrou qualquer interesse em resolver as coisas. Não importa o quanto a pessoa que deixou a casa seja teimosa e o quanto a pessoa que deixou a casa queira reatar a relação.
Quando os idiotas tentam obrigar o seu ex a fazer algo que este não quer, dizem-lhe que não estão satisfeitos com a forma como as coisas correram e, ao fazê-lo, colocam uma enorme pressão sobre o seu ex.
É assim que eles culpam o seu ex e fazem com que o seu ex queira ainda menos ter a ver com eles.
Por isso, certifique-se de que não age de acordo com o seu desejo de fazer alguma coisa. Pode querer realmente falar com o seu ex e restabelecer a ligação com ele ou ela, mas se o seu ex ainda não o contactou, ele não está pronto para falar. O seu ex ainda está a processar a separação e a apreciar o espaço que a sua ausência está a dar.
A maior parte das pessoas que abandonam o lar são incapazes de falar com o seu ex logo após a separação. Devido aos seus fracos mecanismos de adaptação e à perceção que têm do seu ex, sentem-se sufocadas e aborrecidas.
A melhor forma de lidar com a sufocação e outras emoções de poder é evitar o seu ex e dirigir a sua atenção para outras pessoas e coisas. Ao fazê-lo, podem manter afastados os pensamentos e emoções indesejáveis e desfrutar da sua nova vida.
Espero que tenha percebido porque é que o seu ex deixou de ser seu amigo mas não o bloqueou. Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários abaixo. Responder-lhe-emos em breve.
E se quiser uma resposta mais rápida e pormenorizada, inscreva-se no coaching de separação aqui.