A ausência de contacto afecta o seu ex de inúmeras formas, uma vez que o incentiva a ter algum espaço para si, permite-lhe viver a vida da forma que o seu ex quer viver e retira a pressão dos seus ombros.

Reparei que muitas pessoas na Internet afirmam que a ausência de contacto desencadeia a ansiedade de separação do seu ex e faz com que ele sinta a sua falta (possivelmente arrependido de o ter deixado).

Mas já ando nisto há tempo suficiente para saber que a maioria dos dumpers já ultrapassou o seu ex no momento em que a separação ocorreu. São incapazes de sofrer como os dumpers sofrem porque acreditam que distanciar-se do seu ex é um pré-requisito para a sua felicidade e que se devem concentrar em si próprios e não na pessoa que os sufoca.

As dumpers só são afectadas logo após a separação quando o seu ex as trai ou faz algo tão mau que não têm outra escolha senão deixá-lo imediatamente. Essas dumpers sofrem definitivamente, pois são forçadas a respeitar-se a si próprias e a deixar o seu ex. Precisam de se separar fisicamente do seu ex, embora emocionalmente ainda estejam ligadas a ele.

É o que acontece com os dumpers que deixam o seu ex para manterem a sua autoestima. A maioria dos dumpers, no entanto, não passa por isso. Sim, eles têm as suas razões para o deixar, mas essas razões normalmente aumentam em tamanho e quantidade com o tempo e fazem-nos ver que a única maneira de serem felizes é acabar a relação com o seu ex.

Digo-lhe isto para que não continue a verificar o seu telemóvel a cada 5 minutos com a expetativa de encontrar uma mensagem do seu ex que diga: "Desculpa o que fiz, quero-te de volta, amo-te"

É mais seguro para si ter em conta que a maior parte das pessoas que abandonam o emprego sofrem muito mais tarde quando voltam a namorar e se envolvem com alguém extremamente incompatível com elas.

É nessa altura que a ausência de contacto lhes diz que tiveram GIGS - a síndrome da relva mais verde (que tomaram o ex como garantido) e que cometeram o maior erro das suas vidas.

Como dumpee, tem de ser forte e paciente. Tem de compreender que tudo se vai encaixar no seu devido lugar quando chegar a altura certa. Isto porque o seu ex pode falhar redondamente e, de repente, começar a enviar-lhe mensagens e a telefonar-lhe, a convidá-la para sair e a devolver-lhe o poder que lhe tinha roubado ao romper a relação consigo.

O seu objetivo não é manipular o seu ex para que se preocupe consigo, mas sim preservar o seu valor como pessoa e permitir que o seu ex o compare com outros. Ou isso ou deixar que o seu ex viva a vida sem si o tempo suficiente para perceber que foi e continua a ser a melhor opção para ele ou ela.

Este post é para as pessoas que não mantêm contacto e que se perguntam como é que a sua ausência afecta emocionalmente o seu ex.

Como é que a ausência de contacto afecta a sua ex-namorada ou ex-namorado?

Se está a perguntar-se como é que a ausência de contacto afecta o seu ex, tenha em conta que afecta o seu ex da forma correcta e não apenas porque lhe dá tempo. O tempo ajuda, de facto, o seu ex a processar a raiva e outras emoções desagradáveis criadas pela separação, mas, na maior parte das vezes, o tempo, por si só, não é suficiente para que o seu ex sinta a sua falta e volte a correr.

Reatar com um ex durante o período de ausência de contacto não é apenas uma questão de paciência e perseverança, mas também uma questão de disponibilidade do seu ex para uma relação amorosa e da sorte que ele tem com outras pessoas.

Isto significa que a forma como se retrata a si próprio é, naturalmente, muito importante, uma vez que demonstra força emocional e respeito por si próprio, mas estas duas coisas apenas arranham a superfície da ausência de contacto. Uma parte muito maior da ausência de contacto consiste nas experiências de namoro do seu ex, no seu autodesenvolvimento, na felicidade em geral e nas epifanias que ele ou ela experimenta sem si.

A maioria dos "dumpees laser" concentra-se apenas na sua parte - no que pode dizer, fazer ou melhorar para voltar a atrair a ex. Esquecem-se completamente de que não têm controlo sobre os pensamentos, acções e experiências da ex. e que têm de dar tempo à ex. para enfrentar problemas, stress e arrependimentos.

Por isso, mesmo que o ex tenha desistido dele, isso não significa que seja seu dever melhorar-se, iniciar a conversa e dizer: "Apercebi-me dos meus erros e melhorei-os. Vamos voltar a juntar-nos agora. Desta vez, as coisas vão ser diferentes."

Mesmo que as coisas fossem provavelmente diferentes, o que importa para o dumper não é isso O dumper associou sentimentos negativos à personalidade do dumpee, o que significa que o dumper perdeu sentimentos pelo dumpee devido às opiniões negativas que tinha desenvolvido antes da separação.

E, infelizmente, o "dumper" não pode simplesmente reescrever essas opiniões negativas quando a pessoa que o deixou quer que ele ou ela as reescreva. O "dumper" precisa de um forte empurrão (na maior parte das vezes emocional) para melhorar a sua opinião sobre a pessoa que o deixou.

Isso implica que ele tem de ser rejeitado, magoado, menosprezado, chocado, desrespeitado, controlado, manipulado ou injustiçado por alguém que deseja, em quem confia e com quem espera construir algo. Essa é a melhor (muitas vezes a única) forma de ele provar do seu próprio remédio e perceber que não é tão desejável como esperava.

Não vamos entrar em pormenores sobre como o seu ex se sente desde o dia da separação até ele voltar, porque isso demoraria muito tempo, mas se quiser saber o que se passa dentro da cabeça do dumper depois da separação, sugiro que leia o post sobre as 5 fases do dumper. É um post curto, mas crucial, escrito em torno da ideia de que os dumpers processam gradualmente a separação ao seu próprio ritmo.

Se tentarmos aumentar o ritmo a que eles lidam com as emoções negativas, perturbamos a sua necessidade de espaço, sufocamo-los e corremos o risco de trazer ao de cima o pior deles.

A ausência de contacto representa força e respeito por si próprio

Apesar de o objetivo da ausência de contacto ser a recuperação de uma mágoa, a maioria dos idiotas começa a seguir a ausência de contacto para "reconquistar" o seu ex. Pensam que o seu ex é um em um milhão, por isso depositam a sua fé nas regras de ausência de contacto e começam a contar os dias desde que deixaram de interagir com o seu ex.

Ao contarem, motivam-se a continuar e aliviam a sua compulsão para alcançar.

O problema é que muitas pessoas são vítimas da infame regra dos 30 dias sem contacto que encontram na Internet. Não compreendem que as regras de não contacto a curto prazo raramente funcionam para o homem que deixou a relação. Na maior parte das vezes, apenas afastam o homem que deixou a relação, pois dão luz verde ao homem que deixou a relação para contactar o homem que deixou a relação quando este ainda está na fase inicial da separação.

A regra da ausência de contacto por tempo indeterminado é apenas o que eu lhe chamo, mas não importa o nome, desde que deixe o seu ex em paz para sempre. O seu ex tem de ser o único a contactá-lo, porque só assim ele verá que se respeita a si próprio e que tem o que é preciso para seguir em frente.

No fundo, provavelmente já sabe que não faz sentido contactar o seu ex após 30, 60, 90 ou qualquer outro número de dias pré-definido. O cérebro humano não foi concebido para sentir saudades da pessoa que deixou de ser amada após um determinado número de dias. Sente saudades quando pensa muito nela ou quando sente ansiedade e anseia por tempos melhores.

Quer seja por vontade própria ou à força, estas são as únicas condições que fazem com que um ex deixe de lado as emoções negativas pós-rutura e melhore a perceção que tem de si. O tempo apenas permite que o seu ex cumpra essas condições.

Por isso, esqueça a ideia de que a falta de contacto afecta o seu ex quando quiser que afecte o seu ex. A falta de contacto terá o tipo de efeito que espera quando o seu ex continuar com a mesma mentalidade antiga, ficar magoado e perceber que você não teve nada ou muito pouco a ver com a separação.

Tudo o que tem de fazer até lá é esperar que o seu ex se aperceba de que (também) teve culpa e preservar a sua dignidade e respeito por si própria. Se o fizer, o seu ex acabará por ver que se valoriza mais do que qualquer relação romântica e que vai ficar bem com ou sem ele.

A ausência de contacto dá ao seu ex espaço para respirar e ajuda-o a parecer mais atraente

É por isso que a ausência de contacto pode ajudar o seu ex a conseguir o espaço que tem vindo a pedir e a melhorar a forma como o seu ex o vê.

Deve concordar que a imagem que o seu ex criou de si pode ser melhorada - e é isso que a ausência de contacto pretende fazer. Pretende enviar uma mensagem de que respeita o desejo do seu ex de estar sozinho e que não vai comunicar e pressioná-lo a fazer algo que ele não quer fazer.

A ausência de contacto não é uma técnica de manipulação doentia destinada a desencadear os medos mais profundos do seu ex. Esta regra auto-imposta apenas o retira da vida do seu ex. e dá-lhe aquilo de que ele ou ela precisa para desfrutar da vida.

Só isso pode deixar uma boa impressão no seu ex, pois pode fazer com que ele veja que você o compreende emocionalmente e que se respeita o suficiente para não implorar e suplicar por outra oportunidade. Já mencionei isto muitas vezes noutros artigos, mas volto a dizê-lo.

Se não se tratar e não se apresentar como tal, o seu ex nunca a verá como um bom partido, achando-a repulsiva e fugindo para as montanhas para evitar interagir consigo.

Por isso, se quer que o seu ex a ache atraente de todas as formas possíveis, desista de tentar convencê-lo de que merece outra oportunidade. Pare de tentar provar o seu valor porque, quando o fizer, depressa se curará da rejeição e perceberá que nem sequer devia ter de provar nada ao seu ex.

Quer tenha dado o seu melhor ou não, o seu ex decidiu desistir de si e tem agora de reavaliar a sua personalidade e a capacidade de o fazer feliz. E o seu ex só o pode fazer se o deixar em paz e se se concentrar nos seus próprios desejos e necessidades.

A ausência de contacto apaga alguns sentimentos e memórias más

Não me interpretem mal. A ausência de contacto não apaga todas as más recordações do cérebro do homem que deixou a casa, tal como o tempo não apaga da memória situações altamente emocionais, apenas permite que o homem que deixou a casa deixe de sentir o peso de algumas experiências negativas e o torna mais racional.

Isto significa que, se a relação não foi totalmente má, o indivíduo que abandonou a relação terá menos ocorrências negativas a que se agarrar para se convencer de que a rutura tinha de acontecer e de que você era a causa do problema.

O objetivo da ausência de contacto é deixar o seu ex acalmar-se e permitir que ele ou ela se pergunte porque é que vocês acabaram. Claro que isso pode demorar algum tempo, uma vez que o seu ex precisa de um incentivo para refletir sobre a relação. Mas o poder da ausência de contacto pode um dia fazer com que o seu ex veja a relação de uma forma melhor e permitir que a nostalgia se instale.

É nessa altura que o seu ex pode entrar em contacto consigo para saber como tem passado.

Tem de aguentar até lá para que o seu ex deixe de pensar nas razões pelas quais a relação tinha de acabar e comece a pensar nas razões pelas quais ele ou ela exagerou e fez asneira.

Saberá que o seu ex melhorou a sua opinião sobre si quando ele começar a iniciar conversas, a fazer-lhe perguntas e a interessar-se pela sua vida.

A ausência de contacto ajuda-o a evoluir

Não se preocupe com o facto de o seu ex não ver as suas melhorias. Quando o seu ex estiver pronto para as ver, pode ter a certeza de que as verá. E nem sequer terá de comunicar com o seu ex. A ausência de contacto, por si só, enviará constantemente uma mensagem ao seu ex de que não está a seguir os mesmos padrões antigos (especialmente se era pegajosa) e que está a encontrar alegria noutras coisas e pessoas.

Tudo o que tem de fazer para que o seu ex compreenda que está a fazer as coisas de forma diferente é manter-se afastado do seu ex e continuar a trabalhar em si próprio.

A ausência de contacto é essencialmente uma oportunidade única na vida para se libertar da sua pele e tornar-se a melhor versão de si próprio. Quanto mais a sua separação o magoar, mais tempo ficará obcecado pelo seu ex e mais tempo passará a refletir e a melhorar.

Não estou a dizer que a dor e a obsessão são boas, mas se tinha coisas que precisava muito de melhorar, esta é a sua oportunidade de as melhorar. Escreva as suas falhas, faça terapia, fale com amigos e familiares e aprenda como pode fazer melhor na sua próxima relação.

Com novas competências e uma personalidade melhorada, estará muito mais bem equipado para a sua próxima relação a longo prazo, o que poderá fazer com que o seu ex volte a interessar-se por si quando ele ou ela tentar testar as águas.

Eis como a ausência de contacto afecta o seu ex quando tudo corre como planeado.

Nenhum contacto pretende desenvolver-se e exsudar:

  • Força
  • Independência
  • Confiança
  • Coragem
  • Dignidade
  • Auto-controlo
  • Determinação
  • Convicção nas crenças
  • Resiliência
  • Moral
  • Inteligência emocional
  • Ambições
  • E tudo aquilo em que não era bom antes e que melhorou

Poderá não conseguir provar todas ou algumas destas características durante a ausência de contacto, mas isso não significa que não sejam úteis quando o seu ex o quiser de volta ou simplesmente na sua próxima relação. Lembre-se sempre de que tem de crescer por si próprio, porque é a única pessoa que estará lá para si do princípio ao fim.

E se a ausência de contacto não afetar o meu ex?

O problema da ausência de contacto é que, provavelmente, não verá melhorias a curto prazo. Normalmente, as pessoas que abandonam o lar demoram meses ou mesmo anos a processar tudo o que precisam para se envolverem com alguém que as convença de que um dos seus ex era adequado para elas.

É através dos fracassos, da dor e das comparações que as pessoas que abandonam o lar são afectadas pela falta de contacto e regressam. E isto é algo sobre o qual não se tem controlo. Por vezes, as pessoas que abandonam o lar têm de aprender lições valiosas, lições que lhes ensinam uma ou duas coisas sobre gratidão, compromisso, lealdade e respeito.

Não deves entrar na vida deles antes de eles aprenderem essas lições ou eles perderão ainda mais o respeito por ti.

Por isso, se o seu ex não for afetado pela ausência de contacto na altura em que pretende que ele seja afetado, siga em frente. Não pode dar-se ao luxo de suspender a sua vida por causa do seu ex só porque acha que a relação com ele parecia perfeita.

Mesmo que fossem perfeitas, as relações não podem ser mantidas por uma só pessoa, requerem um participante igualmente interessado que saiba a importância da relação e esteja preparado e disposto a fazer o que for preciso para a regar.

Sei que a separação parece estar a dar cabo de si neste momento, mas acabará por deixar de se preocupar com a falta de contacto.

Verá que a sua saúde é mais importante do que um ex que a deixou e que deve concentrar-se em si e nas pessoas que lhe são importantes.

Ainda tem dúvidas sobre como a ausência de contacto afecta o seu ex? O que espera conseguir com a ausência de contacto com o seu ex? Partilhe as suas ideias abaixo do artigo.

No entanto, se quiser falar connosco sobre a sua separação em privado, visite a nossa página de coaching.