- Porque é que os ex arruínam as relações?
- O que fazer quando o seu ex tenta arruinar a(s) sua(s) relação(ões)?
- Os ex-namorados também podem arruinar as relações de outras formas!
Por vezes, os ex causam problemas aos seus ex-parceiros e arruínam as suas relações. Não estão felizes com as suas vidas, por isso também não querem que os seus ex sejam felizes. Querem que os seus ex sofram como eles sofreram e arrastam os seus ex com eles.
Normalmente, fazem-no avisando a pessoa com quem o seu ex namora de todas as coisas horríveis de que ele é capaz, com o objetivo de incutir medo e dúvida na mente do parceiro do seu ex e ver a relação fracassar.
O fracasso traz alegria às suas vidas, pois fá-los sentir que não são os únicos a sofrer. O seu ex está a sofrer com eles e, por isso, faz com que a sua vida miserável e vingativa se sinta e pareça melhor. É através da comparação que os ex vingativos medem o seu sucesso e sentem alegria na vida.
São assim porque não aprenderam que ajudar os outros é muito mais gratificante.
É preciso compreender que a maioria das pessoas não desce tão baixo ao ponto de tentar arruinar as relações dos seus ex. É preciso ser uma pessoa muito imatura, magoada e vingativa para se intrometer na relação do seu ex e tentar arruiná-la. Essa pessoa sente-se normalmente presa na vida e tem muito poucos passatempos, objectivos e amigos com que se distrair.
Devido à falta de interesse pela vida, pensa em coisas destrutivas e tenta trazer energia negativa para as pessoas que estão a prosperar e parecem mais felizes do que ele ou ela. Uma pessoa assim é ciumenta e invejosa por natureza e tentará elevar-se a si própria pondo os outros em baixo e causando-lhes problemas.
Chamamos a estas pessoas narcisistas e/ou pessoas extremamente subdesenvolvidas. Pensam que o mundo gira à sua volta e que precisam de punir as pessoas pelos seus actos errados. Devido a estas crenças, fazem coisas más e são constantemente atingidas pelo karma, uma vez que o seu próprio karma é a negatividade que criam e a falta de felicidade que sentem diariamente.
De vez em quando, são castigados pelas pessoas quando ultrapassam os seus limites, mas, na maior parte das vezes, o seu karma são os seus próprios padrões de pensamento e a forma como se sentem por causa deles.
Estas pessoas autodestrutivas tornaram-se um exemplo de uma profecia autogeradora e realizadora de desgraças. Atitude é a palavra a que nunca deram muita importância, pois estão convencidos de que estão bem e de que os outros têm de trabalhar para si próprios. Os outros devem melhorar as suas atitudes e adaptar-se a eles e não o contrário.
É por isso que continuam à espera que as pessoas os compreendam, em vez de tentarem primeiro compreender-se a si próprios e depois aos outros.
Não só consideram tudo e todos como concorrência, como também pensam que o mundo está contra eles e que as coisas não foram justas para eles. Ouvirá essas pessoas dizerem: "Os outros têm muito mais facilidades do que eu. Sempre tive de trabalhar muito para as coisas que tenho, enquanto outros tiveram sorte, receberam coisas ou não tiveram de trabalhar".
E porque esperam que a sua vida seja miserável, obtêm exatamente isso - muita miséria e problemas que a miséria cria.
Por isso, se se pergunta porque é que os ex arruínam as relações, tenha em mente que eles não são felizes consigo próprios. Pensam mal dos outros, sentem inveja das pessoas bem sucedidas que os rodeiam e não têm moral, auto-controlo e uma atitude saudável.
Este post é dedicado a responder à questão de saber porque é que os ex arruínam as relações.
Porque é que os ex arruínam as relações?
A dor é a explicação mais simples e mais importante para o facto de os ex arruinarem as relações. Eles não gostam de sofrer (ninguém gosta). Mas ao contrário das pessoas que lidam com a sua dor falando sobre ela, eles sentam-se sobre ela, transformam a sua dor em raiva, ressentimento e poder e fazem coisas desprezíveis com ela.
Alguns ex enviam mensagens ao novo namorado ou namorada do ex, alguns ex espalham rumores e tentam arruinar a reputação do ex, e outros entram nos seus perfis e publicam as fotografias do ex e certificam-se de que os outros conhecem os segredos, defeitos, fraquezas e inseguranças do ex.
Tentam desvalorizar completamente o seu ex para que as pessoas com quem ele interage vejam as coisas da mesma forma que eles e isolam-no. O isolamento desacreditaria ainda mais o seu ex e provar-lhes-ia que sempre tiveram razão.
No fundo, as pessoas vingativas procuram ter a certeza de que têm razão e de que o seu ex lhes arruinou a vida ou lhes causou muita dor. Se se sentirem apoiadas pelos outros e virem o seu ex a sofrer, podem recuperar o controlo das suas vidas e começar do zero como o seu ex.
É preciso ter em conta que as pessoas que não têm nada a perder são as que mais procuram vingança. Não têm medo de ser julgadas pelas pessoas que respeitam porque se respeitam a si próprias acima de todas as outras. Não têm figuras parentais nas suas vidas que lhes digam para baixarem o ego e se preocuparem com a sua reputação.
Por isso, se procura explicações para o facto de os ex arruinarem as relações de propósito, eles fazem-no porque têm uma mentalidade de "se eu não sou feliz, tu também não serás". Não suportam ver o ex seguir em frente enquanto eles sofrem e se sentem infelizes e desorientados.
Preferem assumir o controlo das suas vidas enfurecendo-se e arruinando as relações daqueles de quem já não podem beneficiar.
Em todos os meus anos como coach de separações, já vi muitos ex namorados zangados e argumentativos. Já vi ex namorados que descarregavam as suas frustrações no seu ex e ex namorados que tentavam arruinar a relação com o seu ex (direta ou indiretamente). Esses ex namorados tinham agendas ocultas, pois não queriam que o seu ex fosse bem sucedido romanticamente e fosse feliz sem eles.
Queriam que o seu ex fracassasse e beneficiassem do seu ex.
Poderão beneficiar de:
- ver o seu ex magoar-se e ficar triste como ele
- ter outra oportunidade com o seu ex
- ou ver a ex a correr para eles para poderem rejeitar a ex e aumentar o seu ego
Por isso, os ex arruínam as relações para se sentirem mais importantes do que são e do que se sentem. Querem divertir-se a arruinar as relações para poderem destruir a perceção que têm do ex, cortar o passado de vez e seguir em frente com outra pessoa.
Dito isto, eis porque é que os ex arruínam as relações.
Os ex-namorados com uma má atitude tornam-se um íman de problemas, pois atraem, voluntária ou involuntariamente, todas as coisas erradas para as suas vidas. Atraem pessoas que os toleram, mas também pessoas que os enfrentam e os fazem sentir ainda mais vítimas.
Se o seu ex está a tentar arruinar a sua relação, saiba que não é normal que um ex faça isso. Pode ter lidado mal com a separação, mas isso não dá ao seu ex uma razão para fazer justiça pelas próprias mãos.
Neste mundo, a polícia e o karma tratam das pessoas que ultrapassam os limites do que é moral, social ou legalmente aceitável. O seu trabalho é certificar-se de que não reage e não se rebaixa ao nível do seu ex.
Enquanto faz isso, descubra se fez alguma coisa para provocar uma reação tão forte do seu ex. Traiu, humilhou, fez macaquices, manipulou, magoou fisicamente ou mentiu ao seu ex. Muitas vezes, as pessoas reagem fortemente apenas por causa de rejeições, mas por vezes sentem-se desvalorizadas e magoadas pelas acções dos outros e não têm capacidade para se controlar.
Não estou a dizer que eles têm o direito de te magoar de volta, mas se trataste o teu ex de uma forma errada e inaceitável, também recebeste a tua dose de karma.
O que fazer quando o seu ex tenta arruinar a(s) sua(s) relação(ões)?
Se o seu ex não gosta que namorem e quer destruir o que construíram, está a lidar com alguém que não aceitou o fim da relação ou a forma como a relação terminou.
Provavelmente, o seu ex não aprecia a forma como o tratou e, por essa razão, sente uma forte necessidade de avisar o seu novo parceiro(a) ou os seus amigos de um perigo iminente.
O melhor que tem a fazer é manter-se calmo! Não comece a defender-se e a dizer como era o seu ex. Isso fará com que pareça amargo e não melhor do que ele. Por isso, em vez de se opor às afirmações do seu ex., diga às pessoas com quem convive que não faz ideia do que levou o seu ex. a pensar dessa forma ou a fazer essas coisas.
Diga que se pergunta se fez alguma coisa para perturbar o seu ex e que, apesar de tudo o que ele diz ou faz, lhe deseja o melhor. O seu parceiro e os seus amigos vão respeitá-lo por ter lidado com a situação de forma madura e provavelmente dirão ao seu ex o que lhes disse.
Não precisa de ter medo que ele a abandone. O seu parceiro tem uma ligação consigo e a sua própria compreensão de quem você é como pessoa. Um ex não vai conseguir mudar isso. Quanto aos seus amigos, os que realmente importam não vão escolher lados.
Ficam fora do drama e mantêm-se imparciais.
O meu conselho é que melhore e mantenha uma comunicação saudável com as pessoas (especialmente com o seu parceiro) e ignore tudo o que o seu ex diz e faz. Não hesite em bloquear o seu ex ou obter uma ordem de restrição se as coisas ficarem fora de controlo.
Não precisa de dar às pessoas acesso à sua vida quando o objetivo de vida delas é atrapalhar as suas relações e interferir com a sua felicidade.
Os ex-namorados também podem arruinar as relações de outras formas!
É de pensar que um ex só pode arruinar a sua relação diretamente - comunicando com o seu parceiro e tentando entrar na sua cabeça. Mas, na verdade, há outra forma (mais comum) de os ex (especialmente os que abandonam a relação) afectarem ou arruinarem a relação do seu ex.
A amizade pode deixar o parceiro da ex desconfortável e inseguro (dependendo da forma como comunicam) e causar desentendimentos e discussões entre eles.
Os ex tendem a não saber que estão a causar problemas à sua ex. Muitas vezes não se preocupam com isso porque só querem manter a sua ex por perto por razões egoístas. Não consideram os sentimentos do parceiro da sua ex e afastam-se por respeito à relação com a sua ex.
É por isso que se mantêm enquanto o seu ex as tolera e não faz o que o seu parceiro quer.
Escusado será dizer que é errado continuar a ser amigo enquanto se está numa relação.
Não conta como traição (a não ser que sinta algo pelo seu ex), mas é errado porque:
- a pessoa que está a ser abandonada precisa de se curar (não deve sentir-se tentada a reconciliar-se)
- a pessoa que deixa a casa precisa de esquecer a pessoa que deixa a casa durante algum tempo
- e a nova pessoa não deve ter de se preocupar com nenhum ex persistente
Algumas pessoas (normalmente homens) dizem às suas parceiras para respeitarem a ex e não terem ciúmes, mas essas pessoas não sabem como é que as suas parceiras se sentem. Não fazem ideia de que falar com uma ex as faz sentir desrespeitadas e desvalorizadas.
Tudo o que sabem é que se dão bem com o ex e que podem e devem continuar a manter a amizade com ele.
Por isso, se tem medo que o seu ex esteja a arruinar a sua relação ao tentar ser seu amigo, não mantenha contacto com ele agora que está numa nova relação. Livre-se do seu ex imediatamente! O seu foco deve estar no seu parceiro, não numa pessoa com quem costumava ter intimidade.
Além disso, a sua responsabilidade para com o seu parceiro é mostrar que se preocupa com o seu bem-estar emocional.
Se a comunicação com o seu ex assusta o seu parceiro ou o faz sentir-se desconfortável, a sua única opção é distanciar-se do seu ex e dar prioridade ao seu parceiro.
Se o seu parceiro não gosta de si, não deve aceitar o facto.
Para cortar relações com o seu ex de vez, diga-lhe que tem algo importante para discutir (é assim que prepara o seu ex para o que está para vir). Quando o seu ex tiver toda a sua atenção, diga-lhe que a vossa relação precisa de mais espaço para crescer e que não pode continuar a falar com uma pessoa com quem já teve uma relação.
Diga que não é justo para o seu parceiro e que gostaria que ele ou ela não o contactasse mais. Se quiser parecer educado, pode acrescentar que o seu ex só pode contactar se houver algum tipo de emergência
Espero que tenha aprendido porque é que os ex arruínam as relações deliberadamente e indeliberadamente como amigos. Se o fez, guarde este artigo para uma leitura futura e comente abaixo. Responderemos em breve.
E se desejar discutir a sua situação única connosco imediatamente e de forma confidencial, considere inscrever-se para receber formação aqui.