Quando uma rapariga diz que não está emocionalmente preparada para uma relação, deve ouvi-la. Ela está a tentar avisá-lo de que envolver-se com ela é uma má ideia e que vai ter consequências catastróficas.

Isso vai fazer com que você (a pessoa mais apegada e com maiores expectativas) se arrependa de ter investido nela e vai deixá-lo aborrecido. Pode até sentir medo de abandono e ansiedade de separação. Depende realmente do seu grau de investimento nela.

Se estiver muito empenhado e gostar muito dela, é muito provável que sofra, que sinta sentimentos desagradáveis de rejeição e, consequentemente, que queira que ela o ame ainda mais.

E se não estiver assim tão interessado nela, porque já não sente nada por ela há muito tempo, então é provável que aceite a decisão dela, que aceite a rejeição e que se concentre em encontrar alguém que queira estar consigo.

É por isso que uma rapariga que lhe diz que não está emocionalmente preparada está, na verdade, a ser muito honesta consigo: está a expressar-lhe que a sua mentalidade e os seus sentimentos estão desligados e que não é capaz de dar e receber amor.

Não pode, porque não está em condições de o fazer. Está, de alguma forma, presa no passado, a refletir sobre uma das suas relações recentes. Talvez até duas, se tiver tido uma nova relação pouco depois da separação.

A verdade indiscutível é que, se uma rapariga lhe disser que não está emocionalmente preparada, está a falar a sério. Algo não correu como ela imaginava, por isso precisa de tempo para processar os seus fracassos e recuperar a sua independência.

Infelizmente, o seu depósito de amor está vazio e ela não o consegue encher, por muito cativante que seja e por muito que a ame.

Quer seja homem ou mulher, não pode fazer com que essa rapariga se apaixone por si, porque ela não o faz:

  1. Quero apaixonar-me por ti
  2. Sentir amor por ti

Ela pode sentir-se atraída por si e gostar de si como pessoa, mas definitivamente não pode estar consigo enquanto não esquecer o passado que a persegue e recuperar a sua fé nas relações.

Este artigo é para os românticos que conheceram uma rapariga ou uma mulher que diz não estar emocionalmente preparada para uma relação.

Ela diz que ainda não está emocionalmente preparada para uma relação

Se quiser ter uma relação com uma rapariga que lhe diz que não está preparada para uma, seria extremamente sensato não a pressionar contra a sua vontade e coagi-la a comprometer-se consigo.

Essas acções carentes não só o fazem parecer egoísta, inseguro e possessivo, como também dizem à rapariga que não se importa com a incapacidade dela de retribuir os seus sentimentos.

Dir-lhe-iam que só te preocupas com os teus sentimentos e que os sentimentos, sugestões e ideias dela não têm a mínima importância.

E quando ela compreender que você não se importa com os seus sentimentos, recusar-se-á a dar-lhe o que você quer e instintivamente afastá-lo-á e distanciar-se-á de si.

Ela fará isso por sufocamento e auto-respeito - e provavelmente começará a arranjar desculpas para não o ver e não sair consigo. A forma como ela o trata depende muito do quanto você a sufoca e de como ela é como pessoa.

Por exemplo, se ela for do tipo impulsivo, é provável que o retire das redes sociais e o bloqueie. Ela fará tudo para se proteger de ser forçada a investir demasiado em si.

Por outro lado, se ela controlar as suas acções e reacções, é provável que responda de forma madura e o mantenha à distância.

Não há como saber o que uma rapariga sufocada vai fazer, porque cada pessoa é diferente, mas uma coisa é certa: ela vai diminuir o seu respeito romântico por si e sentir-se ainda menos atraída por si do que antes de a tentar conquistar.

Por isso, tente não fazer um grande gesto romântico porque (como ela disse) não está emocionalmente preparada para isso. Se estivesse preparada, as suas palavras e acções demonstrariam afeto por si.

Ela pareceria recetiva a tópicos de relacionamento e provavelmente expressaria o desejo de o conhecer e de se comprometer consigo.

Se está a pensar "Porque é que ela não está emocionalmente preparada para uma relação", esta imagem dar-lhe-á algumas informações.

O que fazer quando ela diz que não está emocionalmente preparada para uma relação?

Agora que já sabe o que não deve fazer se ela não estiver preparada para uma relação, vamos ver o que deve fazer.

Em primeiro lugar, dê-lhe espaço e liberdade para ser ela a tomar conta da sua vida. Por muito simples e auto-explicativo que isto possa parecer, ficaria surpreendido com a quantidade de homens que tendem a agir como "alfa" e a tentar tomar o controlo da situação.

Mostram à "sua" rapariga indisponível os seus poderes masculinos e tentam arrebatá-la.

Mas a verdade é que a maioria dos homens não possui as capacidades para encantar uma rapariga incapaz de amar.

Não o conseguem fazer porque o amor da rapariga não depende deles, mas sim da prontidão emocional da rapariga e da sua capacidade de processar experiências passadas.

É ela que passou por algo chocante no passado e não os rapazes que estão a tentar cortejá-la. É por isso que os rapazes têm de compreender que uma rapariga que não quer amar, não quer amar por uma razão.

Essa razão é que a mentalidade da sua relação atual não é apropriada para uma relação séria, pois ainda está a processar a dor, as inseguranças e, possivelmente, até os problemas de confiança - e ainda está à procura de formas de os resolver.

Eis algumas razões possíveis pelas quais uma rapariga ainda não está emocionalmente preparada para uma relação:

  • Ela deixou recentemente o seu parceiro abusivo/tóxico/narcisista
  • O seu anterior parceiro tratou-a mal
  • Está convencida de que as relações não são o seu forte
  • Ela não quer comprometer-se ou quer manter-se polígama para obter validação e gratificação emocional ou sexual
  • A rapariga tem medo de se magoar
  • Ela está à procura de um tipo de pessoa muito específico a quem se possa ligar e de quem possa beneficiar

Quando deres à rapariga de quem gostas algum espaço para respirar, tens de continuar a evitar temas relacionados com relações/compromissos e dar-lhe tempo suficiente para o fazer:

  1. Pôr para trás das costas as suas experiências angustiantes
  2. Aumentar o interesse dela por si
  3. Encontrar um motivo para estar consigo

Uma forma de ajudar a rapariga a investir em si é aceitar com confiança a friendzone e continuar a ser o melhor de si. Não precisa de ter medo que ela o deixe, que encontre outra pessoa e que a perca para sempre.

A verdade é que ela nem sequer é sua companheira neste momento, por isso tente não dar a entender que o é.

Ao fazê-lo, irá libertá-la de várias exigências e obrigações e, consequentemente, permitir-lhe-á sentir-se tão bem quanto possível ao seu lado.

E assim que ela tiver analisado o seu passado e percebido que você é uma pessoa decente, o seu amor e respeito por si podem aumentar.

Mas, para já, é preciso parecer seguro e respeitar os desejos dessa pessoa.

Quanto tempo é que pode demorar até ela estar emocionalmente pronta para uma relação?

Ninguém sabe ao certo quanto tempo pode levar uma rapariga com uma mentalidade de relacionamento pobre e problemas de compromisso a processar tudo naturalmente.

Se ela estiver a receber ajuda profissional e for suficientemente forte para deixar para trás os acontecimentos passados, pode ultrapassar a situação numa questão de meses.

Ela podia aceitar o seu passado, suavizar a dor e ultrapassar gradualmente os seus medos.

Mas se ela não está a fazer nada em relação a isso e deixou de se preocupar com o seu auto-aperfeiçoamento, então esta rapariga pode demorar muito tempo a tornar-se novamente vulnerável. Não faço ideia de quanto tempo pode demorar, mas se tivesse de adivinhar, diria que pelo menos um ano.

Ela precisaria de esquecer as suas experiências apenas com a ajuda do tempo - o tempo cura as feridas - mas, depois de curada, correria um grande risco de regressão.

Especialmente se os seus pensamentos durante o período de recuperação não forem muito positivos, ela pode essencialmente continuar com uma mentalidade de relação pobre e entrar numa nova relação com pouca força de vontade.

É por isso que nunca se deve depositar demasiada esperança numa rapariga que não está segura de si própria e não tem vontade de crescer. Se ela não está a trabalhar deliberadamente para melhorar os seus pensamentos e sentimentos, talvez seja melhor encontrar alguém que o faça.

Amigos e benefícios com uma rapariga que não se quer comprometer

Se és amigo com benefícios de uma rapariga de quem gostas, continua a ser amigo com benefícios. Não te queixes de que ela está a ser injusta e não tem consideração pelos teus sentimentos.

Ela não quer ouvir nada disso.

Como dissemos antes, neste momento não se trata dos seus sentimentos, mas sim dos dela - e ela quer que continue assim.

Além disso, não está numa relação de compromisso com ela, por isso também tem de se comportar dessa forma. Não a culpe nem faça nada que a obrigue a agir contra a sua vontade.

Quando (e se) esta rapariga se afeiçoar a si, será o primeiro a sabê-lo. A sua ausência vai afectá-la e ela vai querer passar cada vez mais tempo consigo.

Mas certifique-se de que não investe demasiado nesta pessoa, porque (como sabe agora) ela pode demorar muito tempo até estar pronta. E o meu palpite é que não quer ficar com fome do amor dela para sempre.

Tens uma vida própria para viver.

Além disso, ela pode eventualmente começar a sair com outra pessoa (ou algumas) e isso pode fazê-lo sentir-se inseguro. Por isso, certifique-se de que sai com esta pessoa com poucas expectativas ou pode acabar seriamente magoado.

Deve desistir de uma rapariga que não o pode amar ou que tem problemas de compromisso?

Não posso decidir por si e dizer-lhe exatamente o que fazer, mas posso dar-lhe alguns conselhos gerais que podem ser úteis.

Dito isto, vejo duas opções para escolher:

  1. Se tem uma paixoneta por uma rapariga e a falta de afeto dela não o magoa, continue a sair com ela. Planeie experiências não românticas, seja amigo dela e mostre-lhe que a respeita. Ao fazê-lo, será provavelmente a primeira pessoa na fila de espera quando ela estiver finalmente pronta para namorar.
  2. No entanto, se ver essa rapariga o magoa e o deixa faminto de intimidade, pode ser do seu interesse distanciar-se dela e tirá-la do seu sistema. Como regra geral, nunca se deve submeter a uma tortura por uma rapariga que não quer ser sua namorada. A sua saúde física e emocional é demasiado valiosa para isso. Isto é verdade quer essa rapariga seja sua amiga, uma amigaNão importa quem seja, porque não vale a pena a incerteza.

Espero que este artigo lhe tenha dado algumas dicas úteis sobre como lidar com uma rapariga que diz que não está emocionalmente preparada para uma relação. Se o fez, gostaria de saber qual é o seu próximo passo. Comente abaixo do post.