Não é segredo que a maioria das raparigas é naturalmente mais expressiva do que os rapazes. Partilhamos os nossos pensamentos e preocupações com as pessoas que nos são próximas e, muitas vezes, até nos abrimos sobre o que sentimos.

Isto ajuda-nos a reduzir o nosso stress e permite-nos planear os nossos próximos passos.

Mas só porque partilhamos o que pensamos e expressamos o que sentimos, isso não significa necessariamente que sejamos emocionalmente fracos ou que precisemos que alguém trate dos nossos problemas por nós.

Nós, raparigas, falamos da nossa vida pessoal às pessoas porque confiamos nelas e queremos que compreendam o que estamos a passar.

No fundo, esperamos que nos ouçam sem julgar e que, em troca, nos façam sentir valorizados, respeitados e acarinhados.

É apenas a forma como lidamos com as preocupações e os problemas.

Gostamos de partilhar as nossas ideias com os outros antes de decidirmos arregaçar as mangas e fazer algo a esse respeito.

Mas os homens, infelizmente, muitas vezes não entendem o nosso comportamento "peculiar" e pensam que precisamos deles para nos mostrar o caminho e guiar-nos para além da meta.

Não podiam estar mais enganados.

Uma das principais razões pelas quais as raparigas maduras/independentes precisam de um rapaz é para terem alguém que as ouça (e não que as aconselhe).

Os rapazes que não sabem ouvir e que, em vez disso, oferecem soluções, revelam-se muitas vezes maus ouvintes e maus candidatos a namorados. É por isso que as raparigas se sentem muitas vezes pouco ouvidas ao pé desses rapazes e os deixam para trás em busca de alguém mais adequado para elas.

É que muitos rapazes não compreendem as raparigas porque a maioria dos rapazes não gosta de falar sobre a sua vida pessoal.

Temem que, se revelarem as suas emoções e vulnerabilidades, pareçam fracos, incompetentes ou menos masculinos.

Por estas razões, optam por proteger a sua imagem e enfrentam os seus problemas de cabeça erguida, fazendo o que for preciso para se manterem fortes e confiantes aos olhos das pessoas.

Por isso, se fores um homem e te perguntares: " O que significa uma rapariga falar-nos da sua vida pessoal? "Mas o mais importante é perceber que a rapariga confia em si o suficiente para confiar em si.

Ela acha que você sabe ouvir e, por isso, sente-se à vontade para lhe dizer o que sente por dentro.

Este artigo é para os homens e mulheres que querem saber o que significa uma rapariga falar-lhe da sua vida pessoal.

O que significa uma rapariga falar-nos da sua vida pessoal?

Se uma rapariga começa a abrir-se consigo sobre a sua vida pessoal, isso significa que se sente segura consigo e que gosta de falar consigo.

Ela gosta de falar consigo por causa das suas muitas características positivas, claro, mas a caraterística que mais se destaca é o facto de saber ouvir. O seu comportamento altruísta atrai-a como um íman, pois alivia as suas preocupações e garante-lhe que tudo vai ficar bem.

Assim, de certa forma, a sua presença tem um efeito calmante na rapariga, pois ajuda-a a sentir-se bem ao seu lado.

É especialmente agradável para ela sentir-se bem quando reconhece as suas dificuldades pessoais e se solidariza com ela.

E isso porque a sua simpatia encoraja-a a olhar para além das suas preocupações e distrai-a de possíveis situações infelizes que possam surgir.

Por isso, se tiver em consideração o que acabámos de dizer, vai perceber que a rapariga que fala consigo sobre a sua vida pessoal é um bom sinal. Ao apoiá-la nos altos e baixos, está essencialmente a garantir-lhe que acredita nela própria e em si.

Está a fazer com que ela se sinta mais forte em relação a si própria e à sua empresa - o que, consequentemente, fortalece a base da vossa relação.

A verdade é que, quando uma rapariga lhe conta a sua vida pessoal em pormenor, está secretamente à procura de uma ligação - um vínculo. Ela quer que você compreenda com o que ela está a lidar, para que o possa marcar como uma pessoa de confiança e fazer amizade consigo (se ainda não o fez).

Uma rapariga que confia em si quer, basicamente, que se protejam um ao outro em todos os momentos para que ambos possam beneficiar da relação.

Mas, por favor, não interprete mal as suas intenções e não se engane a si próprio!

Não se esqueça de que o facto de ela falar sobre a sua vida pessoal não indica necessariamente que quer ter uma relação romântica consigo. É claro que há uma hipótese de ela querer, mas não deve tirar conclusões precipitadas e querer demasiado cedo.

Não se deve apressar as coisas, especialmente se a rapariga em questão parecer muito ansiosa com as circunstâncias da sua vida e precisar desesperadamente de uma pessoa com quem partilhar as suas frustrações.

Neste caso específico, ela provavelmente não precisa de um parceiro, mas muito provavelmente precisa de um confidente (um amigo) que a possa apoiar nos momentos de necessidade.

Ela quer falar com alguém que não a julgue nem tente tirar partido da sua vulnerabilidade.

Por isso, seja essa pessoa em quem ela pode confiar e não tenha medo de cair na zona que os rapazes mais temem - a friend zone.

Se ela gosta de si como pessoa e você gosta dela mais do que como amigo, é perfeitamente normal (e recomendável) que se torne amigo dela primeiro.

As grandes relações românticas começam com a amizade, porque a amizade estabelece o ritmo para uma relação romântica saudável.

Porque é que as raparigas falam com um rapaz sobre a sua vida pessoal?

A maior parte das raparigas são discretas e não partilham pormenores da sua vida pessoal com pessoas que não conhecem. Simplesmente não se sentem à vontade para o fazer porque não querem ficar desiludidas, magoadas ou embaraçadas.

As raparigas normalmente confiam nas pessoas de quem são próximas porque são essas pessoas que já provaram que são boas ouvintes e que não julgam os outros.

Escutam atentamente e têm em mente os melhores interesses das raparigas.

É por isso que sempre que uma rapariga fala com um rapaz sobre a sua vida pessoal, é provável que já o conheça o suficiente para confiar nele.

Ela acredita na sua moral, confia nele com o coração e espera que ele responda com comentários tranquilizadores.

Se um rapaz conforta uma rapariga e lhe mostra que está interessado em ajudar (ouvir), a rapariga sente-se imediatamente aceite e compreendida - e naturalmente quer ficar perto do rapaz.

Ela pode não querer um relacionamento romântico com ele (ainda), mas gosta de conversar com ele porque ele a faz sentir emoções positivas.

O tipo de emoções que as raparigas desejam.

Eis o que significa se uma rapariga lhe falar da sua vida pessoal.

Não confundas a sua bondade com afeto !

As raparigas não falam com os amigos e a família sobre a sua vida pessoal, apenas quando precisam de o fazer.

É o que os homens fazem, sobretudo os que não foram encorajados a exprimir-se abertamente durante a infância e a quem foi dito para se comportarem como homens quando se deparavam com uma situação difícil.

Esses tipos desenvolveram crenças enraizadas de que falar sobre sentimentos é proibido e que quem fala sobre eles precisa de partilhar algo muito, muito importante.

Algo que eles não compreendem.

Por isso, se é um tipo um pouco reservado e está a pensar no que significa uma rapariga falar-lhe da sua vida pessoal, tente não comparar a abertura e a simpatia dela com as suas diferenças e assumir que ela está interessada em sair consigo.

Provavelmente, ela está apenas a ser ela própria e quer que reconheça os seus sentimentos para se sentir melhor e confiar mais em si.

Não se esqueça de que, para as raparigas, falar sobre a sua vida (quer seja séria ou não) faz parte da sua natureza. Elas crescem assim e é por isso que a comunicação aberta lhes parece natural.

Algumas raparigas falam sobre coisas aleatórias do dia a dia, enquanto outras falam sobre assuntos mais importantes. Mas independentemente do peso do tema da conversa, a maioria das raparigas opta por falar sobre ele.

Relaxa-o, fá-lo sentir-se valorizado, compreendido, seguro das suas capacidades - e ajuda-o a preparar-se para o que está para vir.

Como é que se sabe se uma rapariga quer ser nossa amiga?

Se uma rapariga falar consigo regularmente e não apenas quando se sente em baixo ou quando precisa de algo de si, pode ter a certeza de que ela está interessada em ser sua amiga.

A comunicação regular prova que ela aprecia a sua companhia e que gosta de falar sobre vários assuntos, tanto de conversa fiada como de assuntos da vida pessoal.

Por isso, não fique confuso nem analise demasiado as coisas se ela lhe falar da sua vida pessoal. Todas as pessoas têm pelo menos algumas preocupações na cabeça - e você também.

Acontece que a rapariga em quem está a pensar é uma pessoa aberta, que confia em si e não tem medo de lhe dizer o que sente. É provável que os pais dela a tenham encorajado a exprimir-se abertamente, razão pela qual ela cresceu com uma mentalidade positiva e expressiva.

Se ela namorou com alguém antes de si, (partindo do princípio que é solteira agora) o ex-namorado também não afectou o seu estilo de comunicação, a sua autoestima, nem a forçou a desenvolver problemas de confiança.

Ele não lhe disse que ela fala demasiado ou que é indiscreta sobre a sua vida.

Por isso, de certa forma, a sua comunicação aberta é um bom sinal. É um sinal de que ela é uma pessoa saudável que discute abertamente os seus pensamentos e sentimentos.

O facto de ela ser capaz de baixar a guarda ao pé de si e falar livremente sobre o que se passa na vida dela significa que você não é uma ameaça de qualquer espécie. É alguém que ela considera fiável e digno de confiança.

Como é que se pode saber se uma rapariga só quer ser amiga e nada mais?

Se observar o comportamento e a atitude de uma rapariga durante uma ou duas semanas, deve descobrir tudo o que precisa de saber sobre ela.

Mas é preciso olhar para as suas palavras e acções de um ponto de vista racional e discernir a sua vontade de investir em si.

Se se aperceber que ela inicia frequentemente conversas, planeia o seu tempo livre consigo, exprime livremente as suas crenças e pede a sua opinião, pode ter a certeza de que ela o respeita como pessoa e gosta de estar consigo.

As acções não mentem.

Mas se ela o procura de vez em quando, pede-lhe um favor e desaparece pouco depois, então provavelmente tem pessoas suficientes com quem confiar. É possível que ela só fale consigo quando os amigos não estão disponíveis ou quando discute com o namorado.

Quando uma rapariga gosta de si apenas como amigo, pode ouvi-la dizer que aprecia o facto de ser seu amigo e vê-la demonstrar gestos físicos não românticos, como colocar a mão nos seus ombros ou abraçá-lo brevemente.

Como é que sabes se ela quer ser mais do que amiga?

As raparigas adoram obter uma reação emocional do rapaz de quem gostam porque isso lhes garante que são importantes.

Também lhes dá a certeza de que o rapaz está pronto para investir o seu tempo e energia nelas - e que pode querer mais do que amizade.

Quando um rapaz gosta romanticamente de uma rapariga, é frequente fazer-lhe elogios, dizendo que ela é fantástica, engraçada, inteligente ou gira - e pode até dizer que ela é muito importante para ele.

Ele não se limita a admitir que aprecia a rapariga, mas também diz que aprecia o seu tempo, conhecimento, experiência ou algo que só ela possui.

No entanto, com as raparigas é um pouco diferente. Quando uma rapariga gosta de um rapaz, normalmente não o elogia diretamente. Em vez disso, tenta dar-lhe pistas verbais e não verbais de que está interessada nele e mostra-lhe que quer que ele corresponda aos seus níveis de investimento emocional.

Uma forma de uma rapariga fazer isso é tornar-se muito faladora/expressiva perto do rapaz de quem gosta. Pode ficar muito entusiasmada por falar com ele, fazer-lhe muitas perguntas e tentar impressioná-lo com as suas capacidades de comunicação.

E, dependendo da sua personalidade, pode também namoriscar um pouco e observar como ele reage ao seu lado brincalhão.

Se ela vir que ele gosta e obtiver a segurança que procura, é provável que continue a provocá-lo.

Falará com ele pelo menos algumas vezes por dia (sempre que estiver livre) e tentará encontrar-se com ele o mais frequentemente possível.

Na sua forma preferida, ela vai basicamente mostrar ao rapaz que quer a sua atenção e que gosta de passar tempo a sós com ele.

A atração pelo rapaz vai levá-la a querer mais e mais até que a sua ânsia de ligação a leve a tornar-se óbvia quanto às suas intenções.

Portanto, se gosta desta rapariga e tem a sensação de que ela também gosta de si, mas não tem 100% de certeza, seja paciente e continue a investir nela.

Mostre-lhe que está disposto a ouvi-la desinteressadamente, mesmo que não receba muito em troca. É a atitude mais madura a tomar.

Ainda se pergunta o que significa uma rapariga contar-lhe a sua vida pessoal? Tem alguma história para partilhar? Deixe o seu comentário abaixo do post.