Se levou com os pés, é provável que sinta todo o tipo de emoções: ansiedade, medo, incerteza, esperança, mas sobretudo um desejo de amor. Quer dizer ao seu ex o que sente para poder desabafar e receber uma resposta válida do seu ex.

O seu ex é o "dumper", o que significa que ele ou ela não sente o que você sente. O seu ex sente-se desapegado e sem esperança, enquanto você sente um desejo irresistível de uma ligação romântica e pensa que deve confessar os seus sentimentos para deixar de se sentir magoado, sozinho, indigno e abandonado.

O lado bom é que ainda está à procura de respostas sobre se deve ou não dizer ao seu ex o que sente, porque ainda não lhe disse o que está a pensar e a sentir e pode manter a sua dignidade e evitar que o seu ex se sinta culpado e pressionado.

Enquanto pondera se deve ou não dizer ao seu ex o que sente, lembre-se de que não está a pensar logicamente, mas sim ilogicamente - emocionalmente e, muito provavelmente, vai sobrecarregar a pessoa que não está na mesma página emocional que você.

O seu ex (o que deixou a casa) está num livro diferente porque, se o seu ex o quisesse de volta, já lhe teria dito o que sentia. O seu ex dependeria emocionalmente da sua validação e teria pressa em expressar os seus sentimentos e receber uma resposta correspondente da sua parte.

Por isso, não se precipite ao dizer ao seu ex o que sente. Não vai obter os resultados que espera porque está apenas à espera desses resultados. Não está a ter em conta que o seu ex perdeu os sentimentos por si e que não os pode recuperar tão facilmente.

Não agora que o seu ex tem ou pensa que tem uma compreensão clara de quem você é como pessoa e do que você pode fazer por ele. Agora, professar sentimentos, explicar-se, implorar por afeto, continuar a ser amigo do seu ex e fazer qualquer coisa que mostre que precisa do seu ex romanticamente faz mais mal do que bem.

Em vez de impressionar o seu ex ou despoletar "sentimentos escondidos" no seu ex, tomar a iniciativa com o seu ex faz com que este se sinta incompreendido, desrespeitado e sufocado. O seu ex não quer estar numa situação em que tem de calar as pessoas.

Rejeitar pessoas não é uma sensação boa.

Seria de pensar que isso daria um impulso ao ego e que toda a gente gostaria de se sentir a pessoa mais importante do planeta, mas não é esse o caso. Normalmente, isso apenas sufoca a alma das pessoas que abandonam o lar e faz com que queiram fugir da situação desagradável que não só não previram como também não têm qualquer controlo sobre ela.

Por isso, não diga ao seu ex-namorado ou à sua ex-namorada o que sente. Não mostre que está ansioso por voltar a ter uma relação com o seu ex, porque isso vai acabar com qualquer atração e interesse que se tenha acumulado após a separação. Não só isso, como também o vai magoar, porque as hipóteses de o seu ex o rejeitar são muito elevadas.

São muito, muito mais elevados do que o seu ex aceitar-te de volta e deixar que os teus sonhos se tornem realidade. Como dumpee, não podes pôr o teu ex a tomar conta da tua felicidade. Tens de saber o teu valor e deixar que o teu ex venha ter contigo. Só assim é que o teu ex vai desenvolver sentimentos por ti e respeitar-te por teres lidado bem com a separação.

Este artigo é para os idiotas que se perguntam se devem dizer ao seu ex como se sentem. Iremos discutir porque é que expressar sentimentos pode ser avassalador e quando é que é correto dizer ao seu ex como se sente.

Devo dizer ao meu ex o que sinto?

No momento em que o faz, coloca o seu ex no controlo do seu coração e dá-lhe a capacidade de o magoar e de o tornar ainda mais sedento de amor. Ao abdicar do poder, diz ao seu ex que não se tem concentrado em si próprio e em seguir em frente, mas que tem sido infeliz e que quer que o seu ex alivie a sua miséria e o ameapesar da falta de sucesso na sua vida pessoal e/ou romântica.

É preciso compreender que o seu ex não a vai achar atraente se lhe disser como se sente. Vocês não são estranhos ou conhecidos com poucas opiniões um sobre o outro. São ex-companheiros que se percepcionam um ao outro de determinadas formas e não podem mudar essas percepções, a não ser que as queiram realmente mudar.

Mas, para que os desejos românticos se desenvolvam, é necessário que ocorra algo influente, muitas vezes perturbador da autoestima e gerador de ansiedade. Esse algo pode ser qualquer coisa com que uma pessoa se preocupe e sobre a qual tenha muito pouco ou nenhum controlo.

Algumas coisas que podem mudar a forma como a sua ex se sente em relação a si são

  • depressão
  • rejeição romântica
  • desavenças com um amigo ou familiar
  • perder um emprego

Se ainda está a pensar em dizer à sua ex-namorada ou ex-companheiro como se sente, lembre-se de que o seu ex não é o seu terapeuta que ouvirá de bom grado os seus problemas. Os seus problemas foram causados pelo seu ex, por isso provavelmente não será fácil ouvi-lo. Ouví-lo fará provavelmente com que o seu ex se sinta mal por o ter magoado e responsável pela confusão em que se encontra.

E a responsabilidade é algo que o seu ex não quer. Ele ou ela deixou-o(a) por causa de responsabilidades excessivas. O seu ex agora quer estar sozinho(a), não quer ajudá-lo(a) a ultrapassar a separação.

Mas se o seu ex não o convidou a contactá-lo quando está com dificuldades, sugiro que não tome a liberdade de se convidar a si próprio e veja como correm as coisas. É muito provável que o seu ex não goste do seu convite e não lhe dê o que está a pedir.

O mais provável é que o seu ex lhe diga ou lhe mostre que já não é uma prioridade e que não tem qualquer intenção de retribuir os seus sentimentos, sobretudo se quiser que o seu ex os retribua nos seus termos, antes de ele ter estendido a mão e demonstrado interesse em si.

Eis por que razão não deve dizer à sua ex-namorada/ex-namorado o que sente por ele ou ela.

A partir do momento em que disser ao seu ex o que sente, ele sentirá que é a pessoa mais importante da sua vida e perderá a urgência de desenvolver sentimentos por si. O seu ex poderá ter o tempo que for necessário para explorar outras opções, porque sentirá uma sensação de segurança e de amor e apoio incondicionais.

É muito melhor para o seu ex saber que não está à espera dele ou dela. Por isso, não diga coisas como: "Vou amar-te sempre" e "Contacta-me se mudares de ideias." O seu ex está bem ciente do facto de que é a vez dele ou dela de dar um passo em frente.

Lembretes como esse fazem com que você pareça fraca e apegada ao seu ex quando deveria estar se recuperando e aproveitando todas as coisas que a vida tem a oferecer.

Quando é que devo dizer ao meu ex o que sinto?

Só deve dizer ao seu ex o que sente quando este a encoraja a partilhar as suas dificuldades com ele (não sentimentos românticos), quando o seu ex a quer de volta (mostra interesse romântico por si) ou quando quer matar a esperança de reconciliação da forma mais rápida e dolorosa possível.

Tenha em atenção que matar a esperança da forma mais difícil não é uma boa ideia se a separação for recente e se estiver a lutar para se controlar. Poderá ser aceitável fazê-lo apenas quando já tiver ultrapassado a maior parte das fases de uma separação para a pessoa que está a ser abandonada e achar que a rejeição do seu ex pode ajudá-lo a esquecer o seu ex mais rapidamente.

Poderá beneficiar do facto de ser rejeitado de propósito quando estiver mais de 80% curado e não cairá em depressão ou ficará ansioso quando o seu ex o rejeitar.

No entanto, se ainda ama o seu ex e o quer de volta, pode dizer ao seu ex que está a passar por dificuldades emocionais se ele for empático e se preocupar genuinamente consigo. Pode dizer que o seu ex se preocupa se ele lhe disser para o contactar quando estiver a passar por dificuldades com a separação ou se o seu ex o contactar e lhe perguntar como está.

É claro que o facto de o seu ex se aproximar e perguntar como está não garante que ele se preocupe consigo. O seu ex pode estar a aproximar-se apenas para apaziguar a culpa. Mas se se explicar e não fizer com que o seu ex se sinta mal pela forma como se sente, ele pode ver que precisa de ajuda e que gostaria de ter a ajuda dele. Desde que o seu ex seja maduro, ele pode decidir ajudá-lo a lidar comansiedade. Certifique-se de que agradece ao seu ex e comece a preparar-se para deixar de ter contacto depois disso.

Só deve contar com a ajuda do seu ex quando ele quiser ajudar e quando lhe faltarem as suas próprias forças. E faltam-lhe as suas próprias forças se for extremamente codependente e não conseguir separar-se do seu ex sem se prejudicar a si própria.

Se não consegue comer ou dormir e funcionar como habitualmente, isso não é uma boa razão para contactar o seu ex. É uma desculpa e um sinal de que precisa de falar com alguém (de preferência um profissional) e tirar o seu ex do seu sistema.

Por último, a única altura em que deve falar confortavelmente sobre os seus sentimentos com o seu ex é quando tem a certeza de que ele o quer de volta e já provou que vai esforçar-se por reconquistar a sua confiança. É nessa altura que pode dizer ao seu ex que o ama e que vai observá-lo durante algum tempo para ver como correm as coisas.

Devo dizer ao meu ex o quanto ele/ela me magoou?

Normalmente, encorajá-lo-ia a dizer às pessoas como se sente e por que razão se sente assim. Mas uma separação não é uma situação normal. É uma situação em que o seu ex provavelmente não deixou apenas de se preocupar consigo romanticamente, mas também como pessoa. Não conheço a sua situação, mas se a relação terminou de forma explosiva e/ou o seu ex não está em lado nenhum, dizer ao seu ex o quanto ele ou ela o(a) magoou não vaiajudar-vos.

Por isso, esqueça a ideia de confiar num ex que não se importa com o quanto está magoada com as suas acções ou omissões. Se quiser expressar os seus sentimentos e sentir-se compreendida, fale com os seus amigos e familiares e inscreva-se numa terapia.

Fale com alguém que o ouça e se preocupe com o que tem para dizer.

Sim, também pode ser o seu ex. Mas certifique-se de que o seu ex. é uma pessoa madura que não levará a mal os seus sentimentos. Muitos, se não a maioria, dos que abandonam a casa fazem-no. Especialmente os homens, porque não compreendem as emoções de uma mulher e a sua necessidade de se exprimir.

Em vez de se solidarizarem com ela, zangam-se e chamam-lhe nomes. Isso não ajuda nem repara a relação/amizade, só complica as coisas. Por isso, antes de dizer ao seu ex o quanto ele ou ela a magoou, pare um momento para perceber se o seu ex é o tipo de pessoa que compreende as emoções e se preocupa com a dor das pessoas.

Esse deve ser o fator decisivo na sua decisão de confidenciar os seus sentimentos ao seu ex.

O que dizer a um ex que o magoou?

Se sente que tem de dizer alguma coisa a um ex que o magoou e tem a certeza de que ele lhe vai responder de forma madura, não tem de se preocupar muito com o que dizer. Preocupe-se com a forma como o vai dizer.

Se parecer rude e culpar o seu ex pela forma como se sente, isso provavelmente não vai acabar bem para si, porque vai magoá-lo de novo. Por isso, certifique-se de que se exprime como se não estivesse magoado. Dessa forma, mostrará que está apenas a desabafar em vez de procurar problemas.

Diga: "Espero que seja uma boa altura para falarmos. Não quero magoar-te nem fazer com que te sintas desconfortável. Só gostava que compreendesses que me sinto magoado e que tenho tido dificuldade em perceber por que razão disseste (as coisas que disseste). Podes explicar-me como te sentiste quando disseste (aquilo) e como te sentes agora? Quero que saibas que os teus sentimentos são importantes para mim".

Se se exprimir de forma empática, é provável que o seu ex não o encare como um ataque e reaja de forma violenta. É provável que o seu ex veja que está a tentar obter algumas respostas e que essas respostas podem fazê-lo sentir-se melhor.

No entanto, se disser coisas como: "Magoaste-me muito, não acredito que disseste isso, porque é que fazes sempre isso?", a conversa vai transformar-se rapidamente numa discussão, porque ambos se vão defender e tentar culpar o outro.

Ainda tem dúvidas sobre se deve dizer ao seu ex o que sente? O que quer dizer exatamente ao seu ex? Diga-nos na secção de comentários abaixo.

Ou se preferir falar connosco sobre os seus sentimentos, clique na ligação de coaching para obter mais informações.