Devo telefonar à minha ex se a quero de volta é a pergunta que muitos idiotas fazem a si próprios. Querem saber se telefonar e enviar mensagens de texto à sua ex vai dizer à sua ex que ainda estão por perto, dispostos a voltar.

A resposta rápida é não. Não deve telefonar ao seu ex depois da separação porque, em primeiro lugar, não foi sua a ideia de terminar a relação e deixar de comunicar.

Foi o seu ex que iniciou a separação sem o seu consentimento, por isso tem de ser o seu ex a telefonar-lhe e a querer que volte. Tem de ser assim para que o seu ex lhe devolva o poder e o controlo que perdeu.

Se não der ouvidos a estes conselhos e contactar o seu ex pensando que este se vai derreter ao ouvir a sua voz, está redondamente enganado. Provavelmente, só vai dar ao seu ex ainda mais do seu poder e acabar ainda mais magoado.

Por isso, não o faça. Não pense que tem de agir antes de o seu ex seguir em frente e esquecê-lo. Embora o seu ex já tenha muito provavelmente seguido em frente (a maior parte das pessoas que abandonam a sua vida o fazem), ele ou ela não pensará menos em si se o deixar em paz.

Isto, claro, pode não trazer o seu ex de volta porque o seu ex pode não ser capaz de desenvolver sentimentos por si durante o tempo em que estiver separado, mas se a relação era saudável, o tempo longe de si fará com que o seu ex pense em si.

Por outro lado, não envie mensagens de texto, não telefone nem envie cartas ao seu ex.

A única altura em que podes ligar ao teu ex é quando estás:

  • já esqueceu o seu ex e contentou-se com a amizade
  • ou se tiver assuntos pendentes com o seu ex (hipoteca, empréstimos, filhos, etc.)

Nestes casos, não há problema em telefonar ao seu ex, porque não o fará apenas por si, mas sim por um interesse comum, um interesse que lhe diz respeito a si e ao seu ex igualmente.

No entanto, se for uma pessoa que deixou a casa e o seu ex ainda estiver na fase inicial de ausência de contacto, então contactar o seu ex é um grande erro. A menos que tenha passado um ano ou mais, o mais provável é que o seu ex ainda esteja a recuperar da separação e precise de mais espaço e tempo para o esquecer.

Por essa razão, o seu ex deve manter-se sem contacto, por isso pense na saúde do seu ex antes de o contactar e de lhe dar falsas esperanças.

Considerar o contacto como uma opção apenas se:

  • tem assuntos pendentes com o seu ex
  • quer o seu ex de volta
  • ou se houver uma grande emergência de que o seu ex precise de saber

Tudo o que não diz respeito ao seu ex tanto quanto lhe diz respeito a si é, portanto, sem importância para o seu ex. Por isso, guarde-o para si, a menos que o seu ex também beneficie com isso.

No post de hoje, vamos abordar a questão: "Devo telefonar ao meu ex se quiser que ele volte?"

Devo telefonar ao meu ex se o quiser de volta?

Comecemos por falar das duas principais razões pelas quais enviar mensagens e telefonar a um ex que o deixou é uma má ideia.

  1. Isso magoa-nos e prejudica-nos emocionalmente.
  2. Isso sufoca o seu ex e desencadeia a sua necessidade de espaço.

Telefonar ao seu ex, na esperança de que ele ou ela repare no seu valor é, portanto, uma péssima ideia.

Não só a interrupção do contacto atinge exatamente o oposto do que espera (retira o seu valor, poder e autoestima), como também coloca o seu ex numa posição desconfortável em que ele não quer falar, mas tem de o fazer por educação.

Ele ou ela sabe que responder a um ser humano é respeitoso, mas, por outro lado, não é algo que o seu ex queira fazer e com o qual se sinta feliz.

A conversa não foi iniciada pelo seu ex. Foi iniciada por si, o que significa que o seu interesse é maior do que o do seu ex. Como resultado, o seu ex. só tem duas opções.

  1. O seu ex pode atender a sua chamada e sacrificar a sua felicidade.
  2. Ou o seu ex pode ignorá-lo e/ou inventar uma desculpa para não poder atender a chamada.

Claro que também existe uma terceira opção, mas se ainda estiver a sofrer com a perda da sua relação, não vale a pena correr esse risco. O seu ex pode estar disposto a falar consigo como amigo e pode não se importar de falar consigo, desde que não fale sobre a separação e queira voltar a namorar.

Nesse caso, ficaria presa na friend zone com o seu ex, daria ao seu ex o que ele quer (companhia) e, consequentemente, ficaria ainda mais desesperada por atenção e reconhecimento.

Aconselho-a vivamente a não seguir esta via, pois tornar-se amiga do seu ex vai acrescentar problemas aos que já tem.

Eis quando é que se pode telefonar à ex-namorada ou ao ex-namorado.

Como sabe, as pessoas reagem de duas maneiras àqueles que as procuram: ou querem responder-lhes ou sentem-se forçadas a responder.

Se a sua relação terminou há pouco tempo e o seu ex ainda não mostrou interesse em falar consigo, o mais provável é que se enquadre na segunda categoria.

O seu ex será forçado a responder (ou a pensar em responder) e não vai gostar.

A última coisa que quer é forçar o seu ex a falar consigo. Forçar uma resposta não só diminui o respeito que o seu ex tem por si e diminui as hipóteses de uma futura reconciliação, como também o torna infeliz.

Isso irá prejudicá-lo porque não obterá o tipo de resposta que esperava obter.

Devo telefonar ao meu ex depois de não ter tido contacto?

Se está a pensar em telefonar ao seu ex depois de não ter tido contacto, gostaria de o dissuadir de o fazer também. Só porque o seu ex contactou e finalmente mostrou um pouco de interesse, isso não significa que o seu ex o queira de volta e que deva começar a telefonar-lhe diariamente.

É necessário compreender que o interesse da sua ex não é provavelmente o tipo de interesse que esperava que fosse. O interesse é provavelmente inspirado por culpa, tristeza, dúvida ou curiosidade, em vez de amor e romance.

Normalmente, tudo o que um ex quer dizer é que ele ou ela já processou as emoções sufocantes pós-rutura e está agora na terceira ou quarta fase de uma rutura para o que deixou a relação (nostalgia ou neutralidade).

Durante estas fases, o amor do seu ex por si não pode regressar por magia sem uma boa razão ou incentivo. Pode, claro, regressar se o seu ex ruminar sobre si o tempo suficiente para começar a pensar de forma diferente em si (para começar a sentir a sua falta), mas para que o amor regresse, algo tão simples como telefonar ao seu ex provavelmente não será suficiente.

Para que o amor se reacenda, o seu ex terá de se deparar com algum tipo de acontecimento negativo, algo que o inspire a refletir sobre si próprio, desde a perda de um emprego e de uma ambição até ser rejeitado por outra pessoa.

Não importa o que o seu ex perde, desde que ele se preocupe profundamente com isso e fique magoado ou desiludido quando não acontece como o seu ex esperava.

Por isso, antes de pegar no telefone e ligar ao seu ex com a intenção de voltar a estar com ele, lembre-se de que o contacto do seu ex é muito provavelmente uma migalha de pão. É provavelmente uma mensagem sem sentido que não lhe foi enviada para voltar para si, mas sim para validar o seu ex, aliviar a culpa ou fazer amizade consigo.

Pode dizer-se que a mensagem do seu ex é uma migalha se ele falar consigo durante um dia, não fizer planos consigo e depois voltar a esconder-se.

Devo telefonar à minha ex ao fim de um ano?

Se o seu ex o deixou e está a pensar se deve ligar-lhe depois de um ano sem contacto, a resposta depende do seu estado emocional.

Se ainda estiver a sofrer, telefonar ao seu ex para reatar o namoro é um grande não, porque tem de dar prioridade a si própria. Tem de ultrapassar a separação e libertar-se das suas expectativas antes de tentar falar com o seu ex.

Isto é crucial. Se se precipitar e falar com o seu ex antes de estar preparada, acabará por ficar gravemente magoada, independentemente do tempo que passou desde que o seu ex se foi embora. Infelizmente, a cura não é definida pelo tempo.

É definido pela força pessoal e por aquilo em que se empenha o coração e a mente.

Além disso, foi o seu ex que partiu, por isso tem de ser o seu ex a regressar. A verdade é que, se o seu ex regressar segundo as suas condições, é provável que o seu ex volte a partir porque não o deseja suficientemente.

O seu ex não lhe terá devolvido o poder e não terá regressado pelas razões certas.

No entanto, se já esqueceu o seu ex e quer ser amigo dele, não hesite em contactá-lo. O seu ex pode já estar a sair com outra pessoa, mas isso não deve importar se já recuperou da separação e se já esqueceu verdadeiramente o seu ex.

Deverá ser capaz de lidar com o pior.

Vou contactar o meu ex porque não tenho nada a perder

Algumas pessoas cometem o erro de contactar o seu ex ao fim de um ano, ou mesmo mais cedo, porque pensam que não têm nada a perder com isso. A verdade é que, se ainda não esqueceram o seu ex, têm tudo a perder.

Quando isso acontece, perdem também os progressos emocionais que fizeram durante a ausência de contacto.

Por isso, se há alguma coisa que aprendeu com este artigo, que seja que não deve enviar mensagens de texto ou telefonar ao seu ex antes de conseguir lidar com o facto de o ver com outra pessoa. É muito melhor lidar com a ansiedade de separação e concentrar-se nas pessoas que importam na sua vida.

Devo telefonar ao meu ex questionário

Aqui está um teste rápido que pode fazer se estiver a pensar se deve telefonar ao seu ex.

[quiz]

[Pergunta]1Está magoada com a separação e quer que o seu ex a faça sentir melhor?

[/pergunta]

[Sim.

[É melhor continuar a curar-se e adiar a ideia de contactar o seu ex até ter deixado de lado as expectativas de que ele volte.

[/errado]

[Não e o meu ex também não. Tenho a certeza disso.

[Neste caso, não há problema em contactá-lo. Você e o seu ex podem tornar-se bons amigos e apoiarem-se mutuamente no futuro[/explicação].

[/resposta]

[Eu não sou, mas o meu ex pode ser.

[Se é um dumpee e já ultrapassou o seu ex, não há problema em contactá-lo. Descobrirá rapidamente se o seu ex quer comunicar consigo.

No entanto, se é uma pessoa que está a deixar a casa e não sabe em que estado emocional o seu ex se encontra, é melhor não descobrir. As suas mensagens de texto e chamadas podem despoletar a ansiedade do seu ex e fazer com que ele se recupere.

[/errado]

[/quiz]

[quiz]

[questão]2)Tem alguma coisa importante para discutir com o seu ex. Algo como filhos, divórcio, mudança de casa, ou qualquer coisa que não possa esperar até estarem ambos prontos para falar?

[/pergunta]

[resposta]Sim.

[Não há problema em telefonar ao seu ex se for urgente e não puder esperar, especialmente se vos disser respeito a ambos.

[/resposta]

[Não.

[Os seus problemas, dores ou preocupações podem ser urgentes para si, mas não dizem respeito ao seu ex. Discuta esses assuntos com amigos e familiares que terão todo o prazer em ouvi-lo.[/explicação]

[/errado]

[/quiz]

[quiz]

[Se sim, o seu parceiro não se importa que fale com um ex?

[/pergunta]

[Resposta] Sim, o meu parceiro não se importa.

[explicação]Pode telefonar ao seu ex, mas tenha em atenção que continuar a falar com um ex enquanto está com outra pessoa é errado. É especialmente errado se o seu ex lhe partiu o coração recentemente e/ou se ainda sente algo por ele.

[/resposta]

[Não tenciono contar ao meu parceiro.

[Seja honesto com o seu parceiro antes de fazer algo que ponha em risco a sua relação[/explicação].

[/errado]

[Não, o meu parceiro não gosta.

[Mas só porque é invulgar e quer falar com o seu ex, não significa que deva telefonar-lhe. Se sente que não disse ao seu ex tudo o que lhe queria dizer, procure um bom terapeuta. Um profissional poderá ajudá-lo a processar o passado e encorajá-lo a concentrar-se emo presente [/explicação].

[/errado]

[Sou solteiro.

[Explicação]Podes telefonar ao teu ex enquanto tu e o teu ex tiverem esquecido um ao outro[/explicação].

[/resposta]

[/quiz]

[quiz]

[pergunta]4)O seu ex contactou-o?

[/pergunta]

[O meu ex acabou de me contactar.

[O mais provável é que o seu ex tenha tentado contactá-lo uma ou duas vezes, mas isso não passa de uma migalha. Espere que o seu ex faça planos consigo e comece a sair consigo novamente. É nessa altura que pode recuperar o seu poder e guiá-lo de volta para uma relação consigo.

[/errado]

[O meu ex tem estado a tentar contactar-me há algum tempo.

[O seu ex só quer falar consigo porque você era uma parte importante da sua vida[/explicação].

[/errado]

[A minha ex ainda não me contactou.

[Quando/se o seu ex quiser falar consigo ou reatar o namoro, você será o primeiro a saber.

[/errado]

[Resposta] O meu ex disse-me para o contactar sempre que quisesse.

[Tecnicamente, não faz mal falar com o seu ex, mas provavelmente ele só queria ser simpático consigo. Não se deixe arrastar para conversas sem sentido se quiser o melhor para si.

[/resposta]

[/quiz]

[quiz]

[pergunta]5)Como é a tua relação com o teu ex?

[/pergunta]

[resposta]O meu ex tem-me convidado para sair/tentar encontrar-se comigo.

[Embora possa telefonar ao seu ex, é melhor deixar que ele faça a maior parte do trabalho se estiver a tentar reatar com ele. No entanto, se quiser ser amigo, pode telefonar ao seu ex.[/explicação]

[/resposta]

[O meu ex não fala comigo/ignora-me.

[A não ser que o seu ex o respeite romanticamente, como amigo ou, no mínimo, como ser humano, é muito importante que não mantenha contacto. Tem de se curar e recuperar o respeito/respeito por si próprio que perdeu.

[/errado]

[O meu ex e eu dormimos juntos.

[explicação]O teu ex quer o melhor dos dois mundos. É melhor não teres relações sexuais com o teu ex porque isso vai manter as tuas esperanças. Vais sentir-te bem quando estiveres com o teu ex, mas quando estiverem separados, vais sentir-te usado e inseguro de ti próprio. É melhor parares de telefonar e de fazer planos com o teu ex.[/explicação]

[/errado]

[O meu ex age como meu parceiro mas não se compromete.

[Isto não significa necessariamente que o seu ex esteja a caminho de voltar para si. Na maioria das vezes, indica confusão - que o seu ex gosta de si como pessoa, mas não como parceiro romântico.

[/errado]

[/quiz]

Obrigado por ler. Espero que agora saiba quando é que pode telefonar ao seu ex. Publique as suas ideias e faça perguntas abaixo.