- A quem é que se aplica o ditado "eles voltam sempre"?
- Regressam sempre, mas nem sempre regressam para se juntarem de novo
- Eles voltam sempre quando se muda
- Alguns ex-namorados voltam porque não seguiram em frente (descolados)
- Com que frequência é que os ex voltam?
- Com que frequência é que os ex-namorados voltam a sair?
É verdade que eles voltam sempre? Será que os ex voltam mesmo a maior parte das vezes, especialmente depois de termos seguido em frente e nos termos apaixonado de novo por nós próprios?
Se está à procura de informações que não o enganem nem lhe dêem falsas esperanças, veio ao sítio certo. A verdade sobre os ex é que eles nem sempre voltam. Muitos deles não conseguem voltar porque não conseguem dissociar os sentimentos negativos da pessoa do ex e limpar o passado.
Gostam de guardar rancor e de se concentrar nas coisas e nas pessoas que não as fazem sentir-se estranhas e desconfortáveis. São essas coisas que as fazem sentir-se bem e as distraem do seu passado infeliz.
Embora o seu passado possa não ter sido assim tão mau, os dumpers tendem a fazê-lo parecer assim. Concentram-se tanto nos aspectos negativos da relação que acreditam que o seu ex foi mau para eles e que precisam de se afastar dele.
Mal sabem ou não querem saber que o seu ex os apoiou e lhes foi leal até ao fim.
Se o seu ex não o apoiou ou tentou apoiá-lo depois da separação, não gosta nem um bocadinho disso. É demasiado tarde para fazer alguma coisa, pois associou emoções pouco saudáveis à pessoa que abandonou e impediu-se de voltar a desenvolver sentimentos por ela.
As suas emoções e percepções doentias faziam com que se sentissem pouco à vontade com o seu ex.
Os "dumpers" não se importam muito com os gritos e as promessas do ex porque se lembram dele pela pessoa que foi durante a relação, em vez de se lembrarem de quem ele é e pode ser.
Por essa razão, é frequente pensarem no ex de uma forma negativa e agarrarem-se a essa imagem negativa durante o máximo de tempo possível, o que lhes dá poder e faz com que se sintam no controlo das suas vidas.
Os ex-namorados nem sempre voltam porque muitos deles não têm a capacidade de perdoar, esquecer e mudar a sua opinião sobre o seu ex.
Preferem pensar mal do seu ex e começar de novo com alguém novo. É difícil ouvir isto, eu sei, mas precisa de o ouvir. Precisa de estar consciente da possibilidade de o seu ex não voltar.
Se o fizer, recuperará muito mais rapidamente do que se passar os seus dias a dizer a si próprio que o seu ex está a pensar obsessivamente em si e que quer voltar para si.
Este artigo é para os idiotas que querem saber se os ex voltam sempre.
A quem é que se aplica o ditado "eles voltam sempre"?
O ditado "Eles voltam sempre" tende a ser verdadeiro para os impulsivos que saltam de um parceiro romântico para o outro sem terem tempo para conhecer verdadeiramente a pessoa com quem estão a sair, bem como a si próprios.
Muitas vezes, estes ex-namorados regressam porque ainda não encontraram estabilidade nas suas vidas, não conseguiram assegurar a paz dentro de si próprios e, por isso, tendem a meter-se em sarilhos e a depender das pessoas que lhes são próximas para obter conforto, amor e reconhecimento.
Acontece que as pessoas que lhes são mais próximas são muitas vezes os seus ex-parceiros que ficaram com eles até ao fim. Estavam disponíveis para eles e continuaram a estar disponíveis enquanto lhes foram úteis. Quando se tornaram obsoletos, os dumpers rapidamente os abandonaram e usaram outra pessoa.
A razão pela qual os ex impulsivos voltam, portanto, tem muito pouco a ver com os seus ex e com quem eles eram como pessoas. Tem tudo a ver com o facto de ficarem sem opções de encontros saudáveis e precisarem muito de alguém familiar em quem confiar e com quem se relacionar.
Uma ligação tranquiliza-os de que são queridos e ajuda-os a lidar com qualquer situação com que estejam a lidar.
Aqui está uma infografia que explica quando é que os dumpers voltam sempre.
Alguns sítios Web afirmam que a percentagem chega aos 80% ou mais se comprar os seus serviços e seguir os seus conselhos, mas a verdade é que não são assim tantos os que mudam de ideias.
Os ex-namorados que se afastam emocionalmente e desenvolvem associações negativas estão, na maior parte das vezes, acabados para sempre. Não se tornam receptivos a cartas e mensagens de ex-namorados de volta - e certamente não começam a preocupar-se com desculpas, festas de piedade e promessas.
Eu sei que isto é difícil de engolir se o seu ex acabou consigo recentemente e ainda está a tentar perceber o que correu mal, mas se já passou uma semana ou duas e já ultrapassou a fase de negação de uma separação, trabalhe para perder a esperança em vez de a procurar.
Isso ajudá-lo-á a recuperar a felicidade e a reconstruir a autoestima, mesmo que pareça que isso lhe vai causar muita dor.
Passei muito tempo à procura de esperança quando estava a passar pela minha separação e posso dizer que é a única coisa de que me arrependo da minha separação. Todos os erros que cometi com o meu ex foram uma lição que precisava de aprender para compreender melhor as separações, mas procurar deliberadamente a esperança foi mais do que um simples erro.
Foi uma grande perda de tempo, pois obrigava-me a estar sempre a olhar por cima do ombro, na esperança de que o meu ex me enviasse uma mensagem e me quisesse de volta. Demorei meses a decidir que já era suficiente e que precisava de deixar de me preocupar com o facto de os ex voltarem ou não.
A separação era sobre mim, por isso precisava de me recuperar antes de me concentrar em qualquer outra pessoa.
Mas não me interprete mal. A esperança tem um objetivo na sua separação. O seu objetivo é aliviar a sua dor e mostrar-lhe que pode voltar a ser feliz. Mas se já passaram semanas e já não está em negação, não precisa de se agarrar à esperança para viver. Não precisa de continuar a procurá-la se sentir que está bem e a controlar a sua vida.
A esperança é uma amiga muito condicional, que pode ser comparada a um amigo que lhe dá drogas quando mais precisa delas. Nesse momento, sente-se bem consigo próprio, mas quando o efeito passa, volta a estar deprimido, ansioso e descontrolado.
Sente um grande abatimento (muito maior do que o habitual) e sente ainda mais a falta do seu ex. Não se esqueça de que os abatimentos extremos são muito perigosos para si, podendo afectá-lo a longo prazo se não os gerir com segurança.
Por isso, se possível, tente convencer-se de que a situação é desesperada e que a sua saúde é mais importante do que o seu ex. O seu ex é alguém que o deixou, enquanto a sua saúde o acompanhará até ao fim dos tempos. Certifique-se de que cuida dela em todos os momentos.
Especialmente agora que está em perigo.
Regressam sempre, mas nem sempre regressam para se juntarem de novo
Mais de 90% das vezes, os ex deixam de ter contacto e "voltam". Mas, infelizmente, não voltam para investir em bonecos e dar outra oportunidade às suas relações abandonadas.
A maior parte das pessoas que abandonam o lar voltam apenas para deixar mensagens sem sentido, inspiradas pela culpa, vergonha e tristeza (nostalgia). Normalmente, essas pessoas estendem a mão e parecem muito ansiosas por conversar. De repente, querem pôr a conversa em dia e parecem muito entusiasmadas por falar e ser amigas.
Mas, com o passar do tempo, deixam de se sentir abatidos e descobrem que já não sentem vontade de conversar. É nessa altura que, gradualmente, se distanciam dos "dumpees", se concentram em si próprios e confundem os seus ex com o seu comportamento desleixado.
Fazem-no porque nunca tiveram a intenção de regressar.
Só queriam usar os seus bonecos para se sentirem melhor:
- o que lhes fizeram
- o que é que lhes aconteceu recentemente
Essencialmente, os dumpers procuram saber como é que as suas ex estão a lidar com a separação. O tempo sem contacto deixa-os curiosos, por isso sentem que devem dizer olá e talvez até tentar ser amigos.
Não estão a sofrer, por isso não fazem ideia de que os idiotas precisam de meses e meses de tempo para perderem a esperança e deixarem de se preocupar com o que o seu ex está a fazer.
Obrigam as pessoas a analisar o comportamento dos seus ex, aumentam o seu desejo de reatar a relação e, em última análise, atrasam o tempo que demoram a recuperar e a ultrapassar a separação.
O tempo que uma pessoa demora a ultrapassar um ex, claro, varia de pessoa para pessoa, mas quando as pessoas que abandonam o lar contactam subitamente os seus ex por razões egoístas, o contacto normalmente magoa muito os dumpees.
Diz aos dumpees que o seu ex regressou, o que lhes dá esperança de poderem impressionar o seu ex se se esforçarem o suficiente.
A verdade é que o regresso de um ex para fins de amizade raramente funciona a favor dos dumpees. A maior parte dos dumpees acaba por ficar com a amizade e acaba por ver o seu ex com alguém novo.
É nessa altura que sofrem um doloroso revés emocional e se apercebem de que o envolvimento com o seu ex foi um grande erro. Foi demasiado cedo e também uma completa perda de tempo.
Eles voltam sempre quando se muda
Se os ex-namorados voltam, quase sempre voltam quando você seguiu em frente e já não pensa neles 24 horas por dia.
Isto porque a regra de ausência de contacto por tempo indeterminado lhes dá muito espaço e tempo para explorar o mundo e processar as suas emoções.
Permite-lhes:
- sair com outras pessoas
- processar as suas emoções aliviadas e sufocadas antes e depois do rompimento
- e ajuda-os a refletir sobre as suas vidas (relações, pessoas, decisões, erros, comportamentos, emoções)
O tempo longe dos dumpees dá essencialmente aos dumpers a liberdade de fazerem o que querem, quando querem. É por isso que os dumpers tendem a passar tempo com os amigos, a sair muito e até a namorar com outras pessoas a seu bel-prazer.
Fazem tudo o que os faz felizes.
Mas só porque se estão a distrair e a fazer as coisas que nunca fizeram ou tiveram tempo para fazer, isso não significa que os dumpers fiquem felizes para sempre.
A verdade é que só se mantêm felizes enquanto a separação tiver um efeito positivo sobre elas.
Uma vez processadas as fases da separação, os efeitos fortalecedores da separação desaparecem e obrigam as pessoas que abandonaram a relação a voltarem ao seu "eu" anterior, não aliviado. É nessa altura que se tornam susceptíveis à dor, à ansiedade, à depressão e a tudo aquilo que os seres humanos tendem a sentir e a sofrer.
Se a pessoa estava subdesenvolvida e tinha problemas que precisavam de ser resolvidos antes da separação, é óbvio que não os vai resolver magicamente só por se envolver com outra pessoa. A nova pessoa não vai resolver os seus problemas por ela.
Quando muito, ele ou ela vai realçá-las quando se conhecerem melhor e mostrarem as suas verdadeiras cores.
Resumindo, os ex voltam quando você segue em frente porque se metem em sarilhos e precisam de alguém emocionalmente forte a quem se agarrar. Para eles, você parece ser alguém de quem podem beneficiar porque lhes mostrou que tem força para desfrutar da sua vida sem eles.
Alguns ex-namorados voltam porque não seguiram em frente (descolados)
De vez em quando, os ex tomam decisões não premeditadas de deixar os seus parceiros e arrependem-se dias depois da separação, quando começam a sentir a ausência do seu ex e a recear que a relação possa ter acabado.
Estes dumpers ainda não ultrapassaram o seu ex. Ainda estão apegados ao seu ex. e precisam que este os valide e apoie. Quando se apercebem disso, os dumpers carentes de validação engolem quase sempre o seu orgulho e estendem a mão.
Dizem algo do género:
- Cometi um erro
- Lamento ter-te magoado
- Apercebi-me que ainda te amo
- Tenho andado a pensar que devíamos dar outra oportunidade à nossa relação
- Não quero desistir assim tão depressa
- Já passámos por demasiado para desistir agora
- Vamos encontrar-nos
Estas são apenas algumas das coisas que as pessoas que abandonam o lar dizem quando se apercebem que ainda estão emocionalmente dependentes do seu ex. Por vezes (embora raramente), as pessoas que abandonam o lar também tentam evitar dar ao seu ex-namorado a importância que ele ou ela merece.
Em vez de pedirem desculpas sinceras e elaborarem um plano que ajude ambas as partes a melhorarem-se a si próprias e a estabelecerem uma melhor ligação, algumas pessoas que abandonam a relação simplesmente telefonam ao seu ex e dizem que mudaram de ideias sobre a separação.
Dizem que a relação merece outra oportunidade e que devem voltar a juntar-se.
Como já deve ter percebido, esta não é uma abordagem muito saudável.
As pessoas que abandonam a relação e exigem voltar a ficar juntas não devolvem o poder perdido ao seu ex. Pelo contrário, agarram-se ao poder e retomam a relação sem fazer uma introspeção e sem perceber o que correu mal na relação.
Devido à sua falta de dor e arrependimento, estes "dumpers" não aprendem com os seus erros, e é por isso que, muitas vezes, voltam a partir quando começam a questionar o seu amor e o valor da sua ex.
Com que frequência é que os ex voltam?
Embora ainda esteja a investigar a frequência com que os ex voltam, sinto-me suficientemente confiante para dizer que menos de 10% de TODOS os ex-namorados voltam Infelizmente, a maioria dos ex-namorados não regressa porque não gosta do seu ex-namorado e não possui a capacidade nem a força de vontade para lidar com pensamentos e emoções pouco saudáveis.
Preferem ver o ex como alguém com quem tentaram e não conseguiram fazer funcionar uma relação e depois envolverem-se com alguém com quem se sintam mais confortáveis. Esta é a verdade fria que precisa de ouvir para compreender que as reconciliações requerem muito mais do que apenas uma boa relação.
O dumper precisa de falhar de uma forma dolorosa e ser suficientemente desenvolvido para refletir sobre o passado e preferi-lo ao presente. O dumpee, por outro lado, precisa de evitar cometer erros de separação e irritar o dumper.
Lembre-se disto sempre que sentir necessidade de contactar o seu ex.
Embora a informação que recolhi ao trabalhar com clientes e ao falar com pessoas não seja conclusiva, garanto que não mais de 10% das pessoas voltam para os seus ex.
Isto é verdade para as pessoas que seguem o..:
- a regra da ausência de contacto por tempo indeterminado
- e para aqueles que continuam a comunicar com o seu ex após a separação
Pelo que vi, as pessoas mais bem sucedidas foram aquelas que seguiram a regra de não ter contacto por tempo indeterminado. Muito menos bem sucedidas (embora ocasionalmente bem sucedidas) foram aquelas que mantiveram a calma e comunicaram com os seus ex. com pouca frequência como amigos ou amigos ocasionais.
Quanto àqueles que utilizaram técnicas de mensagens de texto desonestas e continuaram a incomodar os seus ex, foram os menos bem sucedidos, uma vez que sufocaram os seus ex e foram magoados em troca.
Com que frequência é que os ex-namorados voltam a sair?
Por vezes, os ex-namorados regressam por culpa, vergonha ou ciúme - e não conseguem voltar a apaixonar-se pelo seu ex. Na maioria das vezes, esses ex-namorados partem novamente porque deixam de sentir as emoções que os trouxeram de volta.
Tornam-se indiferentes e procuram alguém que as faça sentir emoções mais fortes, não só mais fortes, mas também o tipo de emoções que procuram. Muitas pessoas não compreendem o que é o amor, por isso só ficam se quiserem o seu parceiro mais do que o parceiro as quer a elas.
Essas pessoas não estão preparadas para as relações, têm muito mais trabalho a fazer sobre si próprias antes de poderem ter relações saudáveis, equilibradas e duradouras.
As pessoas que regressam tendem a partir porque:
- recusar-se a devolver à pessoa que deixou a casa a sua importância e o seu poder
- voltarem para si próprios (para se sentirem melhor)
- não querem estar sozinhos (inseguranças)
- ficar aborrecido ou cansado de estar sozinho ou com outra pessoa
- não trabalham em si próprios
Por isso, se quer saber se os ex-namorados que regressam voltam a abandonar, a verdade é que o fazem, porque regressam pelas razões erradas e não se sentem suficientemente motivados para fazer planos e compromissos a longo prazo.
É difícil dizer exatamente quantos casais reconciliados se separam, mas, pelo que vi, a maioria dos casais que voltaram a juntar-se apenas para se sentirem amados voltaram a separar-se. Não discutiram os limites da sua relação e, por isso, não melhoraram as coisas que os separaram.
Só os casais que trabalham sobre si próprios e levam as separações a sério é que superam o seu antigo eu e se apaixonam/permanecem apaixonados.
Espero que este artigo tenha explicado o comportamento dos dumpers e quando é que eles voltam sempre. Diga-me o que pensa sobre os dumpers que voltam, comentando abaixo.
E se quiser discutir a sua situação de separação connosco, inscreva-se para receber formação aqui.