Quando um ex o bloqueia, normalmente é por repulsa, raiva ou frustração. Ele ou ela não está satisfeito com o seu comportamento ou presença e acha que a melhor maneira de lidar com a situação desconfortável é forçá-lo a sair dela.

É assim que muitos "dumpers" lidam com as emoções desconfortáveis da separação e conseguem paz de espírito. Não sabem como lidar com sucesso com um ex por quem perderam a atração, por isso bloqueiam o ex das suas vidas e desfrutam da paz há muito procurada.

Alguns ex-namorados bebem e festejam e mostram como estão felizes e aliviados por se terem livrado da ex, enquanto outros se mantêm firmes e vivem a sua vida como sempre viveram. O que fazem e como se comportam depende normalmente do quão sufocados se sentem após a separação e de quem culpam pelo fim da sua relação romântica.

Se culpam o ex, normalmente parecem irreconhecíveis para o ex e para as pessoas que os rodeiam. O seu comportamento e atitude mudam completamente, uma vez que as pessoas que abandonam o lar se sentem imensamente aliviadas e fortalecidas pela separação.

Felizmente para os idiotas, a maioria dos dumpers não deixa os seus ex bloqueados para sempre. Meses ou anos depois da separação, tendem a acalmar-se e a perceber que os seus ex não são más pessoas. São apenas pessoas que os sufocaram e os deixaram sem outra opção senão terminar a relação.

Quando se apercebem disso, desbloqueiam os seus ex e continuam a meter-se na sua vida.

Quando digo "meterem-se na sua vida", quero dizer que fazem o que é melhor para elas e não se aproximam, continuando a dar prioridade a si próprias.

Não espere que o seu ex o contacte no momento em que o desbloqueia. Provavelmente, isso só acontecerá quando o seu ex quiser ou precisar de comunicar consigo sobre algo importante.

O seu melhor plano de ação é esperar que o seu ex desenvolva ou encontre algum tipo de desejo ou urgência em conversar. Quando o seu ex o fizer, terá notícias dele e talvez até tenha a oportunidade de obter uma conclusão, se ainda precisar dela.

Nem sempre sentirá esta vontade insaciável de falar e de criar laços com o seu ex.

Por isso, se o seu ex não o desbloqueou após um ano, não pense que o seu ex nunca o desbloqueará. Neste momento, o silêncio indica que o seu ex ainda não melhorou a perceção que tem de si e/ou não encontrou uma boa razão para o desbloquear.

O seu ex ainda o vê da mesma forma que o via antes da separação ou durante e logo após a separação.

É culpa sua que o seu ex esteja ressentido e de mente fechada? É responsável pelo bloqueio do seu ex e pela falta de interesse?

Não me parece. Mesmo que tenha dito ou feito algo que não devia, foi o seu ex que recorreu à força para o afastar.

Foi o teu ex que perdeu a paciência e o respeito e te cortou como se nunca tivesses namorado e significado nada para o teu ex.

Não se culpe por isso. Não se pode culpar pela incapacidade do seu ex em deixar de lado ressentimentos, percepções negativas e comportamentos tóxicos/não saudáveis após a separação. Os "Dumpers" são muito bons a verem-se a si próprios como vítimas, pois isso permite-lhes manter a história que fabricaram.

Quanto mais culpam o(a) ex e se convencem de que estão melhor sem ele(a), mais controlo ganham e mais felizes se sentem. Normalmente, só muito mais tarde é que se apercebem de que estavam a evitar assumir a responsabilidade e a dar ao(à) ex o crédito que ele(a) merecia.

Normalmente, os "dumpers" parecem muito satisfeitos com a separação e podem até agir de forma ofensiva. Não mostram remorsos, muito menos se preocupam com o seu ex e com a relação de que acabaram de sair. Tudo o que lhes interessa é a sua própria felicidade e as pessoas que contribuem para as suas vidas.

Se os idiotas reparam que o seu ex não foi afetado pela separação da mesma forma que eles, muitas vezes levam o comportamento do seu ex para o lado pessoal e pensam que ele é o único responsável pela situação em que se encontram.

Por que razão não se sentiriam responsáveis quando o seu ex está a divertir-se sem eles?

As plataformas das redes sociais pioram muitas vezes a situação, pois permitem que os "dumpees" persigam os seus ex. Ajudam os "dumpees" a conhecer a vida do seu ex e dão-lhes uma sensação de controlo. Por outras palavras, os serviços das redes sociais dificultam a capacidade dos "dumpees" de se separarem, pois dão-lhes esperança a que se agarrarem.

Pode não gostar de ser bloqueado, mas tem de compreender que o facto de ser bloqueado ou de deixar de ser amigo do seu ex é uma bênção disfarçada. Ajuda-o a manter o seu ex fora de vista, o que, consequentemente, o afasta de pensamentos obsessivos e sentimentos negativos.

Quanto mais tempo passar sem pensar no seu ex, mais progressos emocionais fará e mais feliz se sentirá.

Por isso, se o seu ex ainda o bloqueou ao fim de um ano, não pense que isso é mau, que é uma má pessoa ou que devia ter feito alguma coisa (diferente) para que o seu ex o perdoasse e visse a sua capacidade de crescer. Se foi abandonado e não tem qualquer contacto, a vida do seu ex já não está sob o seu controlo.

Não se trata de saber se você é uma pessoa boa/valiosa, mas se o seu ex pensa que você é e se preocupa com isso.

O artigo de hoje é para os idiotas que querem saber o que significa quando um ex-ex ainda os bloqueia ao fim de um ano. Vamos falar sobre o que deve e o que não deve fazer se quiser ser desbloqueado pelo seu ex.

Porque é que o meu ex não me desbloqueou ao fim de um ano?

Quer a separação tenha acontecido há um ano, quer você tenha sido bloqueado há um ano, a razão do seu ex para o manter bloqueado é muito simples. Esta pode não ser a explicação mais amigável para o dumpee, mas o seu ex está a fazer bem.

Não quero dizer que o seu ex esteja finalmente feliz agora que saiu da vida dele ou dela, mas que o seu ex não tenha passado por algo doloroso que lhe permita refletir.

O seu ex teve uma vida relativamente fácil no último ano e não viu razão para se entregar à nostalgia e desbloqueá-lo. Claro, o seu ex provavelmente não está tão zangado como costumava estar, uma vez que emoções como a raiva tendem a desaparecer com o tempo, mas o seu ex ainda está a guardar as más recordações.

Ele ou ela lembra-se deles tão vividamente que desbloqueá-lo não faria qualquer sentido para o seu ex. Correria o risco de lhe enviar uma mensagem de que o seu ex está pronto para se envolver em conversas sem sentido e ser amigo (ou mais).

E não é aí que o seu ex está emocionalmente e em termos de respeito. Em termos de respeito, o seu ex ainda está num mau lugar. Um lugar onde qualquer forma de comunicação consigo faz com que o seu ex se sinta desconfortável.

É preciso compreender que o tempo nem sempre resolve os problemas e os ressentimentos da separação. O tempo apenas proporciona uma oportunidade para que a negatividade se desvaneça, as más recordações se desvaneçam e a síndrome da relva mais verde seja descoberta.

O tempo permite que as pessoas que abandonaram a relação se magoem e/ou reflictam. Não pense que as pessoas que abandonaram a relação voltam porque passam meses ou anos. As separações e reconciliações são muito mais complicadas do que isso, pois exigem uma mentalidade saudável e a capacidade de lidar com o passado.

Algumas coisas que um dumper precisa para desbloquear o dumpee e/ou voltar são

  • uma mentalidade de relação positiva
  • autoconsciência
  • maturidade emocional
  • percepções saudáveis do dumpee
  • muito espaço e compreensão por parte da pessoa que está a ser abandonada

Se a pessoa que deixou a casa não se lembra dos bons tempos e não admite que a ex é digna de respeito, pode esquecer o desbloqueio em breve. É provável que a pessoa que deixou a casa não o desbloqueie num futuro próximo, porque não haverá culpa, vergonha ou moralidade a pressioná-la a fazer o que está certo.

A pessoa que deixou o emprego terá de o desbloquear de outras formas - sendo forçada a crescer e a desbloquear, uma vez que não possui atualmente a capacidade de refletir e/ou de ver as coisas de um ângulo diferente. Por outras palavras, terá de acontecer algo doloroso e imprevisível à pessoa que deixou o emprego para a chocar e para a transformar numa pessoa mais sábia.

Eis algumas coisas que podem fazer com que os dumpers comecem a pensar com mais carinho no seu ex e permitir ou forçá-los a desbloquear o seu ex.

Alguns dumpers pensam que um ex é um ex por uma razão e que não devem desbloquear o seu ex sem qualquer razão. Acreditam que devem manter a sua decisão de separação e manter o controlo da separação mantendo o seu ex bloqueado.

Por conseguinte, devemos colocar a seguinte questão: quando é que os dumpers sofrem uma perda de controlo?

Felizmente, existem várias respostas directas a esta questão.

Os lixeiros perdem o controlo quando:

  • não são felizes e realizados na vida
  • vêem que o seu ex está bem e querem a felicidade do seu ex para si próprios
  • precisam do seu ex para os ajudar a atingir os seus objectivos
  • preocupar-se com a sua saúde e segurança
  • têm medo de perder o seu ex para outra pessoa

Se o seu ex ainda o bloqueou ao fim de um ano, é possível que já tenha uma nova relação e não queira desbloqueá-lo só porque já passou um ano. O seu ex pode pensar que desbloqueá-lo pode encorajá-lo a tentar chegar a si e arruinar a sua nova relação e a sua felicidade.

É provável que o seu ex prefira não jogar com a felicidade, a menos que saiba que a sua relação é estável e que pode suportar a comunicação com uma antiga paixão.

Por isso, se está a tentar perceber porque é que o seu ex não o desbloqueou após um ano de bloqueio, saiba que um ano é apenas um ano (um número). E os números não mudam a forma como o seu ex é como pessoa.

As experiências (especialmente as más), a educação, as conversas com ídolos emocionalmente maduros e os actos de realização permitem que os dumpers cresçam moral e comportamentalmente. Não espere que o crescimento ocorra apenas com o tempo, pois as pessoas crescem a um ritmo muito lento.

Na maior parte dos casos, é o seu pensamento que os incentiva a transformarem-se com sucesso.

O que fazer se o seu ex ainda o bloqueou passado um ano?

Se já passou um ano desde que foi bloqueado, não pense que o seu ex se esqueceu de que ainda está bloqueado e que precisa de o lembrar de o desbloquear. O seu ex pode não pensar em si todos os dias, mas lembra-se certamente de que lhe retirou a capacidade de se expressar e comunicar.

O seu ex teria de ter uma memória terrível ou, francamente, ser demente para não se lembrar de o ter bloqueado.

Podemos adoçar a situação dia e noite, mas o problema é que o seu ex não quer falar consigo. O seu ex prefere manter as coisas como estão e continuar a desfrutar de paz e sossego.

Talvez o seu ex esteja pronto para conversar consigo, mas falta-lhe o desejo de o fazer. Seja qual for o caso, não há necessidade de contactar o seu ex em plataformas em que ainda não está bloqueado ou de pedir aos amigos do seu ex que o desbloqueiem. Isso seria uma atitude muito degradante para si próprio, uma vez que foi o seu ex que o bloqueou e deveria tomar a iniciativa.

Por outro lado, deve fazer o seu melhor para se afastar do seu ex e aceitar o bloqueio.

Não posso dizer quanto tempo vai demorar, mas aqui estão algumas das coisas que provavelmente o vão atrasar.

  • Perseguir o seu ex pessoalmente
  • Publicar coisas deprimentes nas redes sociais
  • Falar mal do seu ex ou dizer-lhe que se sente perdido sem o seu ex
  • Tentar fazer ciúmes ao seu ex
  • E fingir ser alguém que não se é e não se deve ser

Não pode enganar o seu ex (e nem deve tentar) fingindo ser rico, bem sucedido, confiante, famoso, extremamente atraente e alguém que não é. Se tentar enganar o seu ex, fazendo-o pensar que está a viver uma vida abundante e a divertir-se imenso agora que o seu ex se foi embora, não vai fazer com que o seu ex o inveje e sinta a sua falta.

O mais provável é que o plano saia pela culatra, porque a sua ex vai ver através de si e/ou vai ficar irritada consigo. Deve lembrar-se que nenhum dumper que esteja a bloquear quer ver um dumpee demasiado exposto, com uma atitude pretensiosa, gabarolas e arrogante.

A melhor coisa que pode fazer pela sua ex e por si próprio é ser o seu verdadeiro "eu", o que não só é muito atrativo para os outros, como também o torna mais humilde e dá espaço para o crescimento.

Muitos idiotas ficam tão magoados com o bloqueio dos seus ex que tentam forçá-los a desbloqueá-los. Ficam tão chocados com o comportamento nunca antes visto do seu ex que tomam o assunto nas suas próprias mãos e tentam lidar com um problema emocional de forma racional.

Infelizmente, isto aprisiona ainda mais o seu infeliz/sufocado dumper e reforça a decisão do seu ex de o deixar.

Por isso, se queres ser desbloqueado, não tentes forçar o teu ex a desbloqueá-lo. Lembra-te que o teu ex te bloqueou voluntariamente e que ele ou ela tem de te desbloquear também voluntariamente.

O seu ex precisa de fazer isso para que o amor e o respeito cresçam.

Porque é que acha que o seu ex ainda não o desbloqueou? Diga-nos o que pensa nos comentários abaixo.

E se quiser falar connosco em privado, subscreva a formação individual connosco aqui.