O seu ex tem uma nova namorada que trata melhor do que a tratava ou tratou a si?

Se o fizer, não se preocupe, é completamente normal. As novas relações não são uma representação exacta de como as coisas serão um ano ou dois mais tarde. No início, os casais comportam-se da melhor maneira possível, tentando apresentar-se da melhor forma.

Vão a muitos encontros, professam o seu amor, publicam a sua felicidade nas redes sociais e, muitas vezes, passam ou parecem passar pelas fases de uma nova relação mais rapidamente do que na relação anterior. Fazem-no porque estão entusiasmados por serem amados e ansiosos por tirar o máximo partido um do outro.

Não eram felizes na relação anterior ou no fim da relação (daí a rutura), por isso procuram alguém novo para amar e ser amado. Alguém que possa substituir o ex e fazer com que se sintam novamente especiais.

Mas não leves isso a peito.

O seu ex pode tratar melhor a nova namorada, mas isso não significa que ela mereça o amor do seu ex e você não. O seu ex apenas adora a atenção que está a receber e quer impressionar a rapariga com quem está. Quanto mais ele a impressiona, melhor ela o trata, e quanto melhor for a recompensa - mais fortes são as hormonas do amor que o cérebro dele liberta.

Portanto, o seu ex está apenas a fazer o que lhe parece certo e o que é melhor para ele. Ele quer tratar bem a sua nova namorada porque ela tem a capacidade de o fortalecer e de o fazer feliz.

Isto significa que ele gosta dela como pessoa e tem certas expectativas em relação a ela. Ele não a estaria a tratar bem se achasse que ela não valia o seu tempo e esforço. Ele estaria solteiro, à procura de outras formas e pessoas para ocupar o seu tempo.

Por isso, se o seu ex tratar melhor a nova namorada, não parta imediatamente do princípio de que não merecia a bondade, o respeito e o amor do seu ex. Se não recebeu amor suficiente quando estavam juntos, o seu ex provavelmente negligenciou-a e concentrou-se em coisas diferentes.

Por outras palavras, o seu ex tomou-o por garantido e fez parecer que a nova pessoa é sobre-humana. Os ex-parceiros são desapegados e já ultrapassaram o seu ex. Não se preocupam muito com o seu ex e com a forma como este vê a sua nova relação.

Encontraram uma nova pessoa para namorar e com quem se sentem bem, pelo que passam por novas fases amorosas, nomeadamente a fase da paixão.

Nesta fase, sentem-se eufóricos e imparáveis, não conseguem deixar de dar o seu melhor, uma vez que ainda não conhecem o parceiro. Secretamente, receiam que, ao revelar a sua verdadeira personalidade, o parceiro perca o interesse e se vá embora (magoando-os).

Normalmente, os novos casais demoram 3 a 4 meses a aceitarem-se totalmente e a mostrarem como agem nas relações. Meses depois, demonstram o seu desenvolvimento e o que aprenderam com os seus fracassos anteriores (separações).

Não se esqueça de que o seu ex não tem nada de negativo para revelar neste momento. O seu ex ainda consegue controlar e esconder os seus maus traços e hábitos. Isto é natural para o seu ex porque ele ainda é consciente de si próprio e feliz.

As pessoas felizes geralmente não procuram problemas, apenas espalham positividade e desfrutam do momento. Os problemas surgem mais tarde, quando se sentem confortáveis (demasiado confortáveis). É nessa altura que começam a discutir, a ter lutas de poder e, sem saber, alteram a dinâmica da relação.

Neste post, falamos sobre o motivo pelo qual o seu ex trata a nova namorada melhor do que você e como você pode lidar com a situação.

Porque é que o meu ex trata melhor a sua nova namorada?

Em primeiro lugar, é preciso ter em conta que as pessoas se comportam de forma diferente com pessoas diferentes. Se se sentirem amadas e validadas, comportam-se bem e tentam manter as coisas positivas e sem preocupações durante o máximo de tempo possível.

E se sentirem que o seu parceiro não lhes dá amor, atenção ou respeito suficientes, brigam e/ou esforçam-se mais para que o parceiro se preocupe com elas. O cuidado ajuda-as a deixar de sofrer.

Normalmente, as pessoas sentem-se negligenciadas, indesejadas e desrespeitadas quando o seu parceiro mostra as suas verdadeiras cores (meses após o início da relação). É nessa altura que começam a sentir problemas na relação e a expressá-los também.

Alguns casais zangam-se e agem impulsivamente, enquanto outros exprimem os seus desejos, necessidades e problemas com mais paciência.

A forma como lidam com os problemas depende de cada pessoa, mas a maior parte das pessoas exprime-os de forma bastante forte, sobretudo os dumpers, porque culpam o ex pelos seus problemas e falta de paciência.

Por isso, se a relação com o seu ex é recente e pensa que ele trata melhor a nova namorada, espere que ele se habitue aos benefícios que a nova namorada lhe proporciona e baixe a guarda.

Se ainda gostar do seu ex quando isso acontecer, verá que a sua dinâmica mudou significativamente e que a sua relação não é tão semelhante a um conto de fadas como parecia inicialmente.

Tem problemas, como todas as relações.

Pessoalmente, as relações que mais me preocupam são aquelas que parecem ser perfeitas, em que, normalmente, alguém está a tolerar mais do que devia e a dar muito poder e autoridade à outra pessoa.

Demasiado poder pode fazer com que uma pessoa se sinta negligenciada e desvalorizada e levá-la a lutar e/ou a procurar a felicidade noutro lugar.

Por isso, se se pergunta porque é que o seu ex trata melhor a nova namorada, lembre-se que provavelmente é porque ainda se estão a conhecer. O seu ex ainda não teve oportunidade de ficar stressado e pressionado. Ou se teve, ainda não reagiu negativamente porque o seu ex ainda está feliz e é capaz de controlar os seus impulsos.

Ele precisa de mais tempo para voltar a ser a pessoa de que te lembras.

O maior erro que as pessoas que não têm experiência de vida cometem é presumir que o seu ex vai finalmente amadurecer e ser a pessoa que elas queriam que fosse. Temem que, ao iniciar uma nova relação romântica, o seu ex saiba quais os problemas a evitar e tenha a maturidade emocional necessária para evitar que esses problemas voltem a surgir.

Não sabem que o crescimento pessoal leva semanas ou meses para ser alcançado, e não só leva tempo como também requer um forte incentivo (emocional).

E os "dumpers" (especialmente os "monkey-branchers") não têm incentivo para crescer: estão felizes e aliviados, por isso não fazem nada para melhorar e serem mais felizes na sua próxima relação.

Sim, o novo parceiro do dumper é diferente e não tem os mesmos defeitos que o dumpee, mas se o dumper for mau, preguiçoso, enganador, imoral, ou qualquer outra coisa que leve meses a mudar, o dumper permanece exatamente como é.

Para mudar, é preciso mais do que tempo, é preciso esforço, aliás, muito esforço. É por isso que as pessoas não mudam facilmente.

Eis porque é que o teu ex trata melhor a sua nova namorada.

O teu ex pode parecer feliz e bem sucedido agora que te foste embora, mas isso deve-se ao facto de o teu ex se ter convencido de que tu não o podes fazer feliz e que a nova pessoa o pode fazer sentir melhor do que tu.

Mas não se deixe enganar: o seu ex também a tratava bem quando a relação era nova. Provavelmente, levava-a a sair muitas vezes, gastava dinheiro e muito tempo consigo, dizia-lhe coisas queridas e fazia-a sentir-se especial.

Provavelmente, já passou tanto tempo que se esqueceu de tudo.

A razão pela qual tem ciúmes é porque o seu ex está a criar uma ligação com outra pessoa que não você. Quer que o seu ex lhe assegure que é digno de ser amado e que tudo vai correr bem.

Isso é perfeitamente compreensível.

Não se esqueça de que se sente rejeitada neste momento e que as coisas que ouve das pessoas e vê nas redes sociais sobre o seu ex são intensificadas pelas suas emoções. As emoções fazem-na pensar que o seu ex está muito melhor com a nova namorada quando, na realidade, está ansiosa e à espera que ele volte para si.

Não conheço o seu ex e não sei como é a nova relação dele com a nova companheira, mas se parece que ele está nas nuvens, é porque a relação dele é nova e excitante e não porque você era uma companheira horrível.

Pode parecer tentador pensar que a felicidade do seu ex na nova relação está de alguma forma relacionada consigo, mas isso é a sua autoestima a dizer-lhe que não é suficientemente boa.

O seu ex destruiu a perceção que tinha de si próprio ao deixá-lo e ao conhecer outra pessoa. Vai precisar de algum tempo para se desligar e ver as coisas com clareza.

A verdade é que o seu ex está a tratar a nova companheira melhor do que a si porque está a agir com base em emoções positivas. As emoções positivas dão ao seu ex a motivação para ser simpático, acessível e feliz por experimentar coisas novas.

Quando essas emoções se desvanecem, o mesmo acontece com a atitude simpática do seu ex.

Porque é que o meu ex mudou para a sua nova namorada?

Se só passaram alguns meses e parece que o seu ex mudou para a nova namorada, saiba que não mudou. Ele pode estar a fazer coisas que não fazia quando estava consigo, mas isso é porque não quer dizer não à nova namorada.

Ele gosta dela, tem respeito por ela e quer ficar com ela. É por isso que está disposto a sacrificar alguma da sua felicidade por ela. Os casais novos tendem a estar abertos a novas ideias, uma vez que seguem as suas emoções e evitam coisas que possam impedir a progressão da relação.

Se sentirem que dizer "não" vai fazer com que a outra pessoa fique triste ou desiludida, aceitam-no apesar de não quererem fazê-lo. Depende de cada pessoa.

Por outro lado, se tiver passado muito tempo e o seu ex tiver mudado para a nova namorada, então é provável que o seu ex tenha aprendido a fazer cedências e tenha amadurecido um pouco. As pessoas melhoram mais quando falham dolorosamente, mas também crescem se a pessoa com quem estão as inspirar ou as obrigar a mudar.

Por exemplo, se uma mulher tem poder sobre um homem ou se é muito emotiva, o homem pode deixar a mulher controlar as coisas, para evitar perturbá-la e sofrer com isso.

Normalmente, os dumpees são os que mudam. Passam por uma rejeição de partir o coração, pelo que não têm outra opção senão evoluir e estar melhor equipados para futuras relações românticas. Crescem, enquanto os dumpers se concentram em desfrutar da sua fase de alívio e divertir-se.

Algumas coisas que o seu ex pode fazer para tratar a sua nova namorada são:

  • levá-la para fora
  • ir de férias com ela
  • expressar o seu amor por ela
  • cozinhar as suas refeições
  • comprar-lhe prendas
  • aceitar conhecer a sua família e amigos
  • ajudá-la em casa
  • arranjar tempo para ela
  • apoiá-la emocionalmente
  • e mudar os seus hábitos, estilo de roupa ou comportamento que queria que ele mudasse

Então, o seu ex mudou para a nova namorada? É pouco provável. Se a relação deles é nova, é provável que ele esteja apenas entusiasmado por amá-la e por ser amado por ela. As coisas ainda são novas e estão cheias de emoções positivas, por isso ele está disposto a ouvir e a chegar a um compromisso.

Não é preciso muito esforço para chegar a um compromisso quando a relação é nova e praticamente autónoma.

Por outro lado, se já passaram muitos anos desde que se juntaram, então é provável que ele tenha encontrado outras formas de crescer. Ou aprendeu a fazer cedências ou os seus passatempos e comportamentos mudaram ao longo dos anos. Os casais saudáveis crescem à medida que envelhecem.

É assim que fazem a transição de uma fase da relação para a seguinte.

Será que ele vai acabar por deixar de a tratar bem?

Se a relação deles é recente, é provável que ele a trate muito bem durante 3 a 4 meses, bem durante 2 meses e normalmente (como trata os seus parceiros românticos (você)) durante muito tempo. Não conheço a personalidade dele nem tenho a bola de cristal para prever como ele se comportará quando a relação envelhecer.

Mas posso dizer-lhe que, se ele foi mau e indiferente consigo, não vai tratar a nova namorada como uma princesa durante muito mais tempo.

No momento em que ele voltar a ser o que era, pode esperar que ele aja da mesma forma que agia à sua volta. Se ele era manipulador, zangado, vingativo, reativo e desrespeitoso, é assim que ele é. Ele vai tratar a nova rapariga da mesma forma.

Pode ter a certeza disso, porque as relações românticas trazem o melhor e o pior das pessoas, fazendo-as demonstrar a sua capacidade de controlar as suas emoções negativas e as suas competências para lidar com os problemas.

Provavelmente, o seu ex ainda não passou por nenhuma dificuldade que não conseguisse resolver. Ele ainda deve estar a sentir-se feliz e a pensar que está no topo do mundo. Dê-lhe mais tempo e ele tratará a rapariga em questão da mesma forma que a tratou a si.

É claro que os problemas que ele vai enfrentar provavelmente não serão exatamente os mesmos, mas ele vai reagir às dificuldades e aos factores de stress da mesma forma. Ele está programado para reagir de determinadas formas, por isso não pense que ele vai ser o parceiro perfeito para a sua nova namorada.

A questão é se ele conseguirá crescer se ficar com ela. Não é algo que eu possa prever porque depende das suas experiências, lições e desejos de ser um melhor parceiro.

O melhor que pode fazer neste momento é concentrar-se em si própria e deixar que o seu ex trate a namorada como quiser.

O seu ex trata melhor a nova namorada? Como é que ele a trata? Partilhe as suas observações e preocupações na secção de comentários abaixo.

E se quiser discutir connosco o comportamento da relação com o seu ex, inscreva-se para receber formação aqui.