Não sabe por que razão fica com ciúmes quando o seu namorado fala com outra rapariga? Aumenta o seu ritmo cardíaco e fá-la sentir-se zangada, triste, magoada ou ansiosa?

Se for esse o caso, sente-se assim porque considera que as outras raparigas são uma ameaça para a vossa relação. Tem medo que outra rapariga fascine o seu namorado, fale com ele mais do que você e, por fim, lhe tire o lugar.

Tem medo que a pessoa que ama goste mais de outra do que de si e que haja a possibilidade de ele a deixar por ela.

Antes de dizer ao seu namorado o que sente, é preciso compreender que os ciúmes são, na maior parte das vezes, apenas um medo do que pode acontecer, e não do que está a acontecer. É uma combinação de emoções negativas causadas por uma baixa autoestima e pelas acções (irreflectidas) do seu namorado.

Como uma rapariga que fica com ciúmes quando o namorado fala com outra rapariga, deve saber que existem dois tipos de autoestima; interno e externo O interno consiste na sua própria interpretação de si mesmo, pois retrata o que pensa sobre si e como se sente na sua pele.

A autoestima externa, no entanto, é a perceção de si mesmo que o seu namorado, amigos, família e até mesmo estranhos podem influenciar. É algo sobre o qual não tem controlo total, pois tende a depender do que outra pessoa diz ou faz. E porque depende de outra pessoa, muitas vezes deseja impressionar os outros e obter a sua validação.

Tanto a autoestima interna como a externa funcionam com base em padrões - em acontecimentos que ocorreram no passado, o que inclui pensamentos, crenças e acções que teve quando era criança, adolescente e adulto.

Por exemplo, se num dado momento do passado criou a crença de que as raparigas são manhosas e que roubam os namorados das outras raparigas, essa crença ficou consigo ao longo dos anos. Pode ter esquecido as palavras que desencadearam essa crença, mas a crença não esqueceu a forte reação emocional que gravou no seu cérebro.

Como criou uma âncora no seu cérebro e não a removeu, ela faz agora parte de si e controla a forma como se sente quando o seu namorado fala com outra rapariga.

Esta é a razão pela qual os especialistas em saúde mental tendem a ajudar as pessoas perguntando-lhes sobre o seu passado. Encorajam-nas a abrirem-se e assim podem procurar momentos-chave no seu passado que iniciaram certos padrões. Quando identificam as causas desses padrões, podem então procurar formas de os contrariar.

De qualquer forma, muitas pessoas argumentam que os ciúmes são uma coisa boa e que mostram que gostamos de uma pessoa. Penso que esta afirmação é apenas meia verdade. Mostra, de facto, que gostamos do nosso namorado, mas quando fazemos uma birra, também mostra que queremos que ele faça as coisas à nossa maneira - a maneira pouco saudável.

Se ele fala com alguém de quem não gosta, por exemplo, os seus instintos dizem-lhe que ele deve deixar de falar com essa rapariga, mesmo que seja amigo dela há anos.

Porquê?

É porque estás a sofrer e é mais fácil mudar o teu namorado do que mudar-te a ti própria. As crenças e interpretações levam semanas a alterar, enquanto que o teu namorado, ao deixar de comunicar com outra rapariga, leva apenas um segundo.

Não conheço a sua história para saber se o seu namorado está a ser demasiado complacente com outras raparigas, mas, como rapariga, compreendo perfeitamente a sua preocupação. Hoje em dia, muitos rapazes sentem algo por outra rapariga e deixam a sua parceira por ela. O meu ex também o fez. Ele disse que não se passava nada entre eles e que eu não tinha nada com que me preocupar.

Mas depois ele fez batota e foi-se embora.

Talvez o seu namorado não seja como o meu e não tenha mesmo nada com que se preocupar. Mas, sinceramente, a probabilidade de ele a poder trair não é a questão aqui. A questão é que se sente ciumenta e que o seu namorado é parcialmente responsável pela forma como se sente. Ele afecta a sua autoestima externa e, por isso, tem de fazer alguma coisa em relação a isso.

Neste post, vamos falar sobre o porquê de ficar com ciúmes quando o seu namorado fala com outra rapariga.

Porque é que fico com ciúmes quando o meu namorado fala com outra rapariga?

Todos nós sentimos alguma forma de ciúme de vez em quando, uma vez que o ciúme está em todos nós. O grau de ciúme que sentimos depende realmente de 1) a nossa fé em nós próprios e 2) o que o nosso parceiro faz para nos deixar com ciúmes.

Se ele falar com outras raparigas e passar os serões ou as noites em casa delas, isso afectará a autoestima externa de qualquer rapariga. Desencadeará os seus piores medos e fá-la-á pensar se pode confiar no seu parceiro. É por isso que é seguro dizer que uma rapariga não se pode sentir calma e confiante se o seu namorado fizer coisas que a façam sentir insegura.

Ela não o pode fazer porque as coisas que o namorado faz são muito importantes para ela. Ela está emocionalmente envolvida.

Há muitas razões possíveis para ficar com ciúmes quando o seu namorado fala com outra rapariga, mas a explicação mais rápida é que é muito próxima dele e sente que o seu comportamento está a pôr em risco a relação.

Sente que ele e a rapariga se estão a aproximar demasiado um do outro e que ele devia concentrar-se em si.

Não se esqueça que sente ciúmes porque quer que o seu namorado lhe dê atenção, porque está habituada a tê-lo só para si, mas agora que ele está a falar com outra pessoa, o seu medo de abandono entrou no seu sistema e deu origem a uma forte necessidade de reconhecimento e segurança.

Este medo disse-lhe que precisa de lutar muito para se manter na relação e fê-la querer possuir o seu namorado mais do que nunca.

Por isso, se se pergunta "Porque é que fico com ciúmes quando o meu namorado fala com outra rapariga?", veja a infografia abaixo, que a ajudará a encontrar as razões que procura.

A questão mais difícil é saber se está com ciúmes porque o seu namorado e a rapariga estão a passar demasiado tempo juntos ou porque lhe falta confiança em si própria? Descobrir isto vai ajudá-la a determinar se precisa de melhorar a sua perceção de si própria ou se precisa de falar com o seu namorado sobre o comportamento irrefletido dele.

Se recentemente ficou com ciúmes porque ele falou com outra rapariga, comece por respirar fundo e tente pensar racionalmente. O seu namorado vai apreciá-la mais se mantiver as suas emoções sob controlo e falar calmamente sobre os seus sentimentos.

O meu namorado pode falar com outra rapariga?

Não faz mal que o seu namorado fale com outra rapariga, mas só se o fizer de uma forma que a respeite, que a faça sentir-se valorizada e que não a magoe.

Se alguma destas condições não for cumprida, o seu namorado não deve falar com outra rapariga. Ele deve tentar descobrir como trabalhar consigo, em vez de trabalhar contra si. Assim que ele descobrir isso e transformar a vossa relação numa relação de confiança e amor novamente, o seu namorado pode então começar a falar com outras raparigas novamente, desde que você não se importe com isso.

Depois, ele deve contar-lhe regularmente (por iniciativa própria) o que conversam e provar que pode baixar a guarda. É assim que a confiança pode crescer depois de ter sido afetada.

É difícil dizer exatamente o que está bem e o que não está bem numa relação, porque cada casal passa por dificuldades diferentes. Alguns casais deparam-se com problemas de confiança, outros com baixa autoestima, outros com depressão, outros com solidão e outros ainda com problemas de raiva e ressentimento.

Quando uma pessoa numa relação se sente só, por exemplo, seria errado dizer-lhe que não tem motivos para se sentir só e que não deve falar com outras pessoas porque está numa relação, o que o limitaria, o faria sentir-se desvalorizado e acabaria por torná-lo ainda mais só.

Os casais precisam de comunicar os seus desejos, necessidades e intenções com a maior frequência possível, para que possam estar em sintonia e ajudar-se mutuamente. Não devem partir do princípio de que o parceiro consegue detetar as suas necessidades telepaticamente e ficar chateados quando este não percebe a dica.

São pessoas diferentes com crenças diferentes. Algumas dessas crenças são causadas pelas diferenças de género e outras pela sociedade e pela educação.

Por isso, se fica com ciúmes quando o seu namorado fala com outra rapariga, saiba que o seu namorado tem o direito de falar com quem quiser. Mas não tem o direito de lhe esconder coisas, de lhe chamar ciumenta, insegura ou fraca e de lhe dizer para tratar dos "seus problemas de ciúmes".

Ele é o teu namorado e uma das suas poucas responsabilidades é fazer com que te sintas amada e segura.

Como é que deixo de ter ciúmes das amigas do meu namorado?

Muitas pessoas não o sabem, mas pode melhorar as suas inseguranças numa questão de semanas. Tudo o que tem de fazer é pensar no que quer mudar em si, comprometer-se a mudar e agir como se fosse a pessoa que deseja ser.

É tão simples quanto isso.

Para melhorar os seus problemas enraizados e ficar mais segura, sugiro que comece por saber de onde vêm os seus ciúmes. Pense no passado e lembre-se da altura ou das alturas em que teve ciúmes do seu namorado ou ex-namorados e saiba o que desencadeou especificamente essas inseguranças. Recue o mais possível no tempo, pois é possível que tenha começado a formar os seus hábitos de ciúmes desde cedo, durantea sua infância.

Em segundo lugar, comece a tornar-se mais consciente e a controlar as suas emoções. Quando for capaz de reconhecer o seu ciúme e sentir um forte desejo de o melhorar, rapidamente ganhará mais controlo sobre ele. Lembre-se sempre que a chave para controlar emoções negativas como o ciúme, a inveja ou a raiva é a consciência.

Quando desenvolver alguma consciência, não só se sentirá mais em controlo de si próprio, como também melhorará os seus padrões de pensamento e comportamento e será mais feliz com quem é como pessoa.

Em terceiro lugar, tenha fé nas suas capacidades. Lembre-se de que, de todas as raparigas que existem, foi o seu namorado que a escolheu. Ele pode não ser o melhor a acalmar a sua ansiedade, mas ainda hoje está consigo. E enquanto estiver consigo, está comprometido consigo - daí a necessidade de confiar nele. Se não confiar nele, vai desrespeitá-lo e tornar difícil que ele confie em si.

A confiança tem dois sentidos.

Além disso, certifique-se de que tem uma vida fora da relação. A forma mais rápida de aumentar a sua confiança e autoestima é fazer coisas que realmente aumentem a sua perceção de si próprio. Passatempos, ambições e sair com os amigos são algumas das coisas com que pode começar.

A seguir, fale com o seu parceiro. Ele é um dos maiores sistemas de apoio na sua vida, pelo que seria um desperdício não o incluir na sua vida. Fale com ele sobre a forma como se sente e pergunte-lhe se ele compreende o que está a dizer. Isto facilitará muito o seu crescimento para se tornar a pessoa que quer ser.

Por último, mas não menos importante, tente compreender o ponto de vista do seu namorado. Se ele quiser sair com as amigas, faça o seu melhor para aceitar que são apenas amigos e que tem de confiar nele. Isso irá aliviar a sua ansiedade, melhorar a qualidade da vossa relação e, consequentemente, eliminar as suas inseguranças.

O que é que acha que deve fazer quando o seu namorado fala com outra pessoa?

E também, se estiver à procura de orientação personalizada 1 a 1, clique aqui para ver os nossos planos de formação.