O seu ex está zangado consigo e não consegue perceber porquê? Não se preocupe, provavelmente não tem nada a ver consigo. O seu ex deve estar zangado porque se sente vítima, encurralado e desconfortável. A zanga do seu ex é uma resposta impulsiva, desencadeada pela necessidade que ele tem de o afastar e de se auto-proteger.

A forma como o seu ex se sente é algo que não pode controlar, porque ele está a concentrar-se nos aspectos negativos da relação e precisa de tempo para si próprio. Tudo o que vai fazer ao tentar fazer com que o seu ex relaxe e veja o seu valor é deixá-lo ainda mais zangado.

E quando o seu ex ficar mais zangado, o mais provável é que se sinta ainda mais magoado e com mais raiva de voltar a falar com ele.

A raiva é o método que o seu ex tem para lidar com situações que estão fora do seu controlo. Isto porque a raiva dá poder ao seu ex e garante que a opinião que ele tem de si continua a ser a mesma.

A opinião negativa que o seu ex tem de si faz com que ele se sinta vitimizado e permite-lhe avançar para os objectivos desejados sem quaisquer obstáculos e lembranças do passado

Por isso, se se pergunta porque é que o seu ex está tão zangado consigo, uma das razões mais importantes é que ele está habituado a sentir-se zangado e quer sentir-se zangado. A raiva faz o trabalho para o seu ex, pois diz-lhe para parar de fazer o que está a fazer e dá-lhe espaço para desfrutar da sua vida pós-separação.

Claro que o seu ex poderia lidar com a separação de forma madura, expressando as suas emoções e desejos com calma, mas o seu ex não consegue fazê-lo. O seu ex não tem autocontrolo e pensa que o seu comportamento é desrespeitoso ou intrusivo e que tem de se afastar imediatamente.

Ao afastar-se, deixaria o seu ex respirar e permitir-lhe-ia concentrar-se nas coisas e nas pessoas em que o seu ex se queria concentrar.

Sempre que o seu ex se zangar, deve lembrar-se de que ele sempre foi capaz de se zangar assim consigo, só que nunca se sentiu tão sufocado. O seu ex não tinha motivos para se sentir assim porque o amava, respeitava-o e via-o como um igual.

Hoje em dia, já não é esse o caso. Agora, o seu ex vê-o como a pessoa responsável pela sua dor e infelicidade e recusa-se a assumir qualquer responsabilidade pelo fim da relação. As emoções negativas impedem o seu ex de ser racional e de ver as coisas de uma perspetiva mais clara.

O tema de hoje é para os idiotas que se perguntam: "Porque é que o meu ex está tão zangado comigo?"

Porque é que o meu ex está tão zangado comigo?

A razão mais plausível para o seu ex estar tão zangado consigo é o facto de não lhe estar a dar o espaço de que necessita. Não está a deixar o seu ex dar prioridade a si próprio e a desfrutar da vida da forma que ele imaginava. É por isso que o seu ex está zangado e a tentar afastá-lo à força.

No entanto, se o seu ex está a tentar contactá-lo, pode estar a pensar que se está a safar por o ter magoado e que precisa de o castigar e de se rir por último. A maior parte das pessoas que abandonam o lar não se zangam com o ex se este aceitar a separação e o deixar em paz.

A maior parte delas está feliz por poder finalmente respirar e não sente necessidade de procurar validação magoando o seu ex. Só as pessoas extremamente imaturas o fazem porque têm uma mentalidade de olho por olho e pensam que precisam de se vingar antes de poderem seguir em frente.

É provável que o seu ex esteja zangado consigo porque não lhe está a dar espaço suficiente para se dissociar de si e desfrutar da separação. Está a culpabilizar deliberadamente ou de forma indeliberada o seu ex e a forçá-lo a responder-lhe nos seus termos. Isto é empurrar o seu ex para um canto e obrigá-lo a mostrar os dentes.

No entanto, o seu comportamento é apenas parcialmente responsável pela raiva do seu ex. Uma questão muito mais importante é a perceção que ele tem de si e o controlo dos seus impulsos, que determinam a forma como ele compreende as pessoas e reage a situações de stress e a situações indesejadas.

Se o seu ex não tem maturidade e não se preocupa em magoar os outros, ele vai fazer o que as pessoas zangadas fazem melhor: vai projetar o descontentamento em si e fazer com que se sinta responsável pela forma como se sente. E o seu ex não vai parar de o fazer até sentir que foi castigado pelas coisas que fez ou pela forma como é.

A raiva, em geral, significa que a pessoa se sente magoada e que não se considera responsável. Pelo contrário, a pessoa vitimada sente-se emocionada e age apenas com base em emoções de raiva. Isto porque a raiva prepara a pessoa para uma luta e ajuda-a a manter o controlo da situação durante o máximo de tempo possível.

Se há uma coisa que os "dumpers" querem é decidir como vai ser a separação. Acham que não tiveram poder e controlo suficientes durante a relação, por isso tornam-se rebeldes depois da separação. Ao dizerem como as coisas vão funcionar, elevam os seus egos e controlam o fluxo da separação.

Dito isto, aqui estão 6 coisas que podem estar a deixar o seu ex zangado.

Como deixar de irritar o meu ex?

Em vez de contrariar as expectativas e desejos do seu ex, mostre-lhe que compreende o que ele precisa e que lhe vai dar algum espaço.

Isso deve mostrar ao seu ex que está ciente dos seus problemas e necessidades e que se vai embora.

Não sei exatamente o que está a fazer para irritar o seu ex sem ouvir a sua história, mas a forma mais fácil de deixar de irritar o seu ex é deixar de fazer as coisas que provocam más reacções por parte do seu ex. Se está a implorar ao seu ex para voltarem a andar juntos, por exemplo, deixe de o fazer.

Se está a enviar mensagens ao seu ex nas redes sociais, a pedir explicações, deixe de perguntar ao seu ex coisas sobre as quais ele não quer falar. E se a sua presença o incomoda, deixe de estar perto dele.

Basicamente, tem de identificar as palavras ou acções que irritam o seu ex e fazer as coisas de forma diferente a partir de agora.

Muitas vezes, as dumpers ficam zangadas não por causa de algo que os seus ex dizem, mas porque os dumpees tentam ficar demasiado perto delas. A sua própria existência irrita as dumpers porque estas esperam finalmente ter espaço suficiente para se concentrarem nos seus desejos e necessidades e deixarem de se preocupar com os dos seus ex.

Se sentem que não podem viver a sua vida pacificamente sem recordações do passado, muitas vezes reagem com raiva e criticam a pessoa que deixou o bebé.

Não se pode culpar pela reação emocional do seu ex, mas pode dar-lhe espaço suficiente para processar a separação por si próprio.

Isso não garante que a perceção que o seu ex tem de si melhore, mas com o passar do tempo, o seu ex deverá acalmar-se lentamente e deixar de lado as emoções mais tóxicas.

Quando isso acontece, o seu ex pode decidir ir ver como está e tentar ter uma conversa consigo.

Mas enquanto o seu ex estiver zangado, não tente resolver os problemas do seu ex por ele. Não pode apaziguar alguém se ele ou ela não quiser ser apaziguado. Só pode esperar e esperar que o seu ex processe as emoções negativas da separação de livre vontade. Ou isso ou tem de esperar que a vida ensine ao seu ex uma lição valiosa, que é deixar de ser tão reativo.

Para aprender a ter autocontrolo, o seu ex terá de refletir profundamente e perceber que não é saudável para ele, nem bom para si, continuar zangado consigo.

Quando é que o meu ex vai deixar de se sentir zangado?

Quanto menos pensamentos negativos o seu ex tiver, mais rapidamente as emoções negativas, como a raiva, o desprezo e o ressentimento, desaparecerão. Algumas pessoas deixam de se sentir zangadas semanas após a separação, enquanto outras (os mais amargos) ficam ressentidos durante meses ou anos.

Se deixar o seu ex em paz, ele deve acalmar-se rapidamente. Isto é especialmente verdade se algo de mau acontecer ao seu ex, porque as más experiências pós-separação podem anular a raiva do seu ex quase instantaneamente e forçá-lo a concentrar-se em coisas mais importantes do que o ódio.

Em coisas que ajudam o seu ex a curar-se e a sentir-se melhor.

Por isso, se está à espera que o seu ex deixe de sentir raiva de si, saiba que isso pode demorar muito tempo. Estamos a falar de meses e meses.

É melhor para si e para todos os envolvidos que não esteja sempre a verificar o telemóvel para ver se o seu ex lhe envia uma mensagem a pedir desculpa. Embora seja muito provável que o seu ex acabe por deixar de estar zangado consigo, a perceção que ele tem de si pode nunca melhorar.

Isto porque o seu ex precisaria de encontrar uma boa razão para deixar de lado os pensamentos e emoções negativas e concentrar-se em vê-lo de uma forma mais positiva.

E para o ver de uma forma positiva, o seu ex teria de se tornar mais maduro e consciente de si próprio.

A pergunta que deve fazer a si próprio é: "Porque é que é importante que o meu ex esteja zangado comigo?" A raiva do seu ex é um problema do seu ex. Na maior parte das vezes, as pessoas estão zangadas com os outros não porque os outros as estejam a ameaçar, mas porque se colocam em primeiro lugar e não conseguem ver as coisas da perspetiva dos outros.

Estão presos a pensar nas suas próprias necessidades e, ao fazê-lo, pensam que o mundo está contra eles. Na realidade, porém, estão descontentes com qualquer pessoa que não atinja as suas expectativas.

Lembre-se sempre que quando uma pessoa sente uma grande raiva contra si, isso não tem absolutamente nada a ver com quem você é como pessoa e com o que está a fazer ou a dizer. Uma pessoa zangada está apenas a responder da forma como foi ensinada ou aprendeu a responder.

Não se pode levá-lo a sério a não ser que se seja menor de idade e que essa pessoa esteja a educá-lo e a tentar ajudá-lo.

Mas quanto mais compreendermos as nossas emoções negativas e melhor as controlarmos, menos reactivos seremos e melhor nos daremos com as pessoas.

Ainda se pergunta porque é que o seu ex está tão zangado consigo? Incomoda-o o facto de o seu ex estar zangado? Publique as suas ideias abaixo do artigo.

E se estiver à procura de orientação para a separação, inscreva-se para receber formação connosco aqui.