- Porque é que o meu ex-namorado me compra prendas?
- Porque é que o meu ex me compra prendas?
- Porque é que o meu ex me envia presentes?
- O que fazer quando o seu ex lhe compra presentes?
Receber presentes de um ex-namorado pode ser sufocante e confuso. Depende muito do lado da separação em que se está.
Se está do lado que levou com os pés, provavelmente está a coçar a cabeça neste momento, perguntando-se porque é que o seu ex lhe enviaria presentes de repente. Não consegue perceber porque é que ele investiria dinheiro na relação quando já não há mais nenhuma relação para investir.
Mas se foi você que se livrou da situação, então receber presentes deve ser, no mínimo, estranho. Parece que o seu ex não se preocupa com as suas necessidades e está a tentar comprar a possibilidade de voltar a ter uma relação consigo.
Não se esqueça de que as razões que levam o seu ex a enviar-lhe presentes variam consoante o estado emocional em que ele se encontra. E o estado emocional em que o seu ex se encontra depende provavelmente do facto de o seu ex ser o "dumpee" ou o "dumper". Não quero generalizar dizendo que todos os "dumpees" enviam presentes por desespero e medo de perder o seu ex, mas muitas vezes é esse o caso.
Os dumpees tendem a enviar presentes para "conquistar" o seu ex de volta, enquanto os dumpers enviam presentes para se redimirem e aliviarem a sua culpa. Querem perdoar-se a si próprios por terem terminado a relação e magoado o seu ex, por isso enviam presentes que se esforçam por fazer o seu ex feliz, embora normalmente acabem por enviar ao seu ex baldes de falsas esperanças.
Outra coisa que tem de compreender é que os ex que enviam presentes têm normalmente um objetivo oculto: ou querem que o seu ex sinta amor e o retribua (dumpees) ou querem dar algo ao seu ex para mostrar que se preocupam e fazer com que o seu ex os perdoe pelo que fizeram (dumpers).
Muito poucas pessoas enviam presentes depois de uma separação por altruísmo, o que é especialmente verdade para as pessoas que deixaram de falar com os seus ex e não estabelecem contacto.
Por isso, se não consegue parar de pensar "Porque é que o meu ex-namorado me compra presentes?", saiba que existem algumas explicações possíveis para o seu comportamento. Vamos primeiro falar sobre a razão pela qual os dumpers compram ou enviam presentes e depois discutir os motivos dos dumpees para o fazerem.
Porque é que o meu ex-namorado me compra prendas?
Em primeiro lugar, os homens tendem a comprar presentes para as suas ex-mulheres com muito mais frequência do que as mulheres. Isto deve-se ao facto de os homens pensarem que os presentes (caros) vão fazer com que a sua ex-namorada (negligenciada) se sinta valorizada e respeitada. Mas tudo o que os seus presentes fazem é mostrar-lhe que não respeitam a sua necessidade de espaço, sossego e privacidade e fazer com que as suas emoções reprimidas ressurjam.
Por vezes, as mulheres devolvem os presentes e dizem que não os podem aceitar, por vezes agradecem aos seus ex, por vezes dizem-lhes para pararem de enviar presentes, mas na maioria das vezes, simplesmente ignoram-nos. Não sabem o que dizer ou fazer porque agradecer aos seus ex não lhes parece correto. Parece forçado, não natural e pretensioso, por isso optam por não responder de todo.
Os homens que enviam presentes, por outro lado, raramente sentem que o envio de presentes foi a coisa certa a fazer. Quando não recebem o tipo de reação que esperavam, as suas esperanças são esmagadas e a sua autoestima também. É por isso que começam a sentir-se rejeitados e humilhados e tornam-se ainda mais dependentes emocionalmente da ex.
Na verdade, enviar presentes a ex-namorados depois de uma separação nunca é uma boa ideia, pois não representa amor e carinho. Mostra que o doador está em negação, lutando para aceitar a separação - ou que ele ou ela acha que um presente de consolação irá reparar os danos que ele ou ela causou.
Um ex-namorado pode enviar-lhe muitos tipos de presentes após a separação.
Eis apenas algumas das mais comuns de que me lembro:
- Presentes atenciosos: objectos de coleção, flores, os seus chocolates preferidos
- Presentes de convite: bilhetes para concertos ou restaurantes
- Presentes de recordação: postais, álbuns de fotografias
- Cheques bancários e dinheiro
- Presentes de amizade: cartas e presentes que pretendem voltar a falar convosco
- Presentes de consolação: objectos de que precisa ou deseja que o possam ajudar a sentir-se melhor com a separação
- Presentes pessoais: presentes que o teu ex acha que te vão ajudar a lembrar dele
- Presentes aleatórios: algo que o teu ex pensa que vais apreciar
Se receber presentes do seu ex por correio, não deve encorajá-lo a enviar mais, não se deve zangar com ele nem ignorá-lo. Se o seu ex for o destinatário, deve compreender que ele depositou muita esperança nos seus presentes e que fechá-lo de coração frio pode causar-lhe muitos problemas.
Isso pode causar-lhe uma ansiedade enorme e forçá-lo a fazer algo impulsivo novamente, como enviar-lhe mais presentes ou aparecer em sua casa sem avisar.
Dito isto, vamos agora falar sobre as razões pelas quais o seu ex-namorado está a comprar-lhe presentes.
Porque é que o meu ex me compra prendas?
Se o seu ex está a comprar-lhe presentes e se está a sentir-se otimista com isso, tente não ter demasiadas esperanças. Por vezes, os ex agem como se ainda estivessem numa relação porque querem fazer com que o seu ex se sinta bem Querem mostrar que pode ser útil para o seu ex, apesar de não poderem dar ao seu ex o que ele realmente quer - uma relação.
Na maioria das vezes, a sua presença e o seu comportamento só podem confundir a pessoa que está a ser abandonada e piorar as coisas para ela, porque o comportamento carinhoso faz com que as pessoas de coração partido pensem que são acarinhadas romanticamente.
Os sentimentos românticos, no entanto, já não existem, estão longe e tendem a permanecer longe durante algum tempo, não regressando antes de o "dumper" encontrar razões para respeitar e admirar o "dumpee".
Isto significa que o seu ex não está a comprar-lhe presentes para projetar os sentimentos dele em si e manipulá-la para que retribua os seus sentimentos, mas sim para que se sinta melhor/feliz e aprecie o esforço não romântico que ele está a fazer para ter companhia.
Por outras palavras, o que o seu ex quer é amizade - não pode mantê-la na vida dele como parceira romântica. Essa posição está reservada para outra pessoa. Para alguém com quem o seu ex queira aproximar-se e desenvolver uma relação íntima. Mas apesar de ele querer avançar com outra pessoa (possivelmente com alguém que ainda não conhece), ainda tem algum espaço para si na vida dele. A únicaO problema é que esse "quarto" está localizado num sítio chamado friend zone.
É onde o teu ex guarda todos os seus amigos e pessoas por quem não tem sentimentos românticos.
Por isso, não se precipite se o seu ex-namorado lhe comprar ou enviar presentes. O seu ex pode estar a comprar-lhe presentes simplesmente porque ele está habituado a comprá-los e/ou quer manter a sua ansiedade sob controlo Ele pode considerar as prendas como um gesto de carinho e uma forma pacífica de método de transição de uma relação para uma amizade .
Os presentes provavelmente falam mais alto para o seu ex, pois mostram que ele não a esqueceu e que gosta de si como pessoa.
Para o seu ex, o ato de comprar presentes alivia as suas preocupações e inquietações pós-rutura, uma vez que lhe garante que é uma pessoa decente por não o ter abandonado por impulso.
A imagem abaixo responde à questão de saber porque é que o seu ex-namorado lhe está a comprar presentes.
Um homem que lhe compra presentes depois da separação não faz ideia de que a está a enganar, a distrair e a dificultar o esquecimento dos presentes que lhe deu. É por isso que tem de lhe dizer para deixar de lhe comprar presentes ou, melhor ainda, para deixar de falar com ele e de se colocar numa situação em que ele lhe possa comprar presentes.
Porque é que o meu ex me envia presentes?
Já vi muitos homens comprarem presentes às suas ex depois da separação. E, pelo que pude perceber, a maioria dos homens investiu na ex com a intenção de fazer com que a ex voltasse a investir neles. Utilizaram uma tática simples de aquisição de validação que tentava fazer a ex feliz e devolver-lhe o amor e o reconhecimento.
Infelizmente, porém, a maioria das pessoas que abandonam o lar não aceitou a mordidela, considerando-a uma atitude fraca e desesperada que não só as pressionava como também ia contra os seus princípios morais, fazendo-as pensar que o seu ex estava a tentar comprar o seu amor, apesar de terem deixado claro que se queriam separar completamente dele.
As pessoas que abandonaram o lar não queriam continuar a receber mensagens de texto e presentes, especialmente as que tinham pedido espaço ao ex ou as que tinham bloqueado o ex.
Suponho que alguns idiotas não compreendem as necessidades da sua ex.
Estão tão magoadas que pensam que têm de reconquistar o seu ex mostrando um lado mais carinhoso. Mal sabem elas que não é de carinhos que o seu ex precisa para as querer de volta. Reatar com um ex começa com respeito por si próprio e termina com o abandonador a refletir e a perceber o valor do abandonado.
A razão pela qual o seu ex lhe compra presentes é porque ele está a sofrer muito e quer impressioná-la. Quer que veja que ele está a tentar mudar e que pode ser a pessoa de confiança que sempre quis que ele fosse.
A não ser que o teu ex já te tenha esquecido, claro. Nesse caso, ele está apenas a agradar às pessoas.
O que fazer quando o seu ex lhe compra presentes?
Quer seja você a pessoa que vai deixar a casa ou a pessoa que vai deixar a casa, a primeira vez que receber um presente do seu ex deve agradecê-lo. Se o fizer, vai mostrar-lhe que está grata e que não tem ressentimentos em relação a ele.
Mas depois de agradecer ao seu ex, é altura de falar a sério e dizer que os ex não devem enviar presentes uns aos outros. Devem primeiro manter alguma distância emocional e física para poderem processar a separação e recuperar a sua identidade.
Se o seu ex continua a enviar-lhe presentes depois de lhe ter dito para não o fazer, considere adotar uma abordagem mais ousada. Em vez de agradecer ao seu ex, diga-lhe que aprecia o presente, mas que não pode ficar com ele porque não está certo. Mais uma vez, diga ao seu ex que os "dumpers" e os "dumpees" não devem trocar presentes logo após a separação, porque isso está a tornar as coisas mais complicadas para ambos.
É nessa altura que pode devolver as prendas do seu ex diretamente ao seu ex ou aos amigos e familiares dele. Tem de mostrar que não vai continuar a aceitar, abrir e utilizar as prendas do seu ex só porque tiveram uma relação, especialmente se já estiver com outra pessoa, porque isso seria desrespeitoso para com o seu parceiro.
O seu ex precisa de ver que está a falar a sério quando diz que não quer as prendas e que não o quer enganar (ou ser enganada, se for você a pessoa que está a ser abandonada). Basicamente, alguém precisa de fazer o que está certo para que ambas as partes possam recuperar da forma que precisam.
O meu conselho é que guarde as prendas que o seu ex lhe comprou pessoalmente. Mas se ele continuar a enviar-lhe coisas e a confundi-la a si ou ao seu novo parceiro, diga-lhe que já não as pode aceitar e devolva-as. É provável que o seu ex fique um pouco magoado, mas não faz mal.
Tente ser compreensivo, mas mantenha-se firme na sua decisão.
Ainda se questiona porque é que o seu ex-namorado continua a comprar-lhe presentes? Diga-nos se é você que está a ser abandonado ou abandonado e como é que receber presentes faz com que você e o seu ex se sintam. Publique a sua história abaixo do artigo.
E se quiser entrar em contacto connosco sobre os presentes do seu ex, inscreva-se no nosso coaching pessoal.