As pessoas perguntam-me muitas vezes: "Será que o meu ex se vai esquecer de mim durante a ausência de contacto? Será que o meu ex vai seguir em frente e eu nunca mais vou ouvir falar dele?"

Se está preocupada que o seu ex a esqueça e com medo que ele encontre outra pessoa, tem de saber que o que a preocupa é muito menos importante do que o que já aconteceu (a separação). O seu ex já acabou consigo e quebrou a confiança, por isso, o facto de o seu ex se concentrar em algo ou alguém não fará grande diferença.

Em termos de felicidade (a longo prazo), não importa se o seu ex pensa em si, se chora por sua causa, se vê as suas fotografias, se o segue e se lhe diz o quanto o ama.

Na verdade, estas coisas tornam a separação um milhão de vezes mais difícil para si, pois dão-lhe falsas esperanças e fazem-na esperar pelo seu ex. Impedem-na de seguir em frente.

Por isso, quer eu lhe diga que o seu ex se vai esquecer de si ou que se vai lembrar de si para sempre, tenha em conta que as minhas palavras não vão alterar o resultado. Mas podem dar-lhe esperança, o que terá o mesmo efeito que visitar uma cartomante: fará com que tome as minhas palavras como certas e manterá a sua ex-obsessão viva durante mais tempo.

A melhor maneira de responder se o seu ex vai esquecê-lo durante o período sem contacto é dizer que os dumpers não esquecem os seus ex. Podem não pensar neles com tanta força e frequência como você pensa no seu ex (especialmente logo após a separação), mas certamente não apagam os dumpees da sua memória.

Isso seria impossível, uma vez que tinham uma ligação estreita com o seu ex e criaram muitas recordações.

Seria saudável que o seu ex se esquecesse de si durante algum tempo. Tirar o foco de si e colocá-lo noutra coisa ou noutra pessoa permitiria ao seu ex distanciar-se de questões que criaram muitas emoções negativas.

Isso ajudaria o seu ex a sentir-se melhor e dar-lhe-ia tempo suficiente para experimentar a vida sem si. É por isso que o seu ex acabou consigo em primeiro lugar. O seu ex queria ser independente. O seu trabalho como dumpee, portanto, é permitir que o seu ex alivie a pressão, a raiva ou a culpa e desfrute da vida sem interrupções e lembranças de si.

No post de hoje, vamos discutir porque é que o seu ex não o vai esquecer durante a ausência de contacto.

O seu ex não se esquecerá de si durante o período de ausência de contacto

Para começar com um pouco de esperança, pode ter a certeza de que as pessoas que abandonam o lar não se esquecem dos "burros". Podem não gostar deles e ter muito respeito por eles, mas não se esquecem simplesmente de que andaram com eles. Teriam de andar com centenas de pessoas para que isso acontecesse.

E, mesmo assim, seria difícil esquecê-los, a não ser que tivessem uma relação de curta duração sem significado e sem nada para os recordar. Por outras palavras, teriam de ser extremamente egoístas e conhecer constantemente novas pessoas.

Essas pessoas provavelmente não se lembram daquela pessoa com quem se envolveram uma vez. Estão sempre a conhecer alguém novo, pelo que podem esquecer alguém de quem não gostavam.

Mas a sua situação é provavelmente diferente. Esteve com o seu ex durante meses, se não anos, pelo que há muitas recordações e emoções em jogo. O seu ex não se esquecerá de si se deixar de ter contacto. Também não se esquecerá de si se sair com outra pessoa.

Na verdade, o seu ex vai lembrar-se de si quando a nova pessoa o recordar de si ou quando o seu ex fizer algo que fez consigo. É assim que o cérebro humano funciona. Não pode apagar o passado ou concentrar-se no presente de tal forma que fique distraído para sempre.

Mais cedo ou mais tarde, algo desencadeia uma lembrança e fá-lo recordar o passado.

Eu sei que está magoada e que não quer ser esquecida, mas não deixe que a sua autoestima destruída afecte o seu pensamento racional. O seu ex pode nunca mais querer estar consigo, mas o seu ex não se vai esquecer de si. Ele ou ela vai lembrar-se tanto dos bons como dos maus momentos.

Provavelmente, isso não o faz sentir-se muito melhor, mas tem de saber que as pessoas que abandonam a sua vida nem sempre voltam.

Por vezes, concentram-se em si próprios e nos outros e não vêem qualquer razão para voltar para o seu ex. Isto é muitas vezes o melhor, uma vez que as relações doentias, abusivas e estagnadas precisam de terminar. Não conseguem sair da espiral descendente, pelo que terminar com elas é a única forma de as ultrapassar.

Se a vossa relação não era assim tão má, provavelmente não precisava de acabar, mas acabou na mesma, o que significa que havia grandes questões por resolver que o seu ex não podia ou não tinha a determinação de resolver.

Uma vez que se trata de uma separação, o seu ex pode resolver esses problemas ou simplesmente ignorá-los e levá-los para a próxima relação.

Cabe ao seu ex decidir o que fazer com as deficiências e os problemas da relação. Mas se o seu ex for esperto, ele irá trabalhar neles para que não se depare com os mesmos problemas numa próxima relação.

De qualquer forma, o seu ex não se esquecerá de si durante a ausência de contacto só porque lhe dará algum espaço para respirar. O seu ex pensará mais em si porque se tornará misterioso e fará com que o seu ex se pergunte o que está a fazer e como está a lidar com a separação.

Claro que não vai estar tão presente na mente do seu ex como estaria se o aborrecesse a pedir todos os dias, mas também não quer que o seu ex pense em si de uma forma negativa. Se ainda tem esperança, quer que o seu ex se lembre de si pelas suas boas qualidades e comportamentos.

Coisas que farão com que o teu ex te esqueça

Já mencionámos que um transtorno de personalidade narcisista, muitos parceiros de namoro e uma relação de curta duração podem fazer com que a sua ex se esqueça de si. Estas coisas estão completamente fora do seu controlo.

O que está sob o seu controlo, no entanto, são os erros que comete depois da separação. Estas coisas não farão exatamente com que o seu ex o apague da existência, mas farão com que o seu ex perca o respeito por si e pense em si muito menos e de forma pior depois de o seu ex ter conseguido espaço.

Alguns erros que vão complicar as coisas para si e fazer com que o seu ex queira seguir em frente mais do que nunca são:

  • implorar e suplicar
  • manter o contacto com o seu ex
  • publicar coisas deprimentes na Internet e sentir pena de si próprio
  • fazer jogos de ciúmes

Se quiser que o seu ex o esqueça rapidamente, não há melhor maneira de o fazer do que fazê-lo sentir muitas emoções indesejadas, o que certamente fará com que o seu ex pense menos em si e o obrigará a seguir em frente com mais determinação e menos dúvidas.

Por isso, faça o seu melhor para não tornar as coisas ainda mais dolorosas para si e para o seu ex. Tente comportar-se de forma confiante e com valores morais elevados, pois o seu ex não quer ver que está de coração partido e insegura quanto às suas capacidades e valor como pessoa.

Se ele ou ela vir este seu lado, o seu ex vai evitá-lo como a peste. Cuidado com isso.

O seu ex não se vai esquecer de si, mas você deve esquecer o seu ex

Se o seu ex terminou a relação e você quer o seu ex de volta, precisa de perceber porque é que o quer de volta. Quer o seu ex de volta porque a sua relação era boa e nunca namorou com ninguém tão bom como o seu ex ou quer o seu ex de volta apenas para aliviar a sua ansiedade e sentir-se seguro?

Se quer o seu ex de volta porque está magoado e a sua relação não era assim tão boa, quer o seu ex de volta pelas razões erradas. Não gosta da sensação de rejeição romântica, por isso quer voltar a sentir o que sentia quando estava com o seu ex.

Nesse caso, deve continuar sem contacto e continuar a desligar-se e a sentir-se melhor. Quando tiver recuperado ao ponto de deixar de estar incontrolavelmente obcecado com o seu ex, verá que a separação aconteceu por uma razão (cliché estúpido, eu sei) e que é muito mais feliz agora que o seu ex está fora da sua vida.

Mas se a sua relação era boa, então pode querer o seu ex de volta mesmo depois de ter recuperado a sua compostura. Isto porque irá discernir racionalmente que o seu ex não era uma má pessoa e que não se importaria de voltar para o seu ex.

De qualquer forma, a ausência de contacto é a sua salvação, pois vai acabar com a sua necessidade incessante de amor e de ligação e ajudá-la a perceber que, se o seu ex não quer estar consigo, alguém o fará. Alguém lhe dará as experiências que deseja e a fará feliz.

Não se esqueça de trabalhar em si próprio para não depender excessivamente dos seus parceiros românticos para obter garantias e amor-próprio. É provável que isso não acabe bem para si, pois em breve esgotará a pessoa com quem está e sofrerá outra rejeição romântica.

A separação está aqui para lhe ensinar uma lição. E essa lição é que precisa de investir em si próprio e deixar o seu ex ser livre. Se o seu ex falhar na sua busca pela felicidade, será forçado a refletir sobre si próprio e poderá até voltar para si.

Não sabemos o que vai acontecer, mas se o seu ex não voltar, é provável que ele ou ela pense em si e nos outros parceiros românticos muito mais do que agora e tente descobrir se algum deles o pode ajudar a lidar com a ansiedade.

Quanto pior a vida tratar o seu ex, maior será a probabilidade de ele se lembrar de si, pensar em si, contactá-lo e reconciliar-se (ou tentar reconciliar-se) consigo.

Eis algumas coisas que podem correr mal para o seu ex durante a ausência de contacto e fazer com que ele pense em si:

  • rejeição/fracasso romântico
  • stress, ansiedade, depressão
  • conflitos familiares
  • brigas com amigos
  • pressão de trabalho
  • perda de emprego
  • questões financeiras
  • acidentes
  • questões de saúde

A maior parte das pessoas pensa nos seus ex quando a sua vida está a correr muito mal. É nessa altura que melhoram a sua perceção dos seus ex e, muitas vezes, até interagem com eles. As pessoas assumem que os dumpers estão a voltar, mas, na maior parte das vezes, os dumpers estão a mostrar interesse e a expressar-se fortemente apenas porque querem garantias e ajuda.

Não têm qualquer intenção de regressar.

É preciso estar ciente disso para não deixar que o seu ex o leve e o descarte quando já tiver cumprido o seu objetivo. Faça isso perguntando ao seu ex porque é que ele ou ela o contactou e respondendo adequadamente.

Tem medo que o seu ex a esqueça durante o período de ausência de contacto? Que mais o preocupa? Dê toda a liberdade aos seus sentimentos na secção de comentários abaixo do post.

E se, em vez disso, quiser confiar em nós, faça-o inscrevendo-se connosco no coaching de separação.