Um ex pode tentar voltar à sua vida romântica, sexual ou como amigo. E, por vezes (especialmente quando as emoções estão ao rubro), pode ser difícil distinguir estas três coisas. Pode parecer que o seu ex quer uma coisa, mas na realidade quer outra, o que pode acabar por o confundir e magoar.

Isso pode afetar a sua autoestima e fazer com que não tenha qualquer validação.

Por isso, antes de se convencer de que o seu ex o quer de volta da forma que você o quer, descubra o que ele realmente quer.

Quando descobrires o que é, serás capaz de o fazer:

  1. Retribua os sentimentos da sua ex.
  2. Torne-se amigo do seu ex.
  3. Diverte-te com o teu ex.
  4. Ou proteger-se rejeitando o seu ex.

Compreender quais são as intenções do seu ex é muito importante, pois não deve confundir o desejo de amizade do seu ex com o desejo de ter uma relação romântica consigo. Deve manter as suas esperanças no mínimo e a cura no máximo.

A única altura em que pode ficar um pouco excitada e baixar a guarda é quando tem a certeza de que os desejos do seu ex estão de acordo com os seus e que as hipóteses de se magoar são pequenas.

É nessa altura que pode fazer o que tanto você como o seu ex querem.

Se ainda está a sofrer com a perda da sua relação e não está preparada para ver o seu ex a sair com outras pessoas, é óbvio que não deve contentar-se com uma amizade com o seu ex e magoar-se só porque ele está pronto para ser seu amigo.

O que o seu ex quer é irrelevante. A sua vida é sobre si e tem de a tratar com cuidado e respeito.

Pode ser amiga do seu ex ou amiga com benefícios mais tarde, se quiser, mas enquanto estiver a sofrer, a chorar e a analisar cada respiração do seu ex, está longe de estar pronta para se envolver com ele novamente.

Por enquanto, está pronta apenas para se curar. E precisa de se concentrar na cura enquanto o seu ex puder influenciar os seus pensamentos e sentimentos.

Por isso, se está a pensar no que fazer quando o seu ex tenta voltar à sua vida, a primeira coisa que deve fazer é descobrir se está pronta para comunicar com ele.

Se determinar que está saudável, que ultrapassou o seu ex e que ainda o respeita ou ama, pode então ver o que o seu ex quer de si e descobrir se quer o mesmo.

Nesta publicação, vamos discutir o que significa quando o seu ex tenta voltar à sua vida e o que deve fazer em relação a isso.

Quando o teu ex tenta voltar à tua vida

Não estou a dizer que deva guardar rancor e dificultar a vida do seu ex quando este aparece do nada, mas se o seu ex o deixou de coração frio, deve pelo menos pensar se ele merece voltar à sua vida.

Pense no comportamento do seu ex antes e depois da separação e descubra se ele se arrepende do que fez e se mudou.

Depois de uma breve reflexão, pode aperceber-se de que o seu ex não merece amizade, carinho, apoio e todas as coisas boas que pode oferecer e que o seu ex desperdiçou a oportunidade de se redimir depois de o magoar e de o deixar à sua sorte.

Muitos idiotas esquecem instantaneamente a forma como o seu ex os tratou no momento em que o ouvem. Estão magoados e desejam a atenção do seu ex, por isso tomam uma decisão emocional de perdoar o seu ex no momento e absorvem a validação do seu ex.

É assim que libertam hormonas do amor no cérebro e se tornam ainda mais dependentes do seu ex. Por outras palavras, colocam-se numa situação para a qual não estão emocionalmente preparados, porque ainda não esqueceram completamente o passado e ainda não se separaram. Ainda estão a lidar com as sequelas da separação e precisam de mais tempo para se tornarem emocionalmente independentes.

Mais uma vez, não estou a dizer que deva dificultar a vida do seu ex por se ter apaixonado e deixado de o fazer, mas não deve ser tão ingénuo ao ponto de pensar que a sua vida será melhor com um ex que o traiu, que o deixou em branco ou que o maltratou de qualquer forma.

Pode estar emocionalmente dependente do seu ex para se curar, mas tem de ser racional em relação a isso, pois deixar o seu ex voltar à sua vida irá muito provavelmente criar mais problemas do que resolvê-los.

Para começar, dar-lhe-á esperança de que o seu ex ainda sente algo por si e que precisa de causar uma boa impressão ao seu ex porque ele está a caminho de voltar para si.

É preciso ter sempre em mente que os ex muitas vezes (se não quase sempre) voltam de alguma forma, a não ser que se erradique completamente a perceção que se tem do ex.

As pessoas que abandonam a relação não querem necessariamente que o seu ex regresse em termos românticos, mas deixam de desejar espaço e apercebem-se de que exageraram e foram demasiado duros com o seu ex.

É por isso que voltam a fazer o seu "breadcrumb" com declarações de culpa e confundem o seu ex com explicações, desculpas, promessas, arrependimentos e preocupações altamente emocionais.

Aqui está um infográfico com 5 dicas sobre o que fazer quando o seu ex tenta voltar à sua vida.

O meu conselho é que aprenda a lidar com os sinais contraditórios do seu ex para que possa estar um passo à frente do seu ex e controlar as suas emoções. Ter uma boa compreensão da dinâmica da separação dar-lhe-á uma vantagem na sua separação, uma vez que evitará voltar a ser enganado e/ou tomado como garantido.

Encorajo-o a aprender mais sobre o comportamento dos dumpers e o que esperar quando o seu ex tenta voltar à sua vida meses ou anos após a separação. Dessa forma, poderá distinguir as migalhas de pão do interesse romântico e afastar-se se for necessário.

Vamos agora discutir porque é que o seu ex quer voltar a entrar na sua vida de repente.

Porque é que o meu ex quer voltar à minha vida?

A principal razão pela qual os dumpers voltam a entrar na vida do ex é o facto de processarem as emoções mais dolorosas causadas pela separação e de se tornarem muito mais racionais. Vêem que o ex é um ser humano decente de quem podem beneficiar, por isso tentam obter o que podem do ex.

Isto soa a algo que um utilizador ou um manipulador faria, mas não é nesse contexto que o digo. As pessoas têm amigos por uma razão. Podem não estar conscientes dessa razão (ou razões), mas a amizade com um ex dá aos dumpers algo valioso. Uma espécie de "sentimento feliz" que só o dumpee pode dar.

Para os dumpers, trata-se normalmente de familiaridade, segurança e alívio da culpa, enquanto para os dumpees, trata-se de amor, validação e de manter a ex na sua vida para não terem de arrancar o penso rápido.

O seu ex precisava basicamente de algum tempo para se concentrar em si próprio depois da separação. E quando conseguiu esse tempo, o seu ex deixou de o desejar. Sentiu que você aceitou a separação e que quer o mesmo que ele.

Não conheço o seu ex, por isso não posso dizer o que é que ele quer exatamente, mas é evidente que ele tem um motivo e que vai tentar conseguir o que quer ou precisa e provavelmente desaparecerá depois.

Isto significa que, se o seu ex estiver sozinho e quiser aliviar a tensão sexual, é provável que o seu ex pareça estar realmente interessado em si no início. O seu ex vai enviar-lhe mensagens de texto, telefonar-lhe e fingir que nada aconteceu até que o seu ex consiga o que pretende e saia da sua vida novamente.

Isso pode fazer com que se sinta novamente usada e descartada, especialmente se ainda tem expectativas em relação ao seu ex e espera que ele veja o seu valor e volte para si como mais do que uma simples amiga.

Lembre-se de que muitos ex voltam quando algo corre mal nas suas vidas, quando estão magoados e sentem que a única pessoa no mundo que os pode ouvir e aliviar a sua dor é o ex que abandonaram anteriormente.

A razão para isso é que a familiaridade com um ex não desaparece muito rapidamente. Tende a manter-se durante algum tempo após a separação. Suponho que isto explica porque é que os ex que voltam a relacionar-se se sentem confortáveis um com o outro muito rapidamente. Sabem o que esperar, por isso podem saltar a fase de se conhecerem e saltar diretamente para a parte íntima.

Por isso, se o seu ex tentou voltar à sua vida romântica, tenha em conta que o seu ex não conseguiu encontrar romance e felicidade sem si. Ele ou ela pensou que tudo correria bem, mas acabou por se aperceber de que o tinha tomado por garantido e abandonou-o demasiado depressa (muito provavelmente por impulso).

No entanto, se o seu ex voltou para ser seu amigo, ele ainda não se apercebeu do seu valor romântico. O seu ex ainda pensa que tomou a decisão certa e que voltar para si seria um erro.

Pode dizer-se que o seu ex a quer de volta como amiga se ele estiver a evitar assuntos relacionados com a separação, a relação, o futuro casal e estiver apenas a tirar o que pode da relação.

Por isso, preste atenção aos planos que o seu ex tem para si. Se o seu ex vir potencial romântico em si, pode ter a certeza de que ele terá pressa em reconciliar-se consigo. O seu ex terá medo de perder uma pessoa única como você - por isso, pode esperar que ele anseie pelo seu amor e atenção e tome a iniciativa.

O seu trabalho é descobrir porque é que o seu ex voltou para a sua vida, para que possa saber o que fazer em relação a isso. Claro que pode simplesmente perguntar ao seu ex porque é que ele voltou, mas por vezes as pessoas que abandonaram a sua vida não respondem a essas perguntas honestamente.

Por vezes, evitam-nas por vergonha, culpa, arrependimento e medo de ver o ex em pânico quando rejeitam o ex. Mas suponho que evitar esta pergunta indicaria que o seu ex não o quer de volta e que você deve fazer o que for preciso para também não o querer de volta.

Em suma, as palavras são boas, mas são apenas 50% do que precisa. A outra metade é ver por si própria se o seu ex quer contribuir para a sua vida tanto quanto quer tirar dela.

Lembre-se sempre que as relações precisam de duas pessoas empenhadas para funcionarem. Quando alguém está menos interessado do que o outro, a relação muitas vezes desce para uma amizade com benefícios. E se o interesse diminui a partir daí, transforma-se então em amizade, conhecimento e, por fim, rivalidade, ódio e desprezo.

Não és uma má pessoa por dizeres não

Não precisa de se sentir mal por ter rejeitado o desejo do seu ex de serem amigos, amigos com benefícios ou mais do que isso. Tem de compreender que o seu ex decidiu sair da sua vida após a separação e deixá-la distanciar-se/desenvolver uma opinião diferente sobre ele.

A menos que ele se ofereça para ajudar ou diga que vai deixá-la sozinha de propósito, ele não se importa muito consigo e só quer ficar sozinho. E foi assim que ele demonstrou a sua maturidade emocional e como é como pessoa.

No entanto, agora que o seu ex quer voltar à sua vida, ele já não é a pessoa mais importante da sua vida e responsável. Agora é você que decide o que é melhor para si e se deve partilhar alguma da sua alegria e felicidade com ele.

Toda a gente merece perdão, claro, até o seu ex. Mas, infelizmente, nem toda a gente merece um lugar no seu coração só por ter saído consigo durante algum tempo. Sugiro vivamente que pense um pouco sobre isto, para que possa dizer ao seu ex. o que decidiu e porquê.

Aprendeu o que fazer quando o seu ex tenta voltar à sua vida depois da separação? Gostaria de saber o que pensa sobre os ex que voltam depois de algum tempo para se reconciliarem ou serem amigos. Partilhe os seus pensamentos e experiências abaixo.

E se ainda estiver indeciso e estiver à procura de uma segunda opinião, não hesite em inscrever-se no nosso coaching de separação.