- Quando um ex diz para não ser um estranho
- O que fazer quando um ex diz para não ser um estranho?
- O teu ex não diria isso se te quisesse de volta
Quando um ex diz para não ser um estranho, é porque quer ser simpático consigo e encorajá-lo a contactá-lo. O seu ex quer que saiba que é seguro e que não há problema em iniciar uma conversa e falar sobre coisas que não são da relação. Mas se o seu ex está a falar a sério ou se o disse apenas por culpa e simpatia, ninguém sabe. De uma forma ou de outra, em breve descobrirá se o seu ex foi sincero.
A bondade superficial significa que o seu ex estava a tentar evitar que se sentisse abandonado, triste e indigno e não queria que reagisse fortemente à separação.
Por isso, não se deixe confundir pelo gesto amável do seu ex. "Não seja um estranho" é apenas um convite à amizade (ou ao conhecimento) e não conduzirá de novo a uma relação, independentemente de quando e como o fizer. O homem ou a mulher que lhe disse isto só quer que as coisas fiquem bem entre vocês, para que não sofra sozinho e para que ele ou ela não se sinta culpado por lhe causar dor.
A frase "não seja um estranho" significa essencialmente que o seu ex ainda o respeita, que está preocupado consigo e que pode entrar em contacto consigo e comunicar de vez em quando. No entanto, não significa que deva aceitar a oferta do seu ex e vê-la como um meio de voltar a estar com ele. Só porque pode entrar em contacto com ele e ser amigo, não significa que deva fazê-lo e que isso irátrazer o teu ex de volta.
Quando estiver preso na friend zone com o seu ex-parceiro, verá que a sua vida se tornou muito mais difícil e que concordar em comunicar foi um grande erro.
Claro que, se tiver dúvidas e precisar de encerrar o assunto, pode descobrir que o seu ex está disposto a falar sobre a relação e a ajudá-lo. Mas se o seu ex não se orgulhar do seu comportamento e for como a maioria dos que abandonam a relação, não vai gostar de falar sobre o passado e de se sentir pressionado. O seu ex vai pensar que está a ser demasiado curioso e que precisa de respeitar os seus limites.
As recordações do passado não são, normalmente, desejadas pelos dumpers, pois fazem com que estes se sintam sufocados, culpados ou zangados, o que, muitas vezes, os leva a sentir uma mistura de todas estas emoções, uma vez que se consideram vítimas e se sentem determinados a continuar separados e a sair com outras pessoas.
Quando um ex diz "não seja um estranho", o seu ex diz isso para sugerir que se mantenha em contacto e finja que nunca namoraram. Mas se jogar o jogo do seu ex, depressa descobrirá que não está pronto para falar e que é melhor ser um estranho do que um amigo.
É melhor não ser ninguém para o seu ex do que uma pessoa que não sabe qual é a sua posição.
Neste momento, pode não ver as coisas dessa forma porque quer o seu ex perto de si. Quer deixar de sofrer e sentir-se como se sentia quando o seu ex a amava e a fazia sentir-se segura. Mas se estender a mão (e continuar a estender), vai habituar-se a falar com o seu ex e ficar agarrada a ele. A comunicação vai tornar impossível afastar-se, perder a esperança e ultrapassar o seu ex, uma vez queconfiar constantemente no seu ex para se curar.
É por isso que eu sugiro que, em vez de se aproximar do seu ex, se concentre em criar alguma distância. O seu ex pode estar pronto para a amizade, mas isso é porque ele ou ela se desapegou antes mesmo de a separação acontecer. Você, por outro lado, não o fez. Você ainda anseia pelo seu ex-namorado ou ex-namorada e precisa que ele ou ela o valide e o faça sentir-se apreciado.
Enquanto você e o seu ex estiverem em dois estados emocionais diferentes (opostos), ser qualquer coisa que não seja um estranho para o seu ex é um grande erro. Manter o seu ex perto de si irá criar mais dor, ansiedade e incerteza, o que não é o que precisa. O que precisa é de cortar com o seu ex, mostrar força, perseguir os seus objectivos e estabelecer prioridades.
Este artigo é para os idiotas que se perguntam o que significa quando um ex diz "Não sejas um estranho". Vamos analisar esta frase popular e explicar como pode responder-lhe adequadamente.
Quando um ex diz para não ser um estranho
"Não seja um estranho" pode soar educado, mas a verdade indiscutível é que não ajuda em nada. Pode dar-lhe esperança, mas não o faz sentir melhor a longo prazo, porque não resolve os problemas entre si e o seu ex. Tudo o que esta frase inspiradora de esperança faz é levá-lo a pensar que o seu ex ainda tem um lugar especial para si no seu coração.
O seu ex não o trataria tão bem e não lhe permitiria que o contactasse se você não fosse importante para ele, certo?
Bem, não exatamente. Há uma grande diferença entre o que o seu ex diz e o que o seu ex faz e quer. Quantas vezes as pessoas sorriram para si e o elogiaram e depois falaram mal nas suas costas ou evitaram-no? Quantas vezes lhe disseram uma coisa e depois fizeram algo completamente diferente?
Talvez não tenha acontecido centenas de vezes (ou tenha-se esquecido que aconteceu), mas provavelmente já aprendeu que as pessoas podem ter duas caras. Podem ser camaleões que nos traem quando lhes convém.
Por isso, tenha em conta que as pessoas dizem-lhe muitas vezes coisas que quer ouvir e evitam dizer-lhe coisas que precisa de ouvir. Fingem que gostam de si, que querem o melhor para si e que está tudo bem quando, na realidade, mal podem esperar para se afastarem de si e se concentrarem nelas próprias e nos outros.
É o que acontece frequentemente com os ex-namorados que o deixaram, que dizem coisas como "não seja um estranho, sinta-se à vontade para o contactar, ainda o amo, espero que possamos ser amigos", mas não fazem absolutamente nada para corresponder às suas palavras com as suas acções.
Por isso, vão confundi-lo mais do que qualquer outra coisa e fazê-lo pensar que pode reconquistar a sua confiança e o seu amor se der o seu melhor para impressioná-lo. O que realmente vai acontecer, no entanto, é que vai aceitar a sua oferta, ficar mais ansioso pela sua validação e vê-lo fugir de si e sentir-se novamente rejeitado.
No fundo, já sabe como é a dor da rejeição, por isso não quer voltar a senti-la. Uma rejeição foi mais do que suficiente.
Mesmo que o seu ex não se importe de ser seu amigo e planeie mantê-lo na sua vida apenas como amigo, essa frase é tóxica porque mexe com a sua cabeça e faz com que queira comunicar com ele.
É nessa altura que pode pensar: "O meu ex disse-me para não ser um estranho. Talvez possa tentar chegar até ele e sentir-me menos só, abandonado e inútil. Ou talvez o meu ex esteja pronto para voltar a namorar e só precise de um empurrãozinho".
Estes pensamentos podem levá-lo a cometer erros de separação e a afastar a sua ex.
A forma como o seu ex vai reagir se você se aproximar dele e/ou o importunar depende da sua atitude e da forma como o seu ex o vê. Se o seu ex se sentir encurralado e precisar de muito espaço e tempo, é provável que não responda com amor. É provável que o seu ex diga ou faça algo para o qual não está preparado e que o magoe muito.
Mas se o seu ex estiver disposto a comunicar e se você respeitar os limites dele, então poderão ter uma amizade algo decente. Uma amizade que prolongue o seu afastamento, claro.
De qualquer forma, eis a razão pela qual um ex diria para não ser um estranho logo após a separação.
O que fazer quando um ex diz para não ser um estranho?
Quando o seu ex diz para não ser um estranho, deve aproveitar essa oportunidade para lhe dizer que prefere ser um estranho. Claro que não o diga dessa forma, mas diga que vai precisar de algum tempo para processar as coisas e que entrará em contacto se tiver alguma questão sobre a relação ou se quiser falar.
Se não o fizer, o seu ex deve interpretar isso como uma falta de interesse e deve evitar contactá-lo a todo o custo. Eu sei que quer que o seu ex o contacte e fale consigo como antes, mas tem de compreender que quer o seu ex na sua vida apenas como parceiro romântico. O seu ex não lhe dá qualquer valor como amigo ou como companheiro ocasional de mensagens de texto.
Não enquanto estiveres de coração partido e emocionalmente dependente do teu ex.
Poderíamos dizer que o seu ex só iria piorar as coisas, pois ficaria ansiosa e analisaria demasiado o seu valor e as palavras e acções do seu ex.
A altura ideal para transmitir que precisa de espaço a um ex que o deixou é dizê-lo no momento em que este lhe pede amizade ou dá a entender que a quer. É nessa altura que deve estabelecer alguns limites pessoais e concentrar-se em ultrapassar a separação em vez de se manter apegado e esperançado.
O seu ex pode tentar fazê-lo mudar de ideias ou até ficar zangado consigo, mas não deve voltar atrás na sua palavra por causa disso. Deve lembrar-se que um ex que minimiza a separação e quer manter o contacto está apenas a cuidar de si próprio e não compreende nem se preocupa com o que é melhor para si.
És tu que tens de fazer o que é melhor, pois és o único responsável pela tua felicidade ou pela falta dela.
Então, o que fazer quando o seu ex diz "Não seja um estranho?" Diga algo como: "Obrigado, mas neste momento preciso de muito espaço e tempo para resolver as coisas. Gostava que me deixasse concentrar apenas em mim (não me contacte nem goste das minhas publicações) e talvez o contacte se estiver pronto. Não sei se o farei, mas neste momento preciso de algum espaço. Espero que compreenda".
A maior parte das pessoas que o abandonaram compreenderão o seu ponto de vista e não resistirão ao seu desejo de se curar. Apenas as pessoas mais imaturas e inexperientes se oporão à sua decisão e talvez até a ridicularizem.
Não importa o que o seu ex diz e quer, já não se trata do seu ex. Agora que são ex, tem de se colocar em primeiro lugar e mostrar ao seu ex que não se vai contentar com menos do que merece.
O teu ex não diria isso se te quisesse de volta
É óbvio que um ex que te quer de volta nunca dirá uma coisa dessas. Ele ou ela não o dirá porque o teu ex estará a sofrer e vai querer-te de volta imediatamente. Esperar que tu te aproximes seria uma auto-tortura, pois faria com que o teu ex se perguntasse o que sentes por ele ou ela.
Por isso, livre-se de qualquer esperança que tenha recebido desta frase, lembrando-se de que está mais perto de ser um estranho do que de ser o par romântico da sua ex.
Assim que compreender que o seu ex estava apenas a tentar ser amigável (queria manter boas relações), compreenderá também que precisa de se afastar dele. Quanto mais longe estiver e quanto menos souber sobre o seu ex, mais rapidamente se curará e seguirá em frente com ele.
A regra da ausência de contacto por tempo indeterminado pode ajudá-lo. Não se esqueça de a seguir, por mais tentado que se sinta a contactar o seu ex e a ver se ele mudou de ideias.
O seu ex disse-lhe para não ser um estranho? Qual foi a coisa mais confusa que o seu ex lhe disse? Partilhe a sua experiência de separação abaixo do post.
E se preferir falar connosco, visite a nossa página de formação para mais informações.