Há muitas informações contraditórias sobre o tempo que deve durar a ausência de contacto se quiser que o seu ex volte. Alguns dizem que deve interromper o contacto após 30 dias e outros sugerem que deve esperar até estar preparado.

Se é um leitor deste blogue, então já deve saber que a única forma de agir é a ausência de contacto por tempo indeterminado. Qualquer outra forma pré-determinada ou prematura é inautêntica, uma vez que não segue qualquer compreensão básica das emoções e do comportamento humanos.

Se está a perguntar-se quanto tempo demora para que um ex volte a contactar sem contacto, tenha em atenção que cada separação é uma situação caso a caso.

Cada dumper processa a rutura ao seu próprio ritmo, passando pelas 5 fases de uma rutura para o dumper.

A verdade é que a maior parte das pessoas que abandonam o lar não contactam os seus "dumpees" logo após a separação.

As pessoas que abandonam o lar sentem-se demasiado aliviadas quando terminam a sua relação romântica com o seu parceiro de longa data. Para que que queiram contactar o seu ex, é necessário que ocorra algum tipo de mudança interna.

A mudança é provável que aconteça quando o "dumper" tem um ajustamento de sentimentos e isso só pode acontecer através de alguma ocorrência/perturbação emocional com tempo longe do "dumpee".

Quanto tempo é que a ausência de contacto demora a funcionar?

Como já deve saber, a ausência de contacto tem os seus próprios efeitos positivos, que podem demorar muito tempo a surtir efeito.

Quando está sem contacto com o seu ex e está a passar pelas 3 fases de ausência de contacto para o dumpee, é provável que esteja a duvidar da ausência de contacto.

Se for esse o caso, gostaria de lhe dizer que a ausência de contacto por tempo indeterminado é a melhor e única forma de o fazer. É um remédio universal, tanto para si como para o seu ex.

O melhor amigo da ausência de contacto é o tempo

Para que a ausência de contacto funcione bem com o seu ex, deve evitar o maior número possível de erros pós-separação.

Implorar, dar presentes, telefonar, chorar são apenas alguns dos erros que podem levar o seu ex a ultrapassar os limites.

Se cometeu um ou dois erros e acabou por ficar sem contacto, não faz mal. Quase toda a gente comete alguns erros aqui e ali.

Os erros pós-separação podem tornar-se um grande problema se os idiotas se envergonharem completamente e continuarem a afastar a sua ex. Quando os idiotas inseguros se zangam ou irritam demasiado a sua ex, isso pode ser o prego no caixão para eles.

Além disso, a ausência de contacto é mais bem sucedida quando é feita desde o início - a primeira vez. Ficar completamente em silêncio e longe do seu ex maximiza as suas hipóteses a longo prazo.

Quanto mais tempo estiver nesta zona de paz, mais as suas acções falam por si.

Se não mantiveres contacto durante muito tempo com o teu ex-namorado ou ex-namorada, vais mostrar:

  • confiança
  • elevada autoestima
  • a capacidade de superar a rejeição
  • respeito por si próprio
  • autoprioridade

Todas as características acima são altamente atractivas. Acredite em mim quando digo isto: qualquer pessoa neste mundo mataria para estar com alguém que tivesse estas características.

As pessoas confiantes são escassas e exibem a capacidade de lidar com qualquer dificuldade que a vida lhes possa colocar. Uma pessoa que consegue contornar qualquer problema é uma pessoa que pode proporcionar segurança e proteção a longo prazo.

Aqui estão 4 lembretes amigáveis para quando começar a duvidar das suas fantásticas capacidades e características de não contacto.

A falta de contacto não é um jogo tolo que se joga com o ex.

O tempo que se mantém sem contacto com o ex depende muito do que ele está a pensar e, sobretudo, a sentir.

Tenha em conta que a duração da ausência de contacto não pode ser pré-determinada ou medida, independentemente da quantidade de informação que se tenha sobre o dumper.

Esta afirmação é verdadeira quer tenha estado em contacto com o seu ex recentemente, quer conheça o seu quotidiano a fundo.

Previsão de um alcance

Há algumas suposições possíveis que podemos fazer sobre o alcance do dumper.

Por vezes, é possível prever que a pessoa que está a deixar a casa vai tentar contactá-la quando algo de importante aconteceu na sua vida:

  • ressalto falhado
  • deterioração da saúde, lesão ou doença
  • morte na família
  • abuso ou negligência
  • desemprego
  • conflitos nas relações interpessoais

Deve ter reparado que todos os pontos desta lista são de natureza negativa. Estes são os maiores premonitórios de que um(a) ex vai em breve entrar em contacto.

É claro que isso não significa que o seu ex vá tentar contactá-lo, nem que ele queira voltar a namorar, mas aumenta as hipóteses de o seu ex o contactar.

A razão pela qual não deve manter contacto com o seu ex é para que ele ou ela possa experimentar a vida sem si.

E se um dia o seu ex se sentir infeliz com a separação ou com ele próprio, vai contactá-lo e pedir-lhe perdão.

Normalmente, o arrependimento só acontece depois de algo horrível ter acontecido.

Tal como é provável que se sinta mais inclinado a contactar o seu ex quando se sente em baixo, a mesma política aplica-se ao seu ex. Ele ou ela é humano, tal como você e todos os outros.

Por alguma razão, os idiotas parecem esquecer-se que a sua ex é vermelha por dentro, tal como eles. É uma informação tão vital que é frequentemente esquecida e negligenciada.

Interromper o contacto antes de o seu ex estar preparado

Ao tentar chegar demasiado cedo quando a sua ex não está preparada, pode acabar por afastá-la ainda mais.

Ele ou ela não quer falar consigo neste momento, por isso, se decidir fazer uma tentativa desesperada de chamar a atenção, só vai acabar por piorar as coisas.

Não se pode nem se deve exigir atenção de alguém que não a está a dar de livre vontade. Como o seu ex não está a conversar consigo, ainda não está num estado de espírito recetivo.

Não pode obrigar o seu ex a processar a separação mais depressa do que ele ou ela. Isso seria absurdo.

Por outro lado, quanto mais auto-inspeção ou exame de consciência o seu ex fizer, mais cedo estará pronto para falar novamente. E o que força um ex a auto-examinar-se é normalmente algo negativo.

Quando recebe uma mensagem de texto ou uma chamada do seu ex, pode ter a certeza de que ele está pronto para falar. De repente, recupera algum do poder que o seu ex lhe roubou no dia da separação.

A reconquista do poder perdido não acontece quando se tenta prematuramente contactar o seu ex e ele não quer falar consigo. Se o seu ex não está interessado em falar consigo, a sua tentativa desesperada de chamar a atenção faz exatamente o contrário.

O poder que acumulou ao longo das semanas sem contacto é entregue a um ex desdenhoso e sedento de poder.

Eis um exemplo do tempo que a ausência de contacto pode demorar a funcionar. Tenha em atenção que cada caso é diferente.

Agora, o que acontece exatamente quando se fala com alguém que não está interessado em falar consigo, não posso dizer com certeza. Posso, no entanto, dizer-lhe que não vai gostar da sensação de perseguir a atenção do seu ex.

Eis as respostas mais possíveis que o seu ex pode dar se o contactar prematuramente.

  • pretensiosamente: Olá. É muito bom ter notícias vossas!
  • desinteressadamente: Oh, olá.
  • com raiva: Eu disse-te para não me enviares mensagens!
  • friamente: Eu estou bem.
  • ignorado: A resposta "sem resposta".

Quanto tempo deve durar a ausência de contacto se o seu ex parecer frio e amargo?

Se enviou uma mensagem ao seu ex e recebeu alguma das respostas mencionadas anteriormente, é altura de voltar ao essencial.

Qualquer pessoa que não queira falar consigo deve ser como se tivesse desaparecido. Deixe as pessoas amargas, frias e desinteressadas para trás e concentre-se em si. Ficará surpreendido com a rapidez com que elas voltam a voar para si quando as deixa em paz.

Nos seus momentos mais negros, lembre-se porque é que a ausência de contacto é necessária para si e para o seu ex. Eis os efeitos psicológicos que a ausência de contacto pode ter no seu ex.

Muitas pessoas perguntam a si próprias quanto tempo deve durar a ausência de contacto após a separação, pensando muitas vezes que o seu ex está a contar 30, 45 ou 60 dias antes de estar pronto para falar em condições de igualdade.

Nas separações unilaterais, não existe igualdade de condições, uma vez que ambas as partes discordam das decisões e intenções da outra.

O tempo que a ausência de contacto deve durar é estritamente determinado pelo próprio indivíduo que se separa. O poder, o controlo e o domínio que o seu ex tem sobre si devem ser-lhe devolvidos.

Só depois de a pessoa que o abandonou o ter reconhecido como um igual (estendido a mão e mostrado respeito) é que é seguro assumir que pode participar numa conversa.

1 dia de cada vez

Em vez de arruinar a sua imagem aos olhos do seu ex e baixar a sua autoestima, encontre uma forma de aliviar a sua ansiedade e aumentar a sua confiança.

Contactar o seu ex muito antes de ele ou ela estar pronto vai conseguir exatamente o oposto do que está a tentar conseguir. Vai torná-lo menos confiante, mais dependente, necessitado, inseguro e fraco.

As emoções estão tão descontroladas que se esquecem completamente do tempo necessário para que a ausência de contacto funcione, tanto para elas como para o seu ex.

O que eles devem saber é que todos os dias não há contacto:

  1. Melhor para a pessoa que está a ser abandonada
  2. Pior para o dumper

Só faz sentido que quanto mais tempo não tiver contacto com o seu ex, pior ele ou ela ficará e melhor se sentirá.

No dia da separação, o seu ex estava provavelmente aliviado - o mais feliz. É seguro dizer que cada dia que passa diminui os níveis de felicidade do seu ex até parar completamente.

No livro de autoajuda "Como mudar completamente a sua vida em 30 segundos", Earl Nightingale, um famoso autor americano, diz "Tal como muitas fábulas antigas, é um comentário sobre a natureza humana e aproxima-se desconfortavelmente da verdade. Dizemos: "Se ao menos tivesse isto e aquilo, seria completamente feliz para o resto da minha vida." Não é verdade. Assim que temos isto e aquilo durante algum tempo - um tempo surpreendentemente curto - queremos outra coisa. O descontentamento faz parte do território; faz parte do ser humano."

O meu ex quer que eu me aproxime?

A ausência de contacto deve durar enquanto o seu ex não estiver pronto para falar. Pode estar a ver sinais de que o seu ex ainda gosta de si ou sinais de que a ausência de contacto está a funcionar, mas isso não lhe dá uma desculpa para tentar falar com ele.

Pode reparar que a recuperação do seu ex se está a desmoronar ou pode vê-lo a publicar citações tristes sobre a separação no mural do Facebook. Independentemente do que o seu ex faça, só há uma forma de garantir a sua segurança. E essa, meu amigo, é não estabelecer contacto por tempo indeterminado.

Se está com dificuldades e se pergunta quanto tempo deve durar a ausência de contacto com o seu ex se o quiser de volta, repita as seguintes frases encorajadoras tantas vezes quantas puder:

  • nenhum contacto dura o tempo que tem de durar
  • a minha saúde é muito mais importante para mim do que a do meu ex
  • se me aproximar prematuramente vai afastar a minha ex
  • contactar a minha ex por causa da ansiedade é a atitude errada
  • o meu ex não sente o mesmo que eu e isso não faz mal

Como sabe, estaria a abdicar de tudo o que poderia dar se não houvesse contacto.

A verdade chocante é que já deu tudo o que podia dar antes e não foi suficiente. Também não seria suficiente desta vez, por isso não vamos iniciar o contacto primeiro.

Quanto tempo demora a ausência de contacto para que um ex entre em contacto?

Quanto mais regar as suas plantações e quanto mais cuidar da sua terra, melhores serão os resultados a longo prazo.

Sei que pode parecer bíblico, mas é a verdade.

A regra de não contacto também funciona:

  1. Só para si
  2. Para si e para o seu ex

O mesmo sistema de recompensa que o anterior aplica-se ao seu ex. Quanto mais confiança demonstrar, mais curioso ficará o seu ex. Ele ou ela irá questionar-se sobre coisas, tais como:

  • o meu ex seguiu em frente?
  • o meu ex está com outra pessoa?
  • Devo contactar o meu ex e dizer-lhe olá?
  • qual será a reação do meu ex?
  • o meu ex pensa em mim ou tem saudades minhas?
  • a minha ex vai interpretar mal a minha mensagem?

Estas são apenas algumas das centenas de perguntas que o seu ex pode estar a fazer a si próprio quando não tem contacto.

Vejamos, em seguida, algumas estatísticas sobre o tempo que a ausência de contacto pode demorar se for seguida com diligência.

A maior probabilidade de a sua ex entrar em contacto é nos primeiros 6 meses de ausência de contacto. A maior parte das pessoas que abandonam o lar processam o seu alívio e euforia no primeiro semestre de um ano e começam a aproximar-se da fase de neutralidade.

Para além do espaço e da distância, o tempo necessário para que a ausência de contacto comece a funcionar depende de factores internos do dumper:

  • a mentalidade de vítima
  • a capacidade de perdoar e esquecer e de lidar com emoções negativas
  • a capacidade de assumir uma responsabilidade parcial
  • autoestima
  • eventos e pessoas
  • auto-aperfeiçoamento

Quanto tempo deve durar a regra de não contacto se quisermos ser amigos?

Quer tenham passado semanas, meses ou anos desde a separação, não pode nunca contactar o seu ex. Se o seu ex não o contactar, significa que está ocupado com outras actividades e pessoas.

Isto pode ser doloroso de ouvir, mas é a verdade. As pessoas dão atenção às coisas que valorizam e às pessoas que desejam.

Por isso, se o seu ex não está a manifestar o desejo de ser amigo, você também não deve estar.

Como dumpee, está em grande desvantagem, pois foi rejeitado como parceiro romântico e, por isso, tem de se reerguer.

Depois de o fazer e de se sentir novamente vivo na sua pele, pessoalmente não vejo qualquer razão para iniciar o contacto com o seu ex.

Qualquer pessoa que se pergunte " Quanto tempo deve durar a ausência de contacto se eu quiser o meu amigo de volta? Mas o facto de quereres ser amiga do teu ex significa claramente que tens sentimentos por ele ou ela.

Os sentimentos pelo seu ex têm origem na baixa autoestima. É o desejo de ser desejado.

Como é que os "dumpers" procuram chamar a atenção Quando finalmente rompem o contacto, o mesmo acontece com os idiotas que querem ser amigos. Isto é especialmente verdade se quisermos ser amigos muito antes de termos ultrapassado o nosso ex.

Sou amigo de alguns dos meus ex e damo-nos bem. Para nos tornarmos amigos, primeiro tivemos de nos distanciar e deixar de procurar a satisfação emocional uns dos outros.

Só quando deixámos de sentir algo um pelo outro é que pudemos conversar de forma amigável.

Por isso, se está a pensar em oferecer amizade ao seu ex, pense duas vezes. Se era amigo do seu ex antes da vossa relação romântica, é provável que não tenha pedido para ser amigo dele ou dela.

Para isso, deve criar confiança e respeito e mostrar ao seu ex que não tem segundas intenções.

Só pode provar que as suas intenções são puras se esperar que o seu ex dê um passo em frente, independentemente do tempo que demorar a não estabelecer contacto.

Conceitos errados sobre a ausência de contacto

Há muitas ideias erradas sobre o tempo que deve durar a ausência de contacto se quiser que o seu ex volte. Aqui estão as desculpas mais comuns que os idiotas dão para se enganarem a si próprios.

1)A regra de não contacto deve durar apenas o tempo que eu precisar

Como sabe, a regra de não estabelecer contacto tem a ver consigo e com o seu ex. O facto de já ter recuperado totalmente e seguido em frente não significa que o seu ex também o tenha feito.

Pode pensar que não tem "nada a perder" quando se aproxima prematuramente, mas na verdade tem todos os motivos para não manter o contacto. Afinal, foi abandonado.

2)A minha regra de não contacto não deve durar muito tempo porque o meu ex é fraco e vulnerável

Quer o seu ex tenha acabado de sair de uma relação de ricochete ou esteja a passar por uma situação difícil, a ausência de contacto continua a ser ausência de contacto. Até que o seu ex rompa o contacto consigo, não está suficientemente vulnerável.

3) Tenho de quebrar o contacto porque o meu ex está a ficar zangado e a espalhar boatos sobre mim

Não está no seu controlo acalmar as emoções de um ex zangado. A fúria dele ou dela acabará por se esgotar. É apenas uma questão de tempo.

4) A minha situação é desesperada porque a ausência de contacto não dura muito tempo

Aqueles que são forçados a conversar com o seu ex por qualquer razão não são tão infelizes como pensam. Em termos de separação, isto seria um contacto situacional - o que implica que é parcial e não o pior do seu género.

A ausência de contacto não tem necessariamente de se resumir a desaparecer da face da Terra. Trata-se de preservar o seu valor e respeitar a decisão do seu ex. Por isso, se não tiver outra alternativa senão falar com o seu ex,

Tenho a certeza de que o seu ex não vai levar a mal. Afastá-lo ocorre principalmente quando procura deliberadamente aquilo a que o seu ex quer dar menos atenção.

5)Tenho de fazer alguma coisa, qualquer coisa, senão o meu ex vai-se embora

A verdade chocante é que a maior parte das pessoas que abandonam o lar seguem em frente antes da rutura propriamente dita. Se a pessoa que abandonou o lar derramou uma ou duas lágrimas no dia da rutura, provavelmente foi por desilusão e pelo ato em si - a rutura.

Ninguém gosta de ver a sua relação de longa duração chegar ao fim. E se o seu ex fez com que a separação parecesse demasiado boa para ser verdade, provavelmente era apenas uma desculpa típica de uma separação.

Por isso, se está a pensar em tentar impedir à força o seu ex de seguir em frente sem si, lembre-se que a separação foi uma decisão do seu ex - uma decisão que deve respeitar.

Ir contra a vontade dele ou dela vai deixar um mau gosto na boca do seu ex e diminuir o seu valor.

Concorda com o tempo que deve durar a ausência de contacto se quiser que o seu ex volte? Gostaria de ouvir a sua opinião na secção de comentários.