O ditado "se amas alguém, deixa-o ir" é muito verdadeiro, porque se uma pessoa deixou de te amar, deves deixar de amar essa pessoa também. Não importa porque é que a relação acabou e de quem é a culpa.

O que importa é deixar uma pessoa que quer ir embora para se poder concentrar em pessoas que gostam de si e merecem o seu empenho.

Se tentar forçar uma pessoa a permanecer na sua vida quando ela claramente não o quer fazer, pode causar muitas complicações para ambos.

Pode sufocar a pessoa que ama, deixá-la zangada e, no final, tornar-se mais dependente dela para obter reconhecimento e amor-próprio.

Eu sei que não é fácil deixar alguém que amamos, mas isso é um eufemismo, porque deixar é uma das coisas mais difíceis que as pessoas têm de fazer.

Mas se não o fizermos quando temos a oportunidade de o fazer, podemos não só prejudicar a relação com a pessoa que amamos, mas também arruinar a nossa autoestima e o nosso respeito por nós próprios.

Isto é algo que não quer que aconteça, pois não quer ficar magoado/deprimido e ficar fixado no passado durante anos. Quer seguir em frente com o passado para poder esquecer as pessoas que o abandonaram e conhecer novas pessoas com a mesma opinião que contribuam para a sua vida.

Não se esqueça que algumas pessoas não são para ficar nas nossas vidas. Algumas entram nas nossas vidas apenas por um curto período de tempo para nos ensinar lições valiosas. Lições que devemos aceitar as escolhas das pessoas e colocarmo-nos a nós próprios em primeiro lugar.

Por isso, antes de começar a duvidar de si próprio sobre se deve deixar ir alguém que amou durante meses, anos ou toda a sua vida, saiba que deixar ir é quase sempre uma boa ideia.

É uma boa ideia porque ajuda a pessoa que o está a abandonar a ter o espaço que deseja e ajuda-o a curar-se da dor que o abandono dessa pessoa lhe causou.

É uma situação vantajosa para ambos.

Este artigo é para todos os que acreditam ou querem acreditar que, se amamos alguém, devemos deixá-lo ir.

Se amas alguém, deixa-o ir

O verdadeiro amor não tem a ver com os nossos desejos, necessidades e ânsias, mas sim com o facto de querermos que alguém de quem gostamos seja feliz, mesmo que essa pessoa não sinta o mesmo por nós e nos queira ver longe.

É incrivelmente difícil deixar alguém que amamos quando investimos tempo, dinheiro, emoções e o nosso futuro nessa pessoa. Mas isso não significa que devamos forçar a nossa entrada na vida de outra pessoa e exigir ficar nela só porque fizemos muito por essa pessoa.

Isso não vai resolver os vossos problemas.

Tudo o que isso fará é mostrar à pessoa que lhe falta respeito e autoestima e, como resultado, provocar-lhe algum tipo de reação.

A reação que provoca dependerá da forma como a pessoa o vê e reage a emoções sufocantes, claro, mas se continuar a mostrar o seu lado desagradável e exigente e não tiver em conta os sentimentos da pessoa, pode ter a certeza de que a reação será má ou neutra.

De qualquer forma, não ficará satisfeito com o feedback que recebe, por isso mais vale não ficar para ver o pouco que significa para a pessoa que o abandonou. É melhor aprender a esquecer.

Liberte-se das suas expectativas.

Deixar de tentar impressionar as pessoas.

E deixe de lado tudo o que o impede de seguir em frente e desfrutar da sua vida.

Tu mereces amor. E se uma pessoa não te quer dar amor, tu também não deves implorar por ele. Ele deve vir até ti por si só, por respeito à pessoa que és.

Porque é que é necessário despedir pessoas?

Se amas uma pessoa e essa pessoa não te ama de volta, deixar ir é a tua única opção.

Isto porque a pessoa que desistiu de si não quer que lute pelo seu amor até à morte, como num filme de Hollywood. Na vida real, ela só quer três coisas de si:

  1. Aceitar que a relação acabou.
  2. Deixar de o convencer a regressar.
  3. E meter-se na sua vida, pois tudo o que ele ou ela disser e fizer depois da separação já não lhe diz respeito.

Se, em qualquer altura, a pessoa que partiu decidir voltar, pode ter a certeza de que será o primeiro a saber: receberá uma mensagem ou uma chamada e será convidado a encontrar-se.

Já vi isto acontecer muitas e muitas vezes: as pessoas que regressam apercebem-se de que costumavam ser mais felizes no passado e que tomaram uma decisão precipitada de partir.

É por isso que tudo o que tens de fazer é ficar quieto e fazer o teu melhor para esquecer a pessoa que te deixou.

Eu sei que tens medo de te separar da pessoa que amas porque pensas que ela vai seguir em frente sem ti, mas a verdade é que recusar deixar ir é muito mais perigoso do que manter vivo o teu amor unilateral.

De facto, é tão perigoso que pode causar-lhe problemas psicológicos, mentais, emocionais e físicos a longo prazo e deixá-lo aterrorizado com outro abandono.

Isso pode fazer com que desenvolva problemas de confiança.

É por isso que o ditado "Se amas alguém, deixa-o ir" é tão importante.

Por isso, se estiver numa situação em que o seu bem-estar está em risco e se estiver a pensar se deve deixar ir alguém que ama, a resposta é sempre sim.

Deve libertar-se de tudo e de todos os que já não lhe servem para que possa atrair coisas e pessoas que contribuam para a sua vida.

Isto não é uma coisa egoísta, é incrivelmente corajoso e cuidadoso.

Deixar ir trará uma pessoa de volta?

Ninguém pode dizer com certeza se deixar uma pessoa ir embora a trará de volta, mas a razão pela qual deixar ir é o seu curso de ação mais fiável é que dá à pessoa que partiu muito espaço e tempo para pensar.

Permite-lhe ser tão livre como o pássaro e, ao mesmo tempo, mostra-lhe que se coloca a si próprio em primeiro lugar.

Isto pode não parecer muito se acabou de ser abandonado, mas semanas, meses ou anos mais tarde, quando essa pessoa encontrar dificuldades, pode lembrar-se de que lidou bem com o abandono.

É nessa altura que essa pessoa pode pedir desculpa por ter saído tão abruptamente e pedir-lhe indiretamente que a ajude a sentir-se melhor.

Tudo o que tem de fazer até lá é libertar-se de todas as expectativas que tem em relação a essa pessoa e certificar-se de que permanece forte e confiante aos olhos dela.

Para isso, basta aceitar o abandono e aprender a viver com as consequências.

Como deixar ir alguém que se ama?

Deixar ir não tem apenas a ver com o facto de sermos bons a aceitar o resultado.

Também tem a ver com o seu desenvolvimento pessoal (força pessoal, padrões de pensamento, experiências, saúde mental), com a forma como se vê a si próprio (autoestima, confiança) e com o seu contributo para o mundo (ambições, paixões, vida social).

Estas são as áreas da sua vida que podem fazer com que deixar uma pessoa que ama seja fácil, difícil ou extremamente desafiante. Tudo depende da sua forma de pensar e do que tem na sua vida.

Por exemplo, se tiver baixa autoestima, é muito provável que se culpe pelas acções de outra pessoa e sofra com isso. Vai sofrer muito, pois terá dificuldade em convencer-se de que encontrará alguém tão fiável como a pessoa que partiu.

Mas, por outro lado, se lhe faltarem ambições e paixão na vida, é provável que tenha demasiado tempo livre, pelo que pensará no seu ex, amigo ou familiar a maior parte do tempo e enlouquecerá com o que poderia e deveria ter.

Se quiser deixar uma pessoa que ama o mais rapidamente possível, terá de fazer uma autorreflexão sobre a sua vida e descobrir quais as partes da sua vida que não são tão boas como gostaria que fossem.

Depois de encontrar as suas fraquezas, terá de investir nelas para tirar da sua cabeça a pessoa que o abandonou e fazer com que a pessoa em quem mais pensa seja você.

Afirmações para deixar ir

Eis algumas afirmações que o podem ajudar a aceitar o facto de a pessoa a quem estava emocionalmente ligado ter partido.

  • Estou a sentir-me mais forte a cada minuto que passa.
  • Sinto-me a desprender-me e a apaixonar-me por mim próprio.
  • Esta pessoa não vai ser o meu fim, a minha vida vai continuar.
  • Não posso controlar os pensamentos e as acções de outra pessoa - e não faz mal!
  • É importante que eu aceite a decisão dessa pessoa e siga em frente.
  • A vida é demasiado curta e preciosa para ser desperdiçada.
  • Algumas relações não são feitas para durar para sempre. A nossa estava aqui para nos ensinar lições valiosas.
  • A mudança é sempre difícil, mas é necessária para o meu crescimento.
  • Preciso de deixar ir a pessoa que não me ama para poder dar lugar a novas pessoas.
  • Eu vou ficar bem. Eu sei que vou.
  • Fiz tudo o que estava ao meu alcance para corrigir as coisas. Agora, é altura de descansar e deixar que o universo se encarregue da minha situação. Se é para ser, será.

Praticar estas afirmações várias vezes por dia irá, lenta mas seguramente, convencê-lo de que não é responsável por perseguir os desistentes e que vai ficar bem, quer eles voltem ou não.

Basta querer seguir em frente e o tempo encarregar-se-á do resto.

Se amas alguém, deixa-o ir, e se ele voltar, é teu para sempre

Provavelmente já ouviu esta frase realista, mas que dá um pouco de esperança.

O seu objetivo é ajudá-lo a libertar-se de alguém que ama e, ao mesmo tempo, dar-lhe um pouco de esperança para que não tenha de se deixar ir abaixo.

Com toda a honestidade, a parte "Se amas alguém, deixa-o ir" é definitivamente verdadeira, pois não vale a pena agarrarmo-nos ao passado. Como algumas pessoas dizem, o passado precisa de ficar no passado.

Mas a segunda parte "Se voltarem, são teus para sempre" pode nem sempre ser totalmente verdadeira.

As pessoas que regressam, infelizmente, nem sempre ficam. Isso é um desejo. Muitas vezes, regressam, ficam apenas durante algum tempo e depois partem novamente para fazer o que querem.

Muitas vezes, voltam simplesmente porque não têm opções melhores/mais saudáveis, porque não sabem o que fazer ou a quem recorrer, por isso voltam rapidamente para as pessoas com quem tinham uma ligação significativa e tentam restabelecer essa ligação.

É também por isso que essas pessoas não aprendem nem melhoram muito, limitando-se a fazer o que têm de fazer para deixarem de se sentir perdidas, magoadas, nostálgicas, culpadas ou deprimidas e ignorando a necessidade de trabalharem sobre si próprias.

Por isso, não pense que uma pessoa que regressa vai ficar consigo para sempre. Ela pode regressar apenas para o fazer:

  • curar
  • obter validação
  • aliviar a culpa e a nostalgia
  • e para não estar sozinho

Claro que há pessoas que se apercebem que cometeram um erro e ficam para sempre, mas essas pessoas passam normalmente por uma série de experiências difíceis para melhorarem a sua mentalidade e apreciarem o que tinham.

Assim, para concluir, antes de abrir as portas a alguém que o deixou, certifique-se de que essa pessoa aprendeu as suas lições, de que voltou para si e de que a história não se repetirá.

Concorda com a frase "Se amas alguém, deixa-o ir?" Como lida com o abandono e com a dor que daí advém? Deixe o seu comentário abaixo deste post.