Não é invulgar sonhar com sexo com o seu ex. Muitos dumpees têm sonhos sexuais (entre outros sonhos com ex) - especialmente durante o primeiro mês da separação, quando o seu ex está mais presente na sua mente. A razão pela qual têm estes sonhos é porque têm sentimentos não correspondidos pelo seu ex e querem que este os reconheça e os valide.

Basicamente, querem sentir-se adorados pela pessoa que os rejeitou e aumentar a sua autoestima. É por isso que o seu cérebro os faz sonhar com o seu ex a dar-lhes atenção e afeto de forma a sentirem-se novamente completos.

Algumas pessoas sonham que beijam ou abraçam o seu ex, outras sonham que o seu ex está com outra pessoa, enquanto outras sonham que dormem com o seu ex e que este volta para elas.

Se está a ter algum destes sonhos, tem de compreender que a maioria das pessoas sonha com o seu ex de uma forma ou de outra. A maioria das pessoas tem expectativas em relação ao seu ex e espera que essas expectativas se tornem realidade.

Não pode fazer muito em relação a essas expectativas e sonhos com o seu ex se estiver de coração partido e precisar que ele recupere. Provavelmente, não consegue parar de pensar no seu ex quando está acordada, por isso não pense que é suposto ser muito diferente quando está a dormir.

A sua mente funciona mesmo quando está a dormir, pois o córtex continua a trabalhar durante o sono.

Os pensamentos e os sonhos após a rutura têm uma função calmante, pois o seu objetivo é ajudá-lo a procurar soluções que lhe permitam resolver os problemas e fazer com que se sinta novamente no controlo da sua vida.

Se não tivesse pensamentos e sonhos sobre o seu ex, simplesmente não estaria agarrado ao seu ex. Já o teria ultrapassado e estaria pronto para sair com outra pessoa.

Nesse caso, provavelmente não significa que ainda esteja apaixonado pelo seu ex (a menos que sinta que está), mas sim que a dor e o sofrimento que o seu ex lhe causou estão profundamente enraizados e que o seu cérebro está a tentar lembrá-lo disso.

As separações podem ser tão dolorosas para algumas pessoas que continuam a assombrá-las durante anos. O sofrimento a longo prazo é especialmente comum nos casos de dumpees cujas pessoas que deixaram o emprego fizeram algo desagradável para as magoar.

Algo como fazer batota, fazer macaquices, manipular, fantasmas e, de qualquer forma, destruir a sua autoestima e negar-lhes o encerramento.

Por isso, se está a sonhar com sexo com o seu ex e preferia não o fazer, pense se o seu ex ainda lhe causa ansiedade e se quer o seu ex de volta. Se está magoado e deseja reconciliar-se, é provável que esteja a ter estes sonhos com ex porque ainda não processou totalmente a separação e aceitaria o seu ex de volta se ele ou ela pedisse desculpa e lhe pedisse outra oportunidade.

No post de hoje, discutiremos por que razão continua a sonhar em ter sexo com o seu ex. Também falaremos sobre como parar ou reduzir o número de sonhos com ex que tem.

Sonhar que está a ter relações sexuais com o seu ex

Se sonha que está a ter relações sexuais com o seu ex, não se surpreenda. Os sonhos com ex de todos os tipos são extremamente comuns para pessoas que ainda não lidaram com as suas emoções pós-separação. São especialmente comuns para aqueles que dependem do seu ex para a cura ou perdão e não se amam a si próprios.

Em 2020, realizei um inquérito que revelou que a maioria dos dumpees experimentou ex-sonhos em algum momento durante a sua jornada de recuperação. Aqui estão os resultados desse inquérito.

Carregando...

O inquérito acima confirma que os "dumpees" ou "dumpers" que se sentem fortemente ligados à ex ou por causa da ex têm mais probabilidades de sonhar com a ex do que as pessoas que se separaram e estão prontas para namorar com outra pessoa.

As emoções em geral (mas sobretudo as emoções desagradáveis como a culpa, a ansiedade e o arrependimento) são as que mais desencadeiam os ex-sonhos indesejados.

Por isso, saiba que, enquanto sentir alguma emoção forte pelo seu ex, estará propenso a sonhar com sexo com ele. Quanto mais forte for o sentimento de separação, maior será a probabilidade de pensar, ficar obcecado e sonhar com o seu ex.

Não há nada de errado contigo se continuas a sonhar com uma pessoa que te magoou. És apenas um ser humano que está a passar por um processo de cura tedioso. Quando estiveres totalmente recuperado, as coisas vão mudar muito. Isso porque uma de duas coisas vai acontecer.

Ou deixará de ter sonhos sexuais com o seu ex ou deixará de se preocupar com eles.

De qualquer forma, voltará a ser feliz e, possivelmente, com outra pessoa, pelo que não se preocupará com o seu ex ou com quaisquer sonhos com ele ou ela.

No entanto, enquanto está a recuperar, deve concentrar-se em si própria e fazer o que puder para diminuir os seus sonhos com o seu ex. A razão pela qual precisa de os diminuir é porque eles parecem muito reais. E porque parecem reais, ferem-na profundamente e fazem-na pensar no seu ex e desejá-lo.

Os sonhos emocionais com o ex podem ser muito prejudiciais para si, dependendo do tempo que passou desde a separação, ou melhor, de quanto da separação já processou. Se pensa no seu ex uma vez por outra, um sonho de vez em quando não o vai afetar muito ou nada.

Provavelmente, esquecer-se-á de que o tinha ao fim do dia, se não antes.

Mas se ainda estiver na fase inicial de uma separação para o "dumpee" e não conseguir lidar com coisas que lhe dêem ou tirem a esperança, os sonhos com o "ex" vão fazê-lo retroceder em grande medida, fazendo-o querer estar com o seu "ex" ou desencadeando os seus maiores arrependimentos.

Dito isto, eis porque é que não consegue parar de sonhar em ter sexo com o seu ex.

Há muita coisa que pode fazer para deixar de ter sonhos sexuais ou qualquer ex sonho que possa estar a ter. Mas tem de saber o que é para poder evitar erros e começar a fazer as coisas certas.

Como deixar de sonhar com sexo com o seu ex?

A coisa mais importante a fazer quando sonha que está a dormir com o seu ex é não pensar nisso. Em vez de tentar lembrar-se de tudo o que aconteceu do princípio ao fim, desvie a sua atenção para outra coisa.

Pense nos seus passatempos, amigos e responsabilidades para esse dia e mantenha o seu cérebro ocupado. Desta forma, recusar-se-á a dar importância aos seus sonhos e permitir-se-á esquecê-los num dia ou mais cedo.

As pessoas cometem muitas vezes o erro de pensar nos seus sonhos ou pesadelos e analisá-los. Pensam que os sonhos transportam alguma mensagem secreta do universo e que devem decifrá-los para tirar o máximo partido deles. Na realidade, a única coisa que pensar nos sonhos do ex faz é tornar as pessoas obcecadas pelo ex.

E a obsessão aumenta a frequência de sonhos semelhantes e atrasa a recuperação.

Por isso, em primeiro lugar, sempre que acordar depois de sonhar com o seu ex, diga a si próprio que os sonhos são comuns e que não vale a pena analisá-los. Imediatamente a seguir, encontre algo mais importante em que pensar e planear e concentre-se nisso durante alguns minutos ou o tempo que for necessário para evitar pensar no sonho.

É assim que pode esquecer lentamente o sonho e voltar a dormir se ainda tiver tempo para descansar.

Outra forma (mais longa) de deixar de sonhar com sexo com o seu ex é reconhecer que pode não ter ultrapassado o seu ex ou a experiência traumática (a separação). Diga a si próprio que é normal sonhar com um ex que lhe partiu o coração em pedaços e o deixou a lidar sozinho com os seus demónios interiores.

Convencer-se de que não há nada de errado em pensar no seu ex, mas que recordar deliberadamente certos acontecimentos o coloca em modo de excesso e impede a sua cura e crescimento.

Para deixar de sonhar com sexo com o seu ex, terá essencialmente de controlar os seus pensamentos e lutar pela independência emocional, o que significa que terá de trabalhar para esquecer o seu ex e voltar a apaixonar-se por si própria.

É provável que demore algum tempo a fazê-lo porque as separações levam tempo a ultrapassar, mas assim que conseguir desligar-se emocionalmente do seu ex, verá que os sonhos com o ex já não o incomodam e que não têm qualquer significado secreto.

São apenas sonhos que ocorrem porque costumava ter uma ligação forte com o seu ex.

Se não consegue deixar de sonhar com o seu ex ao fim de meio ano ou mais (e se isso o incomoda), deve considerar a hipótese de consultar um especialista em sonhos e/ou um especialista em saúde mental. Ele ou ela poderá ajudá-lo melhor do que eu nesta matéria.

Se os sonhos não o incomodam, então deve simplesmente ignorá-los. Se não lhes prestar atenção, eles desaparecerão ou ocorrerão com muito pouca frequência. A chave para os parar é não os rejeitar e aceitar tê-los. É o mesmo com tudo o que é desagradável na vida.

O problema que as pessoas têm com as coisas que as incomodam é que se concentram tanto nelas que as incomodam ainda mais.

Isso não vai fazer com que os sonhos desapareçam, pelo contrário, vai fazer com que os tenha com mais frequência e obrigá-lo a continuar a reagir a eles em vez de os ignorar.

Por isso, faça o seu melhor para as aceitar como parte do seu processo de cura e ignore-as depois. Verá que a vida se torna mais fácil quando deixa de tentar controlar as coisas ou as pessoas diretamente pela força. Há coisas que não tem a capacidade de controlar.

Tudo o que se pode fazer é aceitá-los e tirá-los da cabeça com desinteresse e auto-priorização.

O meu ex também está a sonhar em ter sexo comigo?

Já alguma vez se perguntou se os seus amigos e familiares também sonham consigo? E já se perguntou o que o levou a ter esses sonhos?

Provavelmente sim, mas pode não se lembrar. É provável que alguma interação recente com eles o tenha levado a sonhar com os seus amigos ou familiares. Algo como um encontro ou um evento divertido ou stressante.

Seja qual for a causa, os seus amigos e outras pessoas também sonham consigo de vez em quando. Pode não ser muito frequente, mas dependendo da relação que têm consigo, têm certamente sonhos em que interagem consigo.

Os cientistas dizem que temos, em média, 4 a 6 sonhos por noite. A maior parte deles não nos lembramos, mas isso dá-nos muitas oportunidades para pensar noutras pessoas.

Não é diferente com o seu ex. O seu ex. também sonha consigo de vez em quando. Mas se o seu ex. for o "dumper", é extremamente improvável que ele sonhe consigo com a mesma frequência com que você sonha com ele. É preciso lembrar que os "dumpers" são desapegados (sem emoções negativas) e tendem a sentir-se aliviados.

E o alívio não torna os dumpers muito nostálgicos, ansiosos, tristes ou deprimidos, pelo menos durante alguns meses.

As pessoas que abandonam o lar tendem a sonhar com bonecos meses e meses após a separação, quando já não se sentem aliviadas e felizes e começam a sentir-se culpadas ou a ter problemas na sua vida.

É nessa altura que começam a pensar no(a) seu(sua) ex e também a sonhar com ele(a).

É claro que isso pode acontecer se o seu ex foi forçado a deixá-lo e ainda tem sentimentos por si, mas isso é muito raro.

Os remorsos dos "dumpers" tendem a instalar-se meses mais tarde, quando algo desagradável acontece aos "dumpers", porque é nessa altura que os "dumpers" sentem finalmente dor e se interrogam sobre como parar a dor.

Por isso, não se esqueça que as pessoas sonham mais com os seus ex quando estão em apuros e precisam de ajuda, não tendem a recordar acontecimentos passados e a sonhar com o seu ex sem qualquer motivo, só porque os idiotas estão a sonhar com eles.

Espero que este artigo lhe tenha ensinado porque é que continua a sonhar em ter sexo com o seu ex. Se sim, diga-nos do que gostou. E se não, coloque as suas questões e pensamentos na secção de comentários abaixo. Responderemos em breve.

E, por último, se preferir falar sobre os seus sonhos a sós connosco, inscreva-se aqui para receber formação individual sobre separações.