- Porque é que ele disse "está bem" quando eu acabei com ele?
- Ele não reagiu quando eu acabei com ele
- Ele também não me perseguiu
- O que fazer se eu acabar com um rapaz e ele disser "está bem"?
- O que fazer se eu não quisesse acabar com ele, mas ele concordou na mesma?
Se acabou com o seu namorado e este lhe disse desapaixonadamente "está bem", não deve ficar muito surpreendida com a resposta dele.
O seu namorado provavelmente sentiu que a relação estava a chegar ao fim e preparou-se para a tragédia que se avizinhava. Ou isso ou já tinha passado por uma separação e já tinha aprendido a lidar com as rejeições românticas como um profissional.
Seja qual for a razão do seu ex-namorado para aceitar imediatamente a separação, a resposta dele não deve ter qualquer importância para si. Lembre-se de que decidiu acabar com ele porque deixou de gostar dele e queria ficar solteira ou com outra pessoa.
Você queria outra coisa, por isso não se fixe na capacidade dele de aceitar a separação. Também não se preocupe com o facto de ele andar a sair com outras mulheres nas suas costas.
Tanto quanto sabe, acabou com ele pelas coisas que ele fez ou deixou de fazer antes da separação, e não pelas coisas que se seguiram. Por isso, não procure respostas agora que a relação acabou.
É demasiado tarde para isso, porque já conseguiu encerrar o assunto quando se convenceu de que ele não era o homem certo para si.
Não posso falar por ele, mas posso dizer que ele tinha todo o direito de aceitar a separação na hora.
Um simples "ok" pode não ter sido a resposta mais simpática ou a resposta que procurava, mas não deixa de ser uma resposta muito mais respeitosa do que se ele implorasse e suplicasse para que o aceitasse de volta.
Por isso, dê algum crédito ao seu ex-namorado e admita que a sua compostura é digna de respeito.
Não se ofenda com a resposta dele, porque o facto de ele ter optado por se afastar não significa que não a respeite, que não a ame ou que não goste de si como pessoa, mas sim que ele sabia que não tinha grande escolha a não ser aceitar a sua decisão e afastar-se.
Isto é algo que todos os homens e mulheres devem fazer depois da separação. Devem aceitar a separação imediatamente, fazer perguntas se for necessário e não iniciar qualquer contacto para poderem sarar.
Felizmente, o seu ex não precisou de fazer perguntas, pois sentia-se confortável na sua própria pele, pelo que respondeu de forma despreocupada e começou imediatamente a seguir em frente.
Por isso, se acabou com o seu namorado e ele disse "está bem, tudo bem, eu compreendo", ou algo do género, não o contacte e peça-lhe que lhe diga porque aceitou a separação tão rapidamente.
Em vez disso, fique contente por ele lhe ter dado o que pediu e deixe-o em paz para que ambos possam seguir em frente pacificamente.
Neste post, vamos falar sobre várias razões pelas quais o seu namorado aceitou imediatamente a separação.
Porque é que ele disse "está bem" quando eu acabei com ele?
Em primeiro lugar, é preciso ter força emocional para dizer "está bem" a uma pessoa que acaba consigo. As separações apanham as pessoas de surpresa, pelo que nem toda a gente pode concordar com a separação no imediato.
A maioria das pessoas está em negação e tem dificuldade em lidar com a rejeição.
O seu ex-namorado, por outro lado, não era uma dessas pessoas. Ele tinha orgulho e respeito por si próprio e sabia que opor-se a si o faria parecer fraco e desesperado, por isso evitou atirar-se aos seus pés.
Isto não significa que o seu ex não gostasse de si. Para que ele não gostasse, teria de se sentir extremamente repelido, sufocado e irritado com a sua presença. Teria de mostrar sinais de indisponibilidade emocional e ter planos activos que não a envolvessem.
Por isso, não penses que o teu ex não se importava nada.
Se ele não se importasse, provavelmente não teria ficado contigo e esperado que tu acabasses com ele. Só as pessoas que não têm força e coragem esperam que o parceiro acabe com elas.
E mesmo eles não respondem apenas com "ok" e vão-se embora como se a relação nunca tivesse existido.
Os homens que estão felizes com a separação falam sobre a separação. O mínimo que fazem é discutir com a ex-parceira se vão manter o contacto ou não.
Digo-vos isto para que compreendam a diferença entre uma pessoa que está feliz por acabar uma relação e uma pessoa que não está.
Dito isto, não se esqueça que é possível que o seu ex tenha aceitado a separação devido a algo externo, algo fora da relação que o distraiu e o fez feliz.
Aqui estão 9 razões pelas quais o seu ex-namorado disse "ok" quando você terminou com ele.
Se acabou com um rapaz e ele aceitou, provavelmente já sabe que ele não está muito assustado com a separação. Provavelmente, sente-se um pouco preocupado porque ainda está ligado a si e não sabe o que o futuro lhe reserva, mas, tirando isso, sabe que vai ficar bem.
Ele estava bem antes (depois das suas separações anteriores) e sabe que também vai estar bem desta vez.
Ele não reagiu quando eu acabei com ele
Os rapazes são muito melhores a esconder as suas emoções do que as raparigas, especialmente os rapazes que têm orgulho, porque esses rapazes detestam expor as suas fraquezas.
Detestam chorar, pedir desculpa, explicar-se e até pedir perdão, pois querem manter as suas vulnerabilidades e as suas emoções sob controlo.
Os homens orgulhosos escondem os seus sentimentos porque pensam que têm de agir como homens e não mostram quaisquer sinais de dependência.
Para eles, o mais importante é manter o controlo das suas emoções. É por isso que muitas vezes parecem estóicos e se recusam a reagir a uma rapariga que já não os ama.
Na sua mente, reagir é igual a fraqueza, por isso não o fazem. São movidos pelo orgulho e/ou ego e preferem aceitar a separação de imediato do que mostrar que precisam do seu parceiro para serem felizes.
Por isso, se está a pensar porque é que o seu namorado não reagiu quando acabou com ele, tenha em mente que ele tem medo de ser julgado. Ele não quer que você, os seus amigos, os amigos dele e a família dele saibam que ele é emocionalmente dependente de si, porque isso iria ferir o seu ego masculino, diminuir a sua importância aos olhos dele e dificultar a sua autoestima.
Ele também não me perseguiu
As raparigas pensam que os rapazes adoram perseguir, mas acreditem que isso não podia estar mais longe da verdade. Os rapazes que se respeitam a si próprios consideram a perseguição absolutamente vergonhosa e desrespeitosa.
Detestam-no tanto que rapidamente se cansam de lutar pela atenção de uma rapariga e desistem completamente dela. Perdem o respeito por ela, abandonam-na emocionalmente e concentram-se em atrair um peixe diferente no mar.
Posso dizer que nenhum rapaz com quem falei gostou de se submeter a uma autotortura por uma rapariga que abusou da técnica do empurra-empurra, fez jogos mentais com ele, castrou-o e fê-lo sentir-se um idiota.
A maioria dos rapazes não deixa que as raparigas lhes façam isso porque têm respeito por si próprios e sabem que correr atrás de alguém que não lhes dá a atenção que merecem é uma perda de tempo e de energia.
Só os inseguros vão atrás de uma rapariga de quem gostam porque estão ansiosos e pensam que a rapariga tem mais valor do que eles.
Na realidade, ela apenas se apresenta dessa forma, mas não tem os encantos, as capacidades de relacionamento ou os valores morais para atrair um homem sem o magoar e sem o tornar dependente dela.
Por isso, tire da sua cabeça a ideia de que os homens gostam de perseguir. Tal como não é da natureza das raparigas tolerar abusos domésticos, também não é da natureza dos homens perseguir alguém que se faz de difícil.
O que os homens adoram é uma mulher que se respeite a si própria e aos outros. Uma mulher assim é, por definição, uma mulher de alta qualidade aos olhos deles, pois traz tranquilidade às suas vidas.
Por outro lado, uma mulher que brinca com os seus sentimentos e engana os homens é o oposto da qualidade e da tranquilidade, traz destruição e é de qualidade inferior, pois é muito difícil confiar nela e estabelecer-se com ela.
Ela é demasiado manipuladora e egoísta.
O que fazer se eu acabar com um rapaz e ele disser "está bem"?
Se o seu ex-namorado concordou em seguir caminhos separados sem discutir consigo, não há muito que deva fazer. Diga-lhe que lhe vai dar tempo para processar a separação e encoraje-o a contactá-la se estiver a ter dificuldades com a separação.
Isto irá transmitir-lhe que se preocupa verdadeiramente com o seu bem-estar e que não vai ficar na vida dele e tentar ser amiga logo de início.
Embora seja possível serem amigos, não se esqueça que a amizade com um ex depois da separação é, na maior parte das vezes, impossível para a pessoa que está a ser abandonada. Há demasiada tensão entre as duas partes, uma vez que ambas têm necessidades completamente diferentes.
Enquanto a pessoa que deixa a casa normalmente sente a necessidade de dar prioridade a si própria, a pessoa que deixa a casa sente-se magoada e deseja a ligação que o seu ex destruiu.
É por isso que é provavelmente o melhor para si afastar-se do seu ex e deixar que o tempo faça a sua magia.
Quando ambos tiverem enfrentado os seus próprios desafios, talvez possam ser amigos, mas até lá, esperem que se habituem à vida pós-separação e metam-se na vossa vida.
O que fazer se eu não quisesse acabar com ele, mas ele concordou na mesma?
Se queria assustar (ou melhor, manipular) o seu namorado atacando os seus processos mentais e emocionais, escolheu claramente a abordagem errada. Ameaçar alguém com uma separação não só é imaturo como também é uma das coisas mais prejudiciais que pode fazer ao seu parceiro.
Isto porque cada ameaça ou rompimento faz com que se crie uma cunha entre si e o seu parceiro e fica um passo mais perto de se habituar a romper.
E quando a separação se torna um padrão, é nessa altura que se tomam um ao outro por garantido, se desligam a um nível fundamental e correm o risco de se separarem para sempre.
Por isso, a menos que tenha 100% de certeza de que quer deixar o seu parceiro, não termine com ele. Não continue a terminar porque, mais cedo ou mais tarde, alguém se vai cansar das constantes separações e conhecer outra pessoa.
Muitos casais (jovens) que não têm conhecimentos sobre relações continuam a separar-se e a voltar a juntar-se porque agem de acordo com as suas emoções e não com os seus pensamentos.
E a maioria desses casais acaba por se separar de vez.
Por isso, cresça rapidamente e mude a sua atitude e padrões de comportamento ou uma das suas discussões ou rupturas temporárias tornar-se-á numa rutura permanente.
Quanto ao que se deve fazer quando se acaba "acidentalmente" com o namorado, é pedir desculpa com sinceridade, dizer por que razão foi errado fazer o que fez e prometer nunca mais cometer o mesmo erro.
Uma vez dito isto, tudo o que pode fazer é esperar que o seu ex-namorado a perdoe e a aceite de volta.
Se ele a aceitar de volta, leve a sério o meu aviso e reflicta sobre o seu comportamento. Tem muito que crescer.
E se ele não o fizer, saiba que o amor e a paciência dele se esgotaram e que ele não quer correr o risco de voltar a passar pelos mesmos padrões pouco saudáveis. Nesse caso, você tornou-se a pessoa que está a ser abandonada e pode querer usar a regra de não contacto por tempo indeterminado para dar espaço ao seu ex.
A resposta dele fez-te sentir insegura? Publica o teu comentário abaixo.
E se estiver à procura de orientação personalizada 1 a 1, clique aqui para ver os nossos planos de formação.