- Voltei a estar com a minha ex mas ela está distante
- Porque é que os ex se afastam depois de voltarem?
- E se eu a deixasse e ela ficasse distante?
Se voltou para a sua ex, mas ela está distante, fria, pouco recetiva, indecisa ou mal-educada, tenho de ser honesto consigo e dizer-lhe que voltou para uma pessoa que não melhorou a perceção que tem de si. Ela ainda pensa em si da mesma forma que pensava quando acabou consigo e, muito provavelmente, vai continuar a pensar em si dessa forma.
É improvável que ela mude a forma como o vê e age em relação a si, uma vez que o seu comportamento distante está profundamente enraizado na sua mente, porque associa sentimentos negativos a si e subconscientemente acredita que estar perto de si está a limitar a sua liberdade e felicidade.
Por outras palavras, ela sente-se sufocada, irritada e desrespeitada quando está consigo, por isso levanta a guarda e fecha-se emocionalmente. Esta é a forma de ela se proteger da sua presença, comportamento e expectativas, porque estas coisas obrigam-na a pensar, sentir e agir da forma que você quer que ela aja.
Se ela tivesse deixado de lado todos os pensamentos e associações negativas durante a vossa separação, não sentiria que é obrigada a investir em si e na relação. Sentiria que a relação é uma bênção e que precisa de se esforçar porque isso é bom para a relação e para ambas as partes envolvidas.
Um investimento emocional permitir-lhe-ia desenvolver a ligação e sentir-se segura consigo.
Mas, infelizmente, a segurança não é a sua maior preocupação neste momento. O facto de ela estar distante mostra que não tem medo de o perder. O mais provável é que esteja a pensar em deixá-lo novamente porque não consegue satisfazer as suas necessidades e expectativas emocionais e fazer-se feliz.
Ela sente que não estão ao mesmo nível emocional ou talvez até que são demasiado diferentes para darem um ao outro o que precisam para se sentirem amados. E isso não é bom.
É preciso compreender que uma namorada distante (especialmente sem motivo - sem discussões ou problemas pessoais) não está muito empenhada na relação. Provavelmente, não está empenhada porque o comportamento distante indica falta de interesse e de sentimentos românticos (amor), o que significa que é apenas uma questão de tempo até ela perder a paciência, deixar de se sentir culpada e partir de vez.
No seu caso, a sua namorada já se foi embora uma vez. Deixou de o valorizar, pelo que ir embora outra vez não é muito difícil para ela. Na verdade, é bastante fácil porque ela voltou a ligar-se a si antes de melhorar as coisas que a incomodavam em si. Estou a falar dos sentimentos negativos que ela associava a si.
É lamentável, mas o mais provável é que a vossa relação também não resulte desta vez. Vai debater-se com problemas semelhantes e, lentamente, chegar a um ponto em que a relação já não é agradável nem viável. É provável que a relação pareça uma tarefa árdua (pelo menos para a sua namorada) até que ela perca a esperança na relação e se afaste novamente.
É nessa altura que se vai magoar novamente e perguntar-se onde errou.
A razão pela qual estou a ser tão franco sobre esta situação difícil é para que possas compreender o quão perigoso é o comportamento distante numa relação. Não podes fazer com que alguém te ame e te respeite quando tudo o que ela quer é agarrar-se ao passado e ignorar os problemas. Tudo o que podes fazer é respeitar-te a ti próprio e esperar que ela veja que te valorizas tanto que não vais pedir coisas que ela não é capazde dar ou fazer por si.
O artigo de hoje é para os homens que voltaram para a sua ex, mas a sua ex está distante.
Voltei a estar com a minha ex mas ela está distante
Se a sua namorada estiver fria durante uma ou duas horas e tiver alguma razão para agir assim, provavelmente não tem nada com que se preocupar. Ela pode estar ocupada com o trabalho, a escola, os amigos ou algo urgente e sente-se pressionada a fazer algo que você quer que ela faça (mesmo que você só queira que ela fale consigo).
Escusado será dizer que ela não devia estar distante porque não é saudável para a relação, mas está na mesma. Talvez isto seja algo em que possam trabalhar juntos. Quando ela voltar ao normal, diga-lhe que reparou no seu comportamento distante e que gostaria de saber porque é que ela agiu assim. Diga que só quer ter a certeza de que estão na mesma página e que ela recebe o que precisa de si.
O que o deve preocupar mais é o facto de ela ter muito tempo livre e estar distante durante um longo período de tempo, o que implica que ela está a duvidar da relação e que é apenas uma questão de tempo até que as dúvidas destruam o seu empenho e o desejo de continuar a relação.
Já disse isto muitas vezes noutros blogues, mas as dúvidas são um dos piores assassinos de relações que um casal pode ter. As dúvidas são como um vírus. Se não tivermos as ferramentas para o detetar e matar, ele multiplica-se e espalha-se até afetar a parte mais crítica do sistema e o desligar.
As dúvidas matam o amor e a confiança de que a relação precisa para funcionar, por isso comunique sempre as suas dúvidas, medos, preocupações e stress. Sei que é um cliché, mas a comunicação é tudo numa relação romântica.
Se você e a sua namorada conseguirem exprimir emoções e percepções difíceis antes de estas ficarem fora de controlo e darem origem a ressentimentos, podem salvar a relação em qualquer altura.
Podem crescer com o tempo em vez de estagnarem, negligenciarem e não se darem por garantidos. Mas para isso, têm de desenvolver a auto-consciência e uma vontade férrea de expressar gratidão, manter-se empenhados e evitar tentações.
Por isso, se voltou para a sua ex e ela está distante, leve o seu comportamento muito a sério. Tenha em mente que o comportamento frio da sua namorada é uma bandeira vermelha e que não deve investir mais tempo e energia até que ela o faça. As suas emoções provavelmente dizem-lhe para ir mais além por ela, mas não o deve fazer porque ela negligenciou a sua parte da relação e não merece nem quer que o façamais para ela.
Se tentar resolver os problemas dela por ela, vai fazer com que ela negligencie ainda mais a relação. Provavelmente, vai irritá-la e dar-lhe outra razão para se afastar e se sentir desconfortável.
Por isso, em vez de pedir mais atenção, deixe-a em paz para que possa aliviar alguma pressão e permitir que ela relaxe e se sinta mais atraída por si.
Não é uma garantia de que ela vai ficar, mas é a melhor hipótese que tem. Qualquer pedido, pergunta, acusação e culpabilização só a vai tornar ainda mais distante e menos disposta a resolver os seus problemas individualmente e consigo.
Dito isto, aqui estão algumas coisas que precisa de saber se voltou para a sua ex mas ela está distante.
Porque é que os ex se afastam depois de voltarem?
Os ex-namorados que regressam agem de forma distante por várias razões. A razão mais comum é a que já mencionámos - percepções negativas Não se dão ao trabalho de resolver essas percepções e acabam por levá-las para a nova relação.
Em vez de trabalharem em si próprios, correm para o ex (muitas vezes pelas razões erradas) e continuam de onde pararam. É por isso que não conseguem refletir sobre as suas falhas/desenvolver a gratidão e, como resultado, sentem-se como se sentiram da última vez que tiveram problemas.
Só que, da próxima vez, já estão emocionalmente esgotados, têm muito menos paciência e são propensos a desistir ao primeiro sinal de problemas. A rutura torna muito fácil para a pessoa que se vai embora novamente, porque ela já se foi uma vez. Ela já não tem de resistir às suas dúvidas e pode simplesmente ir embora e desfrutar do seu espaço e sossego.
Isso dar-lhe-ia prazer, ao passo que lutar pela relação (por algo que a faz sentir emoções desagradáveis) iria contra os seus pensamentos e sentimentos e fá-la-ia muito infeliz. Tão infeliz que poderia tornar-se miserável e ressentida.
Outra razão pela qual os ex-namorados regressam e se mostram distantes é o facto de não se terem comprometido totalmente com a relação. Ainda têm dúvidas, têm medo de se magoar, controlam totalmente a reconciliação ou estão aborrecidos, pelo que regressam para ver se as coisas mudam e melhoram.
Infelizmente, as coisas nem sempre melhoram, sobretudo quando o que deixou a casa está desmotivado e regressa só para ver se a relação vai ser diferente.
Estas relações, como é óbvio, não podem crescer, permanecem como eram da última vez e passam pelos mesmos problemas.
Para que os casais tenham uma hipótese de permanecer juntos, precisam de se amar como se nunca se tivessem magoado e de elevar os seus padrões de relacionamento.
Se toleraram mentiras, má comunicação e comportamentos pouco saudáveis, têm de prometer que não vão repetir os mesmos erros, o que é da maior importância para que a relação tenha limites para os desentendimentos.
Na minha opinião, todos os casais devem ter estes limites e devem discuti-los desde o início para saberem quais os limites a não ultrapassar. A melhor altura para os discutir é durante a fase de conhecimento do outro e logo após o reencontro.
Mas também devem falar continuamente sobre eles depois de discussões e desentendimentos.
Se está a fazer algo que a sua namorada lhe pediu várias vezes para fazer ou não fazer e ainda não lhe deu ouvidos, é provável que ela esteja farta de si e não saiba o que fazer para que se importe consigo.
Ela pode estar a afastar-se de si de propósito para o magoar e abrir-lhe os olhos, mas é muito mais provável que o esteja a fazer para se proteger. Seja qual for o caso, mostre-lhe que se preocupa com ela e faça o que ela está a pedir. Faça-o antes que seja tarde demais.
No entanto, se não lhe dá atenção suficiente e ela está sempre a pedir-lha, então é altura de pedir desculpa por ter sido negligente e começar a dar-lhe mais atenção e afeto. Não passe de 0 a 100 imediatamente, porque isso pode desmotivá-la.
Diga-lhe que finalmente compreende como ela se sente e que vai estar mais atento aos sentimentos dela a partir de agora. Se ela ainda não se tornou amarga, talvez ainda tenha uma hipótese de restabelecer a ligação.
Por vezes, os parceiros românticos também se tornam distantes quando os seus entes queridos morrem. Estão em choque e em sofrimento, pelo que têm dificuldade em investir na relação e em satisfazer as expectativas do parceiro quando tudo o que conseguem fazer é chorar.
Se vir a sua namorada afastar-se depois de perder uma pessoa que lhe é próxima, tem de a apoiar desinteressadamente sem pedir muito em troca. Esteja presente quando ela quiser e dê-lhe espaço quando ela não quiser.
Finalmente, a última razão pela qual a sua namorada pode estar distante é o facto de estar a passar muito tempo com outras pessoas. Ela pode estar a ser perseguida por outros homens e sentir-se confusa, sem saber de quem gosta mais. Se for este o caso, provavelmente não deve manter uma relação com ela.
Deve acabar com ela porque, se não o fizer, ela acabará por ceder às tentações e deixá-lo por outra pessoa. Posso dizer isto com confiança porque quando alguém é tentado a trair, as tentações aumentam com o tempo.
Muito poucas pessoas entram nos intervalos depois de já terem desenvolvido sentimentos e começado a sentir-se confusas.
E se eu a deixasse e ela ficasse distante?
Se foi você que o deixou e, de repente, ela está a ficar distante, pode haver algumas explicações para o seu comportamento.
Para começar, a sua namorada pode estar a tentar proteger-se da dor que a separação lhe causou. Ela pode ainda estar a recuperar do choque e da ansiedade que lhe infligiu e está agora a ter dificuldade em relaxar e confiar plenamente em si.
Se é isso que está a acontecer, ela terá de reaprender a confiar em si. E a melhor forma de o fazer é dizer-lhe que tem notado que ela tem andado um pouco distante nos últimos tempos. Quando ela lhe disser que tem dificuldade em confiar em si, não leve a mal.
Em vez de ficar na defensiva, assegure-lhe que a razão pela qual a deixou já desapareceu e que não vai voltar a cometer o mesmo erro.
Isto deve acalmar um pouco a sua namorada, mas não necessariamente o suficiente para que ela confie em si. A confiança leva meses a ser construída. Por isso, tranquilize-a frequentemente e encoraje-a a ser mais vulnerável ao seu lado.
Ela precisa de baixar a guarda porque, se não o fizer, vai ter dificuldade em sentir amor por si e, provavelmente, vai afastar-se.
Não são só os dumpers que voltam a sair depois de terem regressado. Por vezes, os dumpees trocam de lugar com o seu dumper e tornam-se eles próprios dumpers.
Querem ter o controlo de uma situação sobre a qual anteriormente não tinham qualquer controlo, evitar ficarem vulneráveis ao pé do parceiro e deixá-lo quando se convencerem que merecem melhor.
Por isso, independentemente de quem namora, dê sempre o seu melhor. Uma vez quebrada a confiança, é difícil repará-la.
Voltaste a estar com a tua ex e ela está distante? Como é que ela é? Deixa o teu comentário abaixo.
E se estiver à procura de formação sobre relações e separações, consulte as nossas opções de formação aqui.