A não ser que queira o seu ex de volta, tenha filhos com o seu ex ou precise de falar sobre algo importante com o seu ex, não deve contactar o seu ex. Não há nada para falar com o seu ex porque o seu ex precisa de tempo longe de si para processar a separação, perder a esperança e habituar-se à nova vida sem si.

As suas chamadas e mensagens de texto podem dificultar o processo de distanciamento e confundir o seu ex.

Por isso, em vez de tentar saber como está o seu ex ou mesmo para pedir desculpa, tenha consideração pelos sentimentos do seu ex e não o faça. Deixe o seu ex curar-se para que, talvez um dia, ele possa falar consigo e sentir-se calmo ao fazê-lo.

Pode sentir-se mal por ter magoado o seu ex e querer ajudá-lo, mas se já passou algum tempo desde que se separaram e o seu ex ainda não o contactou, é provável que o seu ex esteja a conseguir fechar o ciclo sem si ou que já o tenha feito.

É claro que isso pode fazer com que o seu ex se sinta muito validado e esperançoso, mas ele não precisa de sentir esse tipo de emoções. No momento em que o seu ex as sentir, vai querer mais e pensar que pode ser possível voltarem a estar juntos.

Pode evitar que esse tipo de pensamento brinque com os sentimentos da sua ex simplesmente deixando-a em paz.

Não falar tornará as coisas muito melhores, porque a sua ausência permitirá que o seu ex se concentre no amor-próprio e ultrapasse a separação naturalmente. A única altura em que o seu ex pode precisar de falar consigo é se a separação for recente ou se o seu ex estiver a ter dificuldade em esquecer-se de si.

Mas, nesse caso, não deve contactar o seu ex. Deve ser empático, tranquilizador e estar disposto a responder às perguntas do seu ex. sempre que este o contactar e parecer querer algo de si.

Por isso, se está a pensar: "Será que devo contactar o meu ex que deixei?", tenha em mente que contactar a pessoa que deixou de gostar de si é, na maior parte das vezes, uma má ideia. Contactar a pessoa que deixou de gostar de si tende a causar mais mal do que bem, porque torna a pessoa que deixou de gostar de si ansiosa de novo e faz com que ela anseie por amor e atenção.

A forma como o dumpee se sente depois de receber migalhas de pão de um ex depende do seu grau de desapego e da sua autoestima, mas, de um modo geral, a maioria dos dumpees fica esperançada quando o ex os contacta.

O post de hoje é para as pessoas que abandonaram o lar e que se perguntam se devem contactar um ex que abandonaram.

Por que razão não deve contactar a sua ex?

O seu ex quer estar consigo, por isso ouvi-lo pode dar-lhe esperança de reconciliação e fazer com que o seu ex queira falar consigo ainda mais. As interacções consigo funcionam como uma droga. No momento em que estende a mão, dá ao seu ex uma dose da substância mais viciante que um dumpee pode receber - atenção.

O seu ex faz com que o seu ex se sinta desejado - e isso não é bom porque o seu ex não se deve sentir romanticamente desejado. O seu ex deve continuar a perder a esperança para que o seu ex se possa curar completamente e encontrar a felicidade interior.

Mesmo que o seu ex não queira mais estar consigo, é possível que ele ainda esteja a recuperar da separação e que uma simples mensagem sua possa desencadear a ansiedade e os medos que ele pensava ter ultrapassado.

Por vezes, os idiotas pensam que não se podem magoar de novo, mas enganam-se logo que o seu ex lhes estende a mão, porque o ex faz com que se lembrem imediatamente da dor que lhes causou depois da separação e os faz recuar emocionalmente.

O seu ex desencadeia as emoções que mantiveram reprimidas na sua mente e mostra-lhes que é demasiado cedo para comunicarem com o seu ex.

É melhor para o seu ex evitar contratempos emocionais que podem atrasar a cura e tornar mais difícil para o seu ex voltar a apaixonar-se por si próprio.

Alguns exemplos de situações em que não deve contactar o seu ex são

  • aniversários
  • formaturas
  • promoções
  • aniversários
  • férias
  • mortes

Também não deve contactar o seu ex se se sentir culpado, envergonhado, ansioso, deprimido, aborrecido, ciumento, nostálgico, com medo ou com dúvidas. Estas emoções podem fazer com que sentir que contactar o seu ex é a melhor coisa a fazer, mas não deve fazê-lo por causa delas.

Por isso, não se esqueça de que o seu ex precisa de passar tempo com os amigos e a família e não consigo. Não pode ajudar o seu ex a curar-se porque você é o... ex do seu ex.

Tu és a causa do problema e não podes ajudar a resolver o problema, a não ser que queiras recuperar o teu ex e acabar com a dor dessa forma.

Quem me dera que houvesse outra forma, mas os idiotas precisam de espaço depois da separação. Precisam de se concentrar em si próprios e de se curar, não de analisar as palavras e acções do seu ex e de se perguntar se ele vai voltar. A melhor forma de ajudar o seu ex com isso, portanto, é não o ajudar de todo.

Em vez de comunicar com o seu ex e fazer com que ele se interrogue sobre o que você quer, dê-lhe espaço. Quanto mais espaço lhe der, menos o seu ex ficará a ruminar sobre a separação e mais rapidamente ele se desligará e encontrará paz interior.

Por isso, certifique-se de que não entra em contacto com o seu ex se souber que ele ainda está a processar a separação. Poderá ver o seu ex a sair e a conhecer novas pessoas, mas isso não significa que ele já o tenha ultrapassado. Os idiotas precisam, em média, de 8 meses para processar a separação.

O tempo que demoram a esquecer o ex depende da seriedade da relação, do valor que dão a si próprios, dos erros que cometem depois da separação e do facto de o ex os deixar em paz para sarar.

De todas estas coisas, a única coisa que pode controlar é se deixa o seu ex em paz para se curar. Ao deixar o seu ex em paz, pode ser o mais útil possível. Por isso, seja útil.

Só deve contactar o seu ex se isso o ajudar da forma correcta.

Descobrir por que razão quer contactar o seu ex

Antes de contactar o seu ex, deve primeiro perceber por que razão se sente tentado a contactá-lo. Tem saudades do seu ex e quer saber como ele está e o que anda a fazer?

Estas coisas não são boas desculpas para contactar o seu ex. São desculpas típicas que os "dumpers" que não compreendem as rupturas procuram. E você não quer ser um desses "dumpers". Você quer ser alguém que compreende o que o seu ex precisa para se curar e ser suficientemente forte para resistir aos pensamentos e emoções que o impelem a contactar o seu ex.

Ao compreender as necessidades do seu ex e ao saber que as suas tentações podem magoá-lo e piorar as coisas para ele, pode manter-se afastado dele e deixá-lo ultrapassar a separação.

É claro que deve ser a pessoa que se separa a entrar em contacto primeiro, mas se a separação aconteceu há apenas alguns meses, é provavelmente demasiado cedo para o fazer. É melhor esperar mais algum tempo para que a sua ex se distancie completamente, goste de o ouvir e queira realmente ouvi-lo.

Se o fizer demasiado cedo, a sua ex pode ainda estar na fase inicial da separação e não saber quais são as suas intenções. Por isso, espere mais algum tempo (mais de meio ano) ou até que a sua ex se aproxime e mostre que é emocionalmente capaz de ser sua amiga.

Pode dizer-se que o seu ex está pronto para ser seu amigo quando ele vê que anda com outra pessoa e não se deixa afetar por isso. É nessa altura que a amizade é algo em que você e o seu ex podem trabalhar como ex-casal.

Por isso, mais uma vez, descubra o que o leva a falar com o seu ex. Quando descobrir essa razão (ou razões), determine quanto tempo passou desde que se separaram e se o seu ex. está pronto para o ouvir. Se o seu ex. não estiver pronto porque não tem contacto, não deve incomodá-lo. Deve concentrar-se em si próprio, tal como o seu ex.

Mas se o seu ex já ultrapassou completamente a separação e já expressou anteriormente que quer ser seu amigo, então talvez deva tentar pedir-lhe amizade.

Certifica-te apenas de que tens:

  • processou a separação
  • lidar com ressentimentos ou medos
  • melhorou a forma como vê o seu ex e como se sente em relação a ele
  • estar pronto para falar com o seu ex e ser amigo dele

A separação envolve duas pessoas e é por isso que só se pode falar com elas quando ambas estiverem prontas para voltar a comunicar ou quando não tiverem outra alternativa senão falar sobre algo importante.

É possível perceber que o seu ex está pronto para falar quando:

  • Passou muito tempo desde a separação (mais de 6 meses)
  • O seu ex casou-se ou tem uma relação séria
  • O seu ex contactou-o e disse que está pronto para serem amigos

Quando souber que o seu ex está pronto para falar, deve perguntar a si próprio uma última coisa: precisa de contactar o seu ex? Se o seu ex estiver com outra pessoa, pode não querer voltar a falar consigo. Pode já o ter esquecido e não querer correr o risco de se magoar novamente e/ou de se envolver com alguém que o tratou injustamente.

E se o teu ex te contactar?

Por vezes, as pessoas que não têm filhos entram em contacto com eles depois da separação porque estão a lutar com a separação. Querem saber o que o ex sente por elas e se é possível provarem o seu valor e empenho.

Se o seu ex estender a mão, deve ter muito cuidado para não dar ao seu ex o que ele quer, mas sim o que ele precisa.

É provável que o seu ex queira algo esperançoso para tornar a separação menos dolorosa, mas você deve tranquilizá-lo oferecendo-lhe ajuda e apoio. Deve ajudar o seu ex a sentir-se melhor sem o fazer sentir-se esperançoso ou rejeitado. Lembre-se sempre que o seu ex precisa de algo no meio.

Pode dar isso ao seu ex respeitando-o, ouvindo-o e tolerando algumas das coisas que ele diz.

Não diga ou faça coisas que façam a sua ex sentir que está a mudar de ideias.

Não o faças:

  • elogiar desnecessariamente o seu ex
  • dizer que o(a) ama
  • declarar que poderão reconciliar-se no futuro
  • começar a conviver e a agir como amigos
  • chorar, pedir desculpa, dizer que não sabe o que está a fazer

Se quiser expressar que a separação foi difícil para si, faça-o explicando porque é que acha que é difícil, em vez de deixar que o seu ex interprete as suas palavras da forma que ele quiser. O seu ex está num estado sensível, por isso é provável que analise tudo o que diz e faz.

O seu ex fará isso porque o seu ex estará à procura de respostas e de esperança. Esperança de que uma parte de si ainda se preocupa e quer uma relação.

Por isso, escolha as suas palavras com cuidado e tenha em mente que não tem de concordar com tudo o que o seu ex quer. Não tem de se encontrar com o seu ex, telefonar-lhe e agir como o parceiro do seu ex. Só tem de recusar educadamente coisas que aproximariam o seu ex de si e o tornariam mais obcecado por si.

O que é que você acha que deve fazer para contactar um ex que você deixou? O que é que isso significa? Publique o seu comentário abaixo do artigo.

E também, se quiser falar connosco sobre a sua separação, subscreva os nossos serviços de coaching aqui.