Se o seu ex o bloqueou, provavelmente está à procura de esperança de que ele volte. Quer saber que a relação ainda não acabou ou para sempre e que ele se arrependerá de ter acabado consigo e de o ter bloqueado.

No fundo, sabe que o bloqueio é desrespeitoso e que o seu ex está zangado e/ou desgostoso consigo, mas isso não o impede de se sentir ansioso e esperançoso. A separação apanhou-o de surpresa, pelo que não pode deixar de se sentir impotente. Provavelmente, quer o seu ex de volta ainda mais agora que o seu ex o bloqueou, porque o seu ex afectou a forma como se vê a si próprio e o que quer da vida.

Ele fez-te pensar que não mereces o tempo e o reconhecimento dele e que tens de ganhar a sua confiança de volta. A verdade, porém, é que é ao contrário. O teu ex precisa de ganhar a tua confiança de volta por te ter magoado. Ele tem de mudar muita coisa em si próprio, a começar pelo rancor, a raiva, o respeito, a confiança e talvez até os medos.

Se o seu ex o bloqueou porque não o deixava em paz depois da separação, provavelmente fê-lo porque se sentia desconfortável consigo. Sentiu que precisava dele para sobreviver à separação e/ou que bloqueá-lo o ajudaria a esquecer o passado e a concentrar-se no futuro.

É difícil dizer se ele vai voltar depois de a ter bloqueado, porque o bloqueio e o desbloqueio não decidem se o seu ex vai voltar. O que realmente importa são os erros que comete depois da separação e a capacidade do seu ex-namorado para processar emoções negativas, percepções, medos e problemas.

Além disso, mesmo que o seu ex a desbloqueie hoje, é pouco provável que volte para si imediatamente. A maior parte das pessoas que desbloqueiam o seu ex desbloqueiam quando se apercebem que foram longe demais com o bloqueio e que o seu ex merece mais respeito do que aquele que lhe deram.

Tendem a regressar muito mais tarde, depois de terem vivido a sua vida independentemente do seu ex durante algum tempo e de terem encontrado um obstáculo que os ajuda a perceber que o que tinham era bom e que eram tolos por pensarem que podiam ser mais felizes sem o seu ex.

Por isso, se o seu ex o bloqueou e está a pensar se ele vai voltar, tenha em conta que o seu ex pode demorar algum tempo a desbloqueá-lo. Alguns dumpers desbloqueiam dias depois do bloqueio, enquanto a maioria dos dumpers desbloqueia semanas ou meses depois. Só os dumpers mais amargos deixam os seus ex bloqueados durante anos.

Mas, normalmente, essas pessoas que abandonam a vida em comum sentem-se muito amargas e não são capazes de esquecer o passado. Normalmente, isso acontece porque os seus ex as aborrecem muito ou se vingam delas. Fazem algo que as torna inseguras, pouco saudáveis ou pouco sensatas para se aproximarem e terem conversas normais.

É claro que existem pessoas que simplesmente cortam os seus bolinhos sem razão aparente, mas você não quer essas pessoas na sua vida, de qualquer forma. Se elas o cortam só porque já não estão consigo, talvez seja melhor esquecê-las e seguir em frente.

Não se pode mudar a mentalidade e o comportamento das pessoas por pura vontade, só elas o podem fazer se realmente o quiserem.

Este artigo irá discutir se ele voltará após o bloqueio.

Porque é que ele me bloqueou depois da separação?

Se o seu ex a bloqueou, as acções dele chocaram-na e magoaram-na. Provavelmente, fizeram-na pensar que o bloqueio complicou o processo de reconciliação e que o seu ex não tem pressa em voltar para si.

Infelizmente, isso pode ser verdade, porque quando um ex o bloqueia, o seu ex não demonstra certamente que o ama. É certo que algumas pessoas numa relação se bloqueiam mutuamente durante as discussões, mas não o fazem por amor. Fazem-no porque não conseguem lidar com as diferenças um do outro e com a forma como se fazem sentir.

Normalmente, bloqueiam-se mutuamente durante um ou dois dias e depois voltam a ser o que eram até a situação se repetir.

No entanto, nas separações (e não nas falsas separações temporárias), o bloqueio dura normalmente muito mais tempo. As pessoas que abandonam a relação sentem-se tão amargas e cansadas do seu ex-parceiro que não conseguem ultrapassar as emoções negativas numa questão de dias, porque não se sentem apenas exaustas com o fim da relação, mas também aliviadas por terem finalmente terminado o compromisso com o seu parceiro.

Estão a lidar com duas emoções que, à primeira vista, parecem contraditórias (alívio e exaustão), mas as pessoas que abandonam o lar só lidam com uma emoção de cada vez. Ou se sentem aliviadas quando o ex as deixa em paz ou se sentem sufocadas e exaustas quando o ex as contacta e perturba o seu alívio, paz e independência.

Se o seu ex o bloqueou, é evidente que ele sente alguma emoção indesejada, mesmo que você não tenha dito ou feito nada de errado. Não precisa de o irritar diretamente, implorando e suplicando para que ele o bloqueie.

Por vezes, a ideia de entrar em contacto consigo, publicar algo nas redes sociais e mostrar ao seu ex que ainda está por perto pode fazer com que o homem se sinta extremamente desconfortável e o leve a expulsá-la da vida dele.

Por isso, não parta do princípio de que é apenas o seu comportamento que pode fazer com que seja bloqueado pelo seu ex. É também a perceção que o seu ex tem de si que pode fazer isso. E a perceção do seu ex pode não ter nada a ver com o que está a fazer hoje. A perceção do seu ex faz parte do sistema de crenças, maturidade e formas de compreender as coisas pelas quais não pode assumir a responsabilidade.

Se o fizer, vai culpar-se sem razão e tornar a cura muito mais difícil para si.

A imagem abaixo ilustra a razão pela qual as pessoas bloqueiam os outros.

Será que ele vai voltar se me bloqueou?

Obviamente, antes de um homem poder voltar, tem de a desbloquear. Ele tem de compreender que bloqueá-la era desnecessário, uma vez que nunca o ameaçou a ele ou aos seus entes queridos. Estava apenas a ser você mesma e isso foi demasiado para ele aguentar.

Por isso, para o desbloquear, ele vai ter de fazer as suas próprias coisas durante algum tempo. Vai ter de aproveitar a vida sem si e esquecer os problemas que existem entre vocês. Quando finalmente esquecer, é provável que o desbloqueie e deixe as coisas como estão. Provavelmente, ainda não terá motivos para falar consigo.

No entanto, quando ele fica curioso a seu respeito ou precisa de algo de si, ele pode finalmente tentar obtê-lo. A maioria dos rapazes tenta obter algo de si devido a culpa, vergonha, preocupação, ansiedade, medo, curiosidade e aborrecimento. Por vezes, eles querem ajuda com algo e não o expressam necessariamente.

Falar a sós com o ex é muitas vezes suficiente para apaziguar a culpa e saber como está o ex.

Se o seu ex alguma vez voltará depois de o ter bloqueado depende de muitas coisas, a começar pelo facto de o homem ser maduro e capaz de o perdoar e de esquecer o passado. Se tiver tendência para guardar rancor e culpar as pessoas pela sua falta de respeito e de amor, o homem poderá nunca o ver numa perspetiva melhor.

Pode continuar a ver-se a si próprio como uma vítima e a recusar-se a crescer da forma que precisa.

Lembre-se sempre que um homem que se ressente de si ou que pensa mal de si precisa de passar por uma transformação pessoal. E pode passá-la se lhe acontecer algo desagradável e doloroso que o motive ou o obrigue a fazer algumas mudanças.

O que é triste é que as pessoas não crescem sem uma razão para crescer. Ou decidem conscientemente mudar os seus pensamentos e comportamentos ou sentem-se forçadas a fazê-lo. Esta última tende a ter resultados mais rápidos e melhores, uma vez que os ultimatos e as emoções fortes incentivam mais as pessoas.

Por isso, se espera que o seu ex volte depois de o ter bloqueado, descubra qual é a probabilidade de ele se aperceber dos seus erros ou de falhar de forma dolorosa por não estar preparado para a vida sem si.

Nunca terá 100% de certeza de que o seu ex o vai desbloquear, uma vez que as pessoas podem ser imprevisíveis, mas pode provavelmente fazer uma suposição exacta.

Será que o bloqueio o vai trazer de volta?

Alguns idiotas pensam que devem bloquear o seu ex para mostrar força, mas não vale a pena fazê-lo. Bloquear o seu ex não vai ferir o ego do seu ex nem fazer com que ele o queira de volta. Isso porque o seu ex não se vai importar nem saber que está bloqueado. Ele pode descobrir isso um dia quando/se ele o desbloquear, mas, para além disso, não vai despoletar os antigos sentimentos do seu ex por si.

Tudo o que isso fará é descer ao nível do seu ex e mostrar que não é você que está na origem da separação.

Em vez de bloquear o seu ex, apague o número do seu ex e deixe de o seguir nas redes sociais. Dessa forma, não verá o que o seu ex está a fazer e, acidentalmente, enviará mensagens ou telefonará ao seu ex. Concentrar-se-á apenas em si e, gradualmente, deixará de estar obcecado com o seu ex.

Sei que neste momento lhe apetece responder ao bloqueio do seu ex de alguma forma, mas não responder é ainda melhor. Diz ao seu ex que tem a sua vida sob controlo e que não o vai chatear por causa do bloqueio.

Por isso, se o seu ex o bloqueou e está a pensar se ele vai voltar, tente não se preocupar com isso neste momento. É provável que ele demore algum tempo a desbloqueá-lo e a encontrar uma razão para falar consigo. Mas quando ele finalmente processar a separação e encontrar essa razão, pode ter a certeza de que ele o contactará.

É nessa altura que terá de decidir se o contacto do seu ex foi uma migalha de pão ou uma forma de ele voltar a ter uma relação consigo.

O que achas que é melhor fazer quando o teu ex te bloqueia de repente? Comenta abaixo do post.

E se quiser falar connosco sobre o bloqueio do seu ex, clique aqui para ver as nossas opções de formação.