Se está a pensar enviar ou oferecer presentes à sua ex para a reconquistar, tem de saber que os presentes, as promessas, as recordações do passado e os gestos românticos não vão derreter o coração da sua ex e ter o tipo de efeito que espera que tenham.

A sua ex está demasiado longe (demasiado pouco recetiva) para isso, porque ela acabou consigo e pediu espaço físico e emocional. Basicamente, ela disse: "Afastei-me de si e agora preciso de algum tempo para fazer as coisas à minha maneira".

Por isso, quando lhe envia presentes, esperando que ela aprecie os seus esforços, não a deixa controlar a separação. Na verdade, diz-lhe "ainda estou aqui", coloca-lhe muitas expectativas e obriga-a a dizer ou a fazer alguma coisa, apesar de ela se sentir encurralada e não querer fazer nada.

Para compreender como se sentiria a sua ex-namorada se lhe enviasse presentes, imagine como se sentiria se recebesse presentes de uma rapariga de quem tem tentado fugir. A sua primeira impressão seria provavelmente a de que ela é uma perseguidora e uma canalha e que tem muito pouco respeito por si própria.

Por ter uma opinião tão negativa sobre ela, sentir-se-ia muito estranho durante algum tempo e perguntaria o que fazer com os presentes que ela lhe enviasse. Se os presentes fossem chocolates, poderia comê-los. Mas e se fosse algo como uma camisa, uma pulseira ou, pior ainda, um bilhete para um concerto com ela?

Imagine como se sentiria desconfortável se ficasse preso numa situação em que não quer ir com ela, mas, ao mesmo tempo, não quer ser mal-educado e dizer-lhe para parar de lhe enviar presentes. Tenho a certeza de que se sentiria muito sufocado e infeliz.

E é exatamente assim que a sua ex se sentiria se lhe enviasse presentes e esperasse que ela gostasse mais de si por causa deles. As situações entre o seu admirador imaginário e a sua ex-namorada não são assim tão diferentes. Ambas consistem numa pessoa que está obcecada e a tentar deixar uma boa impressão e uma pessoa que está emocionalmente exausta, incapaz e sem vontade de percebergestos pelo que eles são.

Tudo o que uma pessoa com uma opinião negativa sobre o seu ex pode sentir é muita pressão e raiva por não ser ouvida e ser desrespeitada.

Por isso, se está a pensar comprar presentes para reconquistar a sua ex-namorada, não o faça. Não dê presentes à sua ex porque não a vão arrebatar nem aumentar a admiração dela por si. Pelo contrário, os presentes vão dizer-lhe que não respeita a necessidade de espaço dela e que está a ser carente e pegajoso.

Eu sei que está à espera de presentes para dizer à sua ex que a ama e que quer estar com ela, mas, infelizmente, a sua ex já sabe isso. Ela acabou consigo e sabe que sente algo por ela. E se, por alguma razão, ela não souber, verá que está obcecado por ela e que os seus presentes vêm de um lugar de desespero e de falta de respeito por si próprio.

Neste post, vamos falar sobre se deve enviar presentes para reconquistar a sua ex-namorada.

Presentes para reconquistar a sua ex-namorada

Não sei bem porquê, mas normalmente são os rapazes que pensam que enviar presentes às suas ex-mulheres vai impressioná-las e tirá-las do seu estado de confusão. Imagino que seja porque os rapazes normalmente se expressam mais através de acções do que de palavras e consideram os seus presentes um gesto atencioso e carinhoso.

As mulheres, por outro lado, tendem a cometer outros erros pós-separação: por vezes, visitam sem convite a casa ou o local de trabalho dos seus ex, enviam cartas de perdão/encerramento e culpam os seus ex.

É claro que tanto os homens como as mulheres enviam prendas e fazem coisas obsessivas, mas, pessoalmente, já vi muito mais homens a enviar prendas às suas ex do que mulheres, provavelmente porque os homens pensam que o dinheiro e o esforço podem mostrar às suas ex-namoradas que se preocupam com elas e que as querem de volta.

Por isso, se é um homem e está à procura de prendas para recuperar a sua ex-namorada, siga o meu conselho e pare de procurar. Tire completamente a ideia da cabeça, porque os problemas da sua ex são maiores do que as prendas podem resolver. São tão grandes que só vai atrapalhar a sua ex de desfrutar da sua liberdade e deixá-la ainda mais desconfortável do que já está.

Posso dizer-vos que os homens que enviaram prendas às suas ex não obtiveram os resultados que esperavam obter. Alguns homens receberam um "obrigado pelas prendas", outros foram ignorados/bloqueados, outros entraram numa discussão, alguns receberam as prendas de volta, mas a maioria desperdiçou o seu tempo, dinheiro e emoções e não conseguiu absolutamente nada.

Mostraram ao seu ex que estavam desesperados por amor e que precisavam que o seu ex deixasse de se sentir ansioso e com medo.

Porque é que os presentes ex-back não funcionam?

Enviar prendas à sua ex não vai funcionar porque ela não está emocionalmente preparada para isso. Ela sente-se cansada do fim prolongado da relação e não consegue mudar a forma como o vê e sente em relação a si tão facilmente. As percepções que tem de si estão congeladas no tempo e não dependem do que fizer para a reconquistar.

Dependem da sua capacidade de esquecer o passado/processar emoções pouco saudáveis e do facto de lhe dar ou não o que ela quer.

Por isso, o que a sua ex-namorada precisa de si para ser feliz não são presentes, nem esforço, nem promessas, nem perseguição, nem imploração, nem melhoramentos pessoais. Para processar o passado e sentir sentimentos positivos por si, a sua ex-namorada precisa de muito, muito tempo.

E ela tem de o obter de si a todo o custo.

Se ela não perceber porque continua a oferecer-lhe coisas e a esperar que ela lhe agradeça, é muito provável que ela não o respeite pela dor que lhe está a causar. Pelo contrário, é provável que ela perceba que o devia ter deixado mais cedo e que tem de seguir em frente com a sua vida o mais depressa possível.

Dito isto, aqui estão 5 razões pelas quais não deve enviar presentes à sua ex-namorada.

Se ainda não enviou nenhum presente à sua ex-namorada, não o faça. Foi a sua ex que desistiu, por isso, se há alguém que deve enviar-lhe presentes e pedir-lhe desculpa por o ter magoado, é ela. Tem de compreender que os papéis estão completamente invertidos. A sua ex-namorada é a pessoa com todo o poder e você é a que não o tem.

Para que as coisas sejam justas e equilibradas, a sua ex deve respeitá-lo e desejá-lo tanto quanto você a deseja. Mas como isso não está a acontecer neste momento, tudo o que pode fazer para equilibrar os níveis de interesse de cada um é preocupar-se menos com ela.

É para isso que servem as regras de não contacto. Sugiro que siga a regra de não contacto por tempo indeterminado e não a regra de não contacto por 30 dias ou qualquer outra técnica de que se fala na Internet.

Se se preocupa consigo próprio e com a sua ex, terá de lhe dar o tempo que ela precisa. Não vai tentar contactá-la antes do tempo enquanto ela ainda estiver a sufocar com a falta de espaço.

Que alternativas existem ao envio de prendas?

Se queres fazer com que a tua ex sinta a tua falta e perceba o teu valor, não lhe dês presentes. Agora já sabes que os presentes te vão fazer parecer fraco e pouco atraente e que ela te vai valorizar ainda menos do que já valoriza.

Por isso, em vez de parecer desesperado, dê à sua ex o presente de sentir a sua falta. Afaste-se dela, desapareça completamente e mime-se com algo agradável. Compre roupas novas, tire uma licença do trabalho e vá de férias, passe tempo com os amigos e faça as coisas que sempre quis fazer mas nunca conseguiu.

Tirar a cabeça da sua ex e concentrar-se em si próprio é o que vai dar à sua ex o que ela quer - espaço. Incomodá-la com presentes, por outro lado, não o vai fazer. Se alguma coisa, os presentes vão mostrar-lhe que pensa nela a toda a hora e que ainda está a planear uma vida com ela, apesar de já não serem um casal.

Lembre-se que ficar em negação não vai criar a faísca de amor que está a tentar desesperadamente criar, porque o amor depois da separação requer algo completamente diferente. Algo que a sua ex precisa para processar os seus pensamentos e sentimentos negativos.

E esse algo é:

  • tempo
  • espaço
  • respeito
  • autorreflexão
  • e força de vontade ou um forte incentivo emocional

Se faltar uma destas coisas, a sua ex não vai recuperar o respeito por si e voltar. Ou, se voltar, o mais provável é que se vá embora rapidamente porque não tem o que é preciso para se manter empenhada consigo.

Por isso, não apresse as coisas e deixe que a sua ex melhore as suas percepções, sentimentos e empenho.

Ela melhorará estas coisas se vir o seu valor (por si própria, sem a sua ajuda) e se quiser verdadeiramente estar consigo.

Devo oferecer à minha ex uma prenda que comprei antes de nos separarmos?

Quando se trata de oferecer prendas a ex-namorados, há uma regra muito simples que pode seguir. Chama-se: " não dê presentes ao seu ex "Não importa se é uma prenda de aniversário, uma prenda para o Dia dos Namorados, uma prenda de Natal ou uma prenda personalizada.

Se a tua ex acabou contigo (especialmente de uma forma feia), ela não merece que lhe dês presentes. Ela já não é tua companheira e está longe de ser tua amiga. Provavelmente está mais perto de ser uma conhecida do que uma amiga, por isso não lhe dês presentes.

Guarde-os para si ou ofereça-os aos seus amigos e familiares ou, se os presentes forem caros, tente devolvê-los e obter pelo menos uma parte do seu dinheiro de volta.

Há muito que pode fazer com as prendas que comprou antes da separação. Pode até doá-las aos pobres, mas não as dê ao seu ex. Dê-as a alguém que as queira e que goste de si como pessoa.

Pensem nisto por um minuto.

Queres mesmo dar um presente a alguém como recompensa por te ter deixado? Achas que isso te vai tornar mais desejável aos olhos do teu ex?

Já vi o que acontece quando se enviam presentes a um ex - e posso dizer que não faz nada de bom. Só provoca uma reação negativa no ex (ignorar também é uma reação) e faz com que os ex se sintam ainda mais rejeitados.

E, como sabem, as rejeições são muito más, fazem-nos sentir indignos e completamente miseráveis.

Por isso, se ainda está a pensar se deve dar ao seu ex um presente que comprou antes, durante ou depois da separação, opte pela opção mais segura e não dê nada. Respeite a necessidade de espaço do seu ex e minimizará o risco de ser rejeitado.

Dei prendas ao meu ex e não resultou

Sei o que é dar presentes à nossa ex porque fiz exatamente a mesma coisa. É uma história um pouco complicada, mas eu sabia que a separação estava a chegar, por isso dei presentes à minha ex no seu aniversário e esperei pelo melhor. Queria que ela soubesse que eu gostava dela, mesmo que ela não gostasse de mim.

Mas, surpresa das surpresas, o plano não correu como planeado. Raramente corre quando se trata de ex. Em vez de aceitar os meus presentes e agradecer-me por eles, a minha ex deu-os à amiga que trouxe consigo para acabar comigo. Ao fazê-lo, deixou claro que não tinha qualquer respeito por mim e que já não se importava.

Não estou a tentar demonizar o meu ex, porque sei que também cometi muitos erros ao longo da relação, mas o que estou a tentar dizer é que dar presentes a alguém que deixou de gostar de nós pode ser perigoso. Pode prejudicar seriamente a nossa autoestima e causar-nos problemas de confiança a longo prazo.

Surpreendentemente, o comportamento do meu ex não me magoou porque eu sabia que a relação tinha acabado para sempre. Mas a maior parte dos idiotas não acredita que acabou. A maior parte deles tem esperança e procura deliberadamente ou indeliberadamente soluções para recuperar o seu ex.

Se é uma dessas pessoas, tem de desistir de dar presentes à sua ex. Isso não a vai aproximar de si, mas sim afastá-la. Talvez até para sempre.

Espero que este artigo o tenha convencido de que não existem "presentes para recuperar a sua ex-namorada". As ex-namoradas não voltam como nos filmes - quando os homens lhes enviam flores e poemas. Elas tendem a voltar quando algo de mau lhes acontece e as obriga a refletir sobre as suas circunstâncias infelizes.

Gostaria de saber a sua opinião sobre o envio de presentes a ex-namoradas e ex-namorados.

Além disso, se estiver à procura de orientação personalizada 1 a 1, clique aqui para ver os nossos planos de formação.