- O meu ex está a ignorar-me e isso magoa
- Porque é que o meu ex me está a ignorar?
- O que devo fazer se o meu ex me ignorar?
- O meu ex nem sequer quer ser meu amigo
- Como é que posso fazer com que o meu ex deixe de me ignorar?
- Não consigo deixar o meu ex sozinho
- O meu ex namorisca comigo e depois ignora-me
- Deixe o seu ex vir até si
Ser ignorado pelo seu ex depois da separação dói imenso. Despoleta a sua ansiedade e medos e faz com que pense e sinta que o seu ex já não quer saber de si. Isto porque cada vez que o seu ex o ignora, faz com que se pergunte o que é que o seu ex está a fazer sem si e obriga-o a perseguir o seu ex online e a perguntar-se se o seu ex já anda com outra pessoa.
Pensamentos como estes aumentam a sua ansiedade de separação, afectam a sua autoestima e não lhe deixam outra alternativa senão lidar com a tristeza pós-rutura completamente sozinho. Claro que pode sempre confiar nos amigos e na família e inscrever-se em terapia, mas isso não tem o mesmo efeito que o encerramento.
O encerramento acelera a cura mais do que qualquer outra coisa, porque falar sobre os seus problemas com a pessoa que lhe causou problemas ajuda-o a chegar ao fundo das coisas.
Por isso, se o seu ex o está a ignorar e a magoá-lo, tem de compreender que a culpa não é sua. Pode parecer que sim e que não é digno de estar com o seu ex e de receber a resposta dele, mas a verdade é que o facto de o seu ex o ignorar não tem nada a ver com quem você é e com o que fez.
Claro que provavelmente não devia ter enviado uma mensagem ou telefonado ao seu ex, mas estava ansiosa e não merecia ser ignorada por isso.
Merecia algum tipo de reconhecimento e uma resposta carinhosa. É isso que as pessoas que se preocupam fazem. Aliviam a ansiedade do seu ex e ajudam-no de formas que beneficiam o seu ex (não a si próprias). É o mínimo que podem fazer por alguém que magoaram muito.
Por isso, não se esqueça de que o seu ex poderia ter lidado com a sua tentativa de contacto de uma forma muito melhor. O seu ex poderia ter respondido e ter tido tempo para perceber por que razão está a tentar contactá-lo. É assim que o seu ex poderia ter determinado se está a sofrer muito ou se só queria ter uma conversa rápida.
Independentemente das suas intenções, o seu ex precisava de comunicar. Ao fazê-lo, ele ou ela teria mostrado a sua natureza empática e ajudá-la-ia a valorizar-se e a ultrapassar a separação.
Uma vez que o seu ex não fez isso, é seguro dizer que o seu ex não é uma pessoa muito compreensiva. O seu ex é uma pessoa que corta as relações com os seus ex e deixa-os lidar sozinhos com os seus demónios internos. O seu ex não compreende a dor e o sofrimento por que está a passar e que é função dele fazer alguma coisa.
Por isso, em vez de assumir toda a culpa, deve ter em mente que o seu ex tem muito que crescer. O seu ex tem de evoluir para uma pessoa mais empática que responda aos ex que precisam de ter uma conversa de encerramento.
Enquanto o seu ex tiver pessoas que dependam emocionalmente dele, é responsável por elas.
Este post é para os idiotas cujo ex os está a ignorar e a magoar muito.
O meu ex está a ignorar-me e isso magoa
Quando o seu ex o ignora, fere a sua autoestima e desencadeia um retrocesso emocional, fazendo-o pensar que o problema está em si e que não é digno de amor e reconhecimento.
É claro que isto não é verdade, mas o comportamento maldoso do seu ex faz com que pense dessa forma, porque a sua autoestima cai a pique e faz com que leve a falta de resposta para o lado pessoal.
Não é fácil deixar de se preocupar com o que o seu ex pensa e sente em relação a si, porque ainda está apaixonada pelo seu ex e precisa que ele se cure. Mas, apesar de ser difícil, é vital continuar a lembrar-se de que nunca pediu para ser ignorada.
Foi o teu ex que decidiu ignorar tu A sua intenção era que o seu ex reagisse com amor e diminuísse o seu sofrimento, e não se deve culpar por isso.
Foi o seu ex que decidiu ignorá-lo e tratá-lo como um estranho, foi o seu ex que não conseguiu comunicar eficazmente consigo porque associou emoções desagradáveis a si.
É por isso que deve esforçar-se por aceitar o comportamento do seu ex e tentar compreender que ele precisa de muito tempo. O seu ex precisa de ver que não é uma ameaça à sua saúde e bem-estar e que apenas quer algumas respostas e apoio.
Se a separação aconteceu recentemente, é provável que não consiga deixar de pensar no seu ex. A ansiedade fá-lo esperar que ele volte e o faça sentir-se completo de novo. Isso é normal.
Quando se distanciar emocionalmente do seu ex e reconstruir o seu valor, vai perceber que o seu ex costumava ignorá-lo porque não conseguia controlar as suas emoções e achava que era perfeitamente aceitável ignorá-lo.
É nessa altura que se vai perguntar porque é que andou atrás do seu ex e lhe deu um poder desnecessário.
Poderá demorar algum tempo a chegar a esse ponto, mas deverá sarar mais depressa se compreender que o seu ex não merece a sua adoração. O seu ex precisa de perder o seu respeito porque não há razão para ter uma boa opinião sobre alguém que o magoou e que age de forma irresponsável.
É, portanto, o seu apego a essa pessoa que dificulta o seu desapego e o obriga a pensar que o seu ex é a melhor pessoa do mundo e que ninguém o pode substituir.
Na realidade, o seu ex é apenas mais um que se foi embora - um ser humano como todos nós. Ele ou ela só tem valor para si porque está magoado e quer sentir-se importante.
É uma pena que tenha de aceitar o comportamento de ignorar do seu ex, mas neste momento não tem alternativa. O seu ex está numa posição de poder e não quer abdicar dele.
É por isso que deve proteger-se de receber respostas indesejadas do seu ex. Quanto mais cedo deixar de tentar contactá-lo, menos o obrigará a ignorá-lo e a magoar o seu coração ferido.
Porque é que o meu ex me está a ignorar?
Se se pergunta: "Porque é que o meu ex me ignora?", deve compreender que o seu ex não é a ignorar-te porque és um ser humano horrível.
O seu ex está a ignorá-lo porque quer proteger-se de emoções indesejadas criadas pela perceção negativa que tem de si. Ao ignorá-lo, o seu ex pode sentir-se menos sufocado e recuperar lentamente o controlo da sua vida.
Neste momento, o seu ex não é capaz de falar consigo como antes. O seu ex sente-se extremamente desconfortável consigo e aliviado com a separação, pelo que não quer nada a não ser espaço. É difícil dizer de quanto espaço o seu ex precisa, mas uma estimativa aproximada seria provavelmente de meses.
Se não mantiverem contacto, devem permitir que o seu ex seja feliz e que pense em si quando quiser. É óbvio que o seu ex não vai pensar em si a toda a hora, porque o seu ex é um "dumper", mas vai lembrar-se de si de vez em quando e perguntar-se o que anda a fazer.
Para que o seu ex pense em si, ele precisa de espaço emocional. O espaço permite que o seu ex processe a separação e dá-lhe a oportunidade de desfrutar da vida durante algum tempo. Não posso prometer que o seu ex o vai querer de volta, mas se evitar cometer erros de separação, é provável que o seu ex, no mínimo, o procure e converse consigo.
Pode não querer falar com o seu ex quando isso acontecer, mas é isso que tem de fazer hoje.
Por isso, se se pergunta porque é que o seu ex a ignora, saiba que ele associa coisas negativas à sua personalidade e precisa de muito tempo. Ele tem de arranjar espaço e viver o tipo de vida com que sonhou durante semanas antes da separação.
O seu ex deve também libertar-se do poder pós-separação e melhorar a perceção que tem de si. Se o seu ex continuar amargo e pouco recetivo, nada mudará, mesmo que ele volte. Por isso, preste atenção aos desejos e necessidades do seu ex e dê-lhe o que ele quer.
Dito isto, aqui está um infográfico que explica porque é que o seu ex o está a ignorar.
O que devo fazer se o meu ex me ignorar?
Se o seu ex o ignora, a primeira coisa que deve fazer é proteger-se, aprendendo que terá dificuldade em recuperar da separação se continuar a tentar contactá-lo e a receber respostas que o ignoram.
O objetivo do seu ex não é magoá-lo ou castigá-lo por se ter envolvido romanticamente com ele. O seu ex só quer que você desista da relação e o deixe desfrutar da sua nova vida.
É tão simples quanto isso, pois tudo o que o seu ex quer é seguir em frente.
Assim, quando tiver percebido que o seu ex não vai deixar de o ignorar e começar a responder de forma calorosa e alegre, é finalmente altura de dar prioridade a si próprio. Deixe de contactar o seu ex e reconheça o facto de que o seu ex nunca o respeitará se continuar a contactá-lo.
O seu ex só vai perder ainda mais o respeito e pode mesmo recorrer ao bloqueio.
Dito isto, aqui ficam algumas dicas sobre o que fazer para deixar de ser ignorado e sofrer por causa disso.
- perceber porque é que o seu ex o está a ignorar
- deixar de telefonar e enviar mensagens de texto ao seu ex (o seu ex teria respondido se quisesse)
- não entrar em contacto
- recupere o seu poder perdido
- melhorar os seus defeitos e desprender-se
- ocupar-se com amigos e passatempos
- tentar esquecer o seu ex
Deixar ir leva tempo, mas leva ainda mais tempo quando o seu ex a ignora ou faz outras coisas que a magoam. É por isso que tem de deixar de confiar no seu ex para se curar e confiar em si própria. Obtenha ajuda de pessoas que realmente se preocupam consigo e que querem ajudar.
Mantêm-na ocupada e encorajam-na a deixar para trás um ex que não a ama.
O meu ex nem sequer quer ser meu amigo
Quando os "dumpers" terminam com os seus parceiros, normalmente não querem voltar a ser apenas amigos. Na maior parte das vezes, evitam os seus ex como se estes tivessem uma doença contagiosa. É a sua forma de se protegerem de se sentirem pressionados a fazer algo que não querem.
Se o seu ex não quer ser amigo, não pense nisso como uma coisa má. Qualquer dumpee dir-lhe-á que contentar-se com a amizade é uma grande dor de cabeça, pois mantém as suas esperanças e vê o seu ex a sair com outras pessoas.
É muito melhor para si cortar relações com o seu ex e adotar uma mentalidade de "tudo ou nada". Dessa forma, saberá que o seu ex não lhe pode dar o que quer se não se reconciliar consigo.
Por isso, mais uma vez, não procure a amizade com um ex que o deixou. Em vez disso, procure a independência emocional total. Quando a conseguir, ficará grato por não ter sido apanhado na friend zone com o seu ex.
Se não acreditas em mim, junta-te ao nosso canal Discord e fala com outros dumpees. Eles dir-te-ão que falar com um ex por quem sentes algo é uma total perda de tempo, uma vez que te prende e te faz analisar cada palavra e ação do teu ex.
Como é que posso fazer com que o meu ex deixe de me ignorar?
Como dumpee, não pode obrigar diretamente o seu ex a deixar de a ignorar. Já tentou isso e não resultou, por isso tem de adotar uma abordagem diferente. Adopte o tipo de abordagem que deixa o seu ex em paz (para sempre) e lhe permite concentrar-se em si própria.
Sei que esta abordagem não parece muito apelativa, mas é necessária. O seu ex precisa de ver que gosta mais de si do que dele e que pode desfrutar da sua vida com ou sem o seu ex.
Por isso, se ainda não parou de contactar, pare já! Não diga ao seu ex que o vai deixar em paz, apenas deixe de o contactar. Certifique-se de que implementa todas as regras de não contacto, caso contrário o seu ex pode ver que ainda está por perto, à espera de voltar a estar com ele. E saber que está por perto vai diminuir a curiosidade e o desejo ou necessidade de entrar em contacto.
É provável que o seu ex precise de algum tempo para processar a separação e os seus erros de separação para se acalmar. Assim que o seu ex se acalmar, é provável que precise de algum tipo de incentivo para o contactar. Esse incentivo pode ser aborrecimento, curiosidade, ansiedade, inveja, culpa ou qualquer coisa que o faça pensar em si.
Enquanto espera que isso aconteça, concentre-se nas coisas que pode controlar. Concentre-se em crescer como pessoa e em recuperar-se.
Eis como fazer com que o seu ex deixe de o ignorar.
Ao manter-se sem contacto, irá distanciar-se e reconstruir a sua autoestima, o que significa que as suas ânsias de ex irão diminuir e que poderá nem sequer querer falar com o seu ex. Poderá começar a desfrutar da sua paz interior e desejar que o seu ex se afaste de si e a deixe curar-se.
Provavelmente, é difícil imaginar isto neste momento, porque está a sofrer, mas dê-lhe tempo suficiente e prometo-lhe que a sua opinião sobre o seu ex e o que quer dele mudará. Em breve, a sua racionalidade voltará a si e permitir-lhe-á ver o seu ex pela pessoa que ele ou ela é.
Não consigo deixar o meu ex sozinho
É extremamente difícil deixar de ter contacto com um ex que a ignora e a faz duvidar do seu valor. Ignorar torna a tarefa muito mais difícil para si porque lhe diz que o seu ex já não a ama nem quer ter nada a ver consigo.
Mas por muito doloroso e difícil que seja para si manter-se sem contacto, tem de fazer o seu melhor para o manter. Não pode contactar o seu ex porque, se o fizer, fará com que ele se sinta encurralado e com excesso de prioridades e será ignorado e magoado novamente.
É preciso ser forte e ultrapassar mesmo os dias mais difíceis, em que apetece ir a casa do ex e fazer um gesto grandioso.
Mesmo que o seu ex lhe responda depois de o ter contactado, ele não o respeitará por isso. Continuará a ser perseguido e afastá-lo-á no momento em que tiver esperanças e tentar conquistá-lo.
Por isso, se o seu ex o ignora e o magoa, lembre-se do comportamento do seu ex e use-o para pensar nele como uma pessoa indiferente. Dessa forma, terá algumas características negativas a que se agarrar quando sentir que o seu ex é o homem ou a mulher perfeita para si.
Para tirar o máximo partido deste exercício, pegue numa caneta e num papel e escreva as más características do seu ex. Faça-o para se lembrar que o seu ex tem muitos defeitos que você ignorou completamente.
O meu ex namorisca comigo e depois ignora-me
Se o seu ex mostra sinais de comportamento quente e frio, namoriscando consigo num momento e ignorando-o e desaparecendo no momento seguinte, é evidente que o seu ex quer o melhor dos dois mundos.
O seu ex gosta da sua atenção e validação, mas fica aquém quando se trata de se comprometer e investir em si. Isto prova que o seu ex não vai voltar tão cedo e que tem de ignorar os namoricos do seu ex. Tem de pensar que o seu ex sente falta do aspeto sexual da relação, mas não da parte emocional.
Talvez o seu ex só queira uma pessoa conhecida para namoriscar porque não tem ninguém melhor com quem se relacionar. Seja qual for o caso, não namorisque com uma pessoa que o elogia e parece gostar de si apenas por um breve momento.
Um ex que te queira por ti não te fará isso. Ele ou ela investirá constantemente em ti e esforçar-se-á ao máximo para não te desiludir e ser rejeitado por ti.
Não hesite em cortar relações com o seu ex no momento em que ele se atira a si.
Deixe o seu ex vir até si
A única forma de fazer com que o seu ex deixe de o ignorar é esperar que ele o faça querer falar consigo .
Como já referimos, é necessário que algo se passe na mente do seu ex e o force a querer comunicar. Pode ser algo trágico que afecte a felicidade e a autoestima do seu ex.
Por isso, se está preocupado com a possibilidade de nunca mais ter notícias do seu ex, não se preocupe. A maior parte dos idiotas acaba por ter notícias dos seus ex. Se deixar que o seu ex venha ter consigo, é provável que também o faça.
Não quero dar-lhe esperanças, mas lembre-se de que não é sua tarefa reconquistar o coração do seu ex. Só precisa de lutar pelo amor quando ele está presente. Quando ele desaparecer, é altura de se afastar com orgulho e deixar que o seu ex redescubra o seu valor.
O que está a fazer para que o seu ex deixe de o ignorar? Diga-nos na secção de comentários abaixo.
E se quiser falar connosco sobre o comportamento de ignorar o seu ex, inscreva-se para receber formação aqui.