Antes de falarmos sobre o plano de jogo, é necessário compreender até que ponto é comum as pessoas que abandonam a relação entrarem numa outra relação romântica.

Muitos, se não a maioria dos "dumpers", estão tão cansados do facto de a sua relação (de longa duração) não os fazer felizes que se ligam avidamente a alguém novo e tentam a sua sorte com essa pessoa. Não consideram a sua ramificação imoral porque pensam que merecem ser felizes na vida com um parceiro que os compreenda.

Na sua mente, podem fazer tudo o que quiserem, mesmo que acabem por ferir os sentimentos do seu ex e pareçam felizes enquanto o seu ex está infeliz. Tudo o que importa para os "dumpers" que estão numa nova relação é que estão felizes e que já não têm de se preocupar com o seu ex.

Uma vez que o seu ex já está a viver com outra pessoa, é provável que o seu ex o tenha magoado muito e afetado a sua autoestima. Ele fê-lo pensar que fez asneira na relação e que essa nova pessoa terá agora mais hipóteses de ter uma relação bem sucedida com o seu ex.

O que precisa de compreender é que, independentemente da pessoa com quem o seu ex está, ele continuará a ser a mesma pessoa. Ele ou ela enfrentará problemas muito semelhantes com essa nova pessoa, para além de outros novos. Não terão uma relação perfeita, mesmo que estejam apaixonados um pelo outro e pareçam ser um par feito no céu.

Quando se conhecerem, as hipóteses de transformarem a sua nova relação numa relação duradoura não serão maiores do que as suas. Isto porque terão de aprender a trabalhar em conjunto, a praticar uma comunicação saudável, a expressar gratidão, a evitar tentações e muito mais. Não terão as coisas fáceis só porque estão apaixonados.

Encontrar alguém para amar é a parte fácil, mas fazer com que a relação resulte é muito mais difícil.

O seu ex pode sentir-se vítima e culpá-lo pelo fim da relação, agora que são ex, mas isso não significa que seja o único culpado. As relações consistem em duas pessoas que precisam de dar o seu melhor. Quando alguém deixa de investir na relação, a pessoa menos generosa deixa a outra pessoa ansiosa e tende a considerar os seus esforços como garantidos.

Isso leva a uma perda de sentimentos e à destruição da relação.

Por isso, se o seu ex está numa relação de ricochete e se sente ansioso, não se culpe pelos erros e falhas do seu ex. Pode reconhecer os seus erros para poder trabalhar neles e corrigi-los, mas não pense que é mais culpado do que o seu ex. Ambos foram igualmente responsáveis por manter a relação.

Mas o seu ex decidiu desistir de si quando as coisas ficaram difíceis e começou a ter uma nova relação com uma pessoa de quem não sabia nada.

Neste artigo, vamos falar sobre o que pode fazer se a sua ex estiver numa relação de ricochete.

O que é uma relação de ricochete?

Se a sua ex é a pessoa que se foi embora e começou logo a namorar com outra pessoa, tem de compreender algo que pode ser desagradável de ouvir. Não vai gostar, mas é pouco provável que a nova relação da sua ex seja uma relação de ricochete. Uma relação de ricochete não é algo em que os idiotas se encontrem normalmente.

É muito mais comum que os dumpees (não os dumpers) se reaproximem de alguém porque ainda têm sentimentos pelo ex e não conseguem desligar-se emocionalmente do ex e esquecer o ex. Têm dificuldade em recuperar a independência emocional, pois precisam de passar primeiro pelo processo de desapego.

Os "dumpers", por outro lado, já passaram pelo processo de desapego. Demoraram o tempo necessário para se desapegarem antes de romperem com o seu ex, pois concentraram-se em duvidar da relação e sentiram-se sufocados ou infelizes com o seu ex.

Uma vez que já ultrapassaram a pessoa que abandonou, as pessoas que abandonaram a relação normalmente não sentem a falta do ex na nova relação. É claro que comparam o ex com o novo parceiro e perguntam-se o que o ex anda a fazer, mas como estão mais do que satisfeitas com a nova pessoa, não têm problemas em concentrar-se totalmente no novo parceiro.

Algumas pessoas que abandonam a relação também se sentem um pouco culpadas, mas tendem a só começar a sentir-se culpadas quando ultrapassam a fase de paixão de uma nova relação, porque é nessa altura que se apercebem que não tiveram em conta os sentimentos da ex.

Por isso, por muito que queira que a nova relação do seu ex seja uma relação de ricochete, tente pensar na relação do seu ex como uma relação normal. Se pensar que o seu ex vai ter dificuldade em ligar-se a outra pessoa, vai manter-se esperançado e continuar à espera que o seu ex volte para si e o faça sentir-se amado.

E isso não é bom porque ficamos presos no passado e negligenciamo-nos a nós próprios.

E se a minha ex estiver mesmo numa relação de recuperação?

Se a nova relação do seu ex for uma relação de ricochete, pode ter a certeza de que o seu ex voltará. Ele ou ela não conseguirá ficar longe de si durante muito tempo, porque o seu ex vai querer muito voltar a fazer parte da sua vida e sentir-se amado e validado.

O seu ex pode tentar sentir-se amado por outra pessoa, mas o tiro vai sair pela culatra e magoá-lo, porque o seu ex ainda está ligado a si e quer o seu amor (não o de outra pessoa).

Se o seu ex está numa relação de ricochete, ele sente-se emocionalmente insatisfeito com a nova pessoa e anseia pelo seu afeto mais do que nunca. Isto implica que o seu ex está numa relação de ricochete pelas razões erradas e que é apenas uma questão de tempo até que o seu ex se aperceba que cometeu um grande erro, um erro que pode fazer com que o seu ex se sinta infeliz.

Por isso, se o seu ex já anda a sair com outra pessoa e tem a certeza de que ele ainda sente algo por si e não foi capaz de seguir em frente, saiba que a relação de recuperação do seu ex não vai durar para sempre. Eventualmente, o seu ex vai-se cansar e pode até começar a discutir com o novo namorado ou namorada.

É nessa altura que a relação vai ter problemas que não podem ser resolvidos e se transforma numa bomba-relógio.

Como posso saber se a minha ex vai voltar depois da sua relação de recuperação?

Ninguém pode garantir que o seu ex volte a namorar com outra pessoa, mas se o seu ex lhe tem enviado mensagens, dizendo que cometeu um erro terrível e querendo o seu perdão, pode estar a sentir-se um pouco mais do que apenas culpado.

O seu ex pode estar a começar a perceber que a nova relação não é tão boa como parecia à primeira vista e que você era uma boa opção romântica para o seu ex. Isso implicaria que o seu ex está a recordar e que a perceção que tem de si melhorou significativamente desde a separação.

Pode ainda não ser suficientemente bom para que o seu ex volte, mas eventualmente (se as coisas continuarem a magoá-lo), a relação com o seu ex acabará. Não pode continuar a existir quando o seu ex está constantemente infeliz e lhe envia mensagens para lhe dizer que está magoado, ansioso e infeliz na relação.

Esta é uma das poucas formas de saber que a nova relação do seu ex vai terminar e que o seu ex irá provavelmente voltar para si para se curar e ficar seguro. Outra forma de saber que a nova relação do seu ex vai terminar é se o seu ex lutar muito com a pessoa que o recuperou e o fizer de uma forma pouco saudável.

Os casais que discutem desde cedo tendem a não passar da fase da paixão, pois normalmente apercebem-se de que são incompatíveis em muitos aspectos e que teriam de mudar e crescer demasiado para corresponder às expectativas um do outro.

Se notar que o seu ex discute muito quando a relação acabou de começar, é pouco provável que ele se mantenha nessa relação durante muito tempo. É claro que o seu ex pode persistir durante algum tempo, mas é provável que se canse dos constantes altos e baixos e decida seguir caminhos diferentes.

Se o seu ex se magoar muito e/ou se o seu ex refletir muito sobre si próprio, pode lembrar-se de que costumava ser atencioso e solidário e querer voltar a fazer parte da sua vida. Aconteça o que acontecer, deve deixar que a relação de ricochete do seu ex se desenrole para que ele possa descobrir o que quer das relações românticas e da vida.

E se eu fosse o ressalto?

Se o seu ex namorou consigo pouco depois de terminar a sua relação de longa duração, está em desvantagem. É alguém com quem o seu ex namorou para se apoiar emocionalmente e lidar com a tristeza da separação. Provavelmente, o seu ex não se apaixonou por si no curto espaço de tempo que esteve consigo.

É provável que o seu ex tenha apenas fingido a relação para manter a ansiedade sob controlo e ultrapassar mais rapidamente o seu ex. Assim que o seu ex se curou, sentiu-se feliz e em controlo novamente e não viu qualquer razão para continuar a sua relação consigo. O seu ex queria ver o que havia mais e demorou o seu tempo a procurar outra pessoa.

Infelizmente, muitas pessoas fazem isso: estão a sofrer, por isso envolvem-se com alguém novo e forte porque essa pessoa pode fazê-las sentir-se amadas e respeitadas. Mas quando já não podem beneficiar dessa pessoa (não precisam de mais apoio), acham que merecem mais e começam a procurar alguém "melhor".

Eventualmente, encontram essa pessoa e, muitas vezes, deixam o seu parceiro por ela.

Mas como é que eu posso dizer que fui um ressalto?

Para simplificar, se eras a pessoa que a tua ex queria que te recuperasses:

  • a sua relação terminou rapidamente (menos de meio ano)
  • o seu ex parecia cansado, preguiçoso, distraído
  • o seu ex raramente estava com disposição para o afeto e o sexo
  • o seu ex não queria ir a lado nenhum nem fazer nada
  • o(a) seu(sua) ex falava muito do(a) seu(sua) ex

Se foi o parceiro de ricochete do seu ex, não tem culpa que ele não tenha ficado consigo. O seu ex é que devia ter sido honesto consigo desde o início, em vez de lhe dar falsas esperanças e de o fazer pensar que estavam a ir na direção certa como casal.

O que devo fazer se o meu ex estiver numa relação de recuperação?

Quer o seu ex esteja numa relação de ricochete ou numa relação normal, não deve tentar reconquistá-lo através da persuasão e da perseverança. O seu ex não quer ser persuadido porque perdeu os sentimentos por si e decidiu tentar outra pessoa.

Se tentar intrometer-se na vida romântica do seu ex, vai parecer fraco, carente e insistente, uma vez que se recusa a aceitar a separação e a dar ao seu ex a oportunidade de fazer o que quer.

Lembre-se sempre de que as pessoas em negação não são atraentes e que o seu ex não terá pena de si se implorar e suplicar ao seu ex e mostrar como é leal a ele ou ela. Não é isso que o seu ex quer ver. O seu ex quer que aceite que a relação acabou e que tem de deixar a relação desfeita descansar.

Por muito difícil que seja ouvir isto, tem de ser forte e aceitá-lo. Não tem outra alternativa, porque resistir à separação só vai piorar as coisas. Não vai convencer o seu ex de que merece outra oportunidade, mas sim de que é chata e de que não tem força para sair da negação e seguir em frente com a sua vida.

Por isso, se o seu ex está numa relação de ricochete e está a pensar no que fazer, deixe-o em paz. Não entre em contacto com o seu ex para que ele não desenvolva opiniões extremamente baixas sobre si e diga ou faça algo que não está preparado para ver ou ouvir.

Com toda a honestidade, nem sequer devia ter descoberto que o seu ex está a namorar com outra pessoa. Devia ter começado a não ter contacto no momento em que o seu ex acabou consigo, para evitar saber coisas sobre o seu ex que destroem demasiadas esperanças de reconciliação de uma só vez.

Agora que o seu ex está numa nova relação, deve manter-se afastado do seu ex e agir como se não soubesse ou não se importasse que o seu ex esteja a namorar novamente. É esse o tipo de mensagem que quer enviar indiretamente ao seu ex ao cessar toda a comunicação.

Claro que o seu ex não vai querer saber o que pensa do facto de ele ou ela voltar a namorar, mas o seu ex pode ficar mais curioso sobre si mais tarde se tiver dificuldade em manter-se ligado à nova pessoa. O seu trabalho é continuar a avançar e lembrar-se de que o seu ex lhe vai enviar uma mensagem ou telefonar se estiver arrependido de o ter deixado.

Os ex voltam depois de uma relação de ricochete falhada?

É frequente os ex-namorados voltarem depois de uma relação de ricochete falhada, pois tendem a aperceber-se de que tomaram a ex como garantida e que precisavam de aprender as suas lições da forma mais difícil - falhando miseravelmente.

A razão pela qual os ex-namorados regressam depois de terem fracassado com outra pessoa é porque se apercebem que o seu ex era muito melhor do que o seu rebound e que a relação com o seu ex tinha problemas, mas não era assim tão má. Esses dumpers assumem a responsabilidade pelos seus actos e regressam para consertar o que estragaram.

Antes de o seu ex regressar, ele pode informar-se sobre si na Internet, enviar mensagens aos seus amigos ou seguir-lhe o rasto durante algum tempo. O seu ex pode querer verificar se a porta ainda está aberta e se precisa de se apressar antes que outra pessoa tome o lugar do seu ex e torne mais difícil o seu regresso.

Ou o seu ex pode simplesmente decidir que já chega, deixar o parceiro de ricochete e voltar a correr para si de forma decidida. Não se preocupe muito com isso agora. Se terminou a relação em bons termos, o seu ex irá provavelmente enviar-lhe algumas mensagens para ver se tem algum ressentimento.

Depois de se certificar de que não o odeia, é provável que o seu ex comece a persegui-lo e a fazer planos consigo. Tem de estar preparado para isso, para não se precipitar numa relação com o seu ex.

Apressar-se pode tornar demasiado fácil para o seu ex voltar para si e impedi-lo de aprender coisas que ele precisava muito de aprender. Por isso, tenha em mente que os ex voltam depois de uma relação de ricochete falhada. Mas tendem a voltar quando as coisas correm mal na nova relação, porque é nessa altura que se apercebem que eram mais felizes na relação anterior.

Como é que se rouba a ex ao seu novo parceiro de ricochete?

Muitos idiotas estão tão magoados que querem roubar o seu ex ao novo parceiro do seu ex. Esquecem-se completamente que o seu ex não é um brinquedo que podem simplesmente levar. Não podem simplesmente fazer algo que o seu ex adora e ver o seu ex a correr de volta para eles mais depressa do que um relâmpago.

Isto porque perderam a capacidade de influenciar o seu ex e de o fazer sentir-se bem. Por outras palavras, o seu ex já não o considera a pessoa mais importante da sua vida, pelo que qualquer tentativa de ser o mais importante só piora as coisas. Em vez de impressionar e atrair o seu ex, sufoca-o e repugna-o.

Se essa relação falhar porque o seu ex sente algo por si ou porque não se dão bem, o seu ex pode voltar a si e pedir-lhe desculpa por se ter ido embora.

Por isso, se está a pensar em competir com o novo parceiro do seu ex, não o faça. Nunca conseguirá vencer o parceiro do seu ex nem impressioná-lo, porque o seu ex não está num estado impressionável. Provavelmente, ele ou ela está feliz a sair com esta nova pessoa e quer ver como a relação vai progredir.

Qualquer outra técnica ou tática de manipulação só fará com que pareça desesperado por atenção e dirá ao seu ex que é incapaz de se controlar e respeitar o seu ex.

Coloque-se sempre no lugar do seu ex, perguntando a si próprio o que esperaria do seu ex se os papéis fossem invertidos. Depois de pensar um pouco, vai admitir que provavelmente quereria que o seu ex se mantivesse calmo e não interferisse na sua vida romântica.

E se a relação de recuperação do seu ex falhar e ele começar a sair com outra pessoa?

Se a relação com o seu ex fracassou e este partiu logo para outra pessoa, tem de compreender que o seu ex não discerniu o seu valor, não melhorou as percepções negativas que tinha de si e não pensou que era um bom parceiro romântico para ele.

Não quero dar-lhe esperança, mas alguns ex precisam de passar por várias separações para se aperceberem do valor do seu ex e voltarem a correr. Precisam de se envolver com alguém de quem realmente gostem e de ter o coração partido para que a sua autoestima se desfaça e os obrigue a refletir sobre o seu comportamento e boas memórias.

É nessa altura que podem ter uma epifania e admitir que o seu ex foi um bom parceiro romântico para elas, mas que não se aperceberam disso antes.

Por isso, se o seu ex está a mudar de parceiro romântico, não fique à espera do seu ex. Pode demorar muitos anos até que o seu ex entre numa relação séria e passe por uma separação dolorosa. E você não tem anos de tempo para esperar que o seu ex veja o seu valor.

Tens de te desapegar e seguir em frente para encontrares uma pessoa que não esqueça a tua importância e que precise de sair com outras pessoas para se magoar e perceber o que trouxeste para a mesa.

É melhor não ter uma pessoa assim, pois esperar por algo que pode ou nunca acontecer é uma perda de tempo.

Quanto tempo duram os ressaltos?

Uma relação de ricochete pode durar de algumas semanas a cerca de 6 meses. Após alguns meses, o seu ex terá conhecido a outra pessoa suficientemente bem para ver as suas verdadeiras cores.

Se a relação durar mais de 6 meses, isso indica provavelmente que o seu ex não está numa relação de ricochete e que é provável que continue a namorar com essa outra pessoa.

Isso não significa que vão viver felizes para sempre, mas que as suas hipóteses de sucesso são tão elevadas como as de qualquer outro casal. É impossível dizer quanto tempo vão durar se não compreendermos como funciona a sua relação. Mas o lado bom é que não temos de saber.

Se mantiver o controlo sobre o seu ex, irá apenas analisá-lo e procurar esperança em tudo o que ele faz. Por isso, leve a sério as regras de não contacto e afaste completamente o seu ex do seu ex. Será muito mais fácil lidar com a separação se se concentrar em si próprio e nos seus entes queridos.

A ausência de contacto pode funcionar se o seu ex estiver numa relação de recuperação?

Muitas pessoas duvidam da ausência de contacto porque receiam que o seu ex se afaste e as esqueça. Embora isso possa acontecer, não deve deixar que os seus medos interfiram no seu pensamento racional. Deve manter-se calmo e sensato e fazer coisas que o distraiam.

Estas coisas requerem uma enorme força de vontade e auto-controlo, mas são necessárias para que possa recuperar a sua autoestima e parecer mais atraente aos olhos do seu ex. Encorajo-o a aprender mais sobre separações e comportamentos de dumpers para que não pense que tem de fazer algo para provar o seu valor ao seu ex.

As únicas pessoas que tentam provar o seu valor aos outros são aquelas que não estão seguras de si próprias e procuram validação externa. Essas pessoas tendem a não impressionar os seus ex, uma vez que nem sequer se sentem confortáveis na sua pele. Consideram-se indesejáveis, pelo que é esse o tipo de mensagem que enviam ao seu ex.

Tem de compreender que a ausência de contacto é a melhor coisa que pode fazer agora que o seu ex está numa relação de recuperação, uma vez que mostrará ao seu ex que tem o controlo do seu corpo e que não irá persegui-lo. Isso ajudá-lo-á a manter o respeito que ainda tem e a dizer ao seu ex que compreende que a relação terminou.

Então, o que fazer agora que o seu ex está numa relação (de ricochete)? Não fazer nada. Deixar que o seu ex se divirta a namorar com a nova pessoa e fazer o seu melhor para se desligar e esquecer o seu ex. Provavelmente, vai demorar algum tempo a tirar o seu ex do pedestal, mas persevere e continue a concentrar-se em si e em breve deixará de estar obcecado com o seu ex e o seu novo parceiro.

Verá que o seu ex não vale a pena esperar e que a sua saúde emocional e bem-estar são muito mais importantes do que qualquer relação ou ex-parceiro.

Por agora, aprenda a confiar na regra da ausência de contacto e esteja preparado para dar ao seu ex o tempo que ele ou ela precisar. Prometo que se torna mais fácil quanto mais tempo permanecer sem contacto e quanto mais ocupado estiver. A ausência de contacto também é mais eficaz quanto mais tempo permanecer nela, porque dá ao seu ex todo o espaço do mundo para experimentar a síndrome da relva mais verde e ver o que mais existe.

O seu ex está numa relação de ricochete? Como está a lidar com isso? Diga-nos o que funcionou para si e o que não funcionou na secção de comentários abaixo.

E se quiser falar sobre a relação de recuperação do seu ex connosco em privado, clique aqui para entrar em contacto.