Quando o seu ex o insulta, ele quer que você saiba que não está satisfeito com a separação. O seu ex esperava que a separação não acontecesse ou que se desenrolasse nos seus termos e que tivesse controlo sobre ela. Como isso não aconteceu, o seu ex sente-se agora impotente e tenta recuperar o poder à força.

Esta reação negativa tem como objetivo dar força ao seu ex e mostrar que não é completamente indiferente em relação ao seu ex. Pode ser desapegado, mas continua a ser afetado pelos insultos e comportamentos negativos do seu ex.

Secretamente, o seu ex quer que admita que estava errado, que se preocupa ou que lamenta ter dito ou feito coisas ofensivas.

As pessoas que insultam sentem-se vitimizadas e vulneráveis. Não sabem como obter o reconhecimento que desejam (especialmente se já tentaram ser simpáticas), por isso recorrem a medidas drásticas. As medidas drásticas incluem insultos, jogos de ciúmes, espalhar boatos, vingança e tudo o que seja negativo e pouco saudável que possa magoar o seu ex e aumentar o seu ego.

Tanto os dumpees como os dumpers insultam-se ocasionalmente após a separação. Pelo que vejo, os dumpees zangam-se mais na fase de raiva de uma separação e insultam o seu ex para se sentirem menos rejeitados, ignorados e menosprezados. Querem que o seu ex os faça sentir importantes e poderosos.

Os dumpers, por outro lado, insultam o ex porque se sentem vítimas e acham que o ex deve sofrer por lhes ter dificultado a vida durante ou depois da relação. Não querem que o ex se safe de certos comportamentos, por isso atacam os dumpers e tentam vingar-se.

Estes dumpers tendem a não compreender nem a importar-se com o facto de os dumpees estarem magoados e de precisarem de ajuda em vez de insultos. A relação acabou, por isso não vale a pena entrar em conflito. Não há nada para discutir porque já não há relação para trabalhar.

Os ex-casais devem seguir caminhos separados pacificamente e evitar ofenderem-se mutuamente se precisarem de falar por algum motivo. Se tiveram uma separação feia e precisam de falar, podem fazê-lo através dos seus familiares e amigos, uma vez que os seus entes queridos normalmente não estão ressentidos e podem comunicar com uma mente clara.

A questão é que não podemos beneficiar do facto de sermos insultados por uma pessoa que amamos ou de quem gostamos. Só nos podemos sentir atacados e tentados a ripostar.

O que significa quando um ex o insulta? Significa que o seu ex se sente vitimizado e está pronto para o enfrentar de frente. O seu ex quer tornar a sua vida miserável só para se sentir justificado e melhor em relação às coisas por que está a passar.

Se o seu ex sente ciúmes, o seu ex quer deixar de sentir ciúmes.

Se o seu ex se sente substituído e que está a divertir-se muito sem ele, o seu ex quer estragar a sua diversão e vingar-se.

E se o seu ex acha que você quer demasiado do seu tempo, ele quer que você pare de o pressionar e de lhe pedir tempo e validação.

Independentemente do que o seu ex sinta, ele tem muita raiva no coração e acha que não faz mal insultá-la. Os insultos são a única forma de ele se proteger das emoções dolorosas. Eventualmente, ele deixará de a insultar, mas a perceção que tem de si provavelmente não mudará durante muito tempo, se é que alguma vez mudará.

Neste artigo, esclarecemos as razões que levam o seu ex a insultá-lo e a deitá-lo abaixo.

Porque é que o meu ex me está a insultar?

Partindo do princípio que o seu ex o deixou, a razão pela qual o seu ex o insulta pode ter algo a ver com a forma como está a lidar com a separação.

Se está a tentar contactar o seu ex, a falar mal dele aos seus amigos em comum, a gabar-se nas redes sociais ou a fazer qualquer coisa que o seu ex considere uma falta de respeito, é provável que o seu ex esteja a retaliar da forma que faz mais sentido para ele.

O seu ex está a combater fogo com fogo e pensa que vai parar o que está a fazer quando provar do seu próprio remédio.

O seu ex sente-se insatisfeito com as coisas que fez ou faz atualmente porque o seu ex esperava que agisse de forma diferente. Ele ou ela pensou que você assumiria os seus erros e o deixaria em paz.

Mas, em vez disso, fez algo que irritou o seu ex e o levou a lutar consigo.

Não sei o que poderia ter feito para irritar o seu ex, mas algumas das coisas que os idiotas fazem para chatear o seu ex são:

  • estender a mão, pedir explicações, culpar o ex pela rutura, acusar o ex de traição, culpar o ex e discutir com o ex
  • aparecer sem avisar
  • tentar provocar ciúmes nas redes sociais ou pessoalmente
  • espalhar rumores e segredos
  • contactam os amigos e a família do ex e partilham coisas em excesso
  • e fazer com que o seu ex se sinta responsável pela sua cura

Seja o que for que tenha feito, o seu ex sentiu que a forma mais fácil de o impedir de agir fora de controlo era insultá-lo e magoá-lo. A sua dor destinava-se a dizer-lhe que o seu ex pode dominá-lo em qualquer altura e que merece sofrer por o fazer sofrer.

O seu ex queria que a conversa ou a discussão terminasse e que você percebesse que ele ou ela está no controlo e que não haverá mais compromissos e preocupações com os seus sentimentos. Não enquanto o seu ex estiver magoado e precisar de se distrair do passado e de se concentrar em coisas que o façam sentir-se bem.

Se não fez nenhuma das coisas acima mencionadas para irritar o seu ex, é possível que só a sua presença o incomode. As pessoas que vivem ou trabalham com o seu ex tendem a irritá-lo só por respirar ao lado dele.

Por outras palavras, desencadeiam as associações negativas do seu ex e fazem com que o seu ex reaja a elas de uma forma que normalmente reage.

E, por último, se não esteve presente na vida do seu ex, mas este encontrou formas de o contactar e insultar na mesma, então o seu ex sente-se amargurado e vingativo. Quer vingar-se de si por ter complicado a relação ou a separação e por não ter sido a pessoa que queria que fosse.

Nesse caso, o seu ex não tem quaisquer expectativas em relação a si, apenas quer que sofra, porque o sofrimento fá-lo-á sentir-se igual.

Ao vê-lo a seguir em frente e/ou a falar com outras pessoas ou a sair com outras pessoas, fica furioso porque esperava que chorasse na cama e ficasse perdido sem ele.

Muitas pessoas vingativas insultam o seu ex:

  • criticar a personalidade e a aparência do ex
  • apontar os defeitos e inseguranças do ex
  • culpar o ex pelo fim da relação
  • falar mal da nova relação, emprego, amigos e ambições do ex
  • questionar a capacidade do seu ex de ser feliz e de fazer os outros felizes

Alguns dumpers sentem que foram injustiçados e acham que têm o direito de descarregar a sua fúria no seu ex e fazer com que este se arrependa de se ter cruzado com eles. Falta-lhes auto-controlo e maturidade, pelo que acreditam que o seu ex é responsável pela forma como pensam, sentem e agem.

Por isso, mostram ao seu ex como tratam aqueles que os magoaram.

Dito isto, eis porque é que o seu ex o insulta depois da separação.

Se o seu ex o está a insultar, tem de compreender que ele tem muita raiva reprimida dentro dele e que escolheu descarregá-la em si em vez de lidar com ela ele próprio. Ao zangar-se consigo, o seu ex vingou-se de si por o ter desrespeitado, culpabilizado ou pressionado e enviou-lhe um aviso para não voltar a fazê-lo.

A raiva é uma emoção de poder, cujo objetivo é recuperar o controlo perdido sobre a própria vida, o que explica por que razão ex-companheiros com grandes expectativas e desejo de controlo discutem tanto e causam problemas uns aos outros.

O que fazer quando o teu ex te insulta?

O conselho mais importante que lhe posso dar, quer o seu ex seja um dumpee ou um dumper, é não agir da mesma forma que o seu ex. O seu ex pode estar a dar murros abaixo do cinto, mas não deixe que isso o afecte e o leve a entrar numa batalha com o seu ex.

Quando compreender que o seu ex está a agir de forma louca porque o seu ex está a associar pensamentos e sentimentos negativos a si, sentir-se-á menos tentado a lutar com o seu ex e será mais compreensivo em relação ao comportamento do seu ex.

Enquanto tenta compreender o seu ex, não tem de tolerar tudo o que ele diz e faz, mas deve recusar-se a morder o isco do seu ex.

Não há nada de bom em insultar o seu ex. Só vai deixar que o seu ex o deite abaixo e vai acabar por desprezá-lo por ter levado a melhor sobre si.

Então, o que fazer quando o teu ex te insulta?

A primeira coisa a fazer é dizer ao seu ex que não tem nada contra ele e que agradece se ele deixar de o insultar. Diga-lhe que o acha muito grosseiro e que é completamente desnecessário.

Se isso não resultar e o seu ex continuar a insultá-lo, distancie-se dele. Pode fazê-lo dizendo-lhe que quer espaço e que o bloqueará se receber mais insultos ou simplesmente não o contactando e impedindo-o de o insultar.

Cada separação é diferente, mas se não vive com o seu ex nem partilha responsabilidades com ele, como os filhos, tem de o excluir completamente da sua vida. Tem de lhe mostrar que não são amigos e que não tem qualquer interesse em fingir que o são.

Detesto dizê-lo, mas as separações acontecem por uma razão: os casais desligam-se emocionalmente e não têm outra alternativa senão arranjar espaço um para o outro. Ao arranjarem espaço, podem evitar situações em que podem lançar insultos um ao outro e ficarem ofendidos e magoados.

As pessoas que comunicam após a separação evocam muitas vezes recordações e emoções desagradáveis e complicam o processo de mudança. É por isso que o aconselho a não falar com o seu ex, a menos que seja necessário.

Se tiver de falar com o seu ex, fale apenas sobre coisas essenciais, expresse a sua opinião num tom calmo e educado e procure formas de o excluir da sua vida completamente ou tanto quanto possível.

Estará melhor sem o seu ex porque ele (especialmente o comportamento negativo) irá afectá-lo emocionalmente e impedi-lo de seguir em frente.

Quero que ignore as provocações do seu ex. O seu ex. pode não ser feliz, mas isso não significa que deva deixar que o seu ex. o arraste consigo e que também seja infeliz. Em vez disso, deve reconhecer que o seu ex. é amargo e que a amargura dele não é problema seu.

É do teu ex porque o teu ex não tem capacidade para fazer alguma coisa.

Enquanto o seu ex achar que não faz mal insultá-lo e enquanto estiver a recuperar, deve manter-se afastado do seu ex. Concentre-se nos seus amigos, família e trabalho - e faça coisas que dêem sentido à sua vida.

Isso ajudá-lo-á a crescer e a ser feliz, ao passo que discutir com o seu ex ou tentar resolver os problemas dele por si próprio o manterá no passado e impedirá a sua cura.

O que acha que significa quando o seu ex o insulta? Qual é a resposta adequada na sua opinião? Partilhe as suas opiniões abaixo do post. Gostaríamos de ouvir a sua opinião.

E, por último, se quiser falar connosco sobre o comportamento insultuoso do seu ex, clique aqui para entrar em contacto connosco.