Se o seu ex começou a namorar com outra pessoa e está a pensar se os ex voltam a namorar com outra pessoa, a verdade é que voltam. Voltam porque o namoro com outra pessoa lhes abre os olhos.

É um choque com a realidade e magoa-o tanto que o obriga a refletir sobre as suas escolhas e o faz arrepender-se de ter deixado o seu parceiro de longa data.

Não estou a dizer isto apenas para vos dar falsas esperanças.

Não há forma mais rápida de os ex voltarem do que envolverem-se com alguém novo, de preferência com alguém incompatível e/ou muito pior do que o parceiro anterior.

Por isso, se quiser saber se "os ex voltam a namorar com outra pessoa", tem de saber que sim, que voltam, mas que isso depende muito dos acontecimentos que ocorrem nas suas vidas, da qualidade das suas relações anteriores e actuais e do respeito que ainda têm pelos seus ex.

Com que frequência é que os ex voltam a namorar com outra pessoa?

Antes de ficar demasiado entusiasmado com a possibilidade de reencontrar uma pessoa que ama, é preciso saber que muitos ex não voltam. Muitos ex não conseguem crescer como pessoas e dissociar as características negativas dos seus ex porque se sentem vítimas e sufocados.

É por isso que tendem a ver os seus ex como as pessoas que eles eram no seu pior momento (normalmente na altura da separação) e recusam-se a dar-lhes o crédito que merecem.

É difícil dizer exatamente com que frequência os ex voltam a namorar com outra pessoa, porque não há duas relações iguais.

Mas se a sua relação era saudável e o seu ex a deixou porque a tomou por garantida (e não vice-versa), as suas hipóteses são as melhores possíveis. O seu ex só precisa de conhecer a nova pessoa completamente, magoar-se e perceber que a nova pessoa nunca atingirá os seus padrões.

Quando isso acontece, o seu ex pode rapidamente colocá-lo num pedestal e começar a apaixonar-se pela nova pessoa.

Se quiser que o seu ex volte depois de namorar com outra pessoa, tem de compreender que ele tem de passar primeiro por certas fases da relação. O seu ex tem de investir tempo e energia na nova pessoa e ficar entusiasmado, para depois se magoar por ter criado expectativas demasiado elevadas.

É o aumento da felicidade seguido de uma grande queda na felicidade que mais magoa os "dumpers" e os faz voltar. E é exatamente isso que a sua ex precisa de experimentar para voltar a apreciá-la.

Dito isto, os ex costumam voltar a namorar com outra pessoa quando o fazem:

  • se empenham na sua nova relação apenas porque se sentem bem (comportamento impulsivo)
  • de recuperação (ainda sentem algo pelo ex)
  • vêem o seu ex numa perspetiva positiva
  • aperceber-se de que tomaram as boas características do seu ex como garantidas porque se concentraram nas más

Quanto tempo é que os ex-namorados demoram a voltar depois de namorarem com outra pessoa?

A maioria dos ex-namorados que voltam a namorar com alguém novo regressam dentro de alguns meses. Precisam de alguns meses para ver que o novo namorado ou namorada não é o seu parceiro ideal e que o seu ex era muito melhor em termos de compatibilidade.

Estes dumpers têm, muitas vezes, ainda alguns Por não terem a certeza, continuam a pensar no ex mesmo quando estão com alguém novo e deixam que os defeitos e erros dessa pessoa os empurrem para o ex.

Há também os dumpers que não voltam imediatamente, mas sim muitos meses ou anos mais tarde (possivelmente depois de terem saído com várias pessoas), porque são magoados por factores externos.

Factores como:

  • depressão
  • rejeição
  • infelicidade
  • doença
  • separação
  • morte de um membro da família
  • e outros tipos de perdas pessoais

Alguns ex-namorados voltam a namorar com outra pessoa e outros não. O seu regresso depende muito do que aprenderam com os seus fracassos românticos.

Se não aprendem muito porque jogam o jogo da culpa, é óbvio que não conseguem melhorar os seus pensamentos e comportamentos e não têm razão para regressar. Em vez disso, passam para a pessoa seguinte e, na maior parte das vezes, manifestam resultados semelhantes.

Mas se estiverem abertos à autocrítica e quiserem tornar-se melhores pessoas e parceiros românticos, são capazes de reconhecer os seus erros e reconhecer os seus ex como iguais.

É assim que voltam a ter respeito pelos seus ex e estabelecem as bases para que o amor volte a desenvolver-se.

Aqui estão 5 razões comuns pelas quais os ex voltam a namorar com outra pessoa.

Quais são os perigos de reatar com ex-namorados que já estiveram com outras pessoas?

As pessoas que voltam a namorar com outra pessoa nem sempre voltam pela ex. Por vezes, voltam exclusivamente por si próprias, devido à dor, à ansiedade, ao tédio e até à culpa.

Estes "dumpers" têm, por vezes, dificuldade em apaixonar-se ou manter-se apaixonados porque regressam por razões egoístas, razões essas que desaparecem rapidamente quando voltam a estar com as suas ex.

Esta é a razão mais comum pela qual os ex-namorados voltam e partem novamente. Algumas pessoas que abandonam a relação têm um motivo egocêntrico para voltar, o que não é suficiente para manter uma relação romântica.

Pode ser capaz de colocar um penso rápido na relação durante uma semana ou duas, enquanto as hormonas do amor estiverem presentes, mas quando as emoções diminuem e os problemas antigos regressam, esse penso rápido é arrancado.

Outra razão pela qual os ex-namorados se vão embora depois de voltarem é o facto de eles ou os seus parceiros não fazerem mudanças pessoais significativas. Fundamentalmente, permanecem no mesmo nível de maturidade ou num nível muito semelhante e, como resultado, perdem lentamente a vontade de lutar novamente.

A maioria das pessoas tem uma probabilidade relativamente pequena de o seu ex as deixar novamente pela mesma pessoa ou até por outra, mas isso acontece de vez em quando porque alguns ex sentem-se confusos.

Não sabem quem amam e o que querem, por isso ficam confusos e tentam sair com duas pessoas ao mesmo tempo.

Para evitar ser usado e abandonado novamente, é necessário observar a vontade do seu ex-parceiro de trabalhar na relação e discernir se o seu ex está interessado a longo prazo. Pode perguntar ao seu ex sobre os seus planos para reconstruir a relação e ver como ele responde.

Se o seu ex lhe disser imediatamente o que vai mudar e como vai mudar, é provável que possa confiar nele. Pode relaxar porque o seu ex está concentrado em si.

Mas se o seu parceiro se limita a prometer que as coisas vão ser diferentes, mas não faz nada para as mudar, pode estar metido num grande sarilho.

O seu parceiro pode voltar a sair quando aparece outra pessoa ou quando o stress pressiona a relação.

Como voltar para um ex que está com outra pessoa?

Se quer que o seu ex volte, apesar de ele estar com outra pessoa, tem de compreender que não pode cortejá-lo. Não pode simplesmente enviar-lhe uma mensagem de texto ou utilizar uma técnica manhosa que uma pessoa aleatória na Internet lhe diz para utilizar.

As separações não funcionam assim.

A sua ex não pode ser manipulada com técnicas de "empurra-empurra" e várias tácticas desonestas, a não ser que a sua ex esteja emocionalmente preparada e queira ser persuadida. Mas nesse caso, nem precisaria de jogar sujo, porque a sua ex mostraria muito interesse, afeto romântico e, acima de tudo, iniciação.

O seu ex falava consigo e tentava encontrar-se consigo para lhe pedir para voltar a estar consigo.

E sim, o seu ex provavelmente teria dificuldade em convidá-la para sair porque teria medo da rejeição, mas é exatamente isso que o seu ex precisa de sentir. O seu ex precisa de ter medo da sua rejeição porque o medo indica que o seu ex gosta muito de si e que está a falar a sério sobre voltar para si.

Por isso, se quer voltar para um ex que está com outra pessoa, a primeira coisa que tem de fazer é parar de procurar formas de o ter de volta. Tem de sair dessa mentalidade e lembrar-se que o seu ex não quer que lute por amor.

Por muito difícil que seja ouvir isto, o seu ex quer que respeite a sua nova relação e que o deixe em paz. Neste momento, o seu ex ainda está com a outra pessoa e vai continuar com ela num futuro imprevisível.

Em vez disso, aprenda mais sobre as regras de não contacto e comece a reconstruir-se.

O meu ex esquecer-se-á de mim se eu o deixar em paz?

O maior receio das pessoas que não têm contacto é que o seu ex as esqueça e siga em frente.

Embora exista sempre a possibilidade de a sua ex seguir em frente (muitas pessoas que abandonam a sua vida o fazem), deve compreender que a sua ex não o vai simplesmente apagar da memória como se fosse um dado corrompido numa pen USB.

O seu ex não é capaz de o fazer. Ele ou ela criou muitas recordações inesquecíveis, formou padrões de comportamento e até ancorou certas emoções a locais e experiências. Essas coisas vão ficar com o seu ex durante muito tempo, quer ele goste ou não.

Por isso, não te preocupes em ser esquecido, uma parte de ti viverá sempre no teu ex.

Em vez disso, deve preocupar-se com a perceção que tem de si próprio, a perceção que pode estragar ao enviar mensagens de texto e telefonar ao seu ex e ao incomodá-lo enquanto ele ou ela anda com outra pessoa.

Tem de saber que provocar uma reação negativa no seu ex vai causar-lhe muito mais ansiedade do que o seu ex seguir em frente e esquecê-lo. Vai torná-lo emocionalmente dependente do seu ex para obter reconhecimento e prolongar a sua cura por semanas ou meses.

Deixar o seu ex ir embora, por outro lado, irá curar as suas feridas, ensinar-lhe lições valiosas e torná-lo mais forte e melhor preparado para a sua próxima relação.

O que é que eu faço se o meu ex estiver com outra pessoa?

Apesar de haver ex-namorados que voltam a namorar com outra pessoa, é extremamente importante que não espere que o seu ex tenha uma epifania. Não queira pôr a sua vida em suspenso e não fazer absolutamente nada enquanto o seu ex está a avançar com a sua vida e a sair com outras pessoas.

Isso seria uma enorme perda de tempo.

Se queres o melhor para ti, tens de te transformar de uma pessoa que precisa do teu ex para se sentir bem numa pessoa independente e grata por estar viva.

Isto pode levar meses de trabalho árduo e amor-próprio, mas se se empenhar em ultrapassar o seu ex e melhorar a si própria, pode sair desta experiência uma pessoa completamente diferente.

A dor pode mudá-lo de tal forma que nem sequer se reconhecerá na sua próxima relação com o seu ex ou com outra pessoa.

Por isso, em vez de se perguntar: "Será que os ex voltam a namorar com outra pessoa?", comece a perguntar-se: "O que preciso de fazer para me recuperar? Como posso ser feliz e viver com um objetivo?"

Quando se aperceber da importância da cura e do desenvolvimento pessoal e ultrapassar a tempestade, poderá nem sequer querer o seu ex de volta de outra pessoa. Poderá aperceber-se de que o seu ex saltou para uma nova relação sem se melhorar a si próprio e que o seu ex o está a impedir de atingir todo o seu potencial.

Espero que tenha aprendido uma ou duas coisas sobre o regresso de ex namorados depois de terem saído com alguém novo. Se o fez, não se esqueça de ler também o artigo sobre a razão pela qual alguns ex nunca regressam.

No entanto, se estiver à procura de orientação personalizada, clique aqui para ver os nossos planos de formação.