- Os homens preocupam-se com as suas ex?
- Como fazer com que o seu ex goste de si depois da separação?
- Tipos que agem como se não se importassem
- Como é que se pode saber se o ex gosta mesmo de nós?
- Mas se o meu ex deixar de se sentir culpado, não vai seguir em frente?
Muitas mulheres perguntam a si próprias: "Porque é que os homens agem como se não se importassem depois de uma separação?" Querem saber porque é que os seus ex continuam a seguir em frente sem se importarem com nada.
Se é uma dessas mulheres, precisa de saber que existe uma explicação perfeitamente razoável para o comportamento do seu ex.
Essa explicação é que o seu ex está a esconder pensamentos e sentimentos desconfortáveis da separação e não quer que você ou qualquer outra pessoa os saiba. Se as pessoas soubessem como o seu ex se sentiu por lhe ter partido o coração, ele sentir-se-ia responsável.
Ele sentir-se-á mal por ter partido o seu coração e pensará que é uma pessoa horrível pela forma como lidou com as emoções sufocantes e com a separação em geral.
É por isso que, em vez de mostrar que se preocupa, o seu ex decidiu fazer uma cara de poker e negligenciar o facto de a ter magoado. Agora, finge que a separação nunca aconteceu e que você não era importante para ele.
Isto, claro, fá-lo parecer egoísta e diz às pessoas que o conhecem que ele não se importa nada de a magoar.
O artigo de hoje é para as mulheres que se perguntam: "Porque é que os homens agem como se não se importassem depois de uma separação?"
Os homens preocupam-se com as suas ex?
Há dois tipos de cuidados quando se trata de ex-namorados.
O primeiro tipo consiste em dumpers que se sentem sobrecarregados com culpa e vergonha e se preocupam com a saúde emocional dos seus ex. Estes dumpers preocupam-se com os seus ex, mas preocupam-se principalmente com a sua consciência, karma e com a forma como aparecem aos outros.
Preocupam-se essencialmente com eles próprios e não tanto com os seus ex.
Quanto ao segundo tipo de cuidados, falamos dele quando as pessoas que abandonaram a relação ainda amam os seus ex e querem estar com eles. É claro que não há muitas pessoas que abandonaram a relação (homens ou mulheres) que ainda amam os seus ex-parceiros e os querem de volta, mas de vez em quando, algumas fazem-no.
Normalmente, o arrependimento acontece muito mais tarde, quando têm espaço e tempo suficientes para processar a separação e melhorar a forma como se sentem em relação aos seus ex.
A maior parte das vezes, os dumpers só dizem que amam os seus "dumpees" para aliviar a sua consciência pesada e melhorar a sua perceção de si próprios. Fazem-no para provar a si próprios e às suas ex que são bons seres humanos com coração.
Isto significa que, se o "dumper" não tem qualquer intenção de voltar à relação abandonada, não se importa nem ama o "dumpee". O "dumper" só quer uma transição suave e indolor da relação para a vida de solteiro e não se preocupa com a forma como o "dumpee" está a lidar com a separação.
Eu sei que isto é provavelmente chocante, mas é assim que as separações funcionam. O seu ex ou está completamente dentro ou completamente fora. Não há outras opções quando se trata de amor, porque não se pode importar e amar o seu parceiro só um bocadinho.
A única altura em que pode duvidar do seu amor pelo seu parceiro é quando está à beira de se separar do seu parceiro e de se apaixonar.
Aqui estão mais algumas razões pelas quais os homens agem como se não se importassem depois da separação.
Se notar que o seu ex não quer saber de si, não deixe que isso a deite abaixo. Lembre-se de que o seu ex tem uma vida própria e que não quer nem merece sofrer, independentemente do que lhe tenha dito ou feito.
O seu ex só quer deixar a sua vida antiga para trás o mais rapidamente possível - e provavelmente quer que você faça o mesmo.
A verdade é que a maioria dos dumpers não são más pessoas, não são narcisistas que querem magoar os seus "dumpees" para se divertirem, apenas se preocupam mais com o seu bem-estar do que com o do seu ex.
A maioria das pessoas quer cuidar de si própria e colocar-se em primeiro lugar. Especialmente os dumpers, porque estão a lidar com uma situação que lhes retira muita energia.
Por isso, por muito que a falta de cuidado do seu ex a magoe, tente compreender que ele tem o direito de ser feliz e que os pensamentos, emoções e acções dele não mudam quem você é como pessoa. Mostram quem o seu ex é no fundo e como ele trata as pessoas de quem já não gosta romanticamente.
O facto de o seu ex estar ou não ao seu lado durante o período mais difícil da sua vida não tem nada a ver com o que fez pelo seu ex no passado e com a forma como se davam bem.
Tem tudo a ver com os valores morais do seu ex, com a consciência de si próprio e com o desejo de ajudar uma pessoa com quem ele passou muito tempo.
Como fazer com que o seu ex goste de si depois da separação?
Se o seu ex não quer saber de si depois da separação, não há nada que possa fazer para mudar isso.
Não pode convencer o seu ex a voltar com palavras e certamente não pode manipular os seus sentimentos com comportamentos desesperados após a separação, como implorar e suplicar, ameaçar e vingar-se.
Tudo o que pode e deve fazer é permitir que o seu ex processe naturalmente as fases de uma separação para o "dumper", deixando-o voltar para si nos seus próprios termos.
Quando ele estiver finalmente pronto para falar consigo e talvez até para ser seu amigo, pode ter a certeza de que terá notícias do seu ex. O seu ex irá contactá-lo - possivelmente pedirá desculpa por ter estado ausente durante tanto tempo e poderá até dizer-lhe que está finalmente pronto para voltar a fazer parte da sua vida.
Mas, até que isso aconteça, siga religiosamente a regra da ausência de contacto por tempo indeterminado e evite cometer erros pós-separação. Quanto menos erros cometer, menos irritará o seu ex e mais ele quererá voltar a falar consigo.
Não se esqueça de que não pode forçar o seu ex a amá-la ou a gostar de si como amiga até que ele se aperceba de que a respeita e quer gostar de si. O seu ex tem uma mente própria e não vai mudar de ideias até descobrir o seu verdadeiro valor.
Além disso, mesmo que conseguisse forçar o seu ex a gostar de si, quereria mesmo gritar ao ouvido dele para que se preocupe consigo? Quereria que ele se preocupasse só porque quer que ele se preocupe?
Algo me diz que te respeitas mais do que isso e que, se o teu ex não quer saber de ti, tu vais querer. Neste momento, provavelmente dói (especialmente se a separação acabou de acontecer), mas dá algum tempo e vais deixar de te preocupar com isso. É nessa altura que vais perceber que não precisas que o teu ex se preocupe contigo e que há muitas outras pessoas que o farão.
Há uma maneira muito fácil de descobrir quem realmente gosta de si depois da separação e nem sequer tem de se envergonhar no processo.
Só tens de ter em mente que um homem que realmente gosta de ti vai mostrar-te isso com acções e não com palavras. Ele vai oferecer apoio, encorajando-te a estender a mão quando estiveres com dificuldades e precisares de ajuda. Mas quando não estiveres a estender a mão e estiveres bem, ele também não o fará.
Em vez disso, vai deixá-la entregue a si própria porque quer que recupere do desgosto o mais rapidamente possível.
Tipos que agem como se não se importassem
O seu ex pode estar magoado por dentro por tê-la tratado mal durante ou depois da relação, mas isso não significa que se preocupe verdadeiramente consigo como ex-companheira. O mais provável é que o seu ex apenas se arrependa de ter tomado algumas más decisões e agora tenha de pagar o preço por elas. Esse preço é uma consciência pesada, pois o seu ex não quer ser alguém que magoa as pessoas.
Não agora que ele se acalmou e vê que podia ter reagido melhor à separação.
O amor é altruísta e não exige nada ou muito pouco em troca, ao passo que o amor-próprio é autocuidado e espera uma reação positiva dos outros.
Um bom exemplo de amor-próprio é quando um ex se aproxima depois da separação e faz "breadcrumbs" à pessoa que está a deixar a casa, pois esse ex não tem qualquer intenção de dar amor à pessoa que está a deixar a casa.
Pelo contrário, o dumper pretende pedir indiretamente uma reação que o fortaleça e o tranquilize, pois não tem de se culpar pelas coisas que fez e não fez.
É possível perceber que o homem que está a deixar a casa está a pedir amor-próprio quando tenta exprimir-se:
- o desejo de superar a culpa
- um desejo de melhorar o seu karma
- uma forte necessidade de validação e apoio emocional
Como pode ver, os pontos acima referidos são todos de natureza egoísta e têm muito pouco a ver com a pessoa que deixou a criança. São sobretudo sobre a pessoa que deixou a criança, pois mostram que esta se arrepende de ter agido de determinada forma e/ou de ter magoado a pessoa que deixou a criança.
O arrependimento e a desilusão, infelizmente, não indicam que a pessoa que abandonou o lar quer dar amor e voltar a namorar, mas sim que quer receber o perdão ou algum tipo de resposta que a fortaleça.
Por isso, a não ser que esteja à procura de um pedido de desculpas, de uma conclusão ou de uma explicação para a separação, não leve a sério as mensagens e os telefonemas do seu ex. Não têm nada a ver consigo, a não ser que o seu ex saiba o que está a fazer e compreenda como funcionam as separações e de onde vêm as suas emoções.
Como é que se pode saber se o ex gosta mesmo de nós?
Pode saber se o seu ex gosta de si observando o seu comportamento e determinando o seu interesse por si (a forma como interage consigo).
Por exemplo, se o seu ex continua Se o seu ex se esforçar para a ajudar a ultrapassar a dor da separação, é provável que as suas acções sejam altruístas, demonstrando bondade e respeito e mostrando que está ansioso por falar consigo, tanto por ele como por si.
É provável que o seu ex não saiba que o facto de ter procurado ajuda está a tornar as coisas mais difíceis para si, mas um ex que oferece ajuda quer, no mínimo, ajudar.
Mas se o teu ex tentar uma vez Se o seu ex, que pede desculpa por o ter tratado mal, se vai embora pouco tempo depois, então o comportamento do seu ex é provavelmente egoísta.
Isto porque o ato de estender a mão e desaparecer logo a seguir, consegue o perdão sem dar nada em troca. O seu ex apenas lhe tira o que é seu para seu benefício egoísta.
Por isso, quando o seu ex procura o seu perdão e tenta aliviar a culpa por algo que fez, encorajo-a a perdoar o seu ex e a deixá-lo ir.
Recusar-se a perdoar o seu ex não vai fazer com que ele ande atrás de si e magicamente passe a gostar de si. Em vez disso, provavelmente só vai desencadear a sua mentalidade de vítima e transformar a sua falta de validação em raiva e ressentimento.
Isto acontece normalmente com ex-namorados que não conseguem o que querem, ficam magoados e zangados, por isso arranjam maneira de se defenderem e retaliam com destruição.
Por isso, para evitar trazer ao de cima o pior do seu ex, dê ao seu ex o que ele quer e distancie-se imediatamente. Deixe o seu ex fazer o que quiser com o seu perdão e continue a concentrar-se em si.
Desta forma, sentir-se-á melhor e o seu ex deixará de se sentir uma pessoa má. É uma situação vantajosa para ambos.
Mas se o meu ex deixar de se sentir culpado, não vai seguir em frente?
Enquanto dumpee, tem de compreender que o seu ex não precisa de se sentir culpado para voltar. O seu ex precisa de amor E o amor, infelizmente, raramente está presente quando a culpa está sentada nos ombros do que se vai embora e o está a sobrecarregar.
É certo que, de vez em quando, algumas pessoas que abandonam o lar regressam apenas por culpa, porque confundem culpa com amor. Mas essas pessoas acabam por deixar de se sentir culpadas e de ter pena dos seus ex.
Quando o fazem, perdem rapidamente o amor que pensavam ter pelo seu parceiro e apercebem-se de que regressaram pelas razões erradas. É então que decidem partir e magoam involuntariamente a pessoa que abandonou.
Simplesmente não têm o amor e o compromisso que são os principais ingredientes para ficar com um ex.
Este artigo respondeu à questão de saber porque é que os homens agem como se não se importassem depois de uma separação? Como sempre, comente abaixo e diga-nos o que pensa.
E se quiser inscrever-se para receber formação sobre separações connosco, clique aqui para saber mais.